quinta-feira, 9 de maio de 2013

Brasil é o país mais bem informado sobre biodiversidade



O Brasil foi classificado como o país mais bem informado a respeito da biodiversidade de acordo com a pesquisa Barômetro de Biodiversidade 2013, elaborada pela União para o Biocomércio Ético (UEBT). Em sua quinta edição, o estudo avaliou o nível de conhecimento e preocupação da população de dez países, além do Brasil, com relação à fauna e flora.

Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados nascidos em solo brasileiro já ouviram falar de biodiversidade, enquanto 51% sabem definir o termo corretamente. O segundo lugar do ranking dos mais bem informados ficou com a França, seguida, respectivamente, por China, Suíça, Coréia do Sul, Inglaterra, Japão, EUA, Peru, Alemanha e Índia, onde apenas 19% da população já ouviu falar em biodiversidade.

Conforme reportagem do Planeta Sustentável, a média brasileira também foi superior à média global: 75% dos consumidores do mundo conhecem o termo, embora só 39% saibam defini-lo corretamente.

No quesito consumo consciente, os brasileiros também apresentaram resultados satisfatórios: 81% dos entrevistados afirmaram se preocupar em conhecer a origem dos ingredientes naturais usados para produzir cosméticos, alimentos e bebidas, mostrando que se preocupam com a preservação da natureza.

Globalmente, 84% dos consumidores deixariam de comprar produtos de marcas que não possuem boas práticas na cadeia de abastecimento e 87% desejam que as empresas forneçam mais informações a respeito do assunto. No setor de beleza, por exemplo, apenas 24% das 100 companhias líderes de mercado comunicam sobre o tema, enquanto no setor de alimentos a percentagem é de 31%.

"O Barômetro da Biodiversidade não só mostra uma crescente conscientização sobre o tema como também retrata que o respeito à fauna e flora representa grandes oportunidades de negócio", afirmou Bráulio Dias, secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas.

Fonte: AMDA
Postar um comentário