terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Confira as notas dos cursos de Ciências Biológicas no Enade 2014


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior, em uma escala que varia de 1 a 5. O conceito é calculado levando em consideração oito componentes, agrupados em três dimensões: (a) desempenho dos estudantes, (b) corpo docente e (c) condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

As notas 4 e 5 são consideradas conceitos de excelência. A nota 3 é considerada satisfatória e as notas 1 e 2 são classificadas como insatisfatórias pelo Inep.

Em 2014, um total de 131 cursos de Ciências Biológicas na jurisdição do CRBio-04, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, foram avaliados (veja a tabela completa abaixo):

- 3 obtiveram conceito máximo (nota 5)
- 38 obtiveram conceito de excelência 4
- 61 receberam nota satisfatória (nota 3)
- 8 cursos receberam conceito 2
- nenhum recebeu nota 1
- 19 não receberam nota porque o curso não era reconhecido pelo MEC em 31/12/2014 e outros 2 ficaram Sem Conceito porque os alunos inscritos não participaram da prova

Esforço reconhecido
Em setembro deste ano o Sistema CFBio/CRBios realizou a outorga do Selo de Qualidade a cursos de Ciências Biológicas de todo o país que se destacam pela excelência na formação de seus discentes. Duas instituições de ensino superior da jurisdição do CRBio-04 foram agraciadas: a Universidade Federal de Lavras e a PUC-Minas.

Desde 2012 o CRBio-04 também promove, semestralmente, o Prêmio Mérito Acadêmico, destinado a reconhecer os alunos de destaque em cursos de Ciências Biológicas coordenados por instituições de ensino da quarta região. Na última semana o diretor do Conselho Gladstone Corrêa de Araújo esteve presente na cerimônia do colação de grau da PUC-Minas para realizar a entrega do Prêmio à aluna Renata Belisário.

 Gladstone Araújo e Renato Belisário

(clique na imagem para abri-la em tamanho maior)

A listagem completa com todas as instituições e cursos do país, além do detalhamento das notas que compõem o conceito, pode ser consultada aqui: http://goo.gl/YEJxaK
Postar um comentário