sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Concurso Prefeitura de Rolante – RS (01 vaga para Biólogos)


Saiu o edital de concurso público da Prefeitura de Rolante (RS), que visa a seleção de profissionais estatutários para atuar nos cargos descritos pelo edital 001/2013.

Os interessados devem ser efetuar suas inscrições por meio do site www.unars.com.br, até o dia 09 de outubro de 2013.

Existe 01 vaga para Biólogos. O vencimento básico é de R$2.006,06 e 22 horas de carga semanal.

A previsão é que a prova objetiva seja aplicada a todos os participantes em 03 novembro de 2013.

Para mais informações, clique aqui

Ministério publica normas sobre cuidados com animais em pesquisas e ensino



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou no Diário Oficial da União a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA). Segundo a pasta, é a primeira norma no país que trata com detalhes dos cuidados que devem ser seguidos por pesquisadores e instituições para que sejam assegurados a ética e bem-estar com animais em pesquisas e ensino.

Entre as responsabilidades apontadas pela norma está a necessidade de garantir que a utilização de animais seja justificada, levando em consideração os benefícios científicos ou educacionais e os potenciais efeitos sobre o bem-estar dos animais. Além disso, o texto destaca que se deve promover o desenvolvimento e o uso de técnicas que substituam o uso de animais em atividades científicas ou didáticas.

Segundo a normatização, as atividades científicas ou didáticas devem considerar a substituição do uso dos animais, a redução do número de cobaias utilizadas, além do refinamento das técnicas que permitam reduzir o impacto negativo sobre o bem-estar deles.

As atividades científicas ou didáticas com uso de animais devem ser feitas apenas quando forem essenciais para obter informações relevantes para a compreensão da biologia humana e de outros animais ou, por exemplo, para atingir objetivos educacionais que não podem ser alcançados utilizando nenhuma outra prática que não inclua o uso de animais.

De acordo com a diretriz, projetos ou protocolos envolvendo o uso de animais somente poderão ser feitos após a avaliação da proposta e de seu valor científico ou educacional em relação aos potenciais efeitos negativos sobre o bem-estar dos animais.

A norma aponta que a “dor e o distresse [estresse excessivo] não são avaliados facilmente em animais” e, portanto, pesquisadores e professores devem considerar que cobaias sentem dor de forma similar a humanos, portanto, as decisões relacionadas ao bem-estar dos animais devem ser baseadas nessa premissa.

Dessa forma, os profissionais devem escolher métodos humanitários para a conduta do projeto, verificar e avaliar os animais regularmente para observar evidências de dor ou distresse durante o curso do projeto e utilizar agentes tranquilizantes, analgésicos e anestésicos adequados para a espécie animal e para os objetivos científicos ou didáticos. Além disso, a pesquisadores devem utilizar métodos apropriados para a eutanásia animal.

Como regra geral, os mesmos animais não devem ser utilizados em mais de uma atividade científica ou didática, ou em projetos ou protocolos diferentes, após alcançado o objetivo principal do projeto. A íntegra da diretriz pode ser acessada na edição do Diário Oficial.

Fonte: Agência Brasil

Cientistas utilizam micróbios encontrados no esgoto para produzir energia limpa



Os micróbios encontrados na água suja podem produzir energia limpa. É o que dizem cientistas americanos, que desenvolveram um método mais eficiente que consiste em utilizar micróbios para obter eletricidade a partir da água residual. Eles esperam que essa técnica possa ser utilizada em usinas de tratamento de esgoto para neutralizar os poluentes orgânicos em "zonas mortas" de lagos e mares onde o desague de fertilizantes exaure o oxigênio, sufocando a vida marinha.

Por enquanto, a equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford começou a trabalhar em pequena escala, com um protótipo do tamanho de uma pilha D, que consiste em dois eletrodos - um positivo e um negativo - mergulhado em uma garrafa de água residual, cheio de bactérias.

Segundo explicação da Agence France-Presse, à medida em que as bactérias consumiam a matéria orgânica, os micróbios se concentravam em torno do eletrodo negativo, expulsando os elétrons que foram capturados, por sua vez, pelo eletrodo positivo. "Chamamos isso de pesca de elétrons", disse o engenheiro ambiental Craig Criddle, um dos principais autores do estudo. "É possível ver que os micróbios constroem nanofios para descarregar o excesso de elétrons", acrescentou.

Esses micróbios, denominados exoeletrogênicos, que vivem em ambientes sem ar (anaeróbicos) e que são capazes de "respirar" óxidos de minerais no lugar de oxigênio para gerar energia são conhecidos pelos cientistas. Porém, ao longo dos últimos 12 anos, alguns grupos de pesquisa testaram abordagens diferentes para transformar esses micróbios em biogeradores, mas se mostrou difícil aproveitar a eficiência energética.

Os pesquisadores de Stanford afirmam que seu novo modelo é simples, porém eficiente, e consegue aproveitar cerca de 30% da energia potencial das águas residuais, aproximadamente a mesma taxa de painéis solares disponíveis comercialmente. Eles admitiram existir menos energia potencial disponível nas águas residuais do que nos raios solares, mas ressaltaram que o processo tem um benefício adicional: limpar a água. Ou seja, o método pode ser usado para compensar parte da energia consumida atualmente para tratar o esgoto.

Fonte: AMDA

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CRBio04 participa de audiência pública para regulamentar empresas de Dedetização



Com a presença do representante do CRBio04, o conselheiro Carlos Frederico Loiola, a Comissão de Legislação e Justiça, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, debateu no dia 19 de setembro, o Projeto de Lei 80/13, que dispõe sobre a regulamentação do setor de controle de vetores e pragas urbanas no município.

Autor do requerimento para a audiência, Coronel Piccinini (PSB) explicou que o debate teve como objetivo evitar redundâncias e conflitos entre o PL 80/13 e as normas federais que regulam o funcionamento das empresas prestadoras de serviço de controle de vetores e pragas urbanas, além de colher sugestões para seu aprimoramento.

De acordo com o parlamentar, que solicitou a suspensão da tramitação até que sejam feitos os ajustes necessários, a matéria visa a complementar essa normatização no âmbito do município e garantir maior rigor na observação dos requisitos e critérios para o exercício da atividade, minimizando o impacto ambiental e os riscos à saúde de usuários e trabalhadores.

Segundo o conselheiro Carlos Loiola “O bom seria que todos os municípios pudessem criar suas leis municipais reguladoras da atividade de Controle de Pragas, pois quanto mais complexo se torna o ambiente humano, mais detalhadas são as ações de controle, mais tecnologias e novidades no que se refere a produtos, a equipamentos e a alternativas de controle. Sem deixar de pensar na segurança ambiental e na saúde de clientes e operadores.”

Durante a Audiência Pública, a MINASPRAG protocolou um ofício, referendado pelos Conselhos Profissionais presentes, inclusive pelo CRBio-04, onde solicita providências quanto algumas questões que têm comprometido, técnica e operacionalmente o setor, mais especificamente quanto às ações da fiscalização da Vigilância Sanitária no município, tais como: cerceamento de direitos, ações fiscais sem parâmetros e critérios, falta de exigência da licença sanitária de várias empresas e com isso o não cumprimento legal da responsabilidade técnica.

O vereador Coronel Piccinini anunciou a disponibilização de um endereço eletrônico para o envio de considerações e sugestões dos participantes e de outras entidades e profissionais ligados ao setor. Segundo ele, as contribuições irão subsidiar a realização de uma nova audiência pública, na qual serão debatidas e alinhadas de forma a aperfeiçoar o PL 80/13, que voltará a tramitar já com os ajustes necessários para garantir sua aplicabilidade e benefícios ao meio ambiente e à saúde da população.

Para mais informações, clique aqui.

7º Seminário de Ética e Direito Animal: Biopolítica e a Condição Animal



O Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), promove, nos dias 03 e 04 de outubro, o 7º Seminário de Ética e Direito Animal: Biopolítica e a Condição Animal.

Pesquisadores de diferentes universidades brasileiras ministrarão palestras sobre questões relacionadas à exploração de animais e o seu uso pela sociedade. “A composição de relações como invenção de modos de viver” e “Animais e Biopoder” são alguns dos títulos das palestras.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail diversitas@usp.br .

O evento será realizado no auditório da Casa da Cultura Japonesa, que fica na Avenida Prof. Lineu Prestes, 159, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações sobre a programação do evento http://diversitas.fflch.usp.br/node/3518

Campanha "Minha Amiga é uma Anta"



Você sabia que a anta é um animal bastante inteligente? "Estudos recentes mostram que a espécie tem uma quantidade imensa de neurônios", diz a pesquisadora Patrícia Medici, uma das responsáveis pelo projeto "Minha Amiga é uma Anta", criado pelo IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), ONG dirigida pelos empreendedores Claudio e Suzana Pádua, para informar à sociedade sobre a importância desse mamífero.

O programa dirigido pela Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) em parceria com a SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) traz diversos materiais explicativos e lúdicos para ajudar a despertar o orgulho pela ocorrência dessa espécie no Brasil e desmitificar o conceito equivocado de que "anta" é um ser desprovido de inteligência.

"A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Além disso, é a jardineira de nossas florestas, por ser uma excelente dispersora de sementes, e contribui para a formação e a manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde vive (amazônia, cerrado, mata atlântica e pantanal)", explica Medici, que idealizou o projeto juntamente com a jornalista ambiental Liana John.

Com foco inicial no público infanto-juvenil, a ação conta com uma cartilha educativa (em papel e em versão virtual) e um site www.anta.org.br, que traz, além de informações sobre a espécie, diversos materiais para brincar (desenhos para colorir, jogos de palavras cruzadas e ligue os pontos), e também fotografias e vídeos.

Os jovens podem ainda imprimir uma carteirinha de "Amigo da Anta", na qual recebem a missão de espalhar para família, professores e conhecidos a importância desse mamífero para a preservação das matas e das águas e o quanto ele está sendo ameaçado pela devastação das florestas.

Fonte: Folha Online

Evento "Minha amiga é uma anta"


(clique na imagem para amplia-la)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Concurso Público de Mossoró – RN (09 vagas para Professor)


A Prefeitura Municipal de Mossoró (RN) abriu concurso público visando o preenchimento de vagas existentes nos quadros permanentes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude e da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Acessando o site da organizadora www.comperve.ufrn.br entre às 8h do dia 14 de outubro de 2013 até às 23h59 do dia 04 de novembro de 2013, os interessados poderão realizar a inscrição.

Existem 09 vagas para o cargo Professor de Ciências. O salário básico é de R$2.077,89.

As provas serão aplicadas no dia 01 de dezembro de 2013, no município de Mossoró (RN).

Mais informações:

Consejo Superior de Investigaciones Cientificas



O Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), da Espanha, está com inscrições abertas, até o dia 24 de outubro, para uma chamada de propostas do Programa CSIC de Cooperação Científica para o Desenvolvimento (i-COOP+).

O novo programa da instituição visa contribuir com o fortalecimento das capacidades científicas e técnicas de países em desenvolvimento, facilitando a formação de curta e média duração de doutorandos e de pessoal científico e técnico que precise obter uma determinada capacitação para desenvolver seu trabalho científico ou acadêmico nesses países.

Um mínimo de 10 propostas serão contempladas com apoio financeiro máximo de € 20 mil para cobrir, durante dois anos, períodos curtos de treinamento a estudantes de doutorado, cientistas e equipe técnica de um país menos desenvolvido nos institutos do CSIC.

A fim de participar da chamada, os pesquisadores devem entrar em contato com um pesquisador do CSIC para preparar uma proposta conjunta que deve ser submetida pelo coordenador (pesquisador do CSIC).

Mais informações:

Processo Seletivo SDA – CE (01 vaga para Biólogos)


O processo seletivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), demanda através do edital 031/2013, profissionais para concessão de bolsas de transferência tecnológica, no âmbito do Programa Agente Rural.

Existe 01 vaga para o cargo "Biólogo". O local de atuação é no município de Tianguá (CE).

Os contratados contarão com uma remuneração que varia conforme a titulação: entre R$ 1.670,00 até R$ 2.700,00. A bolsa paga terá prazo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogada até o limite máximo de 36 meses.

A realização das inscrições será por meio do acesso ao site www.sda.ce.gov.br, até o dia 27 de setembro de 2013.

As provas objetivas serão aplicadas no turno da manhã, no dia 13 de outubro de 2013.

Mais informações:

terça-feira, 24 de setembro de 2013

XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do UniCEUB



O XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do UniCEUB será realizado nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2013, no campus universitário de Brasília – UniCEUB.

Com o tema Educação transformadora, o evento ocorrerá nos três turnos, em auditórios e espaços do campus da Asa Norte. Durante o Congresso, ocorrerá o XI Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB.

Para mais informações, clique aqui

Pós Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental



O IEPG, em parceria com as Faculdades Oswaldo Cruz, está com as inscrições abertas para a pós-graduação em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental.

O objetivo do curso é especializar profissionais no desempenho de funções setoriais de gerenciamento de questões ambientais, tanto em setores públicos, quanto em privados, desenvolvendo–lhes uma visão integradora acerca do Meio Ambiente e de suas bases de sustentabilidade.

As aulas têm previsão de começar no dia 1º de novembro e serão realizadas em Goiânia (GO), em um final de semana por mês, na sexta à noite, sábado manhã/tarde e domingo pela manhã.

Mais informações:

Censo CRBio04 - Mapeamento Profissional



Para conhecer de forma profunda os Biólogos que atuam em Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, o CRBio04 lançou em seu site o Censo Profissional. 

Biólogos registrados no Conselho devem entrar no site www.crbio04.gov.br e responder o pequeno questionário proposto.

É primordial a adesão dos Biólogos nessa empreitada. O Censo será uma ferramenta eficiente para conhecer a realidade dos Biólogos, buscando levantar aspectos como os de sua formação, educação continuada e inserção no mercado de trabalho. Deste modo, o mapeamento das competências identificadas pelo Censo Profissional permitirá compreender também as lacunas existentes entre o perfil esperado e o existente. A partir de tais informações, será possível acenar para as reais necessidades dos profissionais que atuam na jurisdição do CRBio04. 

Faça sua parte para mapearmos a profissão e conhecermos nossa identidade.

Acesse: www.crbio04.gov.br e responda o questionário!

Brasil está em 14º lugar no ranking mundial de pesquisas científicas



Os cientistas brasileiros publicaram 46,7 mil artigos científicos em periódicos no ano passado, número que coloca o Brasil em 14º lugar como produtor mundial de pesquisas. Segundo o relatório feito pela empresa Thomson Reuters, isso equivale a 2,2% de tudo o que foi publicado no mundo, em 2012. Nos últimos 20 anos, o país subiu dez posições nesse ranking.

A China conquistou o primeiro lugar nesse levantamento, seguida por Estados Unidos, Japão e Europa. O trabalho foi feito em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No Brasil, o ramo científico que mais produziu artigos foi a medicina clínica. No período de 2008 a 2012, foram produzidos quase 35 mil artigos. Em segundo lugar, ficou a ciência de plantas e animais, com 19,5 mil artigos no mesmo período. Ciências agrárias produziram 13,5 mil artigos entre 2008 e 2012. O maior crescimento foi visto nas ciências sociais e gerais, que saltaram de 1,5 mil entre 2003 e 2007 para 9,8 mil entre 2008 e 2012.

Como consequência do aumento na produção científica, o pedido de patentes no país chegou a 170 mil no período de 2003 a 2012. Segundo o presidente do Inpi, Jorge Ávila, o órgão continua lidando com o forte crescimento do número de pedidos de patentes, que foi 33,5 mil em 2012, com projeção de alcançar 40 mil este ano.

Os maiores detentores de patentes no país, revelou a pesquisa, foram a Petrobras e as universidades públicas. De 2003 a 2012, a Petrobras registrou 450 patentes. Logo atrás, veio a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 395 patentes. Em terceiro, ficou a Universidade de São Paulo (USP), com 284 patentes. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vem logo em seguida, com 163 patentes.

De acordo com o relatório, a ausência de empresas privadas na lista dos maiores detentores de patentes reflete um aspecto negativo do país. Como a demora na tramitação do processo pode chegar a oito anos, muitas empresas desistem, pois a tecnologia pode acabar se tornando obsoleta antes de a patente sair.

Fonte: Agência Brasil

Concurso Público Pirassununga – SP (01 vaga para Biólogos)


A Prefeitura Municipal de Pirassununga (SP) divulgou o edital de abertura do novo concurso público, o qual prevê o preenchimento do quadro de servidores estatutários do município.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.shdias.com.br, até o dia 14 de outubro de 2013.

O cargo Biólogo possui 01 vaga em aberto. O vencimento de é R$1.655,95 e a jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

Em breve serão divulgadas informações pertinentes às provas em edital completo no site da organizadora do certame.

Mais informações:

Concurso Público SESP/MT (26 vagas para Perito Oficial Criminal - Biologia)


A Secretaria  de Estado de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso divulgou edital de concurso público. 

Biólogos podem concorrer ao cargo de Perito Oficial Criminal. As vagas são distribuídas nos municípios de Cuiabá, Primavera do Leste, Sorriso, Água Boa, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Sinop, Tangará da Serra.

Ao todos são 26 vagas em aberto.

A remuneração é de R$ 7.661,87. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais, com possibilidade de regime de plantão.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de setembro.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, podendo ser aplicada também em Várzea Grande, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. A prova será aplicada na data provável de 20 de outubro de 2013.

Mais informações e inscrições: 

5º Congresso Brasileiro de Biotecnologia



A Sociedade Brasileira de Biotecnologia promove, entre 10 e 14 de novembro, o 5º Congresso Brasileiro de Biotecnologia, que será realizado em Florianópolis, em Santa Catarina.

O evento tem por objetivo promover a convergência entre os setores acadêmico e industrial e mostrar as experiências internacionais na área de biotecnologia. O tema deste ano é “Fronteiras da Biologia”.

O evento apresentará tópicos relacionados a saúde, agricultura, pecuária e biocombustíveis e reunirá cientistas, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, empresários, gestores de ciência e tecnologia e organizadores da política de biotecnologia brasileira para discuti-los.

Os interessados em participar apresentando trabalhos poderão submeter os resumos até 30 de setembro. Todos os resumos devem ser submetidos em inglês. Os trabalhos selecionados serão apresentados na forma de pôster e a orientação é que eles exponham resultados experimentais.

Orientações para o envio dos resumos e mais informações sobre o evento podem ser acessadas em :
http://www.sbbiotec.org.br/portal/

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Lançamento do documentário "Peixes do Velho Chico"


(clique na imagem para amplia-la)

III SICANP - Simpósio de Ciências Ambientais do Norte do Paraná



O III SICANP (Simpósio de Ciências Ambientais do Norte do Paraná) - Energia e Sustentabilidade será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, na UENP, no Campus Luiz Meneghel (Rodovia BR-369 Km 54, Vila Maria, CP 261 CEP 86360-000 - Bandeirantes - Paraná).

O evento traz à tona os desafios do desenvolvimento da energia sustentável abordando temas como o uso de plantas e algas na geração de energia, a energia hidroelétrica e seus impactos, transformação do lixo e carcaça animal em energia e o potencial do etanol de segunda geração. 

Profissionais de diferentes Universidades (UNESP, USP, UEPG, UFPR , UEM e UNOPAR), Institutos de Pesquisa (IAPAR, EMBRAPA e CTBE) e profissionais liberais participarão do evento ministrando nove conferências e nove mini-cursos.

Mais informações:

I Encontro Científico do Parque Estadual da Costa do Sol - PECS




Data
23 e 24 de outubro de 2013

Local
Cabo Frio/RJ

Programação
Palestras e painéis sobre trabalhos científicos realizados no PECS e nas APAs de Massambaba, do Pau-brasil e da Serra de Sapiatiba.

Inscrições
Gratuitas

Mais informações

Why genomes in pieces? Insights from ‘lousy’ mitochondrial genomes



O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) promove, no dia 26 de setembro, às 12 horas, a palestra “Why genomes in pieces? Insights from ‘lousy’ mitochondrial genomes”, a ser proferida pelo professor de parasitologia Stephen Barker, da School of Chemistry & Molecular Biosciences da University of Queensland, na Austrália.

A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações:

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

3º Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo



A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) promove, entre os dias 1º e 3 de outubro, a terceira edição do Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, que ocorrerá na cidade de São Paulo.

Especialistas do Brasil e do exterior discutirão assuntos relacionados às águas e ao meio ambiente subterrâneo, apresentando os erros, os acertos e as novas tecnologias desenvolvidas para o setor.

Gerenciamento de áreas contaminadas, disposição de resíduos sólidos e efluentes e drenagem ácida são alguns dos temas a serem apresentados nas palestras e mesas-redondas programadas para o evento.

As inscrições poderão ser feitas até 25 de setembro no site do congresso.

Mais informações:

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jornal do Biólogo Nº 64



Após um período de hiato, o Jornal do Biólogo está de volta, apresentando uma série de novidades, a começar pelo seu projeto gráfico: nova tipologia, maior uso de cores e mais espaço para fotos.

Aliado a isso, o leitor também irá perceber que os textos estão mais curtos e dinâmicos, com o conteúdo mais segmentado. Todas essas mudanças têm por objetivo tornar a leitura mais agradável, levando a informação de forma clara e leve aos profissionais de Biologia. 

Outra mudança é que o jornal, agora, passa a ser bimestral. Serão duas edições a mais por ano, garantindo ao leitor notícias sempre atualizadas e discussões pertinentes com os assuntos em voga.

Mas a principal novidade do jornal, é que agora ele passará a ser virtual. Tal mudança se deve a uma reivindicação dos próprios Biólogos, pela preocupação dos impactos ambientais decorrentes de um jornal impresso (gasto com papel, energia, combustíveis, entre outros).

A versão impressa será enviada apenas para instituições públicas e privadas (ONGs, faculdades, empresas, órgãos governamentais etc).

Para ter acesso a versão virtual do jornal, acesse: 

Fiocruz lança novo site de notícias



A Agência Fiocruz de Notícias, um dos veículos de comunicação da Fundação Oswaldo Cruz, lançou um site novo de notícias.

Com mais espaço para a interatividade e mais dinâmico, o espaço busca se consolidar como um ambiente adequado aos que buscam informações de credibilidade sobre os estudos e serviços realizados na instituição.

A reformulação permite o compartilhamento de todas as matérias do site nas principais redes sociais, oferece o recurso de assinatura de feed de notícias (RSS) e disponibiliza videorreportagens e podcast.

Na seção "Opinião" semanalmente serão publicados artigos de pesquisadores da Fiocruz sobre temas referentes à área de saúde pública e de interesse da população brasileira. A seção "Especiais" terá novos conteúdos todos os meses.

Para o lançamento, foram escolhidas duas temáticas: doenças negligenciadas, que inclui matérias sobre as enfermidades mais procuradas na busca do site (dengue, doença de Chagas, malária e tuberculose), e drogas e saúde pública, que aborda o trabalho feito pela instituição na área em questão.

As principais notícias sobre os trabalhos e pesquisas desenvolvidos na Fiocruz, divulgadas nos diferentes meios de comunicação do Brasil, estarão presentes toda semana na nova seção "Destaque na imprensa". Às terças e quintas, novos conteúdos em formato audiovisual estarão disponíveis em versão online ou para download nas seções Vídeos e Podcast.

Todo o acervo da Revista de Manguinhos também está disponível no novo site. Em cada edição, o usuário pode optar por baixar a versão integral ou apenas as matérias de seu interesse.

Mais informações: 

III SIMPROT - Simpósio em Proteção de Plantas



Promoção
Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Data
24 a 26 de setembro de 2013

Local
Botucatu - SP

Público-alvo
Estudantes, pesquisadores e outros profissionais da área de Proteção de Plantas interessados nos principais avanços no conhecimento da área de Defesa Fitossanitária.

Temas das palestras
Acarologia, Entomologia, Fitopatologia, Matologia, Nematologia e Tecnologia de Aplicação.

Objetivos
-Oferecer oportunidade aos alunos da pós-graduação em Proteção de Plantas e os alunos de graduação na divulgação de seus trabalhos de pesquisa;
-Propiciar uma maior interação entre os mesmos;
-Divulgar as linhas de pesquisa deste Campus para outros Institutos, Faculdades e Universidades da região e do país;
-Estimular os alunos de graduação para o ingresso na pós-graduação na área de Proteção de Plantas.

Mais informações

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Curso de Licenciamento e Regularização Ambiental



PROMOÇÃO
A Artemis - Projetos, Treinamentos e Consultoria Ambiental

DATA
19 e 20 de outubro de 2013 (sábado e domingo). 

HORÁRIO
8h às 17h.

LOCAL
Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)
Rua Ricardo Marinho 110. Bairro São Geraldo. Pará de Minas, MG.   

PROGRAMA DO CURSO
Licenciamento ambiental federal e estadual; 
Procedimentos e estudos técnicos necessários (EIA/RIMA, PCA/RCA, etc.);
Legislação aplicada à regularização ambiental;
Uso dos recursos hídricos e intervenção em vegetação no âmbito do licenciamento.   

MINISTRANTE
Profª. Deise Tatiane Bueno Miola.

MAIS INFORMAÇÕES

Processo Seletivo Funcamp (01 vaga para Biologista)


A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) lançou o edital 204/2013 destinado a contratação de Biologista.

O processo seletivo visa o atendimento das necessidades do Hospital Estadual de Sumaré.

O salário é de R$2.530,66 mensais.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 20 de setembro de 2013, no Setor de Recursos Humanos do Hospital Estadual Sumaré, situado na Avenida da Amizade, nº. 2400, Parque Jatobá, das 8h30 às 17h.

O candidato deverá entregar no ato da inscrição os documentos comprobatórios discriminados no edital.

Para mais informações, clique aqui

terça-feira, 17 de setembro de 2013

III Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas (REB 2014)



O III Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas (REB 2014) acontecerá em Lavras (MG), entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2014.

A programação conta com conferências, palestras, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

O evento é uma promoção do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE - UFLA).

O dia 30 de outubro é a data-limite para inscrições com descontos e para a submissão de trabalhos.

Mais informações:

Pesquisadores estudam mordidas de baratas em indígenas



Os professores Wilson Uieda, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus de Botucatu, e Vidal Haddad, da Faculdade de Medicina da Unesp, Câmpus de Botucatu, publicaram no International Journal of Dermatology’, edição de 2013, o artigo ‘Cockroach (Blatella germanica) bites in Amazonian indigenous peoples’.

Os autores observam que as baratas são insetos presentes em todos os ambientes, incluindo habitações humanas. Eles são responsáveis por efeitos adversos em seres humanos, tais como os fenômenos alérgicos, transmissão de infecções e penetração no canal auditivo de seres humanos.

Como as baratas se alimentam de queratina podem causar dolorosas soluções de continuidade coberta com crostas na pele humana, especialmente nas regiões periungueais, palmo-plantares e perioral.

As mordidas são descritas em alguns ambientes onde há falta de higiene, restrição de espaço e superpopulação de insetos.

São descritas duas aldeias indígenas na região amazônica com grandes populações da espécie Blattella germanica que mostra uma alta taxa de mordidas de barata em indivíduos adormecidos. O problema parece ser comum na região embora seja raro nos ambientes urbanos.

Fonte: Unesp

VII Simpósio do Programa de Oncobiologia



O VII Simpósio do Programa de Oncobiologia acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2013, no Auditório Marcos Moraes, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Nastaran Zahir Kuhn vem do National Cancer Institute, Owen McCarty, do Oregon Health & Science University, e Guy Zimermman, da Huntsman Câncer Institute, da Universidade de Utah, dos Estados Unidos serão alguns dos palestrantes do evento.

Mais informações:

Rio lança inventário para analisar situação da Mata Atlântica no estado



Com o objetivo de estudar a situação da Mata Atlântica, foi lançado ontem (16) o primeiro Inventário Floresta Nacional no município de São Pedro da Aldeia, na Região Lagos, no estado do Rio. A principal meta da iniciativa, organizada pela Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), é levantar dados das espécies vegetais existentes em diversas áreas da região, a partir da coleta de materiais botânicos, para conhecer os ecossistemas da Mata Atlântica, como restingas e manguezais.

Segundo estimativa da SEA, a ação, que integra o Plano Nacional de Meio Ambiente, deve durar pelo menos dois anos. Equipes da secretaria, formadas por engenheiros florestais e biólogos, farão a coleta de folhas, frutos e flores, além de amostras do solo.  

De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, as discussões vão consolidar mecanismos de cobertura para o monitoramento de áreas de mata no Rio de Janeiro. "Precisamos conhecer todo esse espaço para estruturar ações de preservação. Temos que verificar espécies que se fortaleceram e também aquelas em extinção. Essas discussões precisam ter serventia para a população, porque é nesse tipo de debate que se formam parcerias. Temos que trazer benefícios de maneira responsável e sustentável, que é o mais importante", disse Minc.

Durante a cerimônia de lançamento do inventário, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, assinou decreto oficializando a criação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense, com 268 hectares, abrangendo os morros dos Milagres e dos Frades. Foram plantadas mudas na Faixa Marginal de Proteção (FMP) da Lagoa de Araruama, com a presença de pescadores do município que estão recebendo ajuda financeira devido à proibição temporária da pesca no período de defeso - devido à reprodução -, que acaba em 31 de outubro.

Fonte: Agência Brasil

IV Simpósio de Ciências Biológicas



O IV Simpósio de Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013.

O objetivo do evento é a capacitação contínua de acadêmicos e profissionais e ele será realizado no Campus Ceres (Rod. 154 Km 03 - Cx. postal 51 - Ceres-GO).

A programação conta com palestras e minicursos.

Mais informações:

Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais


Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o processo seletivo 2014 do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba.

Focado nas áreas de diagnóstico, tratamento e recuperação ambiental, o programa tem como proposta contribuir para a formação qualificada de recursos humanos e para o desenvolvimento científico-tecnológico dessa área que busca fortalecimento no país.

Há 20 vagas de mestrado e 10 de doutorado. Os candidatos interessados em concorrer às vagas de mestrado devem encaminhar, com os documentos solicitados, o Curriculum vitae da plataforma Lattes. Os candidatos às vagas de doutorado devem apresentar ainda o diploma e o histórico escolar do curso de mestrado e a proposta do projeto de tese.

O processo de seleção para o mestrado acadêmico inclui uma prova de conhecimentos específicos com questões dissertativas e a análise do currículo. Entre os tópicos que serão exigidos na prova escrita estão modelagem ambiental, energia e meio ambiente e análise espacial de dados geográficos.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet; a documentação deve ser enviada via Sedex à: Unesp Sorocaba – Área de Pós-Graduação – (Processo seletivo Ciências Ambientais) – Av. Três de Março, 511 – Alto da Boa Vista – Sorocaba-SP – CEP: 18087-180.

O edital pode ser consultado em:

Ciclo de Conferências BIOTA-FAPESP-Educação - Bioma Amazônia



O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) promove, no dia 19 de setembro, o sétimo encontro do Ciclo de Conferências BIOTA-FAPESP Educação, cujo tema é o bioma Amazônia.

A edição apresentará as principais ameaças e os avanços no conhecimento científico que contribuem para a caracterização, a conservação e o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia.

Maria Lucia Absy, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Helder Queiroz, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), serão os palestrantes.

O evento é gratuito e direcionado a alunos e professores do ensino médio, graduandos e pesquisadores interessados no tema. É necessário confirmar presença pelo e-mail www.fapesp.br/eventos/biota_biomaamazonia/inscricao .

A conferência ocorrerá na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo.

Mais informações:

15º Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema)



A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) promove, nos dias 2 e 3 de dezembro, a 15ª edição do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema).

Com o tema “Ética e Sustentabilidade Socioambiental na empresa inovadora”, o evento reúne pesquisadores, profissionais, empresários e gestores públicos e privados envolvidos em novas abordagens em gestão ambiental nas empresas.

A programação inclui apresentação de trabalhos, estudos de caso e palestra internacional. Os interessados em enviar trabalhos têm até o dia 20 de setembro para submetê-los por meio do site do evento, respeitando uma das quatro linhas temáticas sugeridas: estratégia socioambiental; abordagens técnicas de gestão ambiental; gestão socioambiental setorial; e meio ambiente e sociedade.

O período de inscrições vai de 1º a 25 de novembro.

As regras para o envio dos trabalhos e demais informações podem ser acessadas em:

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Concurso Público Guaratuba – PR (01 vaga para Biólogos)


A Prefeitura de Guaratuba - PR lançou edital destinado a concurso público.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.nc.ufpr.br, até o dia 04 de outubro.

Existe 01 vaga para Biólogos. O vencimento inicial é de R$3.235,49.

O cronograma do certame prevê a realização das provas para o dia 20 de outubro de 2013.

Mais informações:

Concurso Público UFC (01 vaga para Biólogos)


Foi publicado o edital 333/2013 para concurso público da UFC - Universidade Federal do Ceará, que objetiva preencher vagas de Técnicos-Administrativos.

As inscrições deverão ser feitas entre os dias 23 de setembro e 06 de outubro de 2013, por meio do acesso ao endereço eletrônico www.ccv.ufc.br .

O cargo Biólogo possui 01 vaga em aberto. O vencimento é de R$3.511,70 e o local de atuação é no Campus Fortaleza.

A prova objetiva será aplicada no dia 20 de outubro de 2013.

Mais informações:

I Seminário de Arqueologia



A PUC Minas realiza, de 19 a 21 de setembro, o I Seminário de Arqueologia, com tema Memória e Patrimônio, que tem como proposta potencializar o trabalho desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais, por meio do fortalecimento das articulações com instituições e profissionais de referência na área. O evento será realizado no auditório do museu (prédio 40), campus Coração Eucarístico.

Na década do Patrimônio Museal, estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento propõe discutir aspectos fundamentais relacionados à pesquisa, ao manejo e à conservação do patrimônio arqueológico.

O museu está fechado para visitação pública, em razão de reforma por causa de incêndio em janeiro deste ano.

Mais informações:

Estudo premiado indica novas oportunidades na atuação de redes que pesquisam medicamentos da biodiversidade



O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta. No entanto, buscar na natureza respostas para a cura de doenças não é tarefa simples: requer empenho e diálogo com as diferentes esferas da sociedade. No Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) esta teoria se materializa em forma de trabalho em redes. 

Esta concepção inspirou o geógrafo Thiago Monteiro Mendes a elaborar um estudo mais aprofundado sobre o assunto. Com isso, Sistemas Nacionais como dispositivo para promoção de inovações e externalidades positivas: o caso das Redesfito foi premiado na sétima edição do ENIFarmed, ocorrida recentemente em São Paulo. O trabalho foi realizado em co-autoria por Glauco Kruse Villas Boas e Rosane Abreu, ambos do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS).

Já que a biodiversidade deve ser pensada conjuntamente, o objetivo é unir forças para atender às demandas da população. Com essa premissa, Mendes informa que não se trata de uma metodologia linear, mas um processo complexo em rede, envolvendo diversos atores. Assim, diferentes esferas da sociedade estão envolvidas no processo, como o próprio Estado, universidades, médicos, produtores agrícolas, indústrias e consumidores. 

"Apesar de terem, muitas vezes, uma visão fortemente ligada à inovação tecnológica, tais sistemas em redes representam um modelo novo de gestão e uma janela de oportunidades, relacionados ao desenvolvimento sócio-econômico dos territórios contemplados. Tais oportunidades, concretizadas, representam externalidades positivas, geradas pelos processos de inovação", observa.

O estudo do grupo de Mendes vai além de avaliar a produtividade de uma cadeia de inovação somente por seu produto tecnológico efetivamente desenvolvido. Para ele, é fundamental considerar as externalidades geradas pelo trabalho em rede visando à inovação. A ideia é mostrar que inovação e desenvolvimento são conceitos que podem caminhar juntos.

"Alguns projetos que ocorrem no âmbito das Redesfito, muitas vezes, não estão diretamente relacionados à inovação tecnológica, mas promovem o desenvolvimento dos territórios envolvidos, estruturando as bases para a inovação em medicamentos da biodiversidade", frisa. Segundo ele, um exemplo é a produção de conhecimento por meio de cursos.

Outro exemplo é a produção sustentável e recuperação de ecossistemas. "Estamos trabalhando no reflorestamento, por meio de plantio de espécies medicinais, de uma área de agricultura familiar, no município de Itapeva, em São Paulo. Temos outro projeto com finalidade semelhante no sul da Bahia", revela. Também resultado dessa estratégia é a abertura de diálogos com diversas prefeituras para desenvolver políticas locais de fitoterapia. 

"Além disso, uma consequência deste trabalho é a estruturação de sistemas agroecológicos e agroflorestais em áreas de contextos políticos e sócio-ambientais hostis aos pequenos grupos de agricultores e à sustentabilidade ambiental", assinala.

As Redesfito representam a forma concreta de promover a inovação em fitomedicamentos a partir da biodiversidade brasileira. O grupo busca a construção de um modelo de gestão capaz de apoiar o programa que caminha junto ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Seus objetivos, portanto, estão ligados a articulação, discussão, desenvolvimento de ações interinstitucionais nacionais, regionais e locais voltadas para projetos que contemplem toda a cadeia produtiva, envolvendo os principais biomas brasileiros.

Todo esse trabalho de articulação e organização do Sistema Nacional das Redes é norteado pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O NGBS, de acordo com Portaria MS/GM Nº 1.274, de 25 de junho de 2008, trabalha para articular, com diversos segmentos da sociedade, a formação de uma rede de inovação em medicamentos da biodiversidade, tendo como recorte estrutural os seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Nesse sentido, foi criado o Escritório de Gestão em Redesfito (EGRF), a fim de organizar a interlocução entre os atores destes biomas. Cada polo instituiu um grupo gestor local, que faz o monitoramento das ações nos seus territórios em apoio ao EGRF. Este, por sua vez, realiza a gestão global das redes a serem formadas para sistematizar as informações necessárias à manutenção da comunicação entre os biomas.

Fonte: Jornal da Ciência

Animal ameaçado de extinção será reproduzido em cativeiro



Projeto nacional desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e inédito na região Norte, vai reproduzir, em cativeiro, o cachorro-vinagre (Speothos venaticus), animal ameaçado de extinção. A iniciativa será realizada na Floresta Nacional (Flona) de Carajás, sudeste do Pará, administrada pelo Instituto.

A reprodução em cativeiro está prevista no Plano de Ação Nacional (PAN) de Conservação do Cachorro-Vinagre, coordenado pelo Centro Nacional de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do ICMBio. O plano, aprovado pela portaria 202, de 5 de julho deste ano, prevê um conjunto de ações, a ser executado por vários setores da sociedade, para garantir a preservação do animal.

"Essa iniciativa contribui para a melhoria genética do plantel em cativeiro, que é muito baixa e, por isso, há o risco de consanguinidade (grau de parentesco entre indivíduos). O cachorro-vinagre do Norte tem um perfil de DNA diferente dos grupos encontrados no Sul. Portanto, manter essa diversidade genética é fundamental para a perpetuação da espécie", disse Ronaldo Morato, chefe do Cenap.

O casal de cachorros-vinagres chegou ao Parque Zoobotânico de Parauapebas há pouco mais de um ano, ainda filhotes. Neste mês, os dois animais foram colocados em um ambiente feito especialmente para a reprodução da espécie em cativeiro. O parque zoobotânico, que fica dentro da floresta nacional, já possibilitou o nascimento de outros animais ameaçados de extinção, como onças pintadas, urubu-rei e arara-jubas.

"O Plano de Ação Nacional de Conservação do Cachorro-Vinagre leva em conta várias ações para preservação da espécie, como proibição de caças e dominação da técnica de reprodução em cativeiro", explica Frederico Drumond, chefe da Floresta Nacional de Carajás.

Saiba mais

O cachorro-vinagre é um mamífero de médio porte e recebeu este nome popular devido à pelagem de cor marrom-avermelhada. O animal se alimenta basicamente de pequenos roedores. Na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, ele aparece na categoria vulnerável.

Fonte: ICMBio

Conama aprova licenciamento ambiental para aquicultura



O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou, na semana passada, novas diretrizes nacionais que alteram a Resolução 413/2009, tornando mais simplificado e rápido o licenciamento ambiental para empreendimentos aquícolas (cultivo de peixes de água doce e salgada). A expectativa é que a nova resolução seja publicada no Diário Oficial da União ainda neste mês. Publicada, entra em vigor automaticamente.

A previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura é que o licenciamento de parques aquícolas, que poderia demorar até seis anos, seja viabilizado em até três meses. “A resolução deixa mais ágil o processo de licenciamento pelo fato de trabalhar com uma licença única. Antes eram necessárias as licenças prévia, de instalação e de operação. Todos os órgãos ambientais estaduais deverão atender à nova resolução, alicerçada na preservação da biodiversidade e na proteção sanitária para as espécies cultivadas”, explicou a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.

Atualmente, o licenciamento para a aquicultura em águas de domínio da União é feito pelos órgãos estaduais com critérios e procedimentos diversos. Eles são definidos por legislação local, o que pode resultar em tratamento desigual a produtores de uma mesma atividade.

Entre os critérios para a concessão da licença simplificada está o uso de espécie autóctone (natural da região). Também poderá ser usada espécie alóctone (não originária da região), desde que sejam apresentadas medidas de mitigação de possíveis impactos. A nova resolução prevê ainda a apresentação de anteprojeto técnico do empreendimento aquícola bem como estudo ambiental e programa de monitoramento da área.

De acordo com Maria Fernanda, o setor será impulsionado com a nova medida, já que haverá mais agilidade na licitação de empreendimentos aquícolas. Atualmente, estão abertos editais para áreas em parques aquícolas em Goiás, Mato Grosso, no Tocantins, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pernambuco, na Bahia, no Paraná e no Rio de Janeiro. “A licitação será nas modalidades onerosa, para o grande produtor, e social, voltada para o pequeno produtor”, disse a secretária.

No Brasil, a aquicultura já responde por 40% de toda a produção de 1,3 milhão de toneladas de pescado por ano. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a atividade gera um PIB (Produto Interno Bruto) pesqueiro de R$ 5 bilhões, mobiliza 800 mil profissionais e proporciona 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos. A meta do ministério é que, em 2030, o Brasil torne-se um dos maiores produtores do mundo, com 20 milhões de toneladas de pescado por ano.

Fonte: Agência Brasil

Brasileiros ganham quatro medalhas em Olimpíada Ibero-Americana de Biologia



Quatro estudantes brasileiros conquistaram medalha de bronze na sétima edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), realizada na cidade argentina de Rio Cuarto.

São eles: Alexandre Chaves Fernandes, de Natal (RN), Lucas Henrique Rodrigues de Almeida, de Barbacena (MG), e Lucas Medeiros Lopes e Eduardo Cesar Diniz Macedo, de Fortaleza (CE).

A OIAB também reuniu estudantes da Argentina, Espanha, México, Portugal, Costa Rica, Equador, El Salvador, Peru e Bolívia, com o objetivo de promover o estudo das ciências biológicas e o intercâmbio de experiências.

Seguindo o mesmo modelo da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), a OIAB foi baseada na avaliação de duas provas teóricas e três provas práticas. Os temas exigidos foram biodiversidade e conservação; ecologia e ambiente; e genética e evolução.

Para competir em olimpíadas internacionais, os estudantes devem primeiro participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), responsável pela iniciativa no país, promoveu este ano um treinamento intensivo com os dez primeiros colocados da etapa brasileira.

Esses alunos assistiram a aulas em laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e do Instituto de Tecnologia ORT.

A próxima edição da olimpíada será em setembro de 2014, no México.

Mais informações:

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cursos Bioma Brasil



1) NOME DO CURSO
X Curso de Identificação das Famílias Botânicas da Mata Atlântica Aplicado à Restauração Ambiental

PERÍODO
19 e 20 de outubro de 2013

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Juquitiba/SP (60 km de São Paulo)

INSCRIÇÕES ATÉ
12 de outubro ou até encerrarem as vagas

2) NOME DO CURSO
XXV Curso de Identificação em Campo das Famílias Botânicas da Mata Atlântica

PERÍODO
30 de novembro e 01 de dezembro de 2013

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Juquitiba/SP (60 km de São Paulo)

INSCRIÇÕES ATÉ
20 de novembro ou até encerrarem as vagas

MAIS INFORMAÇÕES

Frente Mineira pela Biodiversidade lança petição online



A Frente Mineira pela Proteção da Biodiversidade, composta por 17 entidades ambientalistas do estado, lançou uma petição online para pedir ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que vete artigos do Projeto de Lei (PL) 276/11, que modifica a Lei Florestal Mineira, de nº 14.309/02. 

Os itens autorizam barramento em Veredas e permitem o desmatamento em áreas consideradas prioritárias para proteção da biodiversidade no estado. O PL foi aprovado no início de setembro pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O projeto, além de repetir artigos da Lei nº 12.651 - aprovada no Congresso Nacional em novembro de 2012 - considerados inconstitucionais pelo Ministério Público e altamente prejudiciais ao meio ambiente, foi piorado pela ALMG com acréscimo de artigos com finalidade clara de beneficiar o agronegócio. Para a Frente, a nova Lei Florestal Mineira é um grande retrocesso das normas jurídicas de proteção da biodiversidade e da água em Minas.

Para participar da petição online, acesse:

Concurso Público EBSERH - Uberaba/MG (01 vaga para Biólogos)


A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH irá realizar concurso público para a contratação do quadro de pessoal, visando ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva em empregos da Área Assistencial para nível Superior e Médio, com lotação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC-UFTM.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.iades.com.br, entre 17 de setembro e 20 de outubro de 2013.

Existe 01 vaga para Biólogo. O salário mensal é de R$4.732,00.

A aplicação das provas está prevista para o dia 08 de dezembro de 2013 e será realizada na cidade de Uberaba/MG.

Mais informações:

13º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL)



A Embrapa Agropecuária Oeste e a Universidade Federal da Grande Dourados, realizarão o 13º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL), promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil. 

O evento acontecerá no período de 15 a 18 de setembro de 2013, no Centro de Convenções em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil.

O SICONBIOL é um dos principais eventos em Controle Biológico da América do Sul que reúne cientistas, pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que trabalham nessa área.

Nesse fórum, você também terá a possibilidade de interagir com colegas, articular trabalhos emparceria, ampliar seus contatos e atualizar-se sobre o que há de novo em Controle Biológico.

Mais informações:

Processo Seletivo SES – MG (03 vagas para Biólogos)


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que visa a contratação de profissionais de diversas áreas, com o salário de R$2.292,10.

O cargo Biólogo possui 03 vagas disponíveis. O local de atuação é em Belo Horizonte (MG).

As inscrições serão realizadas até as 16 horas do dia 19 de setembro, através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: http://migre.me/g4i2i .

O processo seletivo será feito através da Análise Curricular. Não será cobrado nenhum valor a título de taxa de inscrição.

Mais informações:

Processo Seletivo IFPR (01 vaga para Professor)


O edital 118/2013 para processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) dispõe de uma vaga de Professor Substituto para ministrar aulas junto à área de Ciências Biológicas do Campus Palmas.

O docente receberá remuneração de R$ 1.914,58, mais retribuição por titulação, devendo assim atuar em jornadas de 20h semanais de trabalho.

Para se inscrever os candidatos devem realizar a inscrição de 16 a 23 de setembro de 2013, no Campus de Palmas (Avenida Bento Munhoz da Rocha, PRT 280 Trevo Codapar s/nº – Palmas – PR).

Mais informações:

Concurso Público LACEN – PE (05 vagas para Biólogos)


Encontra-se aberto o período para inscrições do concurso público do LACEN – PE, destinado ao provimento de diversos cargos.

São 05 vagas destinadas a Biólogos. A remuneração mensal é de R$2.100,00.

O local de atuação é no Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Milton Bezerra Sobral”.

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de setembro.

A data prevista para a realização da prova objetiva é de 13 de outubro de 2013 em data, local e horário a serem divulgados no cartão de informações.

Informações e inscrições:

Concurso Público Sanesul – MS (01 vaga para Biólogos)


A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul - SANESUL lançou edital destinado a concurso público.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.concurso.ms.gov.br, até o dia 25 de setembro de 2013.

O cargo Biólogo possui 01 vaga aberto. O local de atuação é em Campo Grande e o salário é de R$3.839,53.

É necessário o candidato ter Carteira Nacional de Habilitação - CNH de, no mínimo, categoria “B”; além de disponibilidade para viagens ocasionais para municípios do Estado.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 10 de novembro de 2013, em local e horário a serem publicizados oportunamente. Os candidatos aprovados na prova escrita objetiva serão convocados para entrega da documentação relativa aos títulos, mediante edital a ser divulgado.

Mais informações:

Terça Ambiental - Lei Florestal Mineira, pior que o Código Nacional



A 25ª edição da Terça Ambiental, que acontecerá neste mês, abordará a desastrosa aprovação da Lei Florestal Mineira pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Com o tema "Lei Florestal ou Floresta sem Lei? Conheça a nova Lei Florestal Mineira, pior que o Código Nacional", a palestrante será Maria Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda. 

A lei aprovada, além de repetir artigos da Lei nº 12.651 - aprovada no Congresso Nacional em novembro de 2012 - considerados inconstitucionais pelo Ministério Público e altamente prejudiciais ao meio ambiente, foi piorada pela ALMG com acréscimo de artigos com finalidade clara de beneficiar o agronegócio.

A Terça Ambiental será realizada na última terça-feira de setembro, dia 24, às 19h, na Rua Guajajaras, 40 - 16º andar, Centro de Belo Horizonte.

Mais informações:

terça-feira, 10 de setembro de 2013

I Congresso IDEHA de Contratações Públicas Sustentáveis



Nos dias 19 a 21 de novembro de 2013, será realizado em Brasília/DF, o Congresso IDEHA de Contratações Públicas Sustentáveis.

O evento objetiva, por intermédio de palestras proferidas por renomados juristas e profissionais que atuam na área de contratações públicas, inclusive na perspectiva dos Tribunais de Contas, abordar os aspectos mais polêmicos sobre o tema.

Trata-se de uma oportunidade de obter o instrumental jurídico e técnico fundamental para que os agentes públicos possam dar cumprimento ao dever previsto na lei geral de licitações de utilizar a contratação pública como um meio para alcançar o desenvolvimento nacional sustentável.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de outubro.

Mais informações: