segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ONG internacional inclui Serra da Moeda, em MG, como patrimônio ameaçado



A Presidente da World Monuments Fund (WMF), Bonnie Burnham, anunciou, nesta terça-feira, a lista de World Monuments Watch 2014, que apresenta um conjunto diversificado de sítios de patrimônio cultural que se encontram em risco, devido a ameaças naturais e ao impacto das alterações sociais, políticas e econômicas.

A lista Watch 2014 indica 67 sítios em 41 países e territórios, que datam desde a pré-história até ao século XX. A Serra da Moeda, em Minas Gerais, foi o único espaço do Brasil a aparecer na lista que inclui sítios famosos (Veneza, Itália) e menos conhecidos (a Aldeia de Pokfulam, Hong Kong (SAR), China); urbanos (o Centro Histórico de Yangon, Myanmar) e remotos (o Gran Pajatén, no Perú); antigos (os Antigos Terraços Irrigados de Battir, nos Territórios Palestinianos Ocupados da Cisjordânia) e modernos (o Jefferson National Expansion Memorial, em St. Louis, Missouri).

Segundo a ONG, a lista de 2014 reflete uma série de diferentes desafios em termos de conservação, incluindo conflitos e catástrofes naturais, a falta de recursos, as pressões do desenvolvimento (urbano, rural, turístico) e a perda das tradições culturais. "A lista de Watch 2014 serve como um apelo à tomada de ação, chamando a atenção, a nível internacional, para a fragilidade dos sítios e os perigos que enfrentam. Também identifica oportunidades para que as comunidades locais trabalhem em conjunto com a comunidade de maior escala responsável pela conservação, organizações governamentais, empresas patrocinadoras, e outras entidades que ajudem a assegurar o seu futuro", informou a instituição em comunicado.

Segundo Burnham, “a lista de Watch 2014 apresenta uma seleção de monumentos de todo o mundo que necessitam não só de recursos econômicos, mas também de ideias inovadoras para os preservar para as gerações futuras. Estes sítios — e tantos outros como estes — recontam a história da humanidade e colocam em evidência os nossos feitos. Precisam de manter-se sob vigilância para permanecerem ativos no mundo; no entanto, acontece com frequência que os sítios que oferecem maior riqueza e textura às nossas vidas necessitam de maior assistência e atenção do que as que lhe são efetivamente prestadas", declarou.

A World Monuments Fund é uma organização não governamental internacional voltada à catalogação e preservação do patrimônio cultural mundial. Foi fundada em 1965 nos Estados Unidos. Em 1996, o WMF inaugurou o World Monuments Watch List of 100 Most Endangered Sites (atualmente conhecido como World Monuments Watch), que reúne os patrimônios históricos em perigo de conservação.

Fonte: O Tempo
Postar um comentário