sexta-feira, 31 de agosto de 2012

03 de Setembro - Dia do Biólogo!


V Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2012



O V Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2012 será realizado no dia 11 e 12 de setembro de 2012, das 8h30 às 18h, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O SHS é uma iniciativa do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Hospital Sírio Libanês e as organizações não governamentais Saúde Sem Dano (SSD) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

O evento deste ano será dedicado ao lançamento da “Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis”. 

Mais informações:

Curso Novo Codigo Florestal



Data
19/09/2012 (quarta-feira)

Local
Belo Horizonte

Horário
8h às 12h e de 13h às 17h

Palestrante
Sebastião Renato Valverde - Professor efetivo da Universidade Federal de Viçosa (Depto. de Engenharia Florestal)

Mais informações e inscrições

IX SEBIO



A IX SEBIO 2012 acontecerá no auditório e laboratórios pertencentes à FEPI - Centro Universitário de Itajubá (MG),  de 1º a 05 de outubro de 2012.

O tema central este ano é "As diversas áreas de atuação do biólogo - o profissional além da universidade".

O evento contará com palestras, minicursos e um mesa-redonda.

Mais informações: 

Curso de Técnicas de Levantamento de Fauna para Licenciamento Ambiental



O Curso de Técnicas de Levantamento de Fauna para Licenciamento Ambiental será realizado de 12 a 14 de Outubro de 2012, na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras do Macacu – RJ. 

O curso será formado por atividades teóricas e práticas

Público Alvo: Profissionais e estudantes de Biologia, Veterinária, Gestão Ambiental e áreas afins

Carga Horária: 22 horas

Vagas: 15 vagas

Informações e inscrições:

Estudo mostra razões de as mulheres morrerem mais tarde do que os homens



Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média de vida dos homens no país, em 2010, era de quase 70 anos, enquanto esperava-se que as mulheres morressem somente pouco depois que completassem 77 anos. Nos países desenvolvidos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que elas vivem, em média, seis anos mais que eles. Esse padrão desigual se repete há muitos anos, levantando diversas teorias sobre a longevidade feminina. Desde os hábitos alimentares à prática de exercícios, muitos fatores foram apontados como causas dessa vantagem das mulheres. Pesquisadores australianos, no entanto, divulgaram uma pesquisa que aponta um motivo muito mais profundo: defeitos genéticos podem ser os responsáveis por roubar algum tempo de vida dos homens.

A hipótese surgiu a partir de um experimento com moscas. Cientistas da Monash University, na Austrália, analisaram a expectativa de sobrevivência de 15 mil desses insetos e compararam os resultados entre os dois gêneros. Enquanto os machos viviam por, no máximo, 55 dias, algumas fêmeas resistiam até o 66º dia. As moscas do sexo feminino também costumavam morrer em uma época mais similar umas às outras, em contraste com os padrões de vida masculino, que variavam muito de acordo com a linhagem de cada mosca.

Para entender por que elas viviam muito mais do que eles sob as mesmas condições, os pesquisadores fizeram uma busca detalhada em nível celular. Nas mitocôndrias (organelas responsáveis por produzir energia), eles encontraram um padrão entre as sequências genéticas e o tempo de vida dos insetos. As moscas que tinham determinadas mutações apresentaram uma tendência a viver menos, enquanto as que tinham outras sobreviviam por mais tempo. “Como moscas e humanos têm genes mitocondriais similares, esses resultados são provavelmente muito relevantes para humanos”, acredita Damian Dowling, um dos autores da pesquisa.

Essa relação levantou a suspeita de que esses genes seriam os responsáveis pelo envelhecimento precoce masculino. “Essa organela cria radicais livres no processo de produção de energia, que podem ser prejudiciais à célula. Provavelmente, essas mutações causam taxas maiores de radicais livres nos machos”, especula Dowling. Mas um mistério permanecia: por que as fêmeas com os mesmos defeitos genéticos continuavam a viver mais? De acordo com a teoria apresentada pelos australianos, apenas os machos são afetados por essas mutações mitocondriais.

Herança maldita

A vulnerabilidade masculina às alterações ocorre, segundo o pesquisador, devido a um processo chamado de “herança maldita”. Enquanto os genes de um descendente podem vir de ambos os pais, as mitocôndrias são sempre herdadas da mãe. “Os espermatozoides, para adquirirem maior mobilidade, abriram mão, ao longo da evolução, do citoplasma e, consequentemente, das mitocôndrias. Assim, a organela é transmitida de uma geração para a outra apenas pelas mães, criando uma linhagem materna”, esclarece Maria Raquel Carvalho, professora no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG).

Dessa forma, uma mutação que passou despercebida, ou que até mesmo tenha causado resultados positivos no organismo da fêmea, pode ser transmitida para a prole masculina, que vai sofrer os efeitos envelhecedores dos defeitos genéticos. Esse processo permite que milhares de gerações acumulem uma série de mutações apesar do processo de seleção natural, porque elas não são prejudiciais justamente para o gênero que as transmite.

Como a mitocôndria tem um reparo de DNA muito menos eficiente para se proteger de mutações, essa organela acaba se tornando uma vítima fácil para genes nocivos. Essas mudanças no código podem afetar a produção de energia na mitocôndria, gerando radicais livres em excesso e induzindo danos em outras células. Alterações na organela também significam mudanças no metabolismo, o que afeta o funcionamento de todo o corpo.

Sem pânico

Mesmo diante de tais resultados, especialistas lembram: não há motivos para homens perderem o sono pensando no envelhecimento precoce. O processo que ocorre nas mitocôndrias é responsável por apenas uma pequena fração do tempo de vida que as mulheres costumam ter a mais do que eles. “A diferença que verificaram é muito leve, não seria significativa em humanos. Essas mutações são importantes, mas os fatores ambientais têm um papel tão importante quanto elementos metabólicos ou biológicos”, assegura Diego Bonatto, professor de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para enganar o código genético apressadinho, a dica é cuidar do corpo e compensar o estresse oxidativo e a mudança de metabolismo com uma dieta balanceada e exercícios frequentes. A prática de atividades físicas, por exemplo, aumenta o número de mitocôndrias nas células e pode ser uma arma contra o envelhecimento precoce. Outros estudos também provam que manter o peso na faixa ideal aumenta a expectativa de vida e evita doenças que podem levar a uma morte precoce, como hipertensão, problemas cardíacos e até mesmo câncer.

E, enquanto uma mudança de hábitos causa efeitos na saúde em poucos meses, as mutações na mitocôndria levam muitos anos para afetarem o corpo. “Há muitas mitocôndrias numa célula, e muitas células por tecido. Mesmo que ocorram mutações em uma, há outras funcionando normalmente”, compara Bonatto. Como o efeito cumulativo não demonstra sinais durante a juventude, os homens têm tempo de sobra para tomar controle sobre o próprio corpo antes que os genes o façam.

Restrição alimentar não traz anos a mais

Estudo realizado com macacos Rhesus e publicado ontem na revista Nature indica que uma dieta desprovida de um terço das calorias consumidas habitualmente não garante necessariamente um aumento da expectativa de vida, como sugeriam alguns especialistas. Contudo, essa dieta permite que os macacos desfrutem de uma saúde melhor, com menos casos de problemas cardiovasculares, câncer e diabetes. As conclusões contradizem pesquisas realizadas em camundongos e ratos que estabeleceram uma relação entre restrição alimentar e longevidade. Para a nova análise, cientistas do Instituto Americano de Envelhecimento submeteram, durante mais de 20 anos, 121 macacos de pesos normais a restrições calóricas de 30% e compararam seu período de vida com um grupo de controle. Não foi observada nenhuma diferença notável referente à longevidade entre os dois conjuntos de cobaias.

Fonte: Jornal Estado de Minas

MP do Código Florestal é aprovada



A Medida Provisória (MP) 571, que altera o Código Florestal, foi aprovada ontem (29) pela comissão mista. Os ruralistas trataram a questão como um mero ajuste matemático, de módulos a mais e faixas a menos, a serem recompostos nas margens dos rios. Com a aprovação, mais imóveis rurais terão de recompor menos.

Pelo acordo, diminuiu-se de 20 para 15 metros a obrigatoriedade da recomposição das respectivas faixas marginais dos rios, ao tempo em que se ampliou de 10 para 15 módulos fiscais o limite dos imóveis rurais beneficiados. Foi aprovado, ainda, que em propriedades acima de 15 módulos fiscais, independentemente da largura do curso d'água, a recomposição ficará entre 20 a 100 metros de Área de Preservação Permanente (APP). O tamanho dessa área de proteção natural às margens do rio será definido em cada estado pelo Programa de Regulamentação Ambiental (PRA).

Os parâmetros voltados à mensuração da perda da biodiversidade, em função da não recomposição e do aumento do desmatamento, que fica a partir de então autorizado, não foram sequer considerados.

Por outro lado, o relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), conseguiu reincorporar ao texto a proteção natural em faixas de água - rios, córregos, nascentes - intermitentes, ou seja, que não são perenes. No caso das veredas, a proteção terá a largura de 50 metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, criticou as modificações na MP 571: "O que nós vimos foi uma decisão, que na realidade, no nosso entender, foi um retrocesso do ponto de vista de recuperação ambiental".

Segundo a ministra, a decisão não foi pactuada com o governo e poderá gerar insegurança jurídica para o setor. Izabella destacou que a posição do Executivo é a preservação do texto da MP editada pela presidente Dilma Rousseff, a qual estabelece a chamada "escadinha". Ou seja, a previsão de que a recuperação e preservação de áreas ambientais devem ocorrer de forma proporcional entre pequenos, médios e grandes produtores rurais.

A bancada do PV publicou nota repudiando o acordo, chamando-o de violenta agressão, "não somente ao meio ambiente, mas também aos princípios democráticos, uma vez que a forma como se construiu tal acordo, tratando a questão como um mero ajuste matemático de módulos a mais e faixas a menos a serem recompostas, desconsiderou, completa e irresponsavelmente, os efeitos maléficos da medida". Confira na íntegra a nota do partido.

A MP do Código Florestal será votada pelo plenário da Câmara na próxima semana para depois ser votada no plenário do Senado, na semana seguinte.

Fonte: MP

Estudo informa que seres humanos necessitam de um planeta e meio para manter ritmo atual de consumo



Se houvesse uma data prevista para limite do uso anual dos recursos naturais, quarta-feira (22) teria sido o último dia de 2012 para usar água de nascentes ou rios, lançar gás carbônico na atmosfera ou explorar minério de ferro.

De acordo com estudo da Rede da Pegada de Carbono Global - entidade de pesquisa do meio ambiente - e a Fundação Nova Economia (NEF, na sigla em inglês), um "think-tank" com sede em Londres, no dia 22 a humanidade teria acabado com seu orçamento ecológico anual e entrado em déficit ecológico. Porém há casos como o da Espanha, cuja reserva de orçamento se esgotou em 22 de abril.

Conforme publicação no EcoDebate, em um comunicado, as entidades responsáveis pela pesquisa informam que "em menos de oito meses, acabamos com todos os recursos que o planeta pode prover e com todo o carbono que pode absorver de forma sustentável". Como consequência, elas informam que, no restante do ano, "viveremos com o crédito do planeta e de futuras gerações, sobre-explorando os recursos naturais e acumulando carbono na atmosfera".

No ritmo atual, as pessoas consomem 56% de recursos acima da biocapacidade do planeta, ou seja, para manter o nível atual de consumo seria necessária 1,5 Terra.

O estudo destaca a Espanha por apresentar o pior resultado. Conforme consumo atual deste país, seriam necessários três planetas Terra. O déficit ecológico implica custos econômicos. Reduzir as emissões de carbono na atmosfera requer um investimento de 1% a 2% do PIB, em nível global, mas o custo de não fazê-lo oscila de 5% a 20%, entre outras questões. Estas duas organizações reivindicam uma nova economia que leve em conta as pessoas e o planeta.

O relatório afirma que há soluções para cortar o déficit ecológico e econômico de forma simultânea. A resposta à crise passa pela redução do déficit ecológico - os recursos que o planeta pode prover -, e por uma transição para um modelo econômico justo e sustentável, que desenvolva o bem-estar humano no lugar do capital.

A pesquisa sustenta que uma das razões pela qual não se evitou e nem se reduziu o déficit ecológico está em que o sistema econômico "não conta a verdade ecológica e social da atividade econômica humana. Assim, apresenta como benefícios o que é uma perda de riqueza. Levar um recurso natural ao colapso como estoques de pesca, aquíferos e bosques, e com ele acabar com uma fonte de alimento, trabalho e riqueza, conta como positivo no Produto Interno Bruto".

A crise não freou a demanda por recursos naturais e, desde 2009, esta tem crescido " embora de forma mais lenta que no período entre 2000 e 2009 ". O nível de déficit ecológico dobrou desde 1961. 

Fonte: AMDA

13º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose



O 13º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose será realizado no período de 16 a 19 setembro de 2012, em Belo Horizonte (MG).

O evento acontecerá na Associação Médica de Minas Gerais (Avenida João Pinheiro, 161 - Centro).

O envio de resumos deverá ser feito até o dia 10 de setembro.

O simpósio tem o apoio do CRBio04.

Mais informações:

Pós-doutorado em biologia evolutiva com Bolsa da FAPESP



O Projeto Temático “Modularidade e suas consequências evolutivas”, conduzido no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) com apoio da FAPESP, dispõe de uma vaga de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP.

O candidato deverá desenvolver um projeto de evolução morfológica em felídeos em que temas relacionados à integração morfológica, modularidade e suas consequências evolutivas devem ser abordados.

O trabalho é parte do Projeto Temático, que tem como objetivo principal analisar os padrões de modularidade e suas consequências evolutivas para a evolução fenotípica em mamíferos de forma comparativa, utilizando como pano de fundo as filogenias dos grupos estudados.

Interessados devem ter doutorado em Biologia, com razoável conhecimento em Estatística e bom embasamento sobre evolução de sistemas complexos, métodos comparativos e morfometria.

Candidatos devem mandar, até o dia 15 de setembro de 2012, curriculum vitae completo e carta descrevendo o interesse pela vaga e área de pesquisa do projeto para professor Gabriel Marroig (gmarroig@usp.br), coordenador do projeto.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.578,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd .

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

Dia do Biólogo - Izabela Hendrix


Concurso Público CAESB – DF (Cadastro de Reserva para Biólogos)


Foi publicado o edital de abertura do concurso público da CAESB – DF, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, o qual contratará servidores sob a égide do Regime Celetista (CLT).

As inscrições permanecerão abertas no período de 06 de setembro a 04 de outubro de 2012, por meio do endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br .

O cargo Analista de Sistemas de Saneamento - Biologia é destinado a cadastro de reserva. O salário admissional é de R$6.300,93.

O edital de convocação contendo as datas, locais e horários de aplicação das provas do concurso, será divulgado após o encerramento das inscrições, no site da Concursos FAPERP (organizadora).

Mais informações:

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

03 de Setembro - Dia do Biólogo



Biologia, palavra de origem grega, significa ciência da vida.

No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Devido a isso instituiu-se o Dia do Biólogo nesta data.

As três áreas da Biologia são: meio ambiente, biotecnologia, saúde. O estudo da vida exige um grau de especialização tão grande, que a Biologia é um das profissões com maior número de profissionais com pós-graduação nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

São mais de 80 mil biólogos no Brasil atuando em empresas, instituições de pesquisa, fundações e em órgãos públicos, nas mais diversas áreas, tais como: sustentabilidade e biodiversidade dos ecossistemas; gestão ambiental; ecoturismo; gestão de jardins botânicos; zoológicos parques; licenciamento e controle ambiental; monitoramento biológico da qualidade do ar, água e solo; educação ambiental; engenharia genética; análises clínicas; controle de zoonoses; saúde pública; vigilância sanitária etc.

Nos trinta e três anos de regulamentação da profissão o desafio do Conselho Federal de Biologia e dos Conselhos Regionais de Biologia está em garantir a formação de profissionais cada vez melhores, éticos e conscientes.

A Biologia atualmente é considerada como a profissão do futuro. Cabe aos biólogos, a busca incessante das respostas as questões biológicas importantes, não apenas no âmbito da categoria, mas, requeridas pela sociedade brasileira.

Eleição ATOBio


Concurso Público MPOG (450 vagas para o cargo Analista Técnico de Políticas Sociais - Saúde)


O concurso público do MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão irá realizar a contratação de Analista Técnico de Políticas Sociais.

Existem 450 vagas para a área de Saúde, no qual Biólogos podem se candidatar.

O local de atuação é em Brasília (DF). O salário mensal é de R$5.466,53. 

As inscrições deverão ser feitas entre os dias 03 e 16 de setembro de 2012, por meio do endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br .

A prova objetiva do concurso está prevista para ser aplicada no dia 18 de novembro de 2012, nas principais capitais brasileiras.

Mais informações:

Concurso Público UFU (01 vaga para Prof. Biologia Celular)


Foi publicado o edital 082/2012 destinado a concurso público da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, o qual prevê contratar professor efetivo na área de Biologia Celular (Animal e Vegetal).

O profissional deverá lecionar no Campus de Monte Carmelo e é exigido no mínimo o título de Mestre.

A remuneração varia entre R$3.137,18 e R$4.472,00 (conforme titulação).

As inscrições permanecerão abertas no período de 14 a 28 de setembro de 2012. Para se inscrever os candidatos deverão se deslocar até a Secretaria do Instituto de Ciências Biomédicas, Bloco 2E, Sala 2E36 (avenida Pará nº1720, Uberlândia), das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30.

Mais informações:

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Evento da ATOBio em comemoração ao Dia do Biólogo



A Associação Tocantinense de Biólogos - ATOBio (www.atobio.com.br) irá promover no dia 03 de setembro, às 20h, um coquetel em homenagem ao Dia do Biólogo.

O evento acontecerá no SISEPE (103 sul Avenida LO-01 Lote 69).

É necessário confirmar presença até dia 1º de setembro pelo e-mail atobio2010@hotmail.com .

Mais informações através do telefone (63) 8117-5184.

Concurso Público UFTM (01 vaga para Professor de Histologia)


Estão abertas as inscrições para o concurso público (edital 071/2012) da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, cujo objetivo é contratar professor adjunto na área de Histologia em regime de dedicação exclusiva.

A remuneração mensal é de R$7.627,02 e é exigido do candidato Doutorado na área de Ciências Biológicas ou Saúde.

Os interessados deverão se inscrever no período de 28 de agosto a 23 de setembro de 2012, através do endereço eletrônico www.uftm.edu.br .

Os candidatos inscritos no concurso da UFTM, só terão acesso as datas, locais e horários de aplicação das provas, após a homologação das inscrições.

Mais informações:

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Enquete - Projeto autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes



A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3423/12 (http://migre.me/atDI4), do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que autoriza o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases. Atualmente, os responsáveis técnicos por essas atividades são os engenheiros agrônomos e florestais. A proposta altera a lei de crimes ambientais, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Atualmente está disponível uma enquete no Portal da Câmara dos Deputados, questionando o internauta sobre a concordância ou não do Projeto de Lei 3423/12.

Para votar na enquete, à favor dos biólogos como responsáveis técnicos em produção de sementes, acesse:
http://migre.me/atDJn (É necessário atualizar a página, apertando o botão "F5" para votar)

Análises Clínicas



O exercício profissional do Biólogo na área da saúde encontra-se legalmente respaldado pela Constituição Federal e pela Lei nº6684/79. Assim os Biólogos registrados nos Conselhos Regionais de Biologia podem atuar em diversas áreas da saúde, inclusive em Análises Clínicas, desde que atendidos os pressupostos e requisitos regulamentares preconizados nas Resoluções do CFBio. 

O Sistema CFBio/CRBios reafirma que não há empecilho técnico e nem legal para que os Biólogos, que atendam as exigências curriculares e possuam ART e TRT expedidas pelos Conselhos Regionais de Biologia, continuam a exercer atividades na área da saúde, em especial nas Análises Clínicas, inclusive podendo assumir a Responsabilidade Técnica por laboratórios clínicos públicos e privados. 

Ressaltamos que está sendo veiculada uma matéria na Revista do Conselho Regional de Farmácia – MG, citando a reunião de estratégias dos Conselhos de Medicina, Biomedicina e do próprio Conselho de Farmácia, para tentar impedir a atuação dos Biólogos em Análises Clínicas. 

Essas ações decorrem da tentativa de reservar o mercado de trabalho para esses profissionais, que têm sentido o crescimento da atuação do profissional biólogo na área de Análises Clínicas. Diante do fato,  o CRBio04 encaminhou a demanda para  CFBio, órgão responsável pelas medidas cabíveis, por se tratar de uma ação em nível nacional.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para o Conselho Regional de Biologia da sua jurisdição:

Contratação de empresa para execução do PTTS - Edital Retificado a pedido do CRBio04


A Prefeitura de Itaguara lançou o edital de concorrência pública (menor preço global) que visa contratar empresa para execução do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Sócio-ambiental), atendendo concomitantemente com as obras de implantação da E.T.E. – Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários do Município.

O CRBio04 pediu a retificação do edital e foi atendido. Agora, admite-se acervo técnico de Biólogo e de empresas registras no Conselho Regional de Biologia.

A data de entrega dos envelopes também foi alterada: 25 de setembro, às 10h15, na sede da Prefeitura Municipal de Itaguara (Rua Padre Gregório, 187).

Mais informações:
http://migre.me/atzSO

XXVI Jornada de Biologia



A XXVI Jornada de Biologia é uma promoção do Curso de Ciências Biológicas da PUC-MG, unidade Coração Eucarístico.

A partir da temática central, “40 anos de Graduação em Ciências Biológicas”, o evento abordará assuntos correlatos aos sub-temas propostos (ciências ambientais – conservação de ecossistemas, recursos florestais, planejamento e gestão, comunicação, desenvolvimento sustentável, legislação, avaliação de impacto ambiental –, ecologia, genética e biotecnologia, zoologia geral, botânica, saúde, sociodiversidade, educação, economia, política e cultura), durante os cinco dias: 24 a 28 de setembro de 2012.

Os organizadores da jornada compensarão o carbono gerado pelo evento no dia 04 de setembro, com o plantio de 500 mudas no Parque Ecológico da Pampulha.

A jornada tem o apoio do CRBio04.

Mais informações:

Processo Seletivo SESACRE (01 vaga para Biólogos)


Está disponível o edital de abertura do Processo Seletivo da SESACRE, Secretaria de Saúde do Acre, cuja finalidade é contratar servidores para atuarem por tempo determinado.

Existe 01 vaga em aberto para o cargo Biólogo. O local de atuação é em Rio Branco. A remuneração total é de R$3.065,90.

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente no Instituto Estadual Lourenço Filho (Avenida Getúlio Vargas, 2855 – Bairro Vila Ivonete), no período de 03 a 14 de setembro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

As etapas do processo seletivo incluem análise curricular (títulos acadêmicos e experiência profissional) e entrevista.

Mais informações:

Processo Seletivo UFMG (01 vaga para Prof. Patologia Geral)


Tiveram início as inscrições para o processo seletivo da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, cujo objetivo é contratar professor substituto em caráter temporário.

O edital 562/2012 exige do candidato o título de mestre na área do concurso. 

O novo contratado ministrará no Departamento de Ciências Biológicas, na disciplina de Patologia Geral.

O salário é de R$3.137,18.

Para se inscrever na seleção, os interessados deverão se deslocar até a Secretaria do Departamento do Instituto de Ciências Biológicas, até o dia 05 de setembro de 2012.

O edital de convocação para realização das provas da seleção, só será divulgado aos candidatos após o termino das inscrições.

Mais informações:

USP descobre novas espécies de invertebrados



Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP) resultou na descrição de nove espécies novas de briozoários do gênero Bugula no litoral brasileiro. Os briozoários são animais invertebrados majoritariamente marinhos que vivem em colônias, presos ao substrato.

O estudo que descreve as espécies – encontradas nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – foi publicado na revista PLoS One.

As novas espécies foram denominadas de: Bugula bowiei, Bugula foliolatan, Bugula guara, Bugula biota, Bugula ingens, Bugula gnoma, Bugula alba, Bugula rochae e Bugula migottoi.

Os nomes das novas espécies homenageiam o Programa BIOTA-Fapesp (Bugula biota), o vice-diretor do Cebimar, Álvaro Migotto (Bugula migottoi), a professora Rosana Rocha, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (Bugula rochae), e o músico britânico David Bowie (Bugula bowiei).

O artigo com a descrição foi elaborado por Leandro Vieira, pesquisador do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da USP, Karin Fehlauer-Ale, pesquisadora do Laboratório de Sistemática e Evolução de Bryozoa do Cebimar, e Judith Winston, do Museu de História Natural da Virginia (Estados Unidos).

O estudo foi realizado com apoio da Fapesp, no âmbito do projeto “Caracterização molecular de Bugula spp.: implicações taxonômicas, filogenéticas e de bioinvasão”, coordenado por Migotto.

Fonte: Exame.com

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Está chegando...


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Processo Seletivo Prefeitura de Juiz de Fora – MG (Vagas para Professor)

O processo seletivo da Prefeitura de Juiz de Fora (MG) tem como finalidade contratar professores temporários para o ano de 2013.

É possível se inscrever para o cargo Professor da disciplina de Biologia. Entretanto, não é especificado o número de vagas em aberto.

As remunerações serão pagas de acordo com a lei municipal.

A jornada de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais, variando conforme a necessidade de cada Instituição de Ensino.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.pjf.mg.gov.br, até o dia 05 de setembro de 2012.

Mais informações:
http://migre.me/aqp9L

Curso Desafios para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos



Data
16 de outubro de 2012 (terça-feira)

Local
Belo Horizonte/MG

Horário
8h às 12h e de 13h às 17h

Palestrante
Marcos Alves de Magalhães - Engenheiro Agrônomo com especialização em Desenvolvimento e Gestão Ambiental

Promoção
CBCN - Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável

Mais informações e inscrições
http://www.cbcn.org.br/outroscursos.htm

Peixe Vivo disponibiliza relatórios sobre monitoramentos da ictiofauna




O Programa Peixe Vivo disponibilizou os relatórios anuais sobre monitoramentos da ictiofauna dos reservatórios de usinas próprias da Cemig em seu site. Isso faz parte do princípio do programa de buscar informações científicas para respaldar as ações desenvolvidas nas bacias hidrográficas onde existem usinas da Empresa, além de ser transparente com a sociedade, divulgando as informações obtidas.

Alguns dos monitoramentos são iniciativas da Cemig, outros se referem ao cumprimento de condicionantes das licenças de operação dos empreendimentos, além de subsidiarem estudos que acompanham a alteração da comunidade de peixes ao longo do tempo.

As informações disponibilizadas referem-se aos resultados anuais dos monitoramentos da ictiofauna realizados nos reservatórios da Empresa, que coletam informações como composição de espécies, abundância, aspectos reprodutivos e variações temporais e espaciais dos peixes. Esses estudos vêm sendo realizados desde a década de 90 pela Cemig, se intensificando e abrangendo um número maior de usinas nos últimos anos. Os monitoramentos ocorrem a cada três meses, na maioria das usinas, em diferentes condições ambientais.

Os monitoramentos são realizados para avaliar como as comunidades de peixes se comportam perante as medidas de manejo e conservação implementadas e os impactos do barramento. Os resultados obtidos auxiliam no gerenciamento dos recursos pesqueiros e podem ser utilizados por diferentes setores da sociedade, como comunidade científica, estudantes, órgãos ambientais e comitês de bacias.

O Peixe Vivo acredita que ser transparente é fundamental para conseguir a confiança da sociedade sobre as ações desenvolvidas. Ao se propor a divulgar informações sobre as comunidades de peixes presentes nas áreas de influência de suas usinas, a Cemig abre um canal de comunicação para troca de informações entre setores interessados.

Consciência ambiental dos brasileiros quadruplicou nos últimos vinte anos


De acordo com a segunda edição da pesquisa "O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável", realizada este ano, a consciência ambiental dos brasileiros quadruplicou. Além disso, eles se mostraram mais dispostos em relação a atitudes ambientalmente corretas e preocupação com o consumo.

Na primeira edição da pesquisa, realizada em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 47% dos entrevistados não sabiam identificar problemas ambientais. Este ano, apenas 10% ignoravam a questão.

Ao longo de duas décadas, os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Conforme divulgado pelo jornal Estado de Minas, há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.

Na média nacional, 34% sabem o que é consumo sustentável atualmente. Nessa projeção, a população da Região Sul mostrou-se mais engajada ambientalmente. Mais da metade dos sulistas detém conhecimento sobre o que é consumo sustentável.

A pesquisa foi feita por amostragem pelo instituto CP2 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Ao todo, 2.201 pessoas, maiores de 16 anos, foram entrevistadas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Desafios ambientais

A questão relacionada ao lixo foi um dos problemas que mais ganhou posições no ranking dos desafios ambientais apontados pelos brasileiros. O destino, seleção, coleta e outros processos relativos aos resíduos que preocupavam 4% das pessoas entrevistadas em 1992, agora são alvos da atenção de 28% dos cidadãos. Este ano, 48% dos entrevistados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, afirmaram que fazem a separação dos resíduos nas residências.

Na análise geral do país, segundo informações do jornal, os índices ainda são baixos, sendo que menos de 500 municípios têm coleta seletiva implantada. Por outro lado, a separação do lixo é um hábito de quase 80% das pessoas que vivem na Região Sul atualmente e de mais da metade dos moradores de cidades do Sudeste. No Norte e Nordeste, mais de 60% não separam resíduos.

O desmatamento das florestas continuou no topo da lista elaborada pelos entrevistados. "O bioma Amazônia continua sendo considerado o mais ameaçado na opinião das pessoas", disse Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, comparando as edições da pesquisa. Em 2006, por exemplo, 38% dos entrevistados estavam dispostos a contribuir financeiramente para a preservação do bioma. Este ano, o índice cresceu para 51%.

No decorrer dos últimos vinte anos, a população também mudou a forma como distribui as responsabilidades acerca do meio ambiente. "Em 1992, o governo federal era o maior responsável. Isso vai diminuindo e a responsabilidade foi sendo atribuída às prefeituras. Continua a tendência a achar que é o governo federal, mas cada vez mais o governo local é priorizado", disse a secretária.

Região Norte: 73% dos entrevistados nunca ouviram falar em consumo sustentável

Apesar da consciência ambiental do país ter quadruplicado nesses vinte anos, a pesquisa "O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável" apontou que 73% dos entrevistados da Região Norte nunca ouviram falar em consumo sustentável e somente 12% declararam estar bem informados sobre meio ambiente e ecologia.

Sobre desenvolvimento sustentável e Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizada em junho deste ano no Rio de Janeiro, 22 em cada 100 brasileiros afirmam ter ouvido falar da Conferência. O baixo índice é justificado por se tratar de um evento especializado e com temas que não são de caráter popular. A maior parte dos entrevistados que afirmou conhecer a Rio+20 está no Sudeste (49%) e os menores percentuais correspondem às regiões Norte (6%) e Centro-oeste (5%).

Contudo, a pesquisa mostrou que conceitos importantes ligados ao meio ambiente como "desenvolvimento sustentável", "consumo sustentável" e "biodiversidade" passaram a fazer parte do vocabulário de diversos brasileiros, especialmente os mais escolarizados e moradores de áreas urbanas.

Fonte: AMDA

Mata Atlântica continua virando carvão e loteamento em Minas Gerais


O estado de Minas Gerais, que foi apontado pela segunda vez consecutiva como líder na lista dos que mais destroem a Mata Atlântica, parece estar gostando do título. Em apenas seis meses, somente a Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) Jequitinhonha, autorizou derrubada de 1.786,47 hectares do bioma, através da Comissão Paritária (Copa).  O dado refere-se somente a processos não sujeitos a licenciamento, o que significa que a área autorizada pode ser bem maior. As derrubadas foram autorizadas pelas Copas dos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Jequitinhonha e Serro. As informações constam em documento oficial da Supram Jequitinhonha.

Contrastando com a destruição do bioma, o governo de Minas mantém o Projeto Estruturador de Recuperação da Mata Atlântica e Proteção do Cerrado. Paradoxalmente porém, parece que a recuperação anunciada não inclui proteger as áreas que restaram. A região do Jequitinhonha possui dois parque estaduais - Serra Negra, em Itamarandiba, e Biribiri, em Diamantaia, ambos no papel, carecendo de infraestrutura e sem regularização fundiária. Já nos municípios de Serro e Capelinha não existem sequer unidades de conservação. 

Para Aline Arantes, assessora jurídica da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), a prioridade do Projeto Estruturador deveria obviamente paralisar o desmatamento. "Não vejo lógica nessa proposta do governo. Recuperar ambientes naturais é complexo, caro, difícil e demorado. A primeira prioridade do projeto deveria ser mantê-los", diz.

Segundo a advogada, a explicação está no fato de que o Projeto Estruturador não prevê políticas econômicas/sociais que contemplem alternativas para proprietários que dependem realmente da fabricação de carvão e rigor máximo em relação às empresas siderúrgicas e outros consumidores de carvão no Estado. "Enquanto a preservação da Mata Atlântica em Minas não for declarada como meta explícita do Governo, através de alternativas econômicas e ao mesmo tempo fiscalização constante e rigorosa das empresas e dos proprietários rurais, Minas continuará sendo campeã de devastação", alerta Aline.

Nova Lima também tem desmate do bioma pela PHV Engenharia

O avanço na derrubada de Mata Atlântica não acontece somente nas regiões mais distantes do Estado. Após denúncias de diversas entidades, e fiscalização da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), verificou mais um desmatamento em Nova Lima, feito pela empresa PHV Engenharia Ltda., para implantação de loteamento. Segundo o Boletim de Ocorrência da PMMA (em anexo), a empresa foi multada em R$ 22.000,00 por "suprimir vegetação nativa sem autorização e por falsidade ideológica", já que declarou que não haveria desmatamento. O empreendimento recebeu Autorização Ambiental de Funcionamento da Supram Central para se instalar.  Além das multas, o empreendedor foi convocado a se regularizar junto a Supram.

A superintendente da Amda, Dalce Ricas, acha que a empresa será premiada, pois o valor das multas é irrisório diante do lucro que terá com a venda dos lotes e considera que o fato apenas confirma que  proteger as áreas remanescentes do bioma está longe de ser prioridade do poder público estadual  e municipal.  "Considerando o que nos sobrou, nenhum empreendimento poderia ser autorizado por Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF). O licenciamento pelo menos expõe os empreendedores à sociedade, pois tem de ser discutido pelo Copam. As AAFs são 'segredos de Estado '.  O empreendedor foi convocado a se regularizar, o que significa na prática, 'política do fato consumado', ou seja, a chance da licença ser negada é menor que zero", ironiza Ricas.

Um dos biomas mais ameaçados e ricos em espécies endêmicas do mundo

De acordo com dados da ONG Fundação SOS Mata Atlântica, originalmente o bioma abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se ao longo de 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Atualmente, restam apenas 7,91% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente.

Vivem na Mata Atlântica cerca de 112 milhões de habitantes ou mais de 61% da população do País. O Projeto de Lei da Mata Atlântica, que regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais, tramitou por 14 anos no Congresso Nacional e foi finalmente sancionado pelo presidente Lula em dezembro de 2006.

Em Minas Gerais, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde a Mata Atlântica já cobriu 46% do território total do Estado (27.235.854 ha de um total de 58.697.565 ha), hoje, restam apenas 3.087.045 ha do bioma original. No período 2010-2011, foram desflorados 6.339 ha.

Fonte: AMDA

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Processo Seletivo Instituto de Terras e Reforma Agrária – PE (01 vaga para Biólogos)


O processo seletivo do Iterpe - Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco tem o intuito de contratar profissionais para atuarem em diversos municípios.

O cargo Biólogo possui remuneração mensal de R$2.200,00. O local de atuação é em Recife (PE).

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 05 de setembro de 2012 na Sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária do PE (Avenida Caxangá, nº. 2.200, Cordeiro, Recife-PE). 

As inscrições poderão ser realizadas também via SEDEX.

Todos os candidatos inscritos na seleção serão avaliados pela análise curricular, na qual serão considerados os títulos de graduação, cursos extra curriculares e experiências obtidas anteriormente. 

As dúvidas poderão ser tiradas pelo telefone (81) 3184-5222.

Mais informações:

Concurso Público CEMIG (05 vagas para Biólogos)


A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou o edital 02/2012 destinado a concurso público.

As inscrições somente poderão ser feitas por meio do site www.gestaodeconcurso.com.br, entre os dias 21 de agosto e 19 de setembro de 2012.

Biólogos podem concorrer ao cargo Analista de Qualidade Júnior (02 vagas para ampla concorrência e 01 vaga para deficiente); Analista de Meio Ambiente Júnior (01 vaga e é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação); Analista de Meio Ambiente Júnior (01 vaga para deficiente).

O local de atuação é em Belo Horizonte (MG) e a remuneração é de R$4.300,00.

As provas serão aplicadas no dia 11 de novembro e poderão ser realizadas nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

Mais informações:

Nota do CRBio04:
O exercício da profissão de Biólogo é facultado aos portadores de diploma de licenciado ou bacharel em Ciências Biológicas, registrados e regulares no CRBio (Lei6.684/79, Art.1º, inciso I). Por essa razão, o Conselho enviou, no dia 14 de junho, à Superintendência de Recursos Humanos da CEMIG o Ofício CRBio-04 nº.2693/2012, solicitando a retificação do Edital, incluindo o profissional licenciado como habilitado a concorrer aos mesmos cargos ofertados aos bacharéis. No dia 14 de agosto, o Conselho recebeu a resposta que a retificação aparentemente não será realizada por se tratar de uma previsão no Plano de Cargos da CEMIG. Face a situação exposta, o CRBio04 deliberou que os Biólogos sejam orientados a fazerem a inscrição e, se aprovados, receberão o apoio cabível para a tomada de posse.

Portaria para utlização do “Espaço Gilberto Pedralli” (Auditório do CRBio04)



O CRBio04 criou a portaria de utilização do “Espaço Gilberto Pedralli” (Auditório).

O espaço será usado para a realização de cursos, palestras, encontros, seminários e outros eventos cujos objetivos e propostas sejam voltados para a formação e para o aprimoramento profissional do Biólogo.

Poderão solicitar a utilização do “Espaço Gilberto Pedralli” os biólogos em situação regular, bem como entes públicos ou privados, tais como associações, sindicatos, instituições de Ensino Superior, dentre outros.

A solicitação deverá ser feita com no mínimo 20 dias da data do evento, mediante o preenchimento do formulário constante do anexo I da Portaria.

Mais informações:

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vaga para Trainee Industrial (mestre cervejeiro)


O Grupo Petrópolis está, até o dia 05 de setembro, com as inscrições abertas para preencher a vaga de  trainee industrial - mestre cervejeiro.

O local de atuação é em Boituva (SP).

É necessário conhecimento em inglês, espanhol ou alemão avançado.

Informações e inscrições:
http://goo.gl/dOLUE

Solenidade alusiva ao Dia do Biólogo



Será realizado no dia 03 de setembro de 2012 (segunda-feira), às 9 horas, uma solenidade alusiva ao Dia do Biólogo, na Assembleia Legislativa de Goiás (Palácio Alfredo Nasser, Alameda dos Buritis, 231 - Setor Oeste).

O evento é uma iniciativa do Deputado Fábio Sousa.

IV ENEBIO E II EREBIO



O IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e o II Encontro Regional de Ensino de Biologia (IV ENEBIO e II EREBIO) serão realizados de 18 a 21 de setembro de 2012, no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal da UFG – Câmpus Samambaia - Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO).

O tema central dos dois eventos será "Repensando a experiência e os novos contextos formativos para o Ensino de Biologia". 

As atividades incluirão conferências, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, painéis temáticos e sessões de apresentação de trabalhos.

Mais informações:

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Palestra Sustentabilidade como estratégia empresarial



O ex-ministro do meio ambiente (2002/2003), José Carlos Carvalho, é o convidado da palestra de abertura das comemorações dos 25 anos do IETEC.

No dia 27 de agosto (segunda-feira), o especialista – que foi secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Minas Gerais entre 2007 e 2010 – abordará o tema “Sustentabilidade como estratégia empresarial”.

As inscrições para o evento – gratuitas e limitadas – devem ser feitas pelo link http://www.ietec.com.br/hp2/site/ietec/seminarios/apresent/27 .

Prêmio Petrobras de Tecnologia


O Prêmio Petrobras de Tecnologia visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria do petróleo nacional.

O Prêmio envolve a comunidade de C&T das instituições nacionais com ensino superior, em todos os níveis de graduação e pós-graduação, excluindo os trabalhos desenvolvidos com a participação financeira de outras empresas de petróleo, pesquisa ou serviço.

Entre 10 temas do Prêmio estão: Tecnologia de Bio-Produtos; Tecnologia de Energia e Eficiência Energética; Tecnologia de Preservação Ambiental.

Para cada tema tecnológico poderão ser premiados três tipos de trabalhos: Doutorado; Mestrado; Graduação.

As inscrições deverão ser individuais e, juntamente com o envio dos trabalhos, feitas  online através do link http://www.petrobras.com.br/premiotecnologia, até as 20h, horário de Brasília, do dia 31 de agosto de 2012.

Mais informações:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro. O tema principal será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo. 

Um objetivo da SNCT 2012 será debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

Mais informações:

28º Reunião de Genética de Microrganismos



A Reunião de Genética de Microrganismos é um evento tradicional na área, que ocorre a cada 2 anos, tendo sido organizado pela primeira vez em 1973 na ESALQ-USP. 

A REGEM é aberta a profissionais e estudantes de diferentes áreas, permitindo a apresentação e a discussão de trabalhos de pesquisa nas áreas de Genética, Microbiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia. O maior objetivo da REGEM é permitir o contato e a confraternização de estudantes e pesquisadores interessados na área de Genética de Microrganismos e incentivar pesquisas nessa área, no país.

Neste ano será realizado a 28º REGEM imediatamente antes do 58º Congresso Brasileiro de Genética, na cidade Foz de Iguaçu (PR), no Rafain Palace Hotel, no período de 09 a 11 de setembro de 2012, como um "pré-evento”.

Mais informações:

II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens



O II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens acontecerá de 09 a 12 de setembro de 2012, na cidade de Salvador (BA).

Conjuntamente com esse evento, ocorrerá o II Simpósio SCGIS-BR, organizado pelo ramo brasileiro da “Society for Conservation Geographic Information Systems”. O simpósio terá como tema “SIG para conservação da biodiversidade: apoiando o planejamento e gestão de paisagens sustentáveis”.

A Ecologia de Paisagens é uma disciplina nova, em plena expansão, principalmente na Europa, Estados Unidos e Austrália, e com inúmeras aplicações  em planejamento ambiental e conservação biológica.   No Brasil, a disciplina ainda é recente, mas tem grade potencial de expansão face aos grandes  desafios ambientais de nosso país. 

Mais informações:

I Congresso de Biociências



O I Congresso de Biociências é uma iniciativa do corpo docente e discente do Instituto de Biociências de Botucatu, cujo objetivo é realizar um evento que forneça uma formação nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas, atendendo, assim, graduandos e profissionais de uma ampla distruibuição de cursos.

Buscando atender o amplo público das áreas biológicas, foi desenvolvido uma programação que reune temas acerca de saúde, microbiologia, biotecnologia, zoologia, botânica, ecologia, entre outros através de um circuito de palestras e mini-cursos.

Além disso, o congresso conta também com apresentações de trabalhos na forma de pôster e oralmente.

O evento acontecerá de 05 a 09 de setembro, no Campus Botucatu da UNESP.

Mais informações:

Processo Seletivo UFMG (01 vaga para Professor)


Encontram-se abertas as inscrições para o processo seletivo da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, cuja finalidade é contratar professor visitante por tempo determinado.

O edital visa suprir a demanda de professor na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, na área de  Metodologia Quantitativa, Epidemiologia e Bioestética.

É necessário o candidato ter Doutorado nas áreas de Ciências da Saúde ou Ciências Humanas.

A remuneração é de R$4.472,00.

As inscrições serão recebidas no Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Avenida Antônio Carlos, nº. 6.627, campus Pampulha, Belo Horizonte), até o dia 19 de setembro de 2012, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Segundo informações encontradas no edital da seleção, as provas estão previstas para serem aplicadas 05 (cinco) dias após o termino das inscrições. Os locais e horários serão divulgados no site da UFMG e no DOU, sendo da total responsabilidade dos candidatos acompanhar.

Mais informações:

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Curso Ecologia de estradas



Nos dias 22 e 23 de setembro, acontecerá na Reserva Particular Fazenda Lagoa, em Aredo, sul de Minas Gerais, o curso Ecologia de Estradas: Uma abordagem interdisciplinar.

As aulas serão ministradas pelos palestrantes Clarissa Alves da Rosa (Doutoranda em Ecologia Aplicada pela UFLA) e Helio Secco (Mestrando em Ecologia Aplicada pela UFLA).

O curso é uma promoção do Instituto Sul Mineiro.

Mais informações:

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

1ª Expo_CRBio 06-2012


O Conselho Regional de Biologia 6ª Região CRBio-06 têm a honra de convidar  V. Sa. para participar  da 1ª. EXPO_CRBio-06, evento que  visa  divulgar a  sociedade as atividades inerentes a profissão do Biólogo em Comemoração ao Dia do Biólogo  em 03 de setembro.

Data
01 a 4 de setembro de 2012

Horário
10h às 22h

Local
Studio 5 Shopping, Manaus, Amazonas

Terça Ambiental - Riqueza da Mata Atlântica


A Terça Ambiental da Amda deste mês terá o seguinte tema: Revelando a Mata Atlântica.

O ambientalista e fotógrafo Gustavo Pedro de Paula explicará, por meio de conceitos visuais, como identificar o bioma mais ameaçado do Brasil.

O evento será realizado na última terça-feira de agosto (28).

Ao expor diversas fotos da Mata Atlântica, Gutavo pretende expor os laços culturais do bioma e gerar co-responsabilidade ambiental em sua conservação. A ideia é utilizar a fotografia como ferramenta de conservação e transformação.

A Terça Ambiental será realizada às 19h no auditório do Senac, localizado na Rua Guajajaras, 40, 16º andar, Centro de Belo Horizonte.

Para se inscrever, acesse o link:
http://migre.me/ak3dr

Índice de saúde dos oceanos é lançado


O Índice de Saúde dos Oceanos (OHI, na sigla em inglês), a primeira medida abrangente indicadora da saúde dos ambientes marinhos, baseada no estudo de 171 regiões costeiras no mundo todo, foi lançado no dia 15 de agosto.

O novo índice, lançado pela Conservação Internacional, National Geographic Society e New England Aquarium, é uma medida quantitativa da saúde dos oceanos em termos dos benefícios que eles trazem e considera os seres humanos como parte desse ecossistema.

O índice é organizado em torno de dez fatores definidos para medir o uso que as pessoas fazem dos recursos e serviços oferecidos pelo oceano e ambientes costeiros: provisão de alimentos; oportunidades de pesca artesanal; produtos naturais; armazenamento de carbono; proteção costeira; subsistência e economia; turismo e recreação; identidade local; águas limpas; e biodiversidade.

As primeiras conclusões do OHI, publicadas no mesmo dia 17 na Nature, revelaram uma pontuação global de 60, em um total de 100 pontos.

Quanto menor a pontuação, pior a situação, mostrando que ou o homem não está aproveitando os benefícios fornecidos pelos oceanos, ou não está utilizando esses benefícios de modo sustentável. O Brasil ficou em 35º lugar, com 62 pontos.

Os locais com mais alta pontuação incluíram tanto nações densamente populosas e altamente desenvolvidas, como a Alemanha – em quarto com 73 pontos –, como locais remotos como a Ilha Jarvis, no Pacífico – que ficou em primeiro com 86 pontos.

Foram atribuídas pontuações para os dez fatores avaliados de forma global e também em termos regionais. O OHI pode ser usado desde a escala global até localmente – desde que existam dados de qualidade.

O OHI é uma importante ferramenta para políticos tomarem decisões sobre o futuro dos oceanos. As decisões de gerenciamento de recursos podem ser examinadas por grupo de metas, permitindo que os políticos avaliem a efetividade de seus compromissos.

De acordo com o índice, a maricultura recebeu uma das mais baixas pontuações (10 de 100), revelando oportunidades para os países criarem espécies marinhas de modo sustentável para ajudar a atender à demanda do crescimento da população e fornecer benefícios econômicos.

Os países do oeste da África tiveram a mais baixa pontuação no Índice de Saúde dos Oceanos. Esses países também tiveram baixa classificação no Índice de Desenvolvimento Humano, sugerindo uma relação entre um bom governo, economias fortes e litoral saudável.

Mais de 40% da população mundial vive ao longo da costa e, à medida que a população mundial aumenta, as pessoas se tornam mais dependentes dos oceanos para a sua alimentação, subsistência, recreação e sustento. No entanto, aproximadamente 84% das reservas marinhas monitoradas estão completamente exploradas, sobre-exploradas ou até mesmo esgotadas. A capacidade das frotas pesqueiras do mundo é estimada em 2,5 vezes acima dos níveis de pesca sustentáveis.

“A pontuação global de 60 é uma forte mensagem de que não estamos gerenciando o uso dos oceanos de maneira adequada,” disse Bud Ris, presidente do New England Aquarium e coautor do artigo na Nature. “Há muita oportunidade para melhorias e nós esperamos que o OHI torne esse ponto bastante claro.”

“Pela primeira vez, temos uma medida abrangente do que está ocorrendo com os oceanos e uma plataforma global a partir da qual podemos avaliar as implicações das ações ou omissões humanas”, disse Greg Stone, vice-presidente sênior e cientista chefe para os Oceanos da Conservation International e outro autor do artigo.

Mais informações:
http://oceanhealthindex.org e http://ohi.nceas.ucsb.edu/data

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

04 vagas na área de Bioespeleologia



A Carste (www.carste.com.br) está com 04 vagas em aberto para trabalho na área de Bioespeleologia (01 vaga em BH e 03 em SP).

O candidato ainda deve ter disponibilidade de viagem para diferentes estados do Brasil e trabalho em fins de semana e/ou feriados. 

O profissional irá executar trabalhos de campo e laboratório. No campo irá atuar em ambiente de caverna, através da coleta de animais vertebrados (morcegos) e invertebrados. No laboratório este profissional irá triar os materiais coletados (invertebrados), colocando-os em ordem e fazer a identificação dos mesmos. Também será responsável pela tabulação de dados em planilhas, que contribuirão para o relatório de relevância. 

É necessário experiência com zoologia de invertebrados. Também é desejável experiência com espeleologia (estudo de cavernas).

É desejável CNH B (mínimo 2 anos de carteira) e experiência com direção de veículos 4x4, como picapes e caminhonetes. 

Interessados devem enviar currículo (com o nome da vaga no assunto) para o setor de Recursos Humanos aos cuidados de: camila.alves@carste.com.br, até o dia 28 de agosto.

Concurso Público UFG (05 vagas para Professor)


A Universidade Federal de Goiás publicou o edital 57/2012 que visa a contratação de professores.

Para biólogos, as vagas são para as áreas: Anatomia Vegetal; Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar; Ensino de Ciências e Biologia e Estágio Curricular Supervisionado; Fisiologia Geral e Humana; Histologia, Embriologia e Biologia Celular.

O local de atuação é em Goiânia e a remuneração mensal é de R$7.333,67.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de setembro, através do site http://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/ .

Mais informações: 

III Prêmio Hugo Werneck



Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a maior premiação da área de sustentabilidade de Minas Gerais, os promotores do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza – que acontece no dia 28 de novembro - atualizaram as categorias e renovaram o formato do evento.

Outra novidade é que o III Prêmio Hugo será realizado em conjunto com o 4º Prêmio ABAP de Sustentabilidade, da ABAP-MG, que desde 2009 vem reconhecendo empresas e projetos mais lembrados por sua atuação sustentável. Os dois prêmios terão categorias e comissões julgadoras independentes, porém serão realizados em um evento único, no Teatro do Sesc Palladium (BH), durante cerimônia de gala com as presenças confirmadas do Governador Antonio Anastasia e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

As categorias deste ano são: Melhor exemplo em Água, Ar, Flora e Fauna; Melhor Ação em Turismo; Destaque Municipal; Destaque Estadual; Destaque Nacional; Melhor Empresa; Melhor Empresário; Melhor Político; Melhor do Comércio de Bens e Serviços; Personalidade do Ano e Parceiro Sustentável. As categorias do Prêmio ABAP são específicas para campanhas, anúncios e projetos de comunicação, sendo: Melhor Anunciante; Melhor Campanha de Mobilização, Melhor Campanha Institucional e Melhor Campanha de Educação. Vale lembrar que não e necessário escolher uma categoria no momento da inscrição. Os jurados irão avaliar cada projeto e direcionar para a categoria mais adequada, desde que estejam de acordo com os critérios de inscrição e sejam focados em sustentabilidade.

Informações e inscrições:

Natura Campus abre nova chamada



Foi publicado no dia 15 de agosto a Chamada de Projetos Natura Campus 2012 para colaboração em pesquisa junto a instituições de pesquisa.

De acordo com a Natura, o objetivo é receber e avaliar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que constituam oportunidades de inovação transformadora e formem redes de colaboração para a execução em parceria com tais entidades.

Em 2012, a chamada terá dois editais com diferentes áreas de pesquisa de interesse. O edital “Ciência, Tecnologia e Inovação” compreende “Ciências clássicas e avançadas em pele e cabelo”, “Tecnologias sustentáveis”, “Ciências do bem-estar e relações” e “Sentidos, Design e Experiências”.

O edital “Amazônia” integra as áreas “Cultura e sociedade”, “Conservação e biodiversidade”, “Florestas e agricultura” e “Design de produtos e processos”.

Para submeter o projeto, o pesquisador deve acessar o Portal Natura Campus, clicar no link correspondente à Chamada de Projetos Natura Campus 2012, preencher todos os campos do formulário de inscrição.

O período de inscrições vai até 22 de outubro. A etapa final será desenvolvida em dezembro e os projetos selecionados serão divulgados em janeiro de 2013.

Mais informações: