segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Terça Ambiental de Sete Lagoas traz a palestra: "Rota das Grutas Peter Lund: Berço da Paleontologia Brasileira"




Acontece na próxima Terça Ambiental de Sete Lagoas, dia 04 de dezembro, a palestra com o pesquisador e paleontólogo Cástor Castelle- "Rota das Grutas Peter Lund: Berço da Paleontologia Brasileira". Castelle é curador da coleção paleontológica do Museu de Ciências Naturais da PUC MG. 

Nas grutas e cavernas mineiras, com destaque da região cárstica de Lagoa Santa, os primeiros habitantes das Américas imprimiram relatos de suas atividades e costumes. 

Fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimou dois irmãos, o dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) mudou-se para o Brasil e fixou residência justamente em Lagoa Santa. Nas cavernas da região, ele descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro - o mais recente na escala geológica - numa época em que o passado tropical era quase desconhecido pela ciência. O dinamarquês também é responsável pela descoberta de ossadas do chamado 'homem de Lagoa Santa', que puseram em xeque uma série de pressupostos aceitos pela então incipiente paleontologia. 

Lund é considerado pai da paleontologia brasileira, título que se deve ao seu pioneirismo em pesquisas sistemáticas, segundo o paleontólogo Cástor Cartelle. "É notável seu conhecimento e os relativamente poucos erros, sobretudo se levarmos em conta o isolamento na pequena Lagoa Santa", descreve o paleontólogo. 

Após exposição do tema, haverá oportunidade para participação do público por meio de perguntas e considerações sobre o assunto. 

A Terça Ambiental é um projeto da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) que teve início em 2011, em Belo Horizonte, e, em outubro deste ano, em Sete Lagoas, onde acontece toda primeira terça-feira do mês. 

Para mais informações: (31) 3291 0661. 

A palestra acontecerá no auditório Unifemm, rua Pedra Grande 2765, Santo Antônio - Sete Lagoas, de 19h às 21h.
Postar um comentário