quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nova Espécie de Ave é Encontrada no Parque Serra do Curral



Uma família de falcão-cauré (Falco rufigularis) foi avistada no final do mês de janeiro no Parque Serra do Curral, na região Centro-sul de Belo Horizonte. A espécie, nunca antes registrada em Belo Horizonte, foi encontrada por um grupo de observadores de aves durante uma visita técnica à área verde realizada pela Ecoa­vis, ins­tituição que promove observação de aves e ações de preservação da natureza.

De acordo com o biólogo Wagner Nogueira, um dos que participou da visita e membro da Ecoavis, foi um privilégio observar uma família de caurés no parque, ave tão in­comum na região. “As aves são muito dóceis. Foi possível andar e conversar embaixo dos postes onde estavam pousados sem que manifestassem nenhuma atitude evasiva”, comentou.

Segundo o biólogo orni­tólogo e vice-presidente da Ecoavis, Gustavo Pedersoli, os falcões-cauré são dependentes de mata e, provavelmente, realizaram um voo maior que o de costume e acabaram encontrando o parque, que é muito próximo à Mata do Jambreiro, em Nova Li­ma. Com este novo registro, Belo Horizonte passou a ter 347 espécies de aves. Somente no Parque Serra do Curral podem ser encontradas 82, como o carrapateiro, a coruja-da-igreja, o chorozinho-de-chapéu-preto e o choca-da-mata.

Fonte: Diário Oficial do Município
Postar um comentário