sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Brasil pode ter primeiro santuário de elefantes da América Latina



O Brasil poderá abrigar o primeiro santuário de elefantes da América Latina. Scott e Katherine Blais, cofundadores do maior santuário desses animais dos Estados Unidos, vieram para o Brasil para decidir onde ficará a reserva brasileira, um projeto sem fins lucrativos que permitirá acolher cerca de 40 animais.

Com a colaboração de Elephant Voices no Brasil, os responsáveis pelo projeto esperam conseguir, em breve, os recursos privados necessários para habilitar uma grande extensão de terreno no coração do país e dar um habitat de semiliberdade aos elefantes.

De acordo com Blais, o grupo de americanos e brasileiros que pretende criar a reserva já conseguiu um compromisso para dispor de um grande terreno no Brasil e conquistaram avanços com empresas locais para que forneçam o material do cercado que será necessário para mantê-los seguros.

"O Brasil é o lugar ideal. Graças ao clima os elefantes poderão se movimentar em liberdade durante todo o ano e não teremos que levantar edifícios para protegê-los do frio no inverno", explicou Blais.

Em 12 anos, especialistas estimam que não restarão mais elefantes em liberdade devido à diminuição de seu habitat tradicional na África e na Ásia e as constantes capturas por marfim ou uso humano. Lugares como a reserva brasileira, alertam os estudiosos, serão os últimos redutos para refugiar esses grandes animais.

Fonte: AMDA
Postar um comentário