terça-feira, 29 de janeiro de 2013

VII Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências



O Evento

Com o tema "Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável", a VII Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências (IAP) será realizada entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2013, no Rio de Janeiro. O evento reunirá os presidentes das Academias de Ciências do mundo, bem como atores relevantes no cenário científico internacional.

O IAP

O IAP é uma rede global que reúne 105 Academias de Ciências do planeta e cujo principal objetivo é mobilizar a comunidade científica internacional para contribuir com o processo de formulação de políticas públicas, trazendo a visão da Ciência para debates sobre temas fundamentais para a sociedade e os governos. A partir dos programas e ações desenvolvidas, a rede busca estimular o trabalho colaborativo das Academias de Ciências e outras organizações científicas em prol do desenvolvimento de um mundo melhor. 

A Assembleia Geral

A Rede Global de Academias de Ciências organiza sua Conferência e Assembleia Geral a cada três anos. Os encontros anteriores foram realizados em outubro de 1993 (Cúpula sobre Populações, Nova Délhi); maio de 1996 (Fórum Habitat II, Istambul); maio de 2000 (Transição para a Sustentabilidade, Tóquio); dezembro de 2003 (Ciência para a Sociedade, Cidade do México); dezembro de 2006 (A Unidade da Ciência, Alexandria); e janeiro de 2010 (Biodiversidade, Londres).

Responsável pela organização da próxima edição do evento, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) propôs que o foco da reunião de 2013 fosse "Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável". Tal tema se articula fortemente com o papel de destaque que o país tem desempenhado no cenário internacional, tanto como referência no combate à pobreza como na busca por alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

Mais informações
Postar um comentário