sexta-feira, 26 de abril de 2013

Primeira Terça Ambiental de 2013 abordará situação da Lagoa da Pampulha e seu projeto de recuperação



A primeira Terça Ambiental de 2013, projeto realizado pela Amda (http://amda.org.br/) há três anos, abordará a "Situação Ambiental da Bacia da Pampulha e Projeto de Recuperação". O palestrante convidado para falar do principal espelho d'água de Belo Horizonte é Weber Coutinho, gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte. O evento acontecerá na próxima terça-feira (30), às 19h, no Centro da capital mineira.

Em janeiro deste ano, diversas entidades ambientalistas solicitaram realização de Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) para elaboração de Plano Diretor da Lagoa da Pampulha, visando conciliação entre as obras de reurbanização, anunciadas pela prefeitura para a Copa do Mundo de 2014, e proteção de nichos ecológicos existentes em seu entorno, principalmente nas áreas mais próximas ao zoológico.

O biólogo e ornitólogo Gustavo Pedersoli, presidente da ONG Ecoavis, explica que o licenciamento é necessário para que o projeto de reurbanização atenda aos objetivos da revitalização da Lagoa, sem comprometer os nichos ecológicos e a permanência das aves no local. "O desassoreamento previsto, sem que antes sejam realizados os estudos ambientais, nos preocupa. Os bancos de areia localizados em alguns pontos da Lagoa, associados à vegetação marginal ao seu redor, formam ambientes extremamente propícios para a permanência da grande maioria das aves aquáticas que habitam o local, pois oferecem condições para a alimentação e reprodução dessas aves. Se forem retirados, todas as aves aquáticas associadas, como patos, marrecos, mergulhões, socós, garças, colhereiros, sanãs, saracuras, frango d'água, maçaricos e jaçanãs, serão diretamente prejudicadas", adverte Pedersoli.

Ao final da palestra de Weber Coutinho, será aberto espaço para perguntas e comentários dos presentes. Haverá ainda sorteio de brindes institucionais.

A Terça Ambiental será realizada terça-feira que vem (30), às 19h, no auditório do Senac, localizado na Rua Guajajaras, 40, 16º andar - Edifício Mirafiori, Centro de Belo Horizonte.

Faça sua inscrição clicando aqui .

A Amda disponibiliza certificado de participação no evento. É necessário solicitar o documento, após realização da Terça Ambiental, pelo email eventos@amda.org.br
Postar um comentário