segunda-feira, 23 de julho de 2012

Peixe Vivo lança livro “Transposição de Peixes”



O programa Peixe Vivo lançou o livro “Transposição de Peixes”, o primeiro da série. A obra composta por seis capítulos reúne os resultados de pesquisas e metodologias desenvolvidos pela Cemig que avaliam a dinâmica migratória de espécies nativas, sua capacidade natatória e a efetividade dos sistemas de transposição de peixes instalados nas usinas. 

A edição é composta por trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e analistas de meio ambiente da Companhia, uma iniciativa realizada em parceria com as universidades e consórcios. O objetivo é disponibilizar o conhecimento gerado pelos projetos para todo o público de interesse. “São poucos os projetos e alguns resultados em muitas das áreas exploradas pelo livro. É importante divulgarmos esses conhecimentos adquiridos”, explica a bióloga da Cemig e organizadora do livro Fernanda de Oliveira.

“Transposição de Peixes” segue os princípios do programa Peixe Vivo, de buscar informações científicas para respaldar as ações desenvolvidas nas bacias hidrográficas onde existem usinas da Empresa, além de ser transparente com a sociedade, divulgando as informações obtidas nas pesquisas realizadas. “Por meio do livro, artigos científicos, informes técnicos, revistas e realização de seminários e workshops, temos buscado levar as informações do programa a todos”, esclarece o analista de meio ambiente da Cemig e organizador do livro João de Magalhães Lopes.

O livro pode ser acessado na página do programa no Portal Cemig.

Série Peixe Vivo

A série Peixe Vivo é um conjunto de obras com diferentes temas que abordam a experiência da Cemig, consórcios e centros de pesquisas parceiros em relação à conservação da ictiofauna. Nos próximos anos, serão lançados outros três livros compondo a série: um com os resultados de projetos voltados para a piscicultura de espécies nativas e peixamentos, outro sobre projetos que fazem análises dos impactos diretos de usinas hidrelétricas sobre a ictiofauna e, o último, sobre projetos voltados para a avaliação e conservação de habitats em bacias hidrográficas. 

Mais informações sobre o Programa Peixe Vivo:
Postar um comentário