sexta-feira, 30 de abril de 2010

Concurso Público Professor IFMG (01 vaga para Biólogos)

Devido a intervenção do CRBio-04, o concurso público do Instituto Federal de Minas Gerais foi retificado.

Agora Biólogos poderão concorrer ao cargo de Professor na área de Entomologia Agrícola.

A remuneração pode chegar até R$6.359,01 (conforme titulação do candidato).

O local de atuação é no campus Bambuí.

As inscrições foram adiadas até o dia 02 de maio (domingo) e deverão ser feitas no site www.ifmg.edu.br .

Maiores informações pelo link:
http://www.ifmg.edu.br/concursos/concurso-publico

Sisema realiza debate público sobre Movimento Ambientalista, Identidade e Política Legal

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais - Sisema, por meio de sua Diretoria de Gestão Participativa, realiza um debate público sobre o tema "Movimento Ambientalista: Identidade Política e Legal" no dia 5 de maio (quinta-feira), às 16h30, na Cidade Administrativa.

O evento, a ser realizado no Centro de Convivência - Restaurante Cook Pontual, abordará a questão dos Cadastros de Entidades Ambientalistas, nacional (CNEA) e estadual (CEEA), cujo principal objetivo é estabelecer critérios para habilitar as entidades aptas a participar de órgãos colegiados do Sisema e angariar apoio financeiro para execução de projetos em conformidade com os Editais Semad para apoio a Projetos do Terceiro Setor Ambientalista.

A expositora do debate será Samyra Crespo, representando o Ministério do Meio Ambiente. Para discutir o tema, foram convidados Antônio Eustáquio Vieira (tonhão), do Fórum de ONGs Ambientalistas de Minas Gerais; Bruno Tavares, da Ouvidoria Ambiental de Minas Gerais; e José Carlos Carvalho, do Sisema.

O debate visa subsidiar a elaboração da minuta da Deliberação Normativa Conjunta do Copam/CERH, que substituirá a Resolução Semad 696/08 cujo objetivo é normatizar a política dos editais para projetos lançados pela SEMAD.

Para mais informações: (31) 3915 1774

2º Congresso Pan-Americano de Plantas e Bioenergia


O 2º Congresso Pan-Americano sobre Plantas e Bioenergia será realizado entre os dias 08 e 11 de agosto no hotel-fazenda Fonte Colina Verde, na cidade de São Pedro (SP).

O evento visa a expor e debater o panorama atual da pesquisa voltada à produção de energias renováveis a partir de plantas.

O envio de resumos tem a data limite de 10 de junho.

Mais informações e inscrições:
http://www.plantsandbioenergy.com.br/

Ovo de Darwin é encontrado


Toda semana, há dez anos, Liz Wetton cataloga ovos no museu de Zoologia da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha.

Até que um dia ela fez uma descoberta surpreendente. À primeira vista, o ovo não parecia nada de especial, mas o nome quase invisível na casca era do biólogo britânico Charles Darwin.

Ela contou que Darwin só tinha 16 ovos em sua coleção e que todos eles haviam desaparecido. O ovo descoberto por ela é o único que foi encontrado.

Especialistas acreditam que seja o último que restou de sua célebre viagem no navio Beagle, quando coletou espécimes em diversas partes do mundo que embasaram sua teoria da seleção natural.

Para ter acesso ao vídeo da matéria, clique no link:
http://migre.me/AuJU

Fonte: BBC Brasil

Concursos Públicos para Docentes

Veja abaixo uma lista de concursos para professores em que Biólogos podem se candidatar.

UNIPAMPA

03 vagas
- Ciências Básicas da Saúde (Anatomia, Fisiologia, Histologia, Imunologia, Patologia, Parasitologia);
- Genômica e Bioinformática;
- Biotecnologia Ambiental, Toxicologia e Métodos Instrumentais.

Inscrições
Até 10 de maio

Maiores informações
http://www.unipampa.edu.br/portal/concursos

UESB

05 vagas
- Zoologia;
- Patologia;
- Genética Molecular;
- Anatomia Humana;
- Biofísica.

Inscrições
Até 10 de maio

Maiores informações
http://migre.me/Av7a

UFSC

15 vagas
- Bioquímica;
- Morfologia Vegetal e Fisiologia Vegetal;
- Recursos Pesqueiros e Engenharia da Pesca;
- Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos;
- Agroecossistemas;
- Sistemática e Filogenia de Macromicetes;
- Sistemática e Filogenia de Plantas Vasculares;
- Fisiologia;
- Genética Humana e Médica;
- Embriologia;
- Genética Animal;
- Taxonomia de Grupos Recentes;
- Histologia;
- Imunologia.

Inscrições
Até 10 de maio

Maiores informações
http://migre.me/AvsX

UNILA - Foz do Iguaçu

02 vagas
- Biologia: Ecologia e Biodiversidade

Inscrições
Até 03 de maio

Maiores informações
http://migre.me/Avs5

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Design Inteligente ganha espaço no Brasil


Teoria, que credita a criação dos seres vivos a um ente superior, já tem congressos e simpósios no país

Ninguém deixa Charles Darwin em paz. Mesmo 151 anos após a publicação de "A Origem das Espécies", ainda há quem argumente contra sua teoria da evolução natural. Mesmo no Brasil, o movimento do Design Inteligente, que se opõem ao darwinismo, está ganhando espaço. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, promove até hoje o "III Simpósio Internacional Darwinismo Hoje" para contrapor os dois temas. Para o final de 2010, o Núcleo Brasileiro de Design Inteligente, em Campinas, prepara seu primeiro congresso sobre o assunto.

Os partidários do Design Inteligente acreditam que algo, seja um Deus ou até mesmo um extraterrestre, seria o responsável pelas criações da maioria dos seres na Terra, em oposição ao darwinismo, que responsabiliza o mecanismo de seleção natural pela evolução dos seres vivos, inclusive o homem.

Pesquisas feitas no mundo inteiro constatam que, quanto maior a renda e o grau de instrução das pessoas, mais elas acreditam no darwinismo. Porém, nos Estados Unidos, acontece o contrário. Segundo um levantamento de 2008, 44% dos americanos são criacionistas. Isso significa que quase metade da população americana acredita que Deus criou os seres literalmente como está descrito na Bíblia. Por isso, o Design Inteligente é chamado por seus críticos de “criacionismo disfarçado”, uma tentativa de dar um verniz científico a uma crença religiosa.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa Datafolha desde ano, 59% das pessoas creem que o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas que esta foi guiada por um ente supremo, ou seja, instintivamente, misturam as duas teorias. Apenas 8% acreditam que a evolução acontece sem interferência divina.

"Não negamos a evolução de seres unicelulares, pequenas mutações ou diferenças entre espécies como, por exemplo, entre as mesmas flores", afirma um dos organizadores do simpósio do Mackenzie, o doutor em literatura e pastor Mauro Meister. No entanto, ele e o pesquisador da Universidade de Idaho, nos Estados Unidos, Scott A. Minnich acreditam que as algumas lacunas na Teoria da Evolução de Darwin podem ser explicadas por esse conceito.

"As lacunas são questões ainda não completamente explicadas pela Teoria da Evolução", conta o biólogo da Universidade de São Paulo (USP), Atila Iamarino. "Isso porque é muito difícil que todos os organismos que documentariam a evolução pela qual passou uma espécie sejam preservados como fóssels e ainda sejam encontrados depois", completa.

Complexos demais para ser obra do acaso

Minnich, em entrevista ao iG, afirmou com convicção: "O Design Inteligente não é baseado em qualquer religião, mas, sim, na observação da natureza". E cita um exemplo de lacuna: "Parte das células é impelida por uma espécie de máquina molecular, como se fosse uma turbina", conta o americano, que acredita que esse sistema seja sofisticado demais para não ter sido concebido por “alguém”. Como não foram encontrados os ancestrais desse sistema, os partidários do Design Inteligente usam esse e outros detalhes como base para sua hipótese.

"O principal problema do Design Inteligente é montar sua teoria em cima de falhas na Teoria da Evolução", explica o biólogo e pesquisador da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Henrique Paprockim. Exatamente por isso, o Design Inteligente é visto por muitos como uma linha de pensamento filosófico ou religioso.

Na ciência, para uma teoria ser dada como verdadeira, ela precisa ser testada várias vezes e, a cada repetição, apresentar o mesmo resultado. E ser aplicável em tudo o que se relaciona com ela. No caso, a Teoria da Evolução, escrita por Darwin em quase 500 páginas após décadas de experimentos, explica porque os seres vivos mudam ao longo do tempo. Segundo a teoria, a partir de um ancestral em comum, os seres vivos se diferenciaram, por mutações aleatórias que permitiram que eles se adaptassem ao ambiente e deixassem descendentes. “Existem evidências indiscutíveis sobre a Teoria da Evolução, é como afirmar que a Terra gira em torno do Sol. O fato de haverem lacunas não significa que ela esteja errada", explica Paprockim.

Um exemplo de seleção natural pode ser visto na medicina. "Quando digo que a seleção natural favorece certos organismos, sei que na presença de antibióticos as bactérias resistentes tendem a ser favorecidas. Daí a necessidade de tomar os remédios durante todo o tratamento. É não dar chance para que algumas tenham a resistência selecionada e passem adiante esta característica", explica Iamarino.

"O Design Inteligente é como dizer que o céu é azul porque alguém o deseja assim, não explica nem acrescenta", acredita Iamarino. Mesmo assim, o biólogo conclui que, de certa maneira, o Design Inteligente pode ajudar a evolução da biologia: "Ele pode apontar áreas que não são tão estudadas ou que explicamos com poucos detalhes que, posteriormente, se revelam muito importantes. Acaba sendo um 'editor', checando os locais que ainda precisam de mais estudo". "Design inteligente é ter fé, é crer. Ciência é evidência", finaliza Paprockim.

Fonte: IG

Cientistas descobrem água e compostos orgânicos em asteroide

O asteróide Themis 24 orbita entre Marte e Júpiter

Duas equipes de cientistas observaram pela primeira vez água congelada e compostos orgânicos em um asteroide.

A descoberta, divulgada na publicação científica Nature, fortalece a teoria de que asteroides contribuíram para a vida na Terra e sugere que estes corpos celestes possam carregar formas simples de vida.

O asteroide 24 Themis tem 200 km de diâmetro e orbita a quase 480 km de distância do Sol, entre os planetas de Marte e Júpiter.

Uma corrente de pensamento afirma que a Terra deve ter se formado a uma temperatura alta demais para acomodar água em seus primeiros tempos e esta deve ter vindo de fora, em algum momento.

Teoria

Cometas podem carregar muita água e o impacto de um em nosso planeta pode ter trazido uma grande quantidade mas não toda ela, dizem especialistas. E o tipo de átomos conhecidos na água da Terra não corresponde ao encontrado nos cometas.

"Encontrar gelo em Themis abre a possibilidade de que água possa ter vindo de asteroides assim como de cometas. Isso em tese permite a chegada de mais água e mais possibilidades de combinações de átomos", disse Andy Ribkin, da universidade americana de Johns Hopkins.

Os pesquisadores iniciaram o estudo porque fragmentos de rocha do asteroide pareciam como a cauda de cometas quando vistos por meio de telescópios e a descoberta sugeria que este poderia conter quantidades significativas de gelo.

Mas gelo na superfície seria improvável já que, sob a luz solar se sem pressão atmosférica, o gelo evaporaria rapidamente. Isso indiciaria que o gelo da superfície está sendo constantemente reposto.

A observação foi feita por duas equipes independentes, uma liderada por Humberto Campins, da universidade americana de Central Florida e outra por Hopkins usando o telescópio Infrared Telescope Facility da Agência Espacial Americana (Nasa), no Havaí.

Fonte: BBC Brasil

Curso de Redação Científica


De 07 e 08 de agosto de 2010, irá acontecer em Nazaré Paulista/SP o curso de Redação Científica promovido pelo Instituto Ipê.

Ao longo das aulas o aluno terá noções detalhadas de como redigir um bom título e um bom resumo, terá noções básicas sobre como estruturar cada uma das seções do seu trabalho e receberá treinamento sobre como elaborar tabelas e figuras.

O objetivo do curso é o de preencher uma lacuna importante na formação de jovens pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, na área das Ciências Biológicas.

Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:

(1) atrair a atenção do seu leitor com um bom título;

(2) transmitir a idéia geral do seu trabalho em um resumo curto e informativo;

(3) organizar melhor suas idéias e estruturar seu texto antes de começar a escrevê-lo;

(4) redigir um trabalho em uma seqüência lógica, direta e clara para o seu leitor.

Maiores informações pelo link:
http://www.ipe.org.br/novositeipe/cursosInscricao.asp?it=3&id=35

Concurso Público Professor UFTM (04 vaga para Biólogos)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM lançou edital que visa a contratação de professores.

Biólogos podem concorrer nas seguintes vagas:

- Química e Bioquímica;

- Genética e Biologia Molecular;

- Fundamentos do Ensino da Biologia;

- História da Ciência e Biologia.

A remuneração é de R$6.722,85 e é exigido doutorado do candidato.

Será admitida inscrição somente via internet, no endereço eletrônico: www.uftm.edu.br, até às 22 horas do dia 02 de maio de 2010.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/AiH

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Descoberto gene que permite a verme regenerar partes do corpo


Pesquisadores da Universidade de Nottingham descobriram o gene que permite que a planária regenere partes do corpo após a amputação, incluindo o próprio cérebro. Segundo nota da universidade o trabalho representa "mais uma peça no quebra-cabeças" que um dia poderá permitir a regeneração de órgãos e tecidos humanos.

A pesquisa, liderada pelo biólogo Aziz Aboobaker, demonstra que um gene conhecido como smed-prep é essencial para a regeneração correta da cabeça e do cérebro nas planárias. O estudo está publicado no periódico de livre acesso PLoS Genetics, e pode ser acessado aqui.

As planárias têm a capacidade de regenerar partes do corpo após a amputação. Esses vermes contêm células-tronco adultas que estão em constante divisão e que podem se converter em todos os tipos de célula que faltam após a amputação.

Eles também têm genes que garantem que a regeneração ocorre exatamente como deveria, com as novas partes do corpo atingindo o tamanho correto, a forma certa e surgindo no local adequado.

"Queremos entender como as células-tronco adultas conseguem trabalhar em conjunto em qualquer tipo de animal e substituir órgãos e tecidos danificados ou ausentes", disse, em nota, Aboobaker.

O gene smed-prep é necessário para que as células que vão dar forma à cabeça do verme tenham diferenciação correta e atinjam o local certo. Sem o gene, as células não se organizam para formar um cérebro normal.

Fonte: Estadão

Pós-graduação em Perícia Criminal na cidade de Uberlândia-MG




A aula inaugural da pós-graduação em Pericia Criminal será no dia 07 de maio de 2010.

HORÁRIO
Sexta-feira: das 18h às 22h
Sábado: das 08h às 12h e das 14h às 18h
Domingo: das 08h às 12h

LOCAL
PLAZA SHOPPING HOTEL
Rua da Bandeira, 400 - Uberlândia (MG)

INFORMAÇÕES
Telefone: (34) 3239-8005
E-mail: reservas@plazashoppinghotel.com.br

Biomapa da Amazônia


Informações sobre mais de 100 espécies nativas da Amazônia estão reunidas no Biomapas, lançado nesta terça-feira (27/4) pela Petrobras.

Durante o trabalho de produção de petróleo na província petrolífera de Urucu, na região central do Estado do Amazonas, a empresa financiou um levantamento de espécies nativas locais, em parceria com centros de pesquisa da região.

O resultado deu origem a um livro, Biodiversidade na Província Petrolífera de Urucu, lançado em 2008. Agora, o material foi ampliado e transformado em fonte de consulta na internet.

No site, são encontrados textos explicativos com os nomes, características e curiosidades de espécies nativas vegetais como goiaba de anta, caroba, breu e pará-pará, e animais, como piaba e estalador-do-norte.

Os animais e vegetais catalogados estão distribuídos em um mapa que identifica o local em que foram encontrados. A visualização e pesquisa de forma georreferenciada são feitas por meio do Google Maps ou Google Earth. Vídeos e fotos sobre expedições realizadas nos últimos anos por biólogos, engenheiros florestais e de coletores locais, entre outros especialistas ambientais, estão disponíveis no YouTube, Flickr e Picasa.

Biomapas: www.petrobras.com.br/biomapas

Fonte: Agência FAPESP

Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável


A Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba.

O evento se insere na programação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2015) decretada pela Organização das Nações Unidas.

A conferência está dividida em quatro temas: “O papel da educação para a sustentabilidade nas universidades, empresas e governo”, “Inovação e sustentabilidade para a empregabilidade”, “Energia renovável para a equidade” e “Educação e cultura para a conservação”. Cada área temática será dividida em subtemas.

A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável procura integrar valores inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável em processos de aprendizagem com o intuito de encorajar mudanças de comportamento.

Em paralelo à conferência, será realizado o 5º Encontro Internacional dos Centros Regionais de Expertises.

O Cietep está localizado na Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba (PR).

Informações e inscrições:
www.prppg.ufpr.br/eds2010

Concurso Público Unifei – MG (01 vaga para Biólogos)

Foi divulgado o edital do concurso público para a Unifei – Universidade Federal de Itajubá.

A única vaga destinada a Biólogos possui a remuneração mensal de R$2.307,85.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site www.cops.unifei.edu.br, entre os dias 10 e 30 de maio e 2010.

A aplicação das provas está prevista para o dia 13 de junho.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/AfbN

terça-feira, 27 de abril de 2010

Processo Seletivo de Guarujá – SP (05 vagas para Biólogos + Cadastro de Reserva)

A Prefeitura Municipal de Guarujá realiza processo seletivo simplificado visando o provimento de diversas vagas na área da educação.

As inscrições serão recebidas no período de 26 de abril a 07 de maio de 2010. Serão efetuadas exclusivamente via internet,por meio do endereço eletrônico: www.guaruja.sp.gov.br .

Os cargos Educador de Ensino Fundamental – Ciências Naturais e Educador de Qualificação Profissional – Pesca e Piscicultura possuem a remuneração mensal de R$1.200,00.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/zVXE

Acordo propõe legalizar a caça às baleias


A próxima reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB) vai discutir um acordo que pode legitimar a atividade de países que capturam esses mamíferos marinhos, após 25 anos de moratória à caça comercial. Articulada pelos EUA e pela presidência da entidade, a proposta tem como alvo o Japão, nação que mais mata esses cetáceos hoje, mas alega fazê-lo com fim científico. A intenção é dar uma cota oficial de caça aos japoneses, os quais, em troca, aceitariam reduzir o número de animais mortos e se abririam à fiscalização.

"Como resultado disso, vários milhares de baleias a menos seriam mortos no período do acordo", disse ontem em comunicado o presidente da CIB, o chileno Cristián Maquieira, que defende uma vigência inicial de dez anos para as regras.

A proposta lançada mantém só oficialmente a moratória, mas dá à CIB o poder limitar a cota de caça de todos os países. A fiscalização seria feita com amostras de DNA para rastrear o destino da carne dos animais, e aborígenes continuariam podendo caçar para subsistência.

O pré-acordo, por enquanto, foi discutido só a portas fechadas por um grupo de 12 países, que inclui o Brasil, sem consenso. O debate aberto só vai ocorrer no próximo encontro dos 88 países da CIB, que começa dia 30 de maio em Marrocos.

Apesar de, na prática, permitir uma redução real no número de baleias mortas, a mera sugestão abrir margem legal à caça comercial tem recebido críticas pesadas de ambientalistas. "A proposta de acordo é muito ruim", diz José Truda Jr., que participa de um grupo de ONGs latinoamericanas que critica Maquieira. "Não é hora de recompensar o Japão institucionalizando suas capturas."

O governo do Brasil ainda não tem uma posição sobre a proposta, e deve assumi-la só depois da discussão com outros países da América Latina, que votam em bloco para ganhar peso diplomático na CIB.

"Vamos ver o que é possível ter de entendimento, mas o Brasil é muito claramente a favor da moratória e contra a caça no santuário [do oceano Austral]", diz Fábio Pitaluga, representante do país na comissão.

Hoje, o Japão anuncia unilateralmente sua cota anual de caça "científica", que supera mil baleias, a maioria delas da espécie minke do oceano Austral. A carne desses animais, porém, é vendida sem restrição em território japonês. Os outros países que praticam caça industrial são Noruega e Islândia, mas nenhum dos dois assinou a moratória de 1986.

Não está claro, porém, qual preço os países conservacionistas estão dispostos a pagar para aceitar endossar a caça japonesa. A agência de notícias Kyodo noticia que o Japão proporá reduzir sua cota máxima de baleias-minkes do oceano Austral de 935 a 440. Neste ano, o país saiu com o objetivo de arpoar pelo menos 765 animais, mas só conseguiu atingir 507, por causa das ações da ONG ambientalista Sea Shepherd.

É difícil saber quantos animais precisariam ser salvos para manter a população num nível seguro. Segundo Alexandre Zerbini, biólogo do comitê científico da CIB, o número de baleias-minkes no oceano Austral foi estimado em 700 mil no início da década de 1990, mas caiu para 300 mil nos anos 2000. Não está claro se foi pela caça. "Qualquer coisa que você puder fazer para diminuir a captura é bom", diz Zerbini sobre a tentativa de acordo.

Fonte: Folha Online

VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos


A Sociedade Brasileira de Carcinologia irá promover o VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos na cidade de Ilhéus, estado da Bahia, de 07 a 10 de novembro de 2010.

O evento contará com simpósios, conferências, mesas redondas e mini-cursos.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de maio de 2010.

Maiores informações através do site:
www.ufrb.edu.br/vicbc

Concurso Público Fundacentro (02 vagas para Biólogos)

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro lançou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de maio de 2010, pelo site www.institutocetro.org.br .

O concurso não possui vagas específicas para graduados em Biologia, entretanto, existem duas vagas para o cargo de Tecnologista, que é exigido qualquer curso de graduação, além de pós-graduação em Epidemiologia ou Ciências Biológicas.

A remuneração é de R$2.419,07 e o local de atuação é em São Paulo (SP).

Todos os candidatos inscritos serão submetidos a provas objetivas, marcadas para 27 de junho.

Cinco cidades brasileiras podem ser escolhidas como possíveis locais das provas: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Recife (PE) e Belém (PA).

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/zIeJ

5º Congresso Internacional de Bioenergia


No período de 10 a 13 de agosto de 2010 Curitiba (PR) será sede dos mais importantes eventos ligados a energias renováveis do Brasil. Juntamente com a terceira edição da BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis acontece a quinta edição do Congresso Internacional de Bioenergia.

O evento é um dos principais fóruns sobre o aproveitamento racional de energias renováveis do Brasil.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 31 de maio de 2010.

Maiores informações pelo site:
www.eventobioenergia.com.br/congresso/br/index.php

segunda-feira, 26 de abril de 2010

II Congresso Lusófono de Educação Ambiental


Local
Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde

Data
28 de junho a 02 de julho de 2010

Objetivo
Iniciar a construção de um vasto programa político em educação ambiental, envolvendo territórios lusófonos.

Envio de resumos
Até o dia 15 de maio

Maiores informações
http://www.nerea-investiga.org/

Concurso Público Tenente Portela – RS (01 vaga para Biólogos)

A Prefeitura de Tenente Portela (RS) lançou edital para concurso público destinado ao provimento de vagas efetivas do seu quadro geral de servidores.

Biólogos podem concorrer ao cargo de Fiscal Ambiental/Sanitário, que possui a remuneração mensal de R$1.347,00.

As inscrições devem ser feitas até o dia 07 de maio, através do site www.objetivas.com.br.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/zCBM

Concurso Público Professor IFG (01 vaga para Biólogos)

Saiu o edital do concurso público para o IFG – Instituto Federal de Goiás, que tem a finalidade de prover vagas em cargos de professor.

Os interessados devem se inscrever através do site www.ifg.edu.br/selecao, até o dia 03 de maio de 2010.

Só existe uma vaga para o cargo de professor em Ciências Biológicas e o local de atuação é no Campus Goiânia.

O vencimento varia entre R$2.757,64 a R$6.055,01 (depende da titulação do candidato).

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/zCsk

II Simpósio de História Natural: Biologia da Conservação


Acontecerá de 11 a 13 de maio de 2010, no campus da PUC Minas em Betim, o II Simpósio de História Natural: Biologia da Conservação – “Biodiversidade no Tempo”.

A ideiá central é mostrar a Biologia da Conservação como um instrumento para a gestão ambiental. Além de uma programação ampla e diversificada, o evento deste ano traz algumas novidades: concurso de fotografia, exposição de banners, apresentação de trabalhos acadêmicos e feira de livros.

O simpósio tem o apoio do CRBio-04.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/zB7j

2º Congresso Internacional Ciências, Tecnologias e Culturas


Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, Santiago (Chile) receberá o 2º Congresso Ciências, Tecnologias e Culturas – Diálogo entre as disciplinas do conhecimento. Mirando o futuro da América Latina e Caribe.

O evento internacional tem como objetivos contribuir para o diálogo e intercâmbio entre as diversas disciplinas, reunir instituições e profissionais que produzam conhecimento, estabelecer forças produtivas intelectuais e fomentar discussões sobre o continente no marco do bicentenário do processo de independência da América Latina.

Entre os vários temas que serão apresentados estão: “Educação e novas tecnologias”, “A formação docente e o ensino da ciência e da tecnologia”, “América Latina e Caribe na encruzilhada ambiental”, “Pensamento latino-americano nos séculos 19 e 20”, “Comunicação, cultura de massas, globalização e direito”, “O patrimônio histórico e a mediação das ciências” e “Repúblicas e monarquias na América Latina, século 19: Chile, México e Brasil”.

O congresso será realizado na Universidade de Santiago.

Mais informações:
http://www.internacionaldelconocimiento.org/

Fragmentação questionada


Um estudo publicado na revista Science, em 2009, indicou que a parte sul da Mata Atlântica (de São Paulo ao Rio Grande Sul) passou por um processo de “recolonização recente”. Espécies de plantas e animais teriam reocupado a área nos últimos 10 mil anos, após extinção associada aos períodos frios e secos do Último Máximo Glaciário, há cerca de 21 mil anos.

Na pesquisa, o grupo de cientistas brasileiros e norte-americanos aplicou um método – com base em registros climáticos e utilizando como modelo de análise três espécies de anfíbios – para estimar as distribuições das espécies no passado e, com isso, localizar possíveis áreas de refúgios.

Uma das conclusões do trabalho aponta a existência de três refúgios históricos na parte norte da Mata Atlântica, localizados no sul da Bahia e em Pernambuco, com outro menor no Estado de São Paulo. A explicação é que, por ter sido mais estável climaticamente, a parte norte do bioma reuniria uma maior diversidade biológica e mereceria, portanto, maior esforço de conservação.

Mas um novo estudo, publicado na revista Molecular Phylogenetics and Evolution, levanta a hipótese de que pode não ter havido uma fragmentação tão intensa da Mata Atlântica como se acreditava ou que, se houve, teriam existido refúgios também na parte sul do bioma.

O motivo é que, ao utilizar um grupo de sapos (Rhinella gr.crucifer) como modelo, os pesquisadores identificaram que a linhagem mais antiga e diferenciada está localizada justamente no extremo sul da Mata Atlântica.

“Os resultados atestam que a Mata Atlântica não se comportou como se pensava e que, se houve mesmo a fragmentação massiva da mata durante as glaciações, houve também refúgios na parte sul. E, de fato, ao pesquisar na literatura encontramos outros trabalhos que descrevem linhagens antigas na parte sul, reforçando essa ideia”, disse Maria Tereza Thomé, pesquisadora do Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e primeira autora do artigo.

O trabalho corresponde ao capítulo inicial de sua tese de doutorado orientada pelo professor João Alexandrino, do mesmo instituto, com Bolsa da FAPESP, e está inserido no projeto de pesquisa “Biogeografia, filogeografia e diversificação de anuros endêmicos da Mata Atlântica do Brasil”, conduzido por Alexandrino com apoio da Fundação por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

De acordo com Maria Tereza, a ideia central foi encontrar pistas sobre o surgimento de espécies na Mata Atlântica utilizando como modelo um grupo de sapos que conta atualmente com cinco espécies.

“O grupo escolhido é comum, mas é também endêmico, ou seja, ocorre por toda a Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, só ocorre nesse bioma, dependendo dele para continuar existindo. A intenção era trabalhar com um grupo de animais que fosse comum e com distribuição mais ampla”, explicou Maria Tereza.

Os objetivos do estudo são investigar a variação genética e morfológica desse grupo de anfíbios, verificar se as espécies consideradas atualmente são entidades evolutivas independentes e se existem mais espécies ainda desconhecidas e tentar propor uma hipótese biogeográfica que explique como elas se formaram.

Os resultados indicam que em todas as espécies estudadas até o momento neste projeto houve populações que se mantiveram também na parte sul do bioma, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina ou no Paraná.

“Isso tem implicações para a própria história da Mata Atlântica, porque todas essas espécies são endêmicas do bioma e necessitam da floresta para existir. Ou seja, põe em discussão se existiram ou não as chamadas áreas de refúgios que, por terem permanecido muito estáveis ao longo do tempo, abrigariam uma riqueza imensa de organismos e, portanto, deveriam ter prioridade de conservação”, reforçou Alexandrino.


Fonte: Agência FAPESP

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Curso a Distância de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

A Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM abriu as inscrições para o curso a Distância de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

O objetivo é realizar a capacitação técnica prática e teórica dos participantes para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS.

São 80 vagas para profissionais que trabalham na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SEMG e 20 vagas profissioanis do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA.

As inscrições se iniciam no dia 03 de maio de e vão até o dia 31 de maio.

O curso terá duração de 40 horas/aula e será gratuito.

Para maiores informações acesse os sites www.feam.br; www.cmrr.mg.gov.br; www.saude.mg.gov.br

SIMBIO 2010 - I Simpósio da Biodiversidade


Acontece de 20 a 22 de maio, no Parque do Zarico, em Rio Paranaíba - MG, o I Simpósio da Biodiversidade, promovido pelo curso de Ciências Biológicas do Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa.

O evento, em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, será composto por palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e mostra temática de fotografias.

As inscrições com resumo ou submissão de fotografia para a mostra temática estão abertas até dia 10 de maio.

As inscrições com desconto para o evento vão até o dia 15 de maio de 2010.

Informações e inscrições através do site:
www.simbio.biociencia.org

Curso Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde


O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) promove o curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O curso será realizado entre os dias 03 e 07 de maio, das 13h30 às 18h.

A carga horária é de 20 horas/aula e é voltado para profissionais atuantes na área de saúde.

As aulas serão ministradas pela professora doutora Noil Amorim de Menezes Cussiol.

O curso visa apresentar, de forma didática e participativa, os conceitos técnicos em gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em conformidade com as normas e resoluções do CONAMA, da ANVISA e do Ministério do Trabalho.

As aulas acontecerão no CMRR, localizado na Av. Belém, 40, bairro Esplanda.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no http://www.cmrr.mg.gov.br/interna.aspx?id=165&cont=114 .

Maiores informações pelo telefone (31) 3465-1203.

Site The Complete Work Of Charles Darwin


O site 'The Complete Work Of Charles Darwin', criado pela Universidade de Cambridge, traz um belo acervo sobre o pai do evolucionismo.

O veículo eletrônico conta com cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens.

Também há correspondências de Charles Darwin, que trocou cartas com cerca de 2 mil pessoas.

Entre os nomes dos correspondentes do naturalista inglês estão o filósofo Karl Marx e o zoólogo Thomas Huxley.

Para visualizar o site, acesse:
http://darwin-online.org.uk/

Concurso Público Ribeirão Pires - SP (02 vagas para Biólogos)

A Prefeitura de Ribeirão Pires (SP) lançou edital para concurso público destinado ao preenchimento de diversas vagas de seu quadro permanente de pessoal.

O cargo 'Biólogo' possui apenas uma vaga em aberto (salário de R$1.535,51), assim como o cargo 'Analista de Planejamento do Meio Ambiente' (salário de R$1.760,11).

A inscrição pode ser feita no site www.mouramelo.com.br, até o dia 14 de maio de 2010.

A avaliação objetiva do concurso está programada para o dia 06 de junho de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/yJHT

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pós-graduação em Vigilância Sanitária


O Ifar irá realizar em Belo Horizonte o a pós-graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária.

As aulas terão início no dia 29 de maio de 2010 e serão realizadas quinzenalmente aos sábados e domingos das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

O curso acontecerá na Av. Barbacena, 60 - Barro Preto e seu término está previsto para março de 2011.

Maiores informações pelo telefone (31) 9995-75722 e pelo site http://www.ifar.com.br/

Serra da moeda ganha abraço simbólico pela preservação

Cerca de 7 mil pessoas de Brumadinho, Nova Lima, Belo Vale, Moeda e comunidades tradicionais da região participaram, na manhã de quarta-feira, na rampa de decolagem do Clube do Voo Livre, do terceiro encontro anual pela preservação da Serra da Moeda, encerrado com um abraço simbólico na montanha. Este ano, a maior preocupação dos organizadores é a ameaça de nova intervenção, com a reativação da antiga Mineração Vista Alegre, apelidada de Serrinha. O projeto é da Ferrous Resources do Brasil. O temor é de que o emprendimento seque o aquífero da região, comprometendo o abastecimento de água de todos os municípios da serra e também da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“O reservatório de Fechos, da Copasa, faz a captação de água para todos os municípios do entorno da Serra da Moeda”, lembra a arquiteta e urbanista Dorinha Alvarenga, uma das organizadoras do protesto. Para o biólogo Vinícius Barbosa de Assis, que trabalha com danos ambientais provocados pela mineração há 15 anos, também é preciso levar em conta que o alto da serra é um dos últimos refúgios de uma área de vegetação chamada de Canga, que só existe onde há minério.

Segundo ele, essa é a primeira área a ser destruída com o início da atividade mineradora. “Ali há espécies endêmicas (que só existem no local) e que ainda nem foram estudadas”, explica. O biólogo lembra, ainda, que em 300 anos de mineração no estado, somente há três anos a mineradora Vale assumiu a responsabilidade de recuperar uma área de Canga. “Ainda não há retorno biológico da iniciativa porque ela começou há pouco tempo”, comenta.

Leide Santana Silva, de 59 anos, veio de Marinhos, uma comunidade de Brumadinho candidata ao posto de Quilombola, que fica ao lado do Quilombo do Sapé, já reconhecido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais (Iepha). Ali, há 27 anos, 11 famílias criaram um grupo de roça para plantar arroz, feijão e milho. O objetivo era ajudar a sustentar duas famílias - uma de seis, outra de sete filhos - comandadas por viúvas, que de outra maneira não teriam como sobreviver. “Se a mineração voltar, vamos perder a terra e o nosso sustento”, afirma Leide, que é guardiã de Marinhos. As famílias da comunidade não são proprietárias das terras que cultivam. “Trabalhamos a terço e à meia com os donos das fazendas. Se eles venderiam a terra, nossa comunidade não sobreviveria”, alerta.

Uma das principais reivindicações dos organizadores do evento é a criação de um corredor ecológico na Serra da Moeda, que tem mais de 1,7 mil metros de altitude. Esse é o nome dado a uma faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana, proporcionando à fauna o livre trânsito entre áreas protegidas e a troca genética das espécies. O corredor de biodiversidade é considerado a única alternativa possível para a Serra da Moeda, uma vez que funciona como um mosaico de usos e ocupação de terra, integrando parques e reservas, centros urbanos, além de atividades industriais e extrativistas.

Fonte: Uai

Cientistas descobrem vulcão mais profundo dos oceanos


Com auxílio de um submarino manejado por controle remoto, cientistas descobriram o vulcão mais profundo do planeta - cinco quilômetros abaixo da superfície marinha. O vulcão fica no Mar do Caribe e, segundo os cientistas, novas espécies marinhas podem habitar as águas ferventes de sua parte interna, onde também pode haver novas pistas sobre a origem da vida na Terra.

Os especialistas a bordo do submarino James Cook disseram ter descoberto o vulcão numa região conhecida como Fossa Abissal das Caimãs. A região é um espaço aberto no fundo do mar, que foi cenário do filme "The Abyss" (O Segredo do Abismo) de 1989, do diretor James Cameron.

O geólogo Bramley Murton, piloto do submarino, disse que explorar a região foi "como explorar a superfície de outro mundo", cheia de minerais de cores diferentes e enormes coleções de microrganismos azuis e florescentes, que crescem em águas mais frias ao redor das bordas do vulcão. A cena "não se iguala a nada do que eu havia visto antes", disse Murton.

Os respiradouros vulcânicos são buracos nos quais a água do mar entra no solo. Alguns podem medir mais de dois quilômetros. As temperaturas ali podem chegar a 400 graus centígrados, esquentando a água até o ponto de derreter o chumbo. A água abrasadora e rica em minerais é devolvida no fundo do oceano.

A pressão espetacular - 500 vezes maior que a da atmosfera da Terra - evita que a água ferva. O ambiente dos vulcões submarinos, dizem os cientistas, parece brutal: o intenso calor e a pressão se combinam com metais tóxicos. Não obstante, perto dos respiradouros existem colônias de animais exóticos, como camarões cegos e enormes caranguejos brancos. "Embora estas condições sejam totalmente hostis para seres da superfície como nós, a vida existe em todas as profundezas dos oceanos", disse o biólogo Jon Copley.

Fonte: Agência Estado

Curso Teórico e Prático Manejo de Serpentes


Nos dias 15 e 16 de maio irá acontecer o Curso Manejo de Serpentes em Belo Horizonte, no Centro Universitário UNA (Rua Guajajaras, 175 - Centro - Sala 305).

A aula será ministrada pelo Biólogo Breno Texeira Damasceno, diretor do CEAM Galápagos e curador da Coleção de Animais Venenosos e Peçonhentos do Hospital João XXIII - CIAT/BH.

No sábado o curso será de 9h às 16h e no domingo de 9h às 13h.

Maiores informações pelo site:
www.biogalapagos.com.br

Simpósio Sul-Mineiro de Controle de Vetores e Pragas


O Simpósio Sul-Mineiro de Controle de Vetores e Pragas irá acontecer de 26 a 28 de abril de 2010 em Alfenas (MG).

O objetivo do evento é promover discussões sobre as ações de Vigilância e Promoção à Saúde nas áreas de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária.

Maiores informações pelo site:
http://www.pragsul.com/

Concurso Público Serafina Corrêa – RS (Cadastro de Reserva)

Abriram as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Serafina Corrêa (RS), que visa a formação de cadastro de reserva em diversas áreas.

O cargo de Biólogo possui a remuneração mensal de R$2.000,60 e o cargo de Professor do Ensino Fundamental de Ciências Físicas e Biológicas possui o salário de R$757,83.

O endereço eletrônico para a inscrição é www.objetivas.com.br . Ela deve ser feita até o dia 03 de maio de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/yCX5

terça-feira, 20 de abril de 2010

Eventos Internacionais sobre Morfologia e Paleontologia dos Vertebrados


9th International Congress of Vertebrate Morphology
Local: Punta del Este, Uruguai
Data: 26 a 31 de julho de 2010
Informações: http://icvm-9.edu.uy/



70th Meeting of the Society of Vertebrate Paleontology
Local: Pittsburgh, PA
Data: 10 a 13 de outubro de 2010,
Informações: http://www.vertpaleo.org/meetings/index.cfm

X Congresso Argentino de Paleontologia e Bioestratigrafia e VII Congresso Latino-Americano de Paleontologia


De 20 a 24 de setembro de 2010, irá acontecer em La Plata (Argentina) o X Congresso Argentino de Paleontologia e Bioestratigrafia e o VII Congresso Latino-Americano de Paleontologia.

A realização dos dois eventos simultaneamente tem o objetivo de reforçar os vínculos da comunidade paleontológica latino-americana e discutir sobre o papel do profissional na região.

O envio de resumos pode ser feito até o dia 30 de abril de 2010.

Maiores informações sobre os congressos no site:
www.congresospaleo2010.fcnym.unlp.edu.ar

Novo site Biocod


A Biocod atua em todo o Brasil prestando serviços de assessoria em genética e biologia molecular humana. Sua matriz está localizada em Belo Horizonte, e, ao longo de 10 anos, consolidou uma equipe técnica qualificada e experiente, solidificando a oferta de serviços com o mais alto padrão de qualidade.

A empresa acaba de reformular seu portal na internet. Mais moderno, o veículo eletrônico facilita a consulta de informações e apresenta inovações para parceiros e clientes.

O site está disponível no seguinte endereço:
http://www.biocod.com.br/

XVI EnBio - Encontro dos Estudantes de Biologia


Desde 1994 acontece na Universidade Estadual de Goiás, campus Henrique Santillo, o EnBio - Encontro de alunos de Biologia.

Este ano o evento acontecerá de 07 a 11 junho de 2010 e o tema escolhido foi 'Desenvolvimento Sustentável: técnicas e conceitos'.

É esperado ampliar, durante todo o Encontro, as discussões sobre as mais diferentes áreas da biologia, que possibilitam alcançar a sustentabilidade.

Maiores informações pelo site:
http://figuras.net78.net/Enbio/index.html

5º Simpósio Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia


O Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) realizará, no dia 1º de junho, o Seminário Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia, em São Paulo.

O evento faz parte das comemorações do aniversário de 40 Anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Um dos objetivos do simpósio é discutir as diversas formas de comunicação da ciência dirigida ao público não especialista.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 25 de maio. O simpósio será realizado no Anfiteatro Rosa no ICB, na cidade universitária, em São Paulo.

Mais informações: www.fisio.icb.usp.br/eventos/simposios/5srp/index.html, laffini@icb.usp.br ou (11) 3091-7976

Concurso Público Professor UFFS – SC (15 vagas para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para o concurso público da UFSS, Universidade Federal da Fronteira Sul – SC, objetivando selecionar professores.

Inscrições
Até às 18h de 13 de maio de 2010, através dos seguintes endereços: www.uffs.edu.br ou http://uffs.fepese.ufsc.br .

Cargos
- Microbiologia (05 vagas);
- Zoologia e Fisiologia de Animais Aquáticos (01 vaga);
- Ecologia de águas continentais e Aquicultura em lagos e represas (01 vaga);
- Biologia Geral: Biologia celular, embriologia, histologia e genética (01 vaga);
- Morfofisiopatologia: anatomia, morfologia e patologia (01 vaga);
- Zoologia de Invertebrados e Entomologia (02 vagas);
- Fisiologia Vegetal (03 vagas);
- Anatomia Animal (01 vaga)

Edital
Clique aqui

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Faperj oferece 160 bolsas de pós-doutorado


A Faperj (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), lança nova edição do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, serão oferecidas 160 bolsas de pós-doutorado, das quais 90 serão pagas pela Capes e 70 pela Faperj.

O prazo das inscrições segue até o dia 10 de junho.

Os projetos deverão ser apresentados por orientadores de programas de pós-graduação de instituições de Ensino Superior e Pesquisa situadas no estado e reconhecidos pela Capes. Será exigido que o orientador tenha o currículo atualizado na Plataforma Lattes, seja pesquisador 1 do CNPq ou Cientista do Nosso Estado da Faperj e tenha vínculo empregatício com a instituição de execução da proposta.

Solicitações de pesquisadores nível 2 do CNPq ou Jovens Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ também serão consideradas. Dos bolsistas serão exigidos o título de doutor há no máximo cinco anos, a nacionalidade brasileira ou visto permanente no País e o currículo registrado e atualizado na Plataforma Lattes. Os candidatos deverão ainda dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto e não ter vínculo empregatício.

Também poderão ser aceitas indicações de bolsistas com defesa de tese de doutorado marcada para, no máximo, 30 de julho de 2010. As propostas, com prazo de execução de até cinco anos, deverão priorizar a formação de recursos humanos para ensino, pesquisa e inovação, além de ampliação qualitativa e quantitativa do desempenho científico e tecnológico do estado.

Serão priorizados projetos científicos que tenham relevância regional de inovação, estabeleçam cooperação com empresas e estejam inseridos em uma política de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Os aprovados terão direito a auxílios no valor de R$ 3.300 mensais.

Cada um dos bolsistas fará jus a uma taxa de bancada para projetos no valor de R$ 1.000 mensais durante os cinco anos de sua vinculação ao programa. A divulgação dos resultados da seleção está prevista para ser feita a partir do dia 5 de agosto.

As bolsas entram em vigor a partir de 1º de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no site da http://www.faperj.br/

Programas de Bolsas de Estudos em áreas prioritárias UNESCO

A Unesco (Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura) oferece bolsas para graduados e pós-graduados interessados em estudar ou realizar pesquisas no exterior pelo período de um a seis meses. Há oportunidades nas áreas de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais e Humanas, Cultura e Comunicação e Informação.

As inscrições para o ano acadêmico 2010-2011 já estão abertas.

Os estudos poderão ser realizados entre 1º de setembro de 2010 e 31 de dezembro de 2011.

Local: África / América / Asia / Europa / Oceânia / União Europeia / Comunidade Ibero-Americana / Antártida

Características: O valor da bolsa não poderá superar 15.000 dólares para cobrir parcial ou totalmente os gastos relacionados ao programa de estudo.

Os candidatos devem ter proficiência na língua do país onde pretendem estudar, além de mérito acadêmico e potencial para contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico de seus países de origem.

Prazo: Até o dia 23 de abril de 2010 (sexta-feira).

Impresso: As candidaturas deverão ser enviadas para a Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores (Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 432, Brasília-DF, CEP 70170-900).

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.dce.mre.gov.br/ / http://portal.unesco.org/

56º Congresso Brasileiro de Genética


De 14 a 17 de setembro de 2010, irá acontecer na Casa Grande Hotel Resort, Guarujá-SP, o 56º Congresso Brasileiro de Genética.

As inscrições com desconto e a submissão de trabalhos poderão ser feitas até a data limite de 10 de maio.

O Congresso tem o apoio do Sistema CFBio/CRBios.

Maiores informações pelo link:
http://www.sbg.org.br/site/index.html

Prêmio Jovem Geneticista 2010


A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e a GE Healthcare Life Sciences convidam os geneticistas, com título de doutor obtido nos últimos três anos anteriores à data de início do 56º Congresso Brasileiro de Genética, a participarem do Prêmio Jovem Geneticista 2010.

Visando a maior integração entre os países latino-americanos, a SBG abre as inscrições para jovens geneticistas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Ao primeiro colocado será concedido um prêmio em dinheiro no valor de US$1,000.00 e passagem aérea para participação em congresso internacional de sua escolha.

O prêmio será entregue durante a sessão de encerramento do 56º Congresso Brasileiro de Genética.

Os demais classificados receberão um troféu de participação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de julho de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://www.sbg.org.br/site/editalJovGeneticista.html

XXVIIª REGEM - Reunião de Genética de Microrganismos


A XXVIIª REGEM - Reunião de Genética de Microrganismos é um evento tradicional na área, que ocorre a cada 2 anos, tendo sido organizado pela primeira vez em 1973 na ESALQ-USP.

A REGEM é aberta a profissionais e estudantes de diferentes áreas, permitindo a apresentação e a discussão de trabalhos de pesquisa nas áreas de Genética, Microbiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia.

O maior objetivo é permitir o contato e a confraternização de estudantes e pesquisadores interessados na área de Genética de Microrganismos e incentivar pesquisas nessa área no país.

Neste ano a XXVIIª REGEM será realizado antes do 56º Congresso Brasileiro de Genética, na cidade de Guarujá, São Paulo, no Casa Grande Hotel Resort, no período de 12 a 14 de setembro de 2010, como um evento “satélite”.

Inscrições:
Com trabalho: até 10/06/2010
Sem trabalho: até 14/09/2010
Data limite para inscrição online : até 23/08/2010

Maiores informações pelo link:
http://www.sbg.org.br/site/27Regem/index.html

XVIII Encontro de Genética do Nordeste


De 27 a 30 de junho, a SBG Regional Bahia promoverá o XVIII Encontro de Genética do Nordeste. O evento acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Universitário de Jequié (BA).

O tema será “Genética, Biodiversidade e Conservação”. A programação científica foi preparada visando atender a diferentes áreas de interesse dos mais variados grupos de pesquisa básica e aplicada, com exposições sobre temas de interesse geral, abrindo as discussões diárias com palestras, mesas-redondas e simpósios.

Durante o evento, cientistas e acadêmicos de toda a região nordeste trocarão experiências e conhecimentos sobre genética animal, vegetal e humana, ensino de genética, entre outros.

X ENCONTRO PARANAENSE DE GENÉTICA


O X ENCONTRO PARANAENSE DE GENÉTICA evento acontecerá na Universidade Estadual de Londrina, nos dias 03 e 04 de junho de 2010. De caráter científico, este atrai geneticistas, alunos de graduação e pós-graduação das IES, bem como profissionais de institutos de pesquisa e professores do ensino fundamental e médio do Estado do Paraná e de outros estados da região Sul e Sudeste do Brasil.

O seu principal objetivo é promover cursos, palestras, simpósios e discussões sobre temas ligados à área de Genética, que sejam relevantes para atualização e aperfeiçoamento do conhecimento, além da divulgação de projetos desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa do Paraná.
A inscrição de resumos e com desconto para o Encontro podem ser feitas até o dia 16 de maio de 2010.

Maiores informações pelo link:
http://www.uel.br/eventos/xepg/index.html

Encontro Paulista de Citogenética


O 1º EPACITO (Encontro Paulista de Citogenética) será realizado nos dias 21 a 23 de junho na UNESP-Botucatu.

O evento tratará de temas atuais em citogenética destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, biológica e agropecuária e permitirá a troca de informações sobre as práticas utilizadas na área.

As inscrições com trabalho e com desconto para o EPACITO podem ser feitas até o dia 17 de maio de 2010.

As inscrições sem trabalho tem a data limite de 14 de junho.

Maiores informações pelo link:
http://www.ibb.unesp.br/eventos/I-EPACITO/index.html

Calango corteja "noiva cadáver", afirma estudo feito em Minas Gerais


Ele a abraçou forte, tentando conquistar sua atenção com os carinhos de praxe. Um rival se aproximou dos dois e, repetidas vezes, ao longo de quase meia hora, ele o enxotou dali. Tudo em vão: ela estava morta.

Essa cena de romance gótico foi registrada por biólogos numa estrada de terra do município de Inhapim (MG), e os protagonistas são calangos da espécie Ameiva ameiva, um dos lagartos mais comuns do Brasil. Ao que parece, na ânsia de se acasalar, os machos da espécie acabam virando necrófilos.

"Uma coisa parecida com a mesma espécie já tinha sido vista na Amazônia, só que a fêmea que o macho estava tentando fecundar tinha acabado de ser morta, então não teria dado tempo de ele perceber isso", explica o biólogo Henrique Caldeira Costa, mestrando da Universidade Federal de Viçosa (MG). No caso descrito por Costa e seus colegas na revista científica "Herpetology Notes", por outro lado, é possível que a calanga estivesse morta há mais tempo, provavelmente por atropelamento.

Segundo um coautor do estudo, Emanuel Teixeira da Silva, também de Viçosa, os biólogos, de carro, primeiro acharam que se tratava de um único bicho. Pararam para fotografá-lo e só então notaram que se tratava de uma desajeitada tentativa de cópula. "A fêmea estava de língua de fora, com os olhos esbugalhados, claramente morta", diz Costa, que não estava no local. Apesar de abraçá-la e esfregar seu papo nas costas dela, o macho não chegou a penetrá-la com seu hemipênis (pênis duplo da espécie).

Como se não bastasse o fracasso, ele ainda teve de colocar para correr mais de uma vez um macho menor que também se interessou pelo cadáver.

O engano provavelmente tem várias causas. Primeiro, uma necrópsia da fêmea revelou que ela estava apta a ser fecundada quando morreu. As calangas costumam deixar uma trilha de cheiro quando receptivas, o que, claro, atrai os dois machos. E, exposto na estrada num dia de calor, seu corpo ainda estava quente, o que teria confundido os pretendentes.

Darwin explica

À primeira vista, ter interesse romântico por cadáveres parece um estorvo para o macho, que deveria ser eliminado pela seleção natural. No entanto, especula-se que esses "enganos" necrofílicos sejam um subproduto da tentativa de ser sempre o primeiro a abordar uma fêmea, o que, no longo prazo, acabaria compensando.
Fonte: Folha Online

X ENBIP - Encontro de Biologia de Iporá


De 20 a 24 de setembro de 2010, irá acontecer o X ENBIP - Encontro de Biologia de Iporá.

O evento é organizado pelos alunos da graduação da Universidade Estadual de Goiás – UEG, em Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura - para atender às necessidades acadêmico-científicas dos alunos do curso, tendo também o apoio de professores.

O tema do Encontro este ano será 'Cerrado: Biodiversidade e sustentabilidade'.

O ENBIP tem o apoio do CRBio-04.

Maiores informações pelo blog:
http://x-enbip.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Concurso Público Câmara de Guarulhos – SP (01 vaga para Biólogos + Cadastro de Reserva)

Abriram as inscrições para o concurso público da Câmara Municipal de Guarulhos (SP).

O cargo Agente Técnico Parlamentar - Engenheiro Ambiental/Biólogo/Ecólogo possui a remuneração mensal de R$4.353,00.

As inscrições devem ser feita até o dia 16 de maio de 2010, através do endereço http://www.ibfc.org.br/ .

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/x3zr

Concurso Secretaria da Saúde – SC (01 vaga para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Secretaria da Saúde de Santa Catarina, cujas vagas ofertadas atenderão diversas cidades do estado.

As inscrições devem ser feitas no site www.concursoses.ufsc.br, até o dia 12 de maio de 2010.

O cargo Biólogo possui apenas uma vaga disponível e a remuneração é de R$1.651,00.

A prova objetiva do concurso está agendada para às 14h do dia 13 de junho de 2010.

Maiores informações pelo link:
www.concursoses.ufsc.br/edital.html

Greenmeeting


A cidade de Belo Horizonte (MG) sediará nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2010, no Teatro SESIMINAS, o X Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting”, “Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

O evento é um importante Fórum que visa propor soluções para as principais questões sócio-ambientais e econômicas do Brasil, das Américas e do mundo.

O Greenmeeting reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais, que entre outros acontecimentos se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2010.

O objetivo do evento é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior.

Informações e inscrições através do site:
http://www.greenmeeting.org/

Simpósio Internacional: Por uma Agência Brasileira da Cannabis Medicinal?


A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através do Departamento de Psicobiologia e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP (PROEX) realizará o "Simpósio Internacional: Por uma Agência Brasileira da Cannabis Medicinal?" que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio de 2010 no Teatro Marcos Lindenberg da UNIFESP - São Paulo.

Este evento tem como objetivo apresentar estudos sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L (maconha) e reunir as diversas instituições federais e sociedades científicas vinculadas a este tema para avaliar a necessidade da criação da Agência Brasileira da Cannabis Medicinal. De acordo com artigos da Convenção de Drogas Psicotrópicas da ONU (1971), da qual o Brasil é signatário, é recomendado criar a Agência da Cannabis para regular e controlar o uso da maconha como medicamento ou para fins de pesquisa.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 20 de abril.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de maio.

Maiores informações pelo site:
http://www.cannabismedicinal.org.br/

Curso de Direito Ambiental Administrativo


A Fundação Escola Superior do Ministério Público - FESMP/MG irá promover em Belo Horizonte, de 18 a 19 de maio, o curso de Direito Ambiental Administrativo.

As aulas serão ministradas de 8 às 12 e de 14 às 18h, pelo professor Lyssandro Norton Siqueira (Mestre em Direito, Procurador do Estado de Minas Gerais, Coordenador de Meio Ambiente da Advocacia-Geral do Estado, Coordenador, em Minas Gerais, da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil)

O objeitvo do curso é introduzir à questão ambiental, princípios de direito ambiental, competências ambientais: administrativa e legislativa; instrumentos da política nacional de meio ambiente, avaliação de impacto ambiental, licenciamento ambiental.

Maiores informações pelo site:
http://www.fesmpmg.org.br/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Concurso Público Resende - RJ (01 vaga para Biólogos)

A Prefeitura de Resende (RJ) irá realizar concurso público de provas e títulos para provimento de cargos públicos.

A única vaga destinada a Biólogos possui a remuneração mensal de R$1.973,96. É exigido do candidato registro no CRBio.

A inscrição poderá ser efetuada no endereço www.consulplan.net, entre os dias 19 de abril e 09 de maio de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/wGSt

Concurso Público Professor UFPEL (04 vagas para Biólogos)

A Universidade Federal de Pelotas (RS) lançou edital para provimento de cargo de docente da carreira do Magistério Superior.

As inscrições serão recebidas no Centro Especializado em Seleção (CES) localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, no horário das 8h30 às 11h3, de segunda a sexta-feira.

O período das inscrições vai até o dia 23 de abril de 2010.

Biólogos podem concorrer nas seguintes áreas:

- Polímeros e Biomateriais;

- Diagnóstico e Caracterização Molecular de Agentes Infecto-Parasitários;

- Nanobiotecnologia, Proteômica e Bioinformática;

- Conservação de Bens Culturais em Papel.

A remuneração pode chegar até R$6.722,85 (dependendo da titulação do candidato).

Para maiores informações, clique aqui

Seminário Internacional de Revitalização de Rios


O Seminário Internacional de Revitalização de Rios (Brasil – Coréia do Sul – EUA – União Européia), promovido pelo Sisema, o Projeto Manuelzão da UFMG, a COPASA e a CEMIG, será realizado entre os dias 10 e 12 de maio de 2010, em Belo Horizonte no Auditório Topázio Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 - Centro).

O evento faz parte de um movimento internacional pela revitalização de rios e tem como um dos objetivos contribuir para o intercâmbio de projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta, dando continuidade também às ações do Projeto Estruturador do Estado de Minas Gerais “Meta 2010”.

O encontro será uma oportunidade para debater modelos e conceitos diferentes de gestão das águas nas bacias hidrográficas, nas cidades e no campo, com apresentação de novos paradigmas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 07 de maio de 2010.

Maiores informações
telefone: (31) 3915-1775
e-mail: participativo@meioambiente.mg.gov.br
site: www.meioambiente.mg.gov.br

IV Semana da Biologia UFOP


A IV Semana da Biologia UFOP - Evolução: cultura, integração e aplicabilidade - acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio de 2010 no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O evento contará com mesas-redondas, palestras e mini-cursos.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de maio pelo e-mail semanadabiologiaufop@gmail.com .

Maiores informações pelo blog:
http://semanadabiologiaufop.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Concurso Público Professor UFOP (01 vaga para Biólogos)

A Universidade Federal de Ouro Preto lançou edital para contratação de Professor, Classe de Adjunto, nível 1, na Área de Biologia Celular/Histologia/Embriologia.

A remuneração é de R$ 6.722,85.

As inscrições serão realizadas no endereço www.concurso.ufop.br, até às 16 horas do dia 12 de maio de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/wpiH

VIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste


O VIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste irá ser relizado em Goiânia, no período de 26 a 29 de julho de 2010.

O evento tenta oferecer um conjunto de atividades que, além de contribuir para o enriquecimento de todos os profissionais da área, oportuniza o aprimoramento de grupos regionais de pesquisa.

O Encontro terá o seguinte tema central: Desafios para conservação e manejo da flora do Cerrado.

O envio de trabalhos tem a data limite de 28 de maio.

Maiores informações pelo site do evento:
www.icb.ufg.br/viiienboc

3º Fórum de Ética em Pesquisa e Experimentação Animal


O Comitê de Ética em Pesquisa e Experimentação Animal do Centro Universitário Barão de Mauá (CEPan) promove, nos dias 3 e 4 de maio, o 3º Fórum Regional de Ética em Pesquisa e Experimentação Animal, em Ribeirão Preto (SP).

Os objetivos do evento são discutir a Lei 11.794 de 08/10/08, conhecida como Lei Arouca, que norteia a utilização de animais em pesquisa e ensino, e a criação do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea).

“Reflexão da ética no uso de animais na experimentação”, “Lei Arouca aprovada: quais os próximos passos”, “Ética em pesquisa animal: melhoria no instrumento de pesquisa”, entre outros, serão alguns dos temas em debate.

As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas no site do evento, que será realizado no Anfiteatro Prof. Me. Luiz Alberto Trindade, na Unidade Central do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais informações
E-mail: cepan@baraodemaua.br
Tel: (16) 3603-6624
Site: http://www.baraodemaua.br/

Concurso Público Petrobras Biocombustível (02 vagas para Biólogos + Cadastro de Reserva)

A Petrobras Biocombustível realizará processo seletivo público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva.

Biólogos podem se candidatar ao cargo de Analista Ambiental Júnior (salário básico de R$3.940,16 com garantia de remuneração mínima de R$5.685,07).

Para se candidatar, os interessados devem se inscrever em http://www.cesgranrio.org.br/, entre os dias 26 de abril a 09 de maio de 2010.

O local de atuação é em Belém/PA e Rio de Janeiro/RJ (mesmas cidades que serão realizadas as provas do concurso, inicialmente marcadas para o dia 06 de junho de 2010).

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/wmYf

Concurso Público Professor UNIVASF (10 vagas para Biólogos)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF realizará concurso público para provimento de vagas para o cargo de professor efetivo, classes Adjunto, Assistente e Auxiliar, nível I.

As vagas direcionadas para Biólogos são para as seguintes áreas:

- Anatomia e Fisiologia Humana (Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Ciências Morfológicas ou Morfologia ou Fisiologia);

- Anatomia e Embriologia (Graduação na área de saúde com Mestrado em Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde, e experiência em docência de nível superior de 01 ano em uma das áreas de atuação);

- Bases Morfofisiológicas (Graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas ou Farmáciabioquímica, com Mestrado na área de Imunologia, Patologia, Análises clínicas ou Ciências Biológicas);

- Fanerógamos (Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Biologia Vegetal ou Botânica ou Ecologia Vegetal);

- Embriologia e Fisiologia Animal Comparada (Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Ciências Morfológicas ou Biologia Animal ou Zoologia ou Fisiologia comparada);

- Ensino de Biologia (Graduação em Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde, com Pós-Graduação em uma das áreas de atuação);

- Gestão Ambiental (Graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Biologia, Ecologia, ngenharia Florestal ou cursos afins, com Mestrado na área Ambiental ou afins);

- Melhoramento Vegetal (Graduação em Biologia ou Engenharia Agronômica, com Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas);

- Zoologia de Invertebrados (Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Zoologia ou Zoologia de Invertebrados ou Biologia Animal ou Ciências Biológicas);

- Zoologia de Vertebrados (Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Zoologia ou Zoologia de Vertebrados ou Biologia Animal ou Ciências Biológicas).

As inscrições serão realizadas até às 23 horas e 50 minutos do dia 22 de abril de 2010, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.concurso.univasf.edu.br .

A remuneração varia entre R$3.077,28 e R$6.722,85.

Maiores informações pelo edital

terça-feira, 13 de abril de 2010

Projeto sobre ato médico divide profissionais de saúde


Médicos de um lado e profissionais de outras áreas de saúde de outro. A cisão entre as categorias sobre o Projeto de Lei 7.703/06, que regulamenta a profissão médica e tramita no Senado Federal, ficou evidente durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta segunda-feira (12/4/10). A proposição, conhecida como Ato Médico, define a área de atuação, as atividades privativas e os cargos privativos de médicos. Já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, em outubro do ano passado, e aguarda votação dos senadores.

O projeto torna privativo do médico, por exemplo, os diagnósticos de doenças, a prescrição de tratamentos terapêuticos, os diagnósticos de exames citopatológicos, o ensino de disciplinas médicas e a ocupação de direção e chefias de serviços médicos. A restrição, na avaliação de representantes de outras profissões da área, compromete os princípios da multidisciplinariedade e do tratamento do paciente de maneira integral, adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), elogiado e copiado por outros países.

O autor do requerimento da reunião, deputado Carlin Moura (PCdoB), se mostrou preocupado com as implicações que o projeto, se aprovado, pode trazer para o usuário do serviço de saúde. Na opinião do parlamentar, a proposição viola o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) de analisar a doença de uma maneira mais completa, abordando os vários aspectos que atingem o ser humano. "É preciso analisar o projeto sob o ponto de vista do usuário, e não só do monopólio de uma profissão", advertiu.

O presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), explicou que a proposição representa um retrocesso à situação atual da saúde no Brasil, onde há crescimento de práticas terapêuticas em campos variados do conhecimento, citando como exemplo as áreas de fitoterapia, homeopatia, acupuntura, entre outras. A discussão pela comissão, segundo ele, se explica por se tratar de um debate que trata da garantia de direitos fundamentais, no caso o acesso à saúde.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Calçamento na região de Araraquara revela pegadas fósseis de dinossauros


Há um mês, Valéria Ribeiro comprou uma lanchonete na Rua Itália, em Araraquara, interior de São Paulo. Do antigo dono, ouviu histórias sobre pegadas de dinossauro na calçada. Sozinha, não encontrou nada. Precisou da ajuda do paleontólogo Marcelo Adorna Fernandes para identificar, em uma laje do calçamento, a pegada do réptil de três dedos que viveu há 140 milhões de anos na região.

Valéria não sabia que os pavimentos da cidade - retirados de pedreiras de arenito, hoje desativadas - guardam memórias jurássicas. A região já esteve na borda de um imenso deserto: um cenário desolador que se estendia por 1,3 milhões de quilômetros quadrados até o Uruguai.
Nos oásis de Araraquara, os animais matavam a sede e deixavam seus rastros sobre a areia molhada. O vento cobriu as pegadas com o pó das dunas e o tempo se encarregou de transformar a areia em rocha (mais informações nesta página).

As condições geológicas e de umidade não conservaram as ossadas fósseis dos dinossauros. Contudo, foram perfeitas para preservar seus rastros.

Martelo e cinzel. Em 1984, Fernandes gastou 4 mil cruzeiros - R$ 15, em valores corrigidos - para comprar a edição de novembro da revista Ciência Hoje. O título "Dinossauros do Brasil" despertou o interesse do rapaz de 15 anos quando passava pela banca de jornais. Ao ler a revista, descobriu que Araraquara, sua cidade, tinha pegadas pré-históricas.

Hoje, Fernandes trabalha na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Cuida da maior coleção de pegadas fósseis do Brasil, com quase mil peças. Parte do acervo ocupa dois ambientes do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da universidade. Também há muitas pedras encostadas nas paredes da casa do pesquisador, esperando um abrigo definitivo.

A joia do acervo - uma trilha com cerca de 4 metros - está guardada em um galpão emprestado da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O rastro pertenceu a um ornitópode, dinossauro herbívoro e bípede, que tinha 5 metros de comprimento - do focinho à ponta da cauda -, 3 metros de altura e pesava 2 toneladas. A peça foi achada na pedreira São Bento, a 15 quilômetros do centro de Araraquara, e valeu uma conferência no Congresso Brasileiro de Paleontologia, em 2007.

Fernandes passava horas nas pedreiras - origem de boa parte do calçamento da região -, acompanhado da mulher, a bióloga Luciana, parceira nas pesquisas e na busca das pegadas.

Com martelo e cinzel, funcionários desprendiam lajes de arenito como se destacam folhas de um livro ancestral. O pesquisador ensinou-os a procurar nas páginas da rocha vestígios da pré-história. Diante de uma irregularidade na superfície, chamavam Fernandes. Se ele confirmasse a descoberta, embarcavam a peça no Ford Courier do casal.

Precursores. Mas o primeiro registro fóssil da região de Araraquara não foi identificado nas pedreiras. Estava exposto em uma calçada da vizinha São Carlos. Em 1911, o engenheiro de minas Joviano Pacheco ficou intrigado com as pegadas no arenito cor-de-rosa do passeio público. Hoje, a pista fóssil descansa nas coleções do antigo Instituto Geográfico e Geológico, na capital.

Durante décadas, os fósseis urbanos permaneceram esquecidos. Em 1976, um evento casual tirou-os da escuridão. O padre italiano Giuseppe Leonardi viajava para o norte do Estado. No caminho, sofreu uma incômoda dor de dente. Resolveu descer na Rodovia Washington Luís para se tratar na Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara. No caminho, olhava para o chão.

Apaixonado pela paleontologia, percebeu o tesouro que tinha debaixo dos pés. Em 1983, solicitou a retirada de duas toneladas de lajes das ruas, levadas aos galpões do Departamento Nacional de Produção Mineral.

Intercâmbio. O artigo de Ciência Hoje lido por Fernandes foi escrito pelo padre Leonardi. Em 1989, o missionário deixou o Brasil e hoje vive em Kinshasa, no Congo. Continua pesquisando e publica artigos científicos. Mereceu uma breve biografia na Enciclopédia dos Dinossauros, do Museu Americano de História Natural: "(Leonardi) sistematizou informações sobre pegadas fossilizadas em escala continental."

Fernandes só conheceu pessoalmente padre Leonardi quando começou a participar de congressos científicos. Em uma caixa na estante, ele guarda recordações do seu precursor na paleontologia: cadernos de folhas quadriculadas que o padre usava para anotações de campo. Em um dos blocos, há desenhos de rastros deixados por galinhas nas dunas de Salvador, na Bahia, um termo de comparação para pegadas de dinossauros bípedes.

O pesquisador brasileiro seguiu os passos do mestre italiano. Diante de um provável registro fóssil de urina, procurou um animal que, em condições análogas, poderia deixar um vestígio semelhante. Em vez de galinhas, usou o avestruz, uma das poucas aves que expelem líquidos. O trabalho foi publicado em 2004 na Revista Brasileira de Paleontologia. Representa o primeiro registro oficial de urólito - como foi batizado - da história.

Fauna antiga. As calçadas de Araraquara também contêm inúmeros registros de pequenos mamíferos que viviam à sombra dos dinossauros: na maioria das vezes, com o tamanho de um camundongo e sempre menores que um gato. Fernandes aponta uma razão simples para dimensões tão discretas: "Serviriam de banquete." O império dos mamíferos só começou depois da extinção dos répteis gigantes.

Em 1981, padre Leonardi atribuiu um nome científico aos rastros de mamíferos gravados no arenito: Brasilichnium elusivum, pegadas normalmente bem definidas com quatro pequenos dedos. É impossível concluir se pertencem à mesma espécie ou - com maior probabilidade - a animais parecidos.

Artrópodes completam a fauna antiga. Uma bela laje apresenta com nitidez os círculos produzidos pelas patas de um escorpião pré-histórico. Um risco entre as pegadas denuncia a cauda com o ferrão que o animal arrastava atrás de si. Besouros e vermes de areia também deixaram suas marcas fósseis.

Cena insólita. Em um texto de março de 2006, o escritor Ignácio de Loyola Brandão recordou que jogava bolinha de gude nos "buraquinhos e sulcos" das calçadas da sua Araraquara natal. Só quando visitou a exposição Dinos, na Oca, no Parque do Ibirapuera, descobriu que a brincadeira ocorria sobre rastros de bichos pré-históricos.

Mas algumas crianças aprendem cedo a história escondida no passeio público. Quando lecionava no ensino fundamental, Fernandes costumava levar os alunos para um passeio nas ruas e avenidas da cidade.

Sob o olhar atento dos estudantes, desvendava a cena insólita testemunhada pelas pedras. Pequenos mamíferos alimentam-se de insetos da areia e servem de cardápio para celurossauros - ancestrais das aves - que bebiam água nos oásis do deserto. Ao lado, ornitópodes comem a vegetação na borda da lagoa.

Na praça do Parque Infantil de Araraquara, há uma laje com vestígios de gotas d"água. Lembram a areia da praia quando cai a chuva. Na verdade, registram outra tempestade, muito mais antiga. Um provável prenúncio das mudanças geoclimáticas que decretaram o fim do deserto pré-histórico e de seus habitantes.

Fonte: O Estado de S.Paulo