segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Encontro na Delegacia do CRBio04 em Goiás esclarece atuação do biólogo



A Delegacia do CRBio04 em Goiás realizou na manhã do dia 26 de novembro (segunda-feira), um encontro com o Secretário do Meio Ambiente do Estado, Leonardo Vilela, com o objetivo de discutir às habilitações técnicas do profissional Biólogo. 

O evento contou com a presença de representantes do CRBio04: o Vice-presidente Jefferson Ribeiro da Silva, a Delegada Thatianne Dias da Silva, o Subdelegado Alfredo Palau Pena, a Conselheira Mariana Nascimento Siqueira e o Fiscal Biólogo Atenágoras Café Carvalhais Júnior.

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Lafaiete Campos Filho, o  Chefe de Gabinete do Prefeito de Goiânia, Nelcivone Melo e superintendentes e gerentes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh. 

O tema do encontro foi abordado na palestra “Áreas de atuação do Biólogo”, ministrada pelo Fiscal do CRBio04, Atenágoras Carvalhais, que dissertou sobre a legislação pertinente. “O Conselho Federal de Biologia - CFBio é quem determina a área de atuação do Biólogo. A resolução Nº 227 de 2010 (http://migre.me/c85kV) aponta como competência do profissional em Biologia, a de realizar diagnósticos, controle e monitoramento ambiental, além de fiscalização e gestão ambiental, entre outras prerrogativas”. 

O imbróglio referente às habilitações dos Biólogos afeta diretamente a Semarh, que possui vários destes profissionais em seu quadro de funcionários, além de trabalhar diretamente com laudos e estudos realizados por responsáveis técnicos que são, obrigatoriamente, profissionais de áreas ambientais. 

Nos últimos meses, o CRBio04 recebeu reclamações de Biólogos, que encontraram-se impedidos de dar continuidade em projetos de desmatamento, inventários florestais, projetos de medidas mitigadoras, levantamentos florísticos, entre outros. Tais restrições derivaram de instruções equivocadas repassadas à Semarh. 

O evento, portanto, teve como foco o esclarecimento dessas dúvidas aos presentes. Para Leonardo Vilela, esta foi uma oportunidade de conhecer melhor as atribuições dos Biólogos que atuam na no estado e na Semarh. “Nosso objetivo é valorizar e reconhecer nossos profissionais. Não quero restringir, mas aumentar suas áreas de atuação. Sou contra qualquer tipo de reserva de mercado e minha gestão está focada em resultados práticos, produzidos por quem tenha conhecimento e capacitação técnica para tal”, resumiu.
Postar um comentário