quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Campanha "Minha Amiga é uma Anta"



Você sabia que a anta é um animal bastante inteligente? "Estudos recentes mostram que a espécie tem uma quantidade imensa de neurônios", diz a pesquisadora Patrícia Medici, uma das responsáveis pelo projeto "Minha Amiga é uma Anta", criado pelo IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), ONG dirigida pelos empreendedores Claudio e Suzana Pádua, para informar à sociedade sobre a importância desse mamífero.

O programa dirigido pela Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) em parceria com a SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) traz diversos materiais explicativos e lúdicos para ajudar a despertar o orgulho pela ocorrência dessa espécie no Brasil e desmitificar o conceito equivocado de que "anta" é um ser desprovido de inteligência.

"A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Além disso, é a jardineira de nossas florestas, por ser uma excelente dispersora de sementes, e contribui para a formação e a manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde vive (amazônia, cerrado, mata atlântica e pantanal)", explica Medici, que idealizou o projeto juntamente com a jornalista ambiental Liana John.

Com foco inicial no público infanto-juvenil, a ação conta com uma cartilha educativa (em papel e em versão virtual) e um site www.anta.org.br, que traz, além de informações sobre a espécie, diversos materiais para brincar (desenhos para colorir, jogos de palavras cruzadas e ligue os pontos), e também fotografias e vídeos.

Os jovens podem ainda imprimir uma carteirinha de "Amigo da Anta", na qual recebem a missão de espalhar para família, professores e conhecidos a importância desse mamífero para a preservação das matas e das águas e o quanto ele está sendo ameaçado pela devastação das florestas.

Fonte: Folha Online
Postar um comentário