segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

2013 é escolhido Ano Internacional para a Cooperação pela Água



A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2013 como Ano Internacional para a Cooperação pela Água, com o objetivo de promover maior interação entre nações e debater os desafios do manejo do recurso natural.

Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 11 de fevereiro de 2011, o Ano Internacional também foi criado com o intuito de aumentar a conscientização tanto para o potencial de uma maior cooperação quanto para os desafios da gestão da água. "Pretende-se pôr um enfoque na importância da cooperação, precisamente do trabalho em conjunto, do diálogo, para evitar conflitos em casos de cursos de água transfronteiriços. Há tensões que podem ser evitadas se nós cooperarmos, se sentarmos à mesa de negociações com os diferentes países que partilham um determinado curso de água para tentar arranjar as melhores soluções e assegurar que eles conseguirão ter água suficiente para aquilo que necessitam", pontou a relatora especial para o Direito à Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque, em entrevista à Rádio ONU.

A Conferência Anual da ONU sobre Água 2012/2013 concentrará suas discussões na questão da cooperação sobre a água, o que inclui temas como negociação e mediação de conflitos relacionados a recursos hídricos em nível nacional e internacional. A cooperação é necessária para lidar com decisões sobre alocação da água, impactos da poluição desse recurso, captação, construção e gestão de infraestruturas novas, entre outros.

O Ano Internacional de Cooperação pela Água também visa apoiar a formulação de novos objetivos que contribuam para o desenvolvimento de recursos sustentáveis da água. Serão revistos os compromissos assumidos no ano passado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

As atividades de celebração em 2013 vão promover ações relacionadas à água em áreas como educação, cultura, gênero, ciência e prevenção de conflitos. A primeira conferência sobre a cooperação pela água já está marcada para a próxima semana, em Zaragoza, na Espanha.

Neste ano, o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, também terá como foco a cooperação.
Postar um comentário