terça-feira, 24 de março de 2015

Ação ambiental chega aos parques de Goiânia



Distribuição de mudas do Cerrado alerta para a questão hídrica em Goiás

Quem frequenta os parques de Goiânia poderá receber mudas nativas do Cerrado que estão sendo distribuídas ao longo da semana, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no último domingo, dia 22. Ao todo, cinco mil unidades de espécies nativas como Ipê, Cajuzinho, Pata de Vaca, Jaboticaba e várias outras plantas ornamentais e frutíferas são ofertadas ao público como forma de incentivar o plantio e conscientizar a população sobre a importância de combater o desmatamento como forma de preservar os mananciais hídricos do Estado.

Para o produtor cultural Goiano Sidney, a distribuição de mudas tem grande aceitação popular, e sai do simples discurso de preservação passando para a ação concreta. “Não basta falar, tem que agir. Muita gente quer plantar árvores, mas têm dificuldade em encontrar mudas do Cerrado”, diz.
Nesta segunda-feira, os parques Areião e Vaca Brava receberam a iniciativa, que contou com a presença do secretário estadual das Cidades e do Meio Ambiente (Secima), Vilmar Rocha. O parque Flamboyant receberá esta tarde a eq
uipe com as mudas para distribuição. Na quarta-feira a atividade será no Parque Cascavel e no Bosque dos Buritis. Na quinta-feira, dia 26, no Lago das Rosas, e na sexta-feira, a ação termina no Parque Beija Flor, no Setor Jaó, sempre às 18 horas. Toda a população pode participar e plantar um exemplar doado pela Secima.




Estudos mostram que a falta de água está diretamente ligada ao desmatamento. Desta forma, a campanha Plante Água tem foco no replantio de áreas degradadas, nascentes e matas ciliares, considerada a forma mais eficaz de garantir a perenidade e aumento do volume de água dos rios e córregos do Estado.
Postar um comentário