sexta-feira, 4 de maio de 2012

Programa de criação de reservas particulares de Mata Atlântica


Os proprietários rurais poderão se inscrever no Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica.

O Programa, que foi criado há nove anos pelas organizações não governamentais Fundação SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC) e Conservação Internacional, apoia as melhores propostas de criação de reservas particulares e implementação de planos de manejo para essas unidades. Serão liberados R$ 400 mil no total.

Uma das novidades desta edição é o lançamento de uma linha de apoio ao georreferenciamento (para conhecer os limites da reserva), que tem por objetivo atender a demanda de proprietários de reservas antigas que não tenham os limites georreferenciados estabelecidos.

De acordo com dados da SOS Mata Atlântica, existem 1.073 reservas particulares de Mata Atlântica no Brasil, que protegem 698 mil hectares. Elas somam 734 e protegem mais de 136 mil hectares do bioma. Já as áreas protegidas particulares representam quase 80% do bioma.

O Ministério do Meio Ambiente promove a criação, assistência e fiscalização desse tipo de unidade de conservação desde 1990, e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) é o órgão federal responsável pela criação de reservas particulares de Mata Atlântica.

As inscrições para o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica podem ser feitas até 26 de junho.

O regulamento pode ser acessado no endereço www.aliancamataatlantica.org.br
Postar um comentário