terça-feira, 6 de março de 2012

Eventos do Instituto Brasileiro de Mineração


O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promove em 2012 quatro eventos para discutir os rumos da mineração mundial.

O primeiro será o 2º Congresso Internacional de Direito Minerário, em Salvador, de 02 a 04 de junho. As inscrições podem ser feitas até 29 de abril pelo site www.direitominerario.org.br . Mais informações (31) 3444-4794.

Em seguida, ocorrerá o 7º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea (CBMINA), de 10 a 12 de julho em Belo Horizonte.

O CBMINA é promovido pelo Ibram a cada dois anos, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. O fórum possibilita a inscrição de trabalhos técnicos de estudantes, profissionais e empresas das atividades desenvolvidas na indústria da mineração.

Os assuntos a serem abordados nos trabalhos são: Pesquisa Geológica, Geomecânica Aplicada, Fechamento de Mina, Ventilação de Mina Subterrânea, Barragens de Rejeitos, Controle de Qualidade, Economia Mineral, Mineração e Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Saúde e Segurança.

A inscrição de trabalhos para o 7º CBMINA vai até 30 de março de 2012 e deve ser feita pelo site www.cbmina.org.br .

De 10 a 12 de setembro, em Salvador, será realizado o Seminário Internacional sobre Gestão de Energia na Indústria de Mineração (Enermin 2012). Pesquisadores e outros profissionais que trabalham com energia e na mineração poderão submeter trabalhos até o dia 26 de março.

Trabalhos selecionados integrarão uma publicação científica a ser editada sob a supervisão do Sustainable Minerals Institute da Universidade de Queensland, na Austrália, e serão apresentados no evento em painéis e sessões técnicas.

De 05 a 08 de novembro, em Belém, será realizado o 3º Congresso de Mineração da Amazônia e a 3ª Exposição Internacional de Mineração da Amazônia (Exposibram), com expectativa de receber 15 mil visitantes. 
Postar um comentário