segunda-feira, 4 de junho de 2012

CRBio-01 lamenta a perda do Biólogo Dr. Luiz Edmundo de Magalhães



Faleceu na manhã do dia 23 de maio, em decorrência de complicações pulmonares, o professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Prof. Dr. Luiz Edmundo de Magalhães, aos 84 anos.

Graduado em História Natural pela Universidade de São Paulo (1952) e doutor em Ciências Biológicas pela mesma universidade (1958), Dr. Magalhães tinha vasta experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal e Genética de Populações. Também desenvolveu trabalhos em biotérios de experimentação animal e foi um dos pioneiros na abordagem deste trabalho com ênfase em ética animal.

Foi responsável pela produção do primeiro camundongo transgênico no Brasil. O professor foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por dois mandatos: de 1969 a 1973 e de 1987 a 1991. Foi também membro da Diretoria da SBPC, ocupando o cargo de Secretário-Geral por três mandatos: de 1973-1975, 1975-1977 e de 1985-1987. Seu trabalho se destacou também como editor da Revista Ciência e Cultura. Ultimamente colaborava com a Sociedade compondo a Comissão Memória da SBPC. Seu mais recente trabalho foi o de organizar o livro Humanistas e Cientistas do Brasil que será publicado pela SBPC.

SBG
Luiz Edmundo Magalhães foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e presidente da entidade de 1982 a 1984. Na SBG, o Professor Luiz Edmundo também teve destacado papel na divulgação e popularização desta área do conhecimento no Brasil atuando como membro do corpo editorial de periódicos como Educação Brasileira, Revista Brasileira de Genética e Genetics and Molecular Biology.

UFSCar
O professor Dr. Luiz Edmundo de Magalhães foi reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 1975 a 1979 e Doutor Honoris Causa da Instituição. Durante sua gestão, liderou momento de expansão dos cursos de graduação da então jovem universidade, aumentando de seis para 19 cursos de graduação. Dr. Magalhães também estava à frente da Instituição no início de suas atividades de pós-graduação, com a criação dos programas de Ecologia e Recursos Naturais e de Educação, em 1976, meta com a qual se comprometera já em seu discurso de posse.

Prêmios
Em 2008, Dr. Luiz Edmundo Magalhães recebeu o título de Patrono do Biotério da Uniararas, Centro Universitário Hermínio Ometto e o Prêmio Domingos Niobey, Academia Nacional de Medicina em 1985 e em 1975 recebeu da mesma academia o Prêmio Alvarenga. O Biólogo ainda foi homenageado como Huésped de Honor de La Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de La Plata e recebeu o título de Cidadão Sãocarlense, da Câmara Municipal de São Carlos, em 1976.

O CRBio-01 lamenta a perda de um grandes colaboradores do desenvolvimento da Ciência no Brasil e no mundo.
Postar um comentário