sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aberto à sociedade, Prêmio Hugo Werneck acontece na próxima quarta-feira (28)



A terceira edição do "Oscar da Ecologia" - Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza - acontece na próxima semana, quarta-feira (28). Aberta ao público, a solenidade, segundo os promotores, contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e representantes do governo estadual. 

Após avaliação dos membros do Comitê de Pré-Seleção e da Comissão Julgadora, foram selecionados três finalistas para cada uma das oito categorias, conforme os critérios estipulados no regulamento: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão; adesão e participação social; originalidade; qualidade e amorosidade.

Dentre os concorrentes ao prêmio de Melhor exemplo em Água, está Antônio  Augusto, o "Tonhão", (diretor do Parque Estadual do Rio Preto) . Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, homenagear Tonhão é homenagear as dezenas de guardas parques que, longe do urbano, são guardiões da água e da biodiversidade. "O que Tonhão e sua equipe fazem só se explica por uma verdadeira identificação emocional com a natureza. Tenho certeza de que o rio Preto e todos os seus afluentes que nascem no Parque, que leva o mesmo nome, sabem que ele é seu grande guardião", relata.  

Já na premiação Melhor Empresa, disputa a Usina Cururipe. Desde 1998, ela utiliza colheita mecanizada em 95% de sua área de plantio de cana-de-açúcar, evitando assim os pavorosos incêndios que ainda são praticados. Outras ações como proteção/preservação rigorosa de Áreas de Preservação Permanente (APPs), inteiração sócio/ambiental com as comunidades de entorno através de ações educativas e projetos de inclusão econômica, manutenção da Reserva Particular do Patrimônio Natural de Porto Cajueiro, derivam da postura de responsabilidade assumida por seus dirigentes. "Trata-se de demonstração prática de conciliação entre atividades econômicas e proteção do meio ambiente, sob princípios éticos", diz Dalce.

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, foi criado em 2010  por iniciativa da Revista Ecológica, publicada pelo jornalista Hiram Firmino, há longos anos identificado com a causa ambiental.

Os interessados em participar do evento, que acontece no Teatro do Sesc Palladium, às 19h, devem confirmar presença através do e-mail contato@premiohugowerneck.com.br ou pelo telefone (31) 3481-7755.

Fonte: AMDA
Postar um comentário