quinta-feira, 29 de agosto de 2013

História de Saint-Hilaire/Lange vira documentário



Uma das estratégias de divulgação das unidades de conservação e da importância delas para a sociedade é utilizar ferramentas audiovisuais. São histórias e imagens que exaltam a biodiversidade e também o turismo local. Pensando nisso, o estudante do curso de graduação em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Péricles Augusto dos Santos, desenvolveu um documentário sobre o Parque Nacional (Parna) de Saint-Hilaire/Lange, unidade de conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O documentário foi o trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante.

Com o título "Na Trilha da Conquista", o documentário de 30 minutos mostra a história da conquista da Torre da Prata, em 1944, considerado um dos atrativos do parque e a abertura da trilha, em 1966 e que ainda hoje é usada na subida da montanha. Também são abordadas as atividades de ordenamento do uso público e de pesquisas científicas realizadas na unidade de conservação recentemente. A conquista pessoal de Péricles em subir a montanha também é mencionada na produção.

A pré-estreia do documentário ocorreu no dia 14, na UFPR Litoral, em Matinhos (PR), durante a apresentação do TCC de Péricles. Após o vídeo ser assistido pelo público presente o autor falou sobre o processo de produção do documentário. Na ocasião, ele argumentou que o trabalho tem como principal objetivo ser um material de apoio na sensibilização da população quanto à importância do Parque Nacional Saint-Hilare/Lange.

Após a apresentação do estudante, a banca avaliadora fez ponderações e sugestões de melhorias. O analista ambiental do parque, Rodrigo Filipak Torres, fez parte da banca do trabalho e comentou que este tipo de iniciativa é muito importante para a unidade de conservação e que deveria ser uma ferramenta melhor explorada pelos órgãos gestores das unidades de conservação no Brasil. A produção do documentário teve a orientação da professora Liliani Marília Tiepolo, da UFPR.

Para assistir o trailer do documentário "Na Trilha da Conquista", acesse: 

Fonte: ICMBio
Postar um comentário