segunda-feira, 3 de junho de 2013

Encontro reúne experiências de universidades em ciência aberta



O grupo de trabalho em Ciência Aberta realizará encontro para debater inovações na prática científica que ampliem as oportunidades de participação na produção, circulação e aplicação do conhecimento.

O encontro, que reunirá pesquisadores de universidades brasileiras com experiências representativas, será realizado no dia 07 de junho no auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP (Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária), das 10h às 18h40.

Serão apresentadas iniciativas desenvolvidas nas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp), de Brasília (UnB) e nas federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Paulo (Unifesp).

As sessões do encontro estarão organizadas nos eixos: Acesso aberto e revisão de publicações científicas; Dados científicos abertos; Ferramentas científicas abertas; Educação e recursos educacionais abertos; Ciência cidadã; e Wikipesquisas.

O evento também consolidará a formação de um grupo de trabalho nacional em Ciência Aberta, com o apoio inicial de diversos grupos de pesquisa e organizações nacionais e internacionais, como a Wikimedia Foundation, a Open Knowledge Foundation (Brasil e global), a Public Library of Science (PLOS), entre outras.

De acordo com os organizadores, como parte das atividades do grupo de trabalho, no dia 8 de junho haverá um workshop para pesquisadores ingressantes e integrantes, a fim de promover maior familiaridade e experiência com práticas representativas das tendências discutidas no dia anterior. O workshop será na Casa Nexo, R. Backer, 473, Cambuci.

A participação é gratuita e aberta, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: 
Postar um comentário