domingo, 3 de novembro de 2013

Biólogos brasileiros são homenageados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA



Os biólogos e cientistas Herbert Otto Roger Schubart e Wanderli Pedro Tadei foram agraciados com a “Menção Honrosa Rio Negro” oferecida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA. A condecoração aconteceu no Auditório do Bosque da Ciência em Manaus e é conferida apenas para cientistas brasileiros ou estrangeiros em reconhecimento à importância e contribuição de suas obras para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação prestadas ao Instituto e à Região Amazônica. 

O professor Herbert Schubart começou sua atuação junto ao INPA em 1966, como bolsista, até chegar ao posto de diretor-geral em 1985. Orgulhoso pela homenagem ele contou porque se sentiu feliz em receber a Menção. “Quando cheguei ao INPA, tudo ainda estava em fase de construção e por muito tempo fui o único doutor do Instituto. Ajudei a formar alunos e hoje vejo o quanto mudou e estou satisfeito em ver que no pouco que contribuí, melhorou”, disse.

Já o professor Wanderli Tadei, pesquisador e ex-coordenador do programa de pós-graduação em Entomologia do INPA e que desenvolve importantes pesquisas para a prevenção e controle da malária, dengue e outras endemias na Amazônia, disse que para ele, o prêmio não é só dele. “Recebo esta Menção Honrosa e compartilho com toda a equipe técnica do nosso laboratório no INPA e com as Instituições em que trabalhei inicialmente como a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus”, afirmou.

Para o Conselho Federal de Biologia - CFBio, essas Menções a profissionais de biologia ressaltam a importância do biólogo para o desenvolvimento da biotecnologia, descobrimento de novas técnicas, melhoramento do meio ambiente e promoção da saúde.

Nesta cerimônia o INPA também homenageou o Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bioquímico Jorge Almeida Guimarães.

Fonte: CFBio
Postar um comentário