terça-feira, 17 de julho de 2012

Novo gênero de peixe tem nome em homenagem a defensor do ateísmo



Um novo gênero de peixe identificado no Sri Lanka recebeu nome em homenagem a Richard Dawkins, biólogo e famoso divulgador do ateísmo, autor do livro "Deus, um delírio", entre outros.

O gênero Dawkinsia tem nove espécies encontradas apenas no sul da Ásia. Sua principal característica comum são os filamentos que saem da barbatana dorsal dos machos. Esses filamentos servem para atrair as fêmeas, mas têm a desvantagem de chamar a atenção dos predadores também.

Os peixes já eram conhecidos, mas antes estavam classificados no gênero Puntius, junto com outra centena de animais. Os pesquisadores liderados pelo ictiólogo Rohan Pethiyagoda concluíram que as espécies pertencentes ao novo gênero têm diferenças em relação a seus outros integrantes “muito maiores do que antes se suspeitava”.

Foi por isso que Pethiyagoda e seus colegas resolveram homenagear o britânico Dawkins: “Ele, por meio de seus escritos, nos ajudou a entender que o universo é muito mais admirável que qualquer religião imaginou”, disse. 

“Esperamos que [o gênero] Dawkinsia sirva para lembrar da elegância e simplicidade da evolução, a única explicação racional que existe para a inimaginável diversidade da vida na Terra”, acrescentou, em entrevista à agência AFP. 

Fonte: AFP
Postar um comentário