domingo, 30 de junho de 2013

I Simpósio de Plantas Medicinais e Etnofarmacologia


Com o objetivo de prover conhecimentos sobre espécies botânicas com potenciais farmacológicos, o curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) promove o I Simpósio de Plantas Medicinais e Etnofarmacologia, de 22 a 25 de julho.

Estudantes interessados em participar deve inscrever-se previamente, até 08 de julho, via mensagem eletrônica para berechiavegatto@pucminas.cesjf.br .

O valor da taxa é R$15. Acadêmicos de outras instituições de ensino também podem participar, porém, o número de vagas é limitado (público geral).

O evento, além de valorizar a flora, o saber cultural acumulado na relação homem-planta, busca o embasamento científico para práticas da medicina tradicional com a melhor compreensão de riscos e limitações, para prover mais conhecimento sobre as potencialidades e uso medicinal de determinadas espécies. Há, ainda, a intenção de evidenciar as possibilidades farmacológicas a partir a aplicação de métodos da etnofarmacologia seguindo-se paradigmas sustentáveis, legais e éticos.

O Simpósio visa a capacitar os discentes de Ciências Biológicas e áreas afins a realização de pesquisas científicas que objetivem o resgate de conhecimentos sobre plantas medicinais. Desta maneira, os módulos contemplam, essencialmente, conteúdos com esses fins. A saber, segue abaixo cada um deles:

Módulo 01) Histórico e definições: Homo sapiens x Reino Plantae, com Aline Moreira de Siqueira – 22 de julho, das 9h às 12h;

Módulo 02) Aspectos éticos e legais do direito de propriedade intelectual adquirida no contexto da Etnofarmacologia, com o Ms. Bruno Esteves Conde – 22 de julho, das 14 às 17h;

Módulo 03) Aplicação da Etnofarmacologia, com Izabela Taiana Salazar Rogério – 23 de julho, das 9h às 12h;

Módulo 04) Métodos e técnicas na pesquisa sobre plantas medicinais, com Ms. Bruno Esteves Conde – 23 de julho, das 14h às 17h;

Módulo 05) Validação farmacológica de plantas medicinais, com Arthur Moreira Siqueira – 24 de julho, das 9h às 12h;

Módulo 06) O retorno social nos trabalhos etnofarmacológicos, com Aline Moreira de Siqueira – 24 de julho, das 14h às 17h e

Módulo 07) A hora dos chás, com Ms. Bruno Esteves Conde – 25 de julho, das 9h às 11h (Turma A) e das 14h às 16h (Turma B).
Postar um comentário