quinta-feira, 21 de novembro de 2013

'Mão-pelada' surge em obra e biólogo fotografa cena rara em Piracicaba, SP



Um animal silvestre conhecido como 'mão-pelada' ou guaxinim (Procyon cancrivorus) apareceu em uma construção em Piracicaba (SP), segundo o Bólogo Sergio Ferraz de Mello. A cena é inusitada pois, segundo a veterinária Daniela Desgualdo Pires Osório Bueno, ele não é um bicho que surge com frequência na casa das pessoas.

De acordo com Mello, o animal apareceu em meio a uma obra na Rua Águas de São Pedro, no bairro Perdizes. "Fui acionado pelo pedreiro da obra residencial, pois ele disse que havia um animal estranho. Chegando lá, vi que o bicho estava estressado pois não estava em seu habitat natural", afirmou. Ele contou que ligou para órgãos responsáveis, que os orientaram a não mexer com o guaxinim.

"Eles pediram para a gente deixar que, provavelmente no período da noite, o animal voltaria para seu habitat. E isso realmente ocorreu com tranquilidade", afirmou Mello. O bicho é um mamífero carnívoro e vive em países como Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica etc.

O "mão-pelada" ou guaxinim, segundo informações da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, sigla em inglês), está diminuindo e faz parte da lista vermelha catalogada de animais ameaçados da organização, mas compõe a categoria onde há menor preocupação.

Fonte: G1
Postar um comentário