segunda-feira, 18 de março de 2013

Exposição marca Dia Mundial da Água e incentiva consumo consciente



O consumo consciente da água é tema de exposição que aberta no domingo (10/03) na estação Clínicas do Metrô de São Paulo. A mostra "Gotas", da artista plástica Andrea Laybauer, marcará também as comemorações do Dia Mundial da Água, em 22 de março.

"Pretendemos com este evento levar a questão da conservação da água para o público em geral", diz a diretora da Editora Cultura Sub, Ana Carolina Xavier, responsável pela organização da mostra.

A exposição terá 26 imagens (11 delas inéditas) criadas pela artista por meio da macrofotografia, técnica que consiste no congelamento do exato momento do choque de uma gota de água em uma superfície líquida e a reflexão da imagem. 

As obras conseguem trazer para o espectador elementos que existem, mas que não são percebidos por serem detalhes pequenos, alguns milimétricos, que acontecem em frações de segundos. As imagens da artista também ressaltam o objetivo da mostra: conscientizar o público sobre a escassez de água no planeta.

"Queremos alertar a sociedade para o consumo consciente de água", afirma Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de marketing e comunicação da Veolia Water, empresa de tratamento de água que patrocina a exposição.

"Uma pessoa precisa, em média, de 50 litros de água por dia para viver. No Brasil, o consumo é acima desse valor, já que consumimos diariamente cerca de 180 litros", diz Béatrice.

"Os brasileiros estão começando a usar a água de maneira consciente, mas ainda tem de melhorar porque, por exemplo, ainda tem muita gente que varre a calçada com a mangueira em vez de usar uma vassoura", ressalta a gerente. "No dia a dia são as pequenas coisas que podem se transformar em grandes prejuízos" 

Exposição Gotas. 
Estação Clínicas (Linha 2 - Verde do Metrô). 
Av. Dr. Arnaldo, 555, Pacaembu, zona oeste, São Paulo, SP. De 10/3 a 30/4.
Dom. a sex.: das 4h40 às 00h18. Sáb.: das 4h40 à 1h. 
Entrada gratuita.

Fonte: Folha de São Paulo
Postar um comentário