quinta-feira, 16 de abril de 2015

Nanocell News - 10a edição






Nanocell News
Volume 2 - 10a Edição


O CORAÇÃO PEDE AJUDA QUANDO ADOECE

Identificando biomarcadores para doenças do coração. Um simples teste sanguíneo pode diagnosticar qual tipo de doença que acomete seu coração. Se está doendo, então vamos socorrê-lo. Os marcadores biológicos podem ser moléculas, células específicas, enzimas, hormônios ou genes que são alterados durante um processo patológico (doença) e, com isso, auxiliam no diagnóstico da patologia (Figura 1) (1 (...)



ELIMINANDO O CÉREBRO DEGENERADO COM NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS

Estimulando e visualizando o cérebro através de estimulação com campo magnético. Muito além de ler os pensamentos, agora é possível limpar o cérebro de doenças específicas, ao menos em ratos.... Em uma edição anterior apresentamos como é possível controlar a expressão gênica no cérebro pela força do pensamento (1) (veja mais em http://www.institutonanocell.org.br/professor-xavier-usando-o-poder-d (...)



REDES NEURAIS: O Cérebro Humano Simulado Por Um Computador

Como a mente funciona e qual a ligação do pensamento e a atividade biológica do encéfalo humano? Redes Neurais interconectadas com computadores simulam o cérebro humano. É sabido que o ser humano, desde a antiguidade, tem observado e filosofado a respeito da natureza, dos ciclos e demais fatores pertinentes à ciência que interferem em nossas vidas. Nesse sentido, curiosidades surgiram sobre o nos (...)



CÂNCER, UMA VIA SEM SAÍDA? (8º CAPÍTULO)

O mieloma múltiplo, também conhecido como mieloma de células plasmáticas ou mieloma, é o câncer das células do plasma, os plasmócitos - um tipo de células brancas do sangue que está presente na medula óssea. As células plasmáticas produzem anticorpos chamados imunoglobulinas que ajudam a combater infecções. Um grupo de células anormais - células do mieloma - multiplica, elevando o número de célul (...)



SERÁ QUE O RISCO DE CÂNCER DE PELE IMPULSIONA A EVOLUÇÃO DE PELE NEGRA EM SERES HUMANOS?

Uma nova análise sugere que a pele negra pode ter evoluído no ser humano como medida de proteção contra o câncer de pele. Anteriormente, o câncer de pele tinha sido desconsiderado como uma influência na evolução da pele negra em seres humanos. Isto é baseado na crença de que o câncer de pele só raramente causa a morte em idades juvenis o suficiente para afetar a reprodução (1). Charles Darwin pe (...)



UM NOVO MÉTODO PARA CLAREAR A MENTE

Muito além do invisível, enxergar as vias de comunicação entre as células neurais em um cérebro com sua estrutura intacta permitirá entender como o homem pensa. O cérebro humano é comumente comparado a um computador, mas sua complexidade está além de qualquer máquina já criada pelo homem. Estima-se que nosso cérebro contenha aproximadamente 86 bilhões de neurônios que formam uma rede neural com m (...)



CONTAMINANTES EMERGENTES (3º Capítulo): Retardantes de Chamas – Bifenilas Polibromadas (PBDEs)

Contaminantes emergentes, compostos que estão presentes no nosso cotidiano e que podem causar nossa intoxicação, câncer e, até morte. Saiba quais são e como evita-los. A vida na sociedade moderna está diretamente associada à palavra consumo, seja de equipamentos eletrônicos, roupas, carros, alimentos, etc. E é de conhecimento da sociedade que um elevado número de processos químico-industriais são (...)



VIRTUDE

"... mentir é uma necessidade das nossas circunstâncias – a dedução, então, de que ela é uma virtude, nem precisaria ser dita." – Mark Twain Caio deixou a padaria com o bolo de sorvete na sacola. Aquele era o preferido de Fernanda, ele tinha certeza. Assim como tinha certeza de que ela adorava essa camisa rosa que ele estava usando: ano passado, quando ela havia pedido a ele que a acompanhasse (...)



A DESCONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO (parte 2)

Como uma sequência de governos corruptos distorcem os valores morais, subvertem uma sociedade e relega o futuro de uma nação a sua destruição? Esta é a história do país do futuro, jogada no lixo. Voltamo-nos a nos encontrar e a discutir um ciclo que vem se perdurando a 13 anos. Nesta segunda parte vamos encarar a desmoralização, a desestabilização, a falta de crédito das Instituições Públicas, s (...)



Postar um comentário