quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Manifesto em BH contra o Ato Médico


No próximo dia 09 de março (terça-feira), seguindo agenda nacional, Conselhos da área da Saúde (Biologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física, Nutrição, Farmácia) bem como os Sindicatos e estudantes dessas categorias, estarão se unindo contra o Ato Médico.

As atividades na capital mineira acontecem no centro da cidade, na Praça 7, a partir das 11 horas.

O Conselho Regional de Biologia - 4ª Região apóia e participa desta ação em favor da saúde pública e da sociedade.

Mobilize e Participe!

Serviço:
Mobilização contra o Ato Médico
Dia: 09 de março de 2010 (terça-feira)
Local: Praça Sete - Centro de Belo Horizonte
Horário: a partir das 11 horas

Lobos-marinhos de Galápagos fazem colônia no Peru


Tirando vantagem do aquecimento dos mares, lobos-marinhos das Ilhas Galápagos estabeleceram uma colônia próspera na costa do Peru, a cerca de 1.500 km de seu hábitat usual, informam cientistas.

Embora os lobos-marinhos já tenham sido avistados esporadicamente ao longo da costa noroeste da América do Sul, os pesquisadores afirmam que, nos últimos meses, foram reunidas evidências de que lobos-marinhos adultos estão acasalando e tendo filhotes no Peru.

Carlos Yaipen-Llanos, veterinário e biólogo marinho do centro de pesquisas Orca, no Peru, acredita que a mudança climática permitiu que os lobos-marinhos se expandissem para além de seu lar tradicional.

"Esta é uma espécie única, que costumava viver exclusivamente nas Ilhas Galápagos do Equador", disse ele, depois de atrair um bebê para fora de uma caverna na ilha, imitando o chamado dos pais.

"A importância científica dos lobos-marinhos de Galápagos estabelecerem uma colônia no Peru é de que os animais ampliaram sua área e descobriram um novo hábitat. Isso está associado às temperaturas mais elevadas da água".

De acordo com dados do instituto geofísico do Peru, as leituras de temperatura da água feitas em todos os meses de janeiro da última década nas proximidades de Isla Foca mostram variação que vai de 17º C em 2000 a 23º C em 2010.

A colônia de cerca de 30 lobos-marinhos vive em Isla Foca, uma minúscula ilha habitada por pássaros como gaivotas e pelicanos, juntamente com outro grande mamífero, o leão-marinho sul-americano.

A ilha rochosa fica perto da cidade de Paita, a cerca de 1.100 km da capital, Lima. Acredita-se que o lobo-marinho de Galápagos seja o menor animal do tipo no mundo, com o macho adulto atingindo 50 kg e 1,6 metro de comprimento.

Outros biólogos dizem que os lobos-marinhos identificados por Yaipen-Llanos podem ser de outra espécie, o lobo-marinho sul-americano, que vive no Chile e no sul peruano. "A menos que seja fornecida evidência genética, não creio que alguém possa alegar, com muita substância, que esses são animais de Galápagos", disse o biólogo alemão Fritz Trillmich.

Mas Yaipen-Llanos, que ainda está analisando os dados genéticos, disse que os lobos-marinhos de Galápagos têm um chamado muito mais agudo que os sul-americanos, além de apresentarem diferenças de coloração, tamanho, estatura, pelagem e comportamento.

Fonte: Reuters

Processo Seletivo HCPA – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Cadastro de Reserva)

O HCPA – Hospital de Clínicas de Porto Alegre abriu as inscrições de processo seletivo que visa formar cadastro de reserva.

Os cargos disponíveis para Biólogos são para as áreas de Biologia Molecular; Genética Médica: Citogenética; Genética Médica: Erros Inatos do Metabolismo, ênfase em doenças lisossomais; Genética Médica: Laboratório de Análise de Metabólitos.

A remuneração mensal varia entre R$3.067,92 a 4.319,26.

As inscrições devem ser realizadas através do site www.faurgs.ufrgs.br/concursos, até o dia 05 de março de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/lgEY

Concurso Público Prefeitura de Vitória – ES (Cadastro de Reserva)

Foi divulgado o edital de abertura do concurso público para a Prefeitura de Vitória – ES, que tem o objetivo de formar cadastro de reserva em regime estatutário para a área da educação.

Biólogos podem de candidatar ao cargo de Professor de Educação Básica III Ciências Biológicas. A remuneração é de R$1.441,65.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.funcab.org, entre os dias 02 e 28 de março de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/lgAp

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Escocesa faz palestra sobre a importância das árvores na vida pessoal


A escocesa Judy McAllister, conferencista internacional da ecovila escocesa Findhorn Foundation, realiza, nessa quarta-feira (24/2), palestra sobre a importância das árvores para a vida pessoal.

A palestra acontece às 19h30 no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, na rua Espírito Santo 495, Centro, em Belo Horizonte, com entrada franca. Antes disso, por iniciativa do Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes – Premiar, a conferencista se encontrará com a diretoria da Cemig visando a troca de experiências sobre técnicas de plantios e manejo de vegetação.

A conferencista, sucessora de Dorothy MacLean, uma das fundadoras da ecovila e autora do livro O Chamado das Árvores, vem a Belo Horizonte para ministrar um workshop no próximo sábado (27/2), em que ensinará a promover mudanças energéticas e ações positivas na vida das pessoas. A Findhorn Foundation administra, desde a década de 80, a ecovila localizada no norte da Escócia, mundialmente conhecida pelas mudanças positivas que tem provocado em seus moradores e visitantes.

Campanha

O convite para vinda de McAllister ao Brasil partiu da campanha “Vamos plantar 1.000.000 de árvores” idealizada pelo arquiteto e escritor Carlos Solano. Essa campanha propõe a divulgação de histórias e informações sobre arborização e criação de consciência e responsabilidade ecológica, além de compensar o desmatamento e a extinção de espécies

Estão abertas as inscrições para o workshop O Chamado das Árvores Workshop 2010 Você, Sua Casa e a Cidade, que Judy McAllister ministra no próximo sábado (27/2), das 8h30 às 17 horas no Parque Municipal Américo Renê Giannetti, no Centro de Belo Horizonte. Para mais informações acesse http://www.ummilhaodearvores.org.br/ .

Palestra
Data: quarta-feira, 24 de fevereiro
Horário: 19h30
Local: Auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte
Endereço: Rua Espírito Santo 495, 4º andar – Centro
Confirmação de presença: (31) 3296-3864Entrada gratuita

Workshop
Data: sábado, 27 de fevereiro
Horário: 8h30 às 17 horas
Local: Parque Municipal Américo Renê GianettiEndereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Inscrições: (31) 9256-0543/8702-1333

Força-tarefa tenta recuperar imagem da ciência do clima

Editoria de Arte/Folha Imagem

Os ataques recentes à ciência do aquecimento global levaram a AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) a convocar um simpósio de emergência em seu encontro anual, na Califórnia.

Na discussão, anteontem, os cientistas não chegaram a um consenso sobre como lidar com o problema, mas um pesquisador resumiu o que acha que vai acontecer: "A burocracia vai aumentar para os climatólogos".

O autor da frase é Gerald North, físico da Universidade A&M do Texas. Segundo ele, o impacto que dois eventos tiveram recentemente na pesquisa de clima deve estimular os próprios cientistas a aumentarem o cuidado ao tratar e repassar os dados que produzem, e isso deixará as atividades do setor mais trabalhosas.

Um dos casos foi o roubo de e-mails de cientistas da Universidade de East Anglia, Reino Unido, cujas mensagens sugeriam que pesquisadores se negavam a disponibilizar dados públicos sobre temperaturas a quem os pedisse.

Outro era um relatório do IPCC (painel do clima da ONU) com previsões exageradas sobre o sumiço de geleiras no Himalaia.

Dimensões

São dois eventos pequenos perto do grande volume de pesquisa feita sobre clima, mas foram suficientes para que jornalistas, políticos e pesquisadores descrentes do aquecimento global lançassem uma onda de ataques sem precedentes.

"Isso realmente abalou a confiança do público sobre a condução da ciência, conforme mediram várias pesquisas de opinião, levantamentos, editoriais em jornais e reportagens", disse o presidente da Academia Nacional de Ciências dos EUA, Ralph Cicerone.

"Não estávamos preparados para isso", disse North, encarregado pela academia de auditar trabalhos polêmicos em climatologia em busca de fraudes.

"A imprensa não está interessada naquilo que toda uma comunidade de cientistas tem a dizer. Uma história sobre erro ou fraude, claro, é muito mais sedutora", diz ele.

Inspetores

O físico afirma que os cientistas do clima terão de se preparar agora para trabalhar sob vigilância total, caso a climatologia queira recuperar a credibilidade pública que perdeu.

"Não sei se agora, quando pesquisadores forem escavar amostras de gelo no Ártico, alguém vai pôr um inspetor em cima do ombro deles", disse North à Folha. "Talvez não seja uma ideia ruim, mas aumentará os gastos com pesquisas. Se for algo feito no interesse da transparência e do controle de qualidade, será uma boa coisa."

Sugerir um sistema de vigilância para profissionais que estão acostumados a trabalhar com extrema liberdade não foram as únicas palavras duras proferidas durante o encontro da AAAS em San Diego.

O biólogo e ex-frade dominicano Francisco Ayala falou em dar um fim à "era da inocência" para os cientistas que ignoram que precisam trabalhar na fronteira entre conhecimento e divulgação do conhecimento.

Ayala experimentou isso na própria pele, tendo sido um dos principais defensores da teoria da evolução contra ataques de criacionistas nos últimos anos.

Neutro

A declaração ganhou apoio de Sheila Jasanoff, da Universidade Harvard, que estuda o assunto. "Nós vimos o IPCC declarar que fazia um trabalho "politicamente neutro" apesar de ser "politicamente relevante", mas cientistas sociais que conhecem essa área logo reconheceram isso como algo de um trabalho nessa fronteira."

O geneticista Philip Sharp, do MIT, Prêmio Nobel de Medicina, também foi convidado para o simpósio por ter coordenado um relatório da academia de ciências sobre boas práticas com manuseio de dados. "Não acho que isso seja algo em que a comunidade científica esteja investindo bem", disse.

Críticas à parte, nenhum dos pesquisadores no simpósio atacou o consenso da climatologia, segundo o qual o aquecimento global existe e é causado por humanos.

Aberta a sessão de perguntas, quando um espectador começou a elencar aquilo que seriam provas da inexistência da mudança climática, cada um dos convidados à mesa explicou por que confiava na ciência do clima.

Fonte: Folha de S. Paulo

Pesquisadores revelam segredo de monogamia de rã


Pesquisadores americanos descobriram nas selvas peruanas o primeiro anfíbio monogâmico, e agora revelam pela primeira vez, em um documentário da BBC, o segredo desse comportamento sexual da espécie.

Testes genéticos revelaram que os machos e as fêmeas da espécie Ranitomeya imitator se mantêm fiéis uns aos outros.

Em uma pesquisa publicada na revista científica "The American Naturalist", os cientistas afirmam que um único detalhe --o tamanho dos reservatórios de água nos quais as fêmeas depositam seus ovos-- é responsável por impedir que as rãs dessa espécie tenham relações sexuais com parceiros diferentes.

Segundo os cientistas, esta é a melhor evidência já documentada de que a monogamia teria uma única causa.

Ovos

Após a cópula, a fêmea da rã coloca seus ovos sobre a superfície de folhas.

O macho leva então os girinos que vão nascendo, um a um, carregando-os nas costas, para reservatórios d'água que se acumulam em folhas de bromélias que crescem em galhos no alto de árvores.

Cada um dos girinos é colocado em sua própria "piscina", da qual o macho toma conta.

Quando os girinos ficam com fome, o macho chama a fêmea, que chega para colocar um ovo não fertilizado em cada corpo d'água, que o girino come para se alimentar.

Os machos e as fêmeas parecem atuar em conjunto, e as novas pesquisas revelaram a extensão de sua fidelidade.

Análises genéticas

"Esta é a primeira descoberta de um anfíbio verdadeiramente monogâmico", afirma o coordenador do estudo, o biólogo Jason Brown, da Universidade East Carolina, em Greenville.

Brown e outros pesquisadores da universidade vêm estudando extensivamente nos últimos anos a espécie, que foi filmada para o documentário da BBC.

Muitos animais parecem ser monogâmicos, com machos e fêmeas formando pares que muitas vezes parecem durar toda a vida. Mas a recente explosão em análises genéticas revelaram que muitas dessas chamadas relações não eram monogâmicas na realidade. Enquanto muitos animais podem permanecer juntos e se reproduzir, eles com frequência escapam para trocar de parceiros quando têm uma chance.

Por meio de exames de DNA, a equipe de Brown analisou 12 famílias de rãs da espécie Ranitomeya imitator, das quais 11 pares se mantiveram fieis uns aos outros, enquanto na 12ª família o macho copulou com duas fêmeas diferentes.

Diferenças

Eles verificaram diferenças em relação a outra espécie semelhante, Ranitomeya variabilis, que se mostrou mais promíscua. As fêmeas desta segunda espécie coloca seus ovos em corpos d'água cerca de cinco vezes maiores na média do que os da primeira. Além disso, as fêmeas da Ranitomeya variabilis não têm nenhum papel no acompanhamento do desenvolvimento dos girinos, deixado a tarefa a cargo somente dos machos.

Quando os pesquisadores transportaram os girinos de ambas as espécies para reservatórios d'água de diferentes tamanhos, verificaram que os girinos cresciam mais rapidamente nos corpos d'água maiores, que contêm mais nutrientes, e que não podiam sobreviver sozinhos nos menores.
Isso sugere que os machos e as fêmeas das rãs da espécie Ranitomeya variabilis não precisam se manter juntos, já que seus girinos podem sobreviver sem necessitar da ajuda das mães para se alimentar.

Como os girinos da espécie Ranitomeya imitator não conseguem sobreviver sozinhos sem o cuidado tanto dos pais quanto das mães, ambos se mantêm juntos.

Fonte: BBC Brasil

Pós-graduação em Gestão Ambiental


O IPECON – Ensino e Consultoria (http://www.ipecon.com.br/) foi criado em 2001, para atender os graduados em curso superior, no setor da educação continuada .

A empresa irá realizar em Goiânia o curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, que tem como objetivo fornecer aos participantes condições para o desenvolvimento de instrumentos que permitam buscar agilidade e inovações nas atividades de planejamento e gestão ambiental.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de março de 2010.

A pós terá início no dia 19 de março de 2010.

As aulas serão quinzenais, nas sextas-feiras, das 19h às 23h e nos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Maiores informações pelo telefone (062) 3214-2563, pelo e-mail ipecon@ipecon.com.br e pelo link http://migre.me/l7Eb

Cabeças valiosas


Uma nova espécie de dinossauro, denominada Abydosaurus mcintoshi, foi descoberta por paleontólogos norte-americano em escavações no estado de Utah. Mas o mais notável foi a maneira como os registros do animal pré-histórico foram encontrados.

O abidossauro era um saurópode, tendo pertencido ao grupo de dinossauros quadrúpedes e gigantescos, com pescoço alongado e que se alimentava de plantas, do qual fez parte o mais conhecido braquiossauro.

Em apenas oito das mais de 120 variedades conhecidas de saurópodes foi possível recuperar crânios completos fossilizados. Agora, os cientistas encontraram quatro, dos quais dois notadamente intactos.

“Com relação ao seu corpo, as cabeças dos saurópodes eram mais leves do que as dos mamíferos, e estavam posicionadas no fim de pescoços muito longos. Em vez de ossos espessos reunidos, os crânios dos saurópodes eram feitos de ossos finos agrupados por tecido macio. O resultado é que os crânios geralmente se desmanchavam após a morte do animal, desintegrando-se em seguida”, explicou Brooks Britt, da Universidade Brigham Young, um dos autores do estudo.

A descrição da espécie a partir dos fósseis de 105 milhões de anos será publicada em breve no periódico Naturwissenshaften. Parte dos fósseis está em exibição temporária no Museu de Paleontologia da universidade, em Provo, no Utah.

A análise dos ossos indicou que o abidossauro era um parente próximo do braquiossauro, que viveu cerca de 45 milhões de anos antes. Os fósseis encontrados pertenceram a quatro espécimes jovens.

Devido à raridade dos crânios fossilizados, a maior parte do que se sabe sobre os saurópodes deriva de estudos feitos do pescoço para baixo. Os crânios encontrados agora dão pistas de como os maiores animais que já viveram sobre a terra se alimentavam.

“Eles não mastigavam os alimentos: apenas pegavam e engoliam. Os tamanhos dos crânios inteiros representam menos de um centésimo do volume corporal do animal, que não contava com um sistema de mastigação elaborado”, disse Britt.

Os saurópodes eram herbívoros e trocavam de dentes durante toda a vida. No Jurássico, exibiam muitos tipos de dentes diferentes, mas no fim da era dos dinossauros passaram a ter dentes mais finos. Os dentes do abidossauro representam bem essa transição para dentes menores e com substituição mais frequente.

Fonte: Agência FAPESP

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Eventos contrários ao Ato Médico no RJ e em SP



Evento no Rio de Janeiro

No dia 09 de março de 2010, às 17h, haverá um ato público na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, em repúdio ao Projeto de Lei do Ato Médico, que está em vias de ser aprovado no Senado.Na manifestação, os presentes promoverão um “apitaço” contra o PL do Ato Médico, uma distribuição panfletos e outras ações para conscientizar a população dos riscos que o projeto traz não só para as profissões de Saúde, mas para toda a sociedade.

Evento em São Paulo
No próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 14 horas, na Praça de Eventos, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conselhos profissionais, sindicatos e entidades ligadas a diversas carreiras da área de Saúde, como o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, promoverão uma manifestação com o objetivo de sensibilizar a população para os prejuízos que o PL do Ato Médico, se aprovado pelo Senado, pode acarretar. O cantor e compositor Zeca Baleiro é a principal atração da manifestação contra o projeto de lei, em trâmite no Senado, que pretende regulamentar a carreira de Medicina.

Site 'Não ao projeto de lei do Ato Médico'


O site 'Não ao projeto de lei do Ato Médico' foi feito pelos Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia para ser uma ferramente de comunicação contrária ao projeto de Lei 7.703/06.

O veículo eletrônico também tem a função de divulgar todos os eventos no Brasil que protestam contra o Ato Médico.

O site tamb[em conta com notícias recentes, textos, materiais de divulgação e vídeos de reportagens exibidas na TV sobre o Ato Médico.

Para acessar o site 'Não ao projeto de lei do Ato Médico', clique no link http://www.naoaoatomedico.org.br/

Computador Portátil para Professores


O projeto Computador Portátil para Professores é destinado aos professores em atividade do ensino básico, profissional e superior das instituições credenciadas junto ao MEC.

O objetivo do Programa é facilitar aos professores a aquisição de computadores portáteis (baixo custo e condições diferenciadas de empréstimo). Os computadores possuem o valor máximo de R$1.400,00.

Os professores poderão dirigir-se às agências do Banco Postal dos Correios e/ou dos bancos participantes (Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal) para obterem informações mais detalhadas sobre o Programa.

Maiores informações pelo site:
www.computadorparaprofessores.gov.br

Curso de Biossegurança Aplicada a Unidades de Assistência a Saúde


As instituições de saúde, atualmente, cada vez mais necessitam de profissionais habilitados em biossegurança para criarem procedimentos de controle de acidentes biológicos, garantindo melhorias na qualidade de vida do profissional de saúde que trabalha em ambulatórios, hospitais, laboratórios, dentre outros.

A região norte não ofereceu, até hoje, nenhum Curso de Especialização em Biossegurança para atender essa demanda reprimida. Por isso, será oferecido a comunidade o primeiro curso de Biossegurança para formar profissionais em nível de excelência que serão multiplicadores das medidas de prevenção de riscos biológicos na região.

Carga horária
360 horas

Início Previsto
Abril/2010

Duração
18 meses

Horário das aulas
Aulas 1 final de semana por mês
sexta-feira: 17:30h às 22h
sábado: 08h às 12:30h e 14h às 18h
domingo: 08 às 12h

Local
Av. Senador Lemos 443, Ed.Village Executive sala 707 - Umarizal-Belém/Pa

Maiores informações
http://www.centrodeposgraduacao.com.br/

I Simpósio Latino Americano de Virologia Ambiental


O I Simpósio Latino-Americano de Virologia Ambiental será realizado entre os dias 05 e 07 de maio de 2010, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento terá como objetivo divulgar os avanços obtidos neste campo e incentivar colaborações interinstitucionais, contribuindo, desta forma, para impulsionar as pesquisas nesta área de atuação.

Os formulários de inscrição devem ser recebidos até a data limite de 15 de abril.

Os resumos para apresentações orais e pôsteres deverão ser enviados até o dia 28 de fevereiro.

Maiores informações pelo site:
www.ioc.fiocruz.br/Virolambiental

Seminário sobre “Biofábrica – Produção Industrial de Plantas “in vitro”


A produção industrial de plantas “in vitro” é uma prática bastante usada em agroindústrias de flores em países como Estados Unidos e Europa. É um método biotecnológico já consagrado, que pode produzir plantas (mudas) mais sadias e uniformes, com uma velocidade muito mais rápida do que os métodos convencionais.

O seminário sobre “Biofábrica – Produção Industrial de Plantas “in vitro” será realizado entre os dias 1 e 03 de março de 2010, no anfiteatro da CCA / UFSCar em Araras.

O foco do evento será o Uso de Bioreatores na Biofabricação de Plantas; e a Eficiência e Gerenciamento de Biofábrica de Plantas.

Maiores informações pelo site:
http://www.cca.ufscar.br/seminariobiofabrica/index.html

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Concurso Público CENP-PA e IEC (60 vagas para Biólogos)

O Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (CENP) – PA lançaram edital para concurso público destinado ao provimento de vagas.

As inscrições devem ser feitas através do site www.fidesa.org.br, até o dia 31 de março de 2010.

Biólogos podem se canditar ao cargo de Especialista em Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública (03 vagas); Pesquisador em Saúde Pública - Associado (04 vagas); Pesquisador em Saúde Pública - Adjunto (06 vagas). Os três cargos exigem doutorado nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde.

Biólogos também podem de candidatar ao cargo de Pesquisador em Saúde Pública - Assistente (34 vagas). É exigido do candidato mestrado nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde.

Para o cargo Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica é necessário ser formado em Ciências Biológicas e ter qualificação específica para a área de atuação. São 13 vagas para este cargo.

Os candidatos poderão realizar as provas nas cidades de Belém ou Ananindeua.

A remuneração varia de R$13.620,02 a R$7.748,03.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/kQ3J

Concurso Público Prefeitura de Lagoa Vermelha – RS (01 vaga para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Lagoa Vermelha-RS.

A única vaga para Biólogo possui a remuneração mensal de R$1.750,13.

As inscrições deverão ser feitas através do site www.objetivas.com.br, até o dia 08 de março de 2010.

A prova objetiva está prevista para o dia 11 de abril de 2010.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/kPRt

28 DE FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS


Por Dra. Greyce Lousana (Bióloga, Mestre em Neurociências, Médica Veterinária e Presidente Executiva da SBPPC)

As doenças raras ou doenças órfãs são aquelas que afetam um pequeno número de pessoas, em comparação com a população global. Ocorrem com pouca frequência ou raramente e por não serem muito conhecidas, o diagnóstico muitas vezes é feito tardiamente. Para o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos uma doença é classificada como rara quando ocorrem 200 mil casos ou menos no país. Já a União Européia define como rara qualquer doença que acometa cinco ou menos pessoas a cada 10 mil. São cerca de sete mil doenças raras que acometem milhões de pessoas diariamente. Não existem registros exatos das vítimas, mas estima-se que no mundo 6 a 8% dos habitantes sejam portadores dessas doenças. Na União Européia somam 24 a 36 milhões de pessoas e no Brasil entre 11 e 14 milhões de habitantes.

“As origens dessas doenças podem ser: hereditárias; consequentes de mutações genéticas casuais ou ainda causadas por organismos microscópicos que se desenvolveram para viver dentro do corpo humano”. (fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/doencas-raras.htm). As mais conhecidas são: Esclerose Múltipla, Gaucher (doença genética relacionada com o metabolismo dos lípidos, causada por uma deficiência na enzima glucocerebrosidase), Doença de Fabry (provocada por uma anomalia genética) dentre outras. As doenças raras encontram toda sorte de obstáculos, a começar pela falta de preparo da maioria dos médicos para fechar o diagnóstico e pensar em um tratamento. São ainda relegadas ao segundo plano, tanto pelos governos como pela indústria farmacêutica.

Preocupada com o tema, a SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica – convidou a Prof. Dra. ANA MARIA MARTINS do Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo - IGEIM /Unifesp – para debater o assunto no XI Encontro Nacional de Profissionais de Pesquisa Clínica, que acontece no dia 20 de março, das 08h00 às 18h00, no NOVOTEL São Paulo Center Norte, SP. (informações: http://www.sbppc.org.br/)

Para amenizar o problema, pela falta de opção de tratamento, entidades privadas e órgãos governamentais têm investido em pesquisas clínicas para a fabricação de produtos biológicos, que são medicamentos caros, pontuais e desenvolvidos a partir de processos envolvendo organismos vivos, cuja complexidade para síntese é muito grande. As dificuldades em fabricar esses produtos biológicos ou biofármacos ou medicamentos biológicos estão principalmente no custo, na manipulação e na conservação. Temos tido resultados importantes. Imagino que no futuro muitos produtos tendam a ser biológicos focados nas necessidades específicas de cada pessoa.

Nosso objetivo é ampliar o conhecimento, chamar a atenção para os impactos na vida das pessoas vítimas da doença. Reconhecendo a importância de toda atividade que visa o bem estar do sujeito de Pesquisa Clínica e portadores de doenças raras a SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - apóia e participa da “Primeira Caminhada de Doenças Raras”, que acontece dia 28 de fevereiro - Dia Mundial de Doenças (Rare Disease Day) – a partir das 8h30 no Parque da Juventude, Av. Cruzeiro do Sul, 2500, Santana, SP.

Informações: http://www.guida.com.br/

Seleção para Professor do Programa de Pós-Graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC-MG


Estão abertas as inscrições para o processo de seleção para docente do programa de pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas.

O profissional deverá ministrar tanto aulas na pós, quanto na graduação em Ciências Biológicas.

A disciplina que o professor será responsável é Instrumentação em Zoologia: Ornitologia.

As inscrições deverão ser feitas em Belo Horizonte, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Zoologia de Vertebrados - Prédio 41 – Campus Coração Eucarístico, até o dia 18 de março de 2010, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/kPIr

Especialização em Planejamento e Gerenciamento em Recursos Hídricos


O Curso de Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos destina-se aos profissionais com curso superior ciências ambientais e recursos hídricos, Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Química, Biologia, Geografia, Gestão Ambiental e outros.

As inscrições serão realizadas no período de 01 a 19 de fevereiro de 2010, no horário de 18:00 as 21:00 horas de 2ª a 4ª e de 22 a 26 de fevereiro de 2010, no horário de 18:00 as 21:00 horas de 2ª a 6ª na Secretaria do Curso, situada na Escola de Engenharia Civil, Bloco E, Praça Universitário s/n, Setor Universitário, CEP.: 74605-220, Goiânia-GO.

Contato:
e-mail mrosa8@gmail.com
Fone: (62) 3209.6276 / 8534.5764

Maiores informações. clique aqui

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pós-graduação FUMEC


A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade FUMEC irá realizar duas pós-graduações de interesse dos Biólogos: Genética Humana e Biologia Molecular; Microbiologia e Biologia Molecular.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de março de 2010.

As duas pós serão realizadss quinzenalmente, às sextas-feiras, das 14h às 17h30 e das 19h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

As aulas serão ministradas em Belo Horizonte, na Rua Gonçalves Dias, 31, Funcionários.

Maiores informações pelo telefone 0800.300.200, pelo e-mail infopos@fumec.br e pelos links http://migre.me/kzb3 e http://migre.me/kzaK

Dia de Darwin 2010 no Museu de Zoologia da USP

(clique na imagem para amplia-la)

Cenários da biodiversidade


Depois de quatro anos de trabalho, um grupo de cientistas brasileiros concluiu o desenvolvimento de um ambiente computacional que, por meio de softwares livres de código aberto, permite modelar e estudar a distribuição de espécies biológicas em diferentes cenários.

Denominado openModeller, a novidade foi desenvolvida pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), no âmbito de um Projeto Temático apoiado pela FAPESP. O trabalho foi feito em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O conceito por trás do openModeller é a disponibilização de um ambiente computacional que permita selecionar diferentes camadas de dados e algoritmos e, por meio desse ambiente, obter acesso a mecanismos capazes de analisar dados antes e depois do processamento.

Os resultados do projeto, incluindo todos os detalhes do desenvolvimento do openModeller, foram publicados em agosto de 2009 na revista GeoInformatica (http://migre.me/kz3g), em artigo de autoria de pesquisadores do Cria e de parceiros internacionais. O projeto temático foi concluído no início de fevereiro de 2010.

Para acessar o openModeller, clique no link: http://openmodeller.sourceforge.net/

Fonte: Agência FAPESP

Processo Seletivo Secretaria da Saúde – SC (01 vaga para Biólogos)

Abriram as inscrições para o Processo Seletivo da Secretaria da Saúde de Santa Catarina, que visa a contratação temporária de Biólogo.

O profissional irá atuar em atividades de vigilância e controle de zoonoses e entomologia, mais especificamente no Programa de controle da dengue.

O local de atuação é na cidade de Blumenau.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 03 de março de 2010, no site www.saude.sc.gov.br.

O salário é de R$1.200,00, acrescido de auxílio alimentação e abono salarial de R$ 100,56.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/kwAr

Brasil tem duas novas áreas úmidas reconhecidas no exterior


O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Bahia, foi reconhecido internacionalmente como importante zona úmida ao receber o título de Sítio Ramsar no início deste mês. E, na próxima semana, será a vez do Parque Estadual do Rio Doce (MG). Há atualmente cerca de 1.880 Sítios Ramsar pelo mundo, divididos em 159 países. Com os dois novos títulos, o Brasil agora possui 11 locais reconhecidos.

Desde 1993, o País é signatário da Convenção de Ramsar, estabelecida em 1971 com o objetivo de conservar áreas utilizadas por aves migratórias aquáticas. Depois, o tratado se tornou mais abrangente e passou a reconhecer também a importância das áreas úmidas para a manutenção da diversidade de espécies e bem-estar dos homens.

Quem ratifica a convenção, além de ganhar a atenção internacional, pode ter acesso a benefícios como cooperação técnica e apoio financeiro por meio de pequenos fundos.

"Abrolhos tem os maiores recifes de coral e a maior biodiversidade do Atlântico Sul. Também é local de reprodução da baleia jubarte", afirma Guilherme Dutra, diretor do programa marinho da Conservação Internacional (CI), apontando os quesitos que tornaram o parque apto a receber o título.

A beleza natural do lugar e sua importância ecológica contrastam, porém, com a falta de pessoal e de estrutura para fiscalização. O diretor do parque, Joaquim Rocha dos Santos Neto, lamenta a situação. "Possuímos quatro servidores e outros terceirizados. O numero é extremamente defasado.". Existe somente um fiscal para a área e o barco usado para fiscalização é lento. "Estamos tentando reparar nossa lancha rápida."

De acordo com o diretor, o reconhecimento da área tem de ser visto "como mais uma pressão para que investimentos sejam feitos" no local.

O Parque Estadual do Rio Doce - o primeiro criado em Minas Gerais - parece melhor preparado. Existem 59 funcionários e 26 integrantes da Polícia Ambiental atuam ali. Para isso, foram feitas parcerias com prefeituras e empresas.

"É preciso ser criativo na gestão", diz o diretor e biólogo Marcus Vinicius de Freitas. Ele considera que o título pode ajudar na divulgação do lugar como ponto turístico, gerando emprego e renda na região.

O parque possui cerca de 40 lagos e fauna rica: a região ainda é habitada pelas onças-pintadas e conta com uma população grande de antas e de macacos-prego, por exemplo.

Ser um Sítio Ramsar também pode ser útil para conseguir financiamento para pesquisas, avalia Freitas. "Hoje existem 64 projetos de pesquisa em andamento no parque."

POUCA PROTEÇÃO

Existem apenas 0,8% de áreas marinhas protegidas integralmente no País (entre federais e estaduais). Dutra lembra que o Brasil tinha como meta chegar a 10% de áreas protegidas no mar dentro da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) - o mais importante acordo internacional para preservar a fauna e a flora do mundo. O objetivo, porém, não será atingido até a conferência da CDB em Nagoya, em outubro deste ano.

Segundo a secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, o governo federal tem tentado criar novas unidades de conservação marinhas no País, porém enfrenta a resistência de governadores. "No Espírito Santo já temos uma área desenhada. Mas o governo estadual está relutante." Ela diz que no Maranhão e em Santa Catarina também há intenção de criar novas áreas.

Mesmo os 10% de proteção estão longe do que defendem ONGs. Para a CI, o ideal seria 20% e, para o Greenpeace, 40%. E a ONU recomenda que 20% dos oceanos se tornem reservas marinhas no curto e médio prazos e que o número suba para 30% no longo prazo.

Fonte: Estado de São Paulo

Concurso Público FAMAI (01 vaga para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da FAMAI, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (SC).

A única vaga destinada a Biólogos é para o cargo de Analista Ambiental – habilitação em Biologia (salário de R$1.835,95).

As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de março de 2010, através do site www.univali.br .

A realização da prova objetiva será na provável data de 28 de março.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/kwu0

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Concurso Público Prefeitura Municipal de Vazante-MG (01 vaga para Biólogos)

A Prefeitura Municipal de Vazante (MG) irá realizar concurso público com o objetivo de preencher vagas no seu quadro permanente de pessoal.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 e 26 de março de 2010, através do site www.magnusconcursos.com.br .

A única vaga para Biólogo possui a remuneração mensal de R$851,51 e 30 horas de jornada de trabalho.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/ko8h

I ECOSUL-MG


O I Curso de Ecologia e Conservação do Instituto Sul Mineiro (I ECOSUL-MG) ocorrerá de 17 a 21 de julho de 2010.

O curso foi criado com o objetivo de incentivar as pesquisas nas áreas de Ecologia e Biologia da Conservação em uma região que sofre pela intensa descaracterização de sua vegetação original, ainda que conserve uma parte considerável de sua fauna.

As aulas serão ministradas nas dependências da RPPN Fazenda Lagoa, na cidade de Monte Belo, sul de Minas Gerais.

Maiores informações no blog:
http://www.ecosulmg.blogspot.com/

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Site Humor na Ciência


O químico Luis Roberto Brudna Hölzle, 35, acha ciência uma coisa engraçada. Foi justamente a curiosidade "pelo maluco e pelo estranho" que o atraiu para a área.

Com pós-doutorado em eletroquímica pela Universidade de Paris 11, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Pampa (RS) coleta "piadas científicas" desde 1999 e é pai do site Humor na Ciência, com cerca de 1.500 visitas por dia.

O site possui um link apenas destinados a piadas relacionadas a Biologia:

Você soube que um biólogo teve gêmeos?Ele batizou um e manteve o outro para controle.

Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.

Para acessar o Humor na Ciência, acesse: http://www.humornaciencia.com.br/

Fonte: Folha de São Paulo

SP terá curso de pós em genômica e imunologia


Cem alunos do Brasil e do exterior serão selecionados nos próximos meses para um curso de pós-graduação que trará a São Paulo cientistas de renome nas áreas de genômica, imunologia, neurociências e câncer. Organizado pelo Hospital A.C. Camargo, referência em oncologia no País, o curso é parte de uma estratégia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para "internacionalizar" a ciência paulista.

"Um dos grandes problemas da ciência no Brasil é a baixa internacionalização", disse ao Estado o médico Ricardo Brentani, que acumula os cargos de presidente da Fapesp e do hospital. "Temos gente muito boa aqui, com condições de competir ou colaborar internacionalmente em várias áreas, mas muita coisa não acontece porque não somos suficientemente conhecidos nem respeitados lá fora", afirmou.

Metade dos alunos selecionados será do Brasil e metade, do exterior. Todos receberão bolsa integral. O curso será realizado de 19 a 30 de abril, com 96 horas-aula, que valerão créditos para pós-graduação no Brasil e no exterior.

O foco serão estudantes de doutorado e pós-doutorado ? que poderão, eventualmente, se fixar em alguma instituição paulista. "O objetivo final é trazer cérebros para São Paulo", diz o diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz. "Queremos atrair as melhores cabeças para trabalhar aqui, e a melhor hora para fazer isso é quando elas são estudantes."

A lista de professores inclui 40 cientistas de importantes instituições do Brasil e do exterior, como Harvard, Princeton e o MD Anderson Cancer Center. "Nunca houve algo com essa dimensão no Brasil", diz o biólogo Emmanuel Dias Neto, do Hospital A.C. Camargo, responsável pelo curso.

O curso será o primeiro de seis projetos aprovados em janeiro pelo programa Escola São Paulo de Ciência Avançada, da Fapesp, que funcionarão no mesmo formato. Os outros abordarão temas como computação quântica, processamento de imagens, teoria dos jogos, linguagem e radiação síncrotron. Mais informações no site http://www.schoolscienceaccamargo.org.br/ .

Fonte: Estado de São Paulo

9º Workshop da Pós-Graduação e 10º Workshop de Genética


A Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, realizará, de 13 a 15 de maio, o 9º Workshop da Pós-Graduação.

Em conjunto, será realizado também o 10º Workshop de Genética. Ambos os eventos – organizados pelos alunos de pós-graduação – envolvem as áreas de biologia geral e aplicada, botânica, farmacologia, zoologia, genética e biometria.

O tema central é “No âmbito das novas ideias”. Um dos objetivos do encontro é oferecer discussões sobre a postura universitária na era da globalização.

Os eventos contarão com palestras, conferências e minicursos, além de apresentação de trabalhos científicos na forma oral e impressa.

O evento será realizado no Instituto de Biociências da Unesp, em Botucatu.

Mais informações: www.ibb.unesp.br/eventos/workshop

Fonte: Agência FAPESP

Processo Seletivo Professor Substituto IFPB (03 vagas para Biólogos)

O IFPB – Instituto Federal da Paraíba, realiza processo seletivo simplificado visando a contratação de professor Substituto por tempo determinado.

As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de fevereiro de 2010m, pelo site www.ifpb.edu.br.

As 03 vagas para Biólogos exigem licenciatura e a remuneração é de R$2.124,20.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/jNQT

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Concurso Público Sanebavi – SP (Cadastro de Reserva)

O SANEBAVI – Saneamento Básico Vinhedo lançou edital para concurso público.

As vagas para Biólogos são destinados a cadastro de reserva. A remuneração mensal é de R$1.860,00.

As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de fevereiro de 2010, através do site www.aptarp.com.br.

Maiores informações pelo edital clicando aqui

Concurso Público Professor UFRRJ (01 vaga para Biólogos)

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Público da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A única vaga para Biólogos é para cargo de professor Adjunto do departamento de Biologia/Botânica, para a displina de Criptógramas. É necessário que o candidato tenha pós em Ciências Biológicas (Botânica) ou áreas afins, com tese na área de Ficologia.

A remuneração é de R$6.722,85.

As inscrições devem ser feitas no site www.ufrrj.br, até às 15h de 26 de fevereiro de 2010 (horário de Brasília-DF).

A previsão para o início da aplicação das provas é entre 30 e 90 dias após o términio das inscrições.

Maiores informações pelo edital do concurso:
http://migre.me/jIsJ

Processo Seletivo para Professores da Prefeitura de Valinhos – SP (05 vagas para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Valinhos-SP.

Biólogos podem se candidatar aos cargos de Professor de Educação Básica – Biologia (01 vaga); Ciências Físicas e Biológicas (04 vagas).

A remuneração mensal é de R$1.638,00.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.esppconcursos.com.br, até o dia 04 de março de 2010.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/jImp

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Formação de Coordenadores de Sistema de Gestão Integrado: ISO 9001/ ISO 14001/ OHSAS 18001


Datas
05, 06 e 07 de Março de 2010 – Cachoeiro de Itapemirim/ES
19, 20 e 21 de Março de 2010 – Vitória/ES

Formação
Preocupados com as questões inerentes à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional e responsabilidade social, as organizações procuram implantar em seu sistema a Certificação das Normas ISO 9001:2008 (Qualidade), ISO 14001:2004 (Meio Ambiente), OHSAS 18001:2007 (Saúde e Segurança Ocupacional) em busca de melhoria continua de seus processos.Sendo uma tendência de mercado para os próximos anos, a implementação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) exigirá mudanças internas na estrutura organizacional da empresa, em seu sistema de informações, na tecnologia ou nos recursos, o que resultará nas inter-relações entre os funcionários e as próprias normas que regem o sistema.

O curso de Formação de Coordenadores de Sistema de Gestão Integrado proporcionará ao profissional práticas de trabalhos em grupo, bem como exercícios e oportunidades de participar efetivamente das discussões relacionadas à implantação do SGI.

Investimento
R$420,00 – inclusos: certificado, apostila impressa e coffee break.

Informações
(27)9224-3299
(28)9298-0934
treinamento@raizesambiental.com.br
http://www.raizesambiental.com.br/

Curso de Legislação Ambiental Conforme Padrão Normativo ISO 14001:2004 ISO 14001:2004


Este treinamento tem por principal objetivo, prover conhecimentos aos participantes sobre a Legislação Ambiental Brasileira e sua aplicação nas atividades, produtos ou serviços de sua organização.

Data: Março de 2010

Duração: 16 horas

Investimento: R$420,00 Á Vista

Ganhe 10% de desconto por indicação com inscrição efetivada.

Local: Ituiutaba (MG), Uberlândia (MG) e Patos de Minas (MG).

Maiores informações
http://www.inbraforp.com.br/Todososcursos.php

MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção


A Faculdade INESP (http://www.inesp.edu.br/) está com as inscrições abertas para o MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção.

As aulas serão ministradas em várias cidades:
- Rio de Janeiro
- Brasília
- São Paulo
- Campo Grande
- Salvador
- Recife

Maiores informações pelos e-mails brasilia@ccih.med.br / contato@ccih.med.br e clicando aqui

Processo Seletivo Professor SESI – SP (Cadastro de Reserva)

Encontram-se abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), cuja finalidade é a contratação de professores para formação de cadastro de reserva (cargos efetivos e temporários).

As vagas destinadas a Biólogos são para o cargo de Professor de Educação Básica II – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano; Professor de Educação Básica III – Ensino Médio; Professor Orientador de Aprendizagem II - Ensino Médio (Educação de Jovens e Adultos – Educação a Distância).

As inscrições serão realizadas somente via Internet, no endereço eletrônico www.conesul.org, até o dia 22 de fevereiro.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/jozq

Concurso Público para Professor da Prefeitura de Itambacuri – MG (05 vagas para Biólogos)

Foi divulgado o edital de abertura do concurso público para a Prefeitura de Itambacuri-MG.

As inscrições deverão ser feitas através do site www.agoraconsultoria.srv.br, entre os dias 22 de março e 09 de abril de 2010.

As vagas para Biólogos são para o cargo de: Professor Ciências - sede (01 vaga); Professor Ciências - Zona Rural (04 vagas).

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/joCM

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cientistas brasileiros pesquisam na Antártida mutações causadas pelo aquecimento


A cada ano, cerca de 70 pesquisadores passam pela Estação Antártica Comandante Ferraz, a base científica brasileira no continente gelado. Ferraz fica na Ilha Rei George, no Arquipélago das Shetlands do Sul. É o conjunto de ilhas antárticas mais próximo do continente americano e, apesar de não estar em solo continental, tem uma localização privilegiada para o estudo das mudanças climáticas.

A região da Península Antártica é uma das que mais aqueceu nos últimos 50 anos, 3 graus a mais, contra 0,8 no restante do mundo. Com esse cenário, as pesquisas desenvolvidas atualmente pelo Brasil têm dois focos principais: as mudanças climáticas e o impacto provocado pela própria estação no ambiente local. Uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Universidade de Taubaté, analisa peixes da Baía do Almirantado.

Entre as variáveis analisadas estão alterações que podem surgir nos animais em decorrência do aumento da temperatura. Os biólogos Edson Rodrigues e Lucélia Donatti fazem experimentos com água a 0°C, normal para a região, e a 4°C, simulando um aquecimento.

“Nós utilizamos informações dessa região como se ela fosse um laboratório. Em nosso caso, queremos entender como um eventual aumento da temperatura da água e diminuição da salinidade poderiam estar mexendo com o metabolismo desses peixes”, diz Rodrigues.

Já o doutorando do departamento de biofísica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Eduardo Delfino, quer descobrir as concentrações de black carbon nos arredores da estação. O material particulado é expelido pelos geradores de energia, que anualmente queima 320 mil litros de combustível, e pelo incinerador de lixo da base. “O black carbon pode ser transportado por longas distâncias, e estudos recentes mostram que sua deposição em geleiras pode acelerar o derretimento do gelo”, analisa Delfino.

Só o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, controla três laboratórios de medições meteorológicas e atmosféricas na estação, todos instalados em contêineres, como o prédio principal. O laboratório de meteorologia, por exemplo, envia dados em tempo real para a sede do Inpe, em São José dos Campos.

São números de temperatura, velocidade do vento, umidade e acumulação de neve, entre outros, que abastecem uma página da internet (http://antartica.cptec.inpe.br/) e dão subsídio a outros grupos que pesquisam o impacto das alterações climáticas em plantas e animais. No quesito meio ambiente, a estação científica brasileira marca pontos na gestão do lixo.

Por exigência do Tratado Antártico, que rege as atividades na região, é proibido deixar resíduos na Antártida. Com isso, todo o lixo produzido aqui é rigorosamente separado, embalado e enviado de navio para o Rio de Janeiro, onde os materiais recicláveis são encaminhados para o reaproveitamento.

Fonte: G1, Hellen Santos Da TV Vanguarda, na Estação Antártica Comandante Ferraz

Brasil cai de 34º para 62º em ranking ambiental americano

O Brasil caiu para o 62º lugar em um índice de performance ambiental elaborado pelas universidades americanas Yale e Columbia. O resultado coloca o Brasil atrás dos EUA, que ocupam o 61º lugar, com bom resultado em indicadores como qualidade de água potável, mas desempenho ruim na emissão de gases-estufa e poluentes.

O indicador é revisado a cada dois anos. Na última edição, o Brasil ocupava o 34º lugar. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que, comparado outros gigantes emergentes, o Brasil ainda está bem. Países com crescimento econômico acelerado, como China e Índia, estão muito atrás no ranking, e ocupam respectivamente o 121º e o 123º lugares, pressionados por grandes populações, com problemas administrativos e impactados pela extração de recursos naturais.

Os pesquisadores afirmam que a renda é um dos fatores determinantes do sucesso da política ambiental, mas destacam que há exceções. Eles citam como exemplo o Chile, que ocupa o 16º lugar no ranking, muito à frente da Argentina, que está na 70ª posição.

O primeiro colocado no ranking deste ano foi a Islândia, com bons resultados em saúde ambiental, controle de gases do efeito estufa e reflorestamento. Os últimos colocados são Togo, Angola, Mauritânia, República Centro-Africana e Serra Leoa.

O índice leva em conta informações do Banco Mundial e da ONU, entre outros. Ele reúne dados de 163 países, em 25 indicadores que tratam de temas como saúde ambiental, qualidade do ar, recursos hídricos, biodiversidade, florestas, agricultura e mudanças climáticas.

Fonte: Folha de SP

Laboratório Nacional de Computação Científica seleciona Doutor

A Unidade Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida está selecionando um doutor para trabalhar na plataforma de segunda geração de sequenciamento GS FLX Roche/454.

O candidato a trabalhar na unidade deverá realizar todas as etapas desde a construção das bibliotecas de DNA até o sequenciamento no GS FLX, segundo os protocolos desenvolvidos pela Roche/454.

O candidato receberá treinamento na própria UGC. Também, o candidato deverá analisar projetos de pesquisa e organizar os correspondentes experimentos a serem realizados na UGC.

O candidato deverá ter doutorado em áreas biológicas ou afins. Deverá ter experiência comprovada e domínio de Biologia Molecular, especialmente fortes conhecimentos em manipulação de DNA, clonagem e sequenciamento (obrigatório).

A posição demanda boa capacidade de analisar e discutir projetos e protocolos na área de genômica, bem como, boa capacidade de comunicação com grupos de pesquisa, ter inglês fluente (preferencialmente), iniciativa e liderança.

A remuneração (programa de bolsa) será de acordo a experiência comprovada do candidato, através de titulação, artigos publicados e experiência profissional.

Início: março/2010.

Local da vaga: Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC/MCT) - www.lncc.brPetrópolis (RJ)

Os interessados deverão enviar e-mail para: labinfo@lncc.br

Agência Nacional de Águas recebe inscrições para o Prêmio ANA 2010

O Prêmio ANA 2010 tem o objetivo de reconhecer iniciativas de sete categorias - governo, empresas, organizações não governamentais, pesquisa e inovação tecnológica, organismos de bacia, ensino e imprensa - que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do país.

As ações também devem estimular o combate à poluição e ao desperdício e apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de maio de 2010.

Maiores informações pelo site www.ana.gov.br/premio ou pelo telefone (61) 2109-5412.

XIII Simpósio de Biologia Marinha


O XIII Simpósio de Biologia Marinha terá em sua Programação 30 minicursos, 10 palestras, 01 mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e oral, oficinas, além de atividades opcionais e concurso de fotos.

Os objetivos do evento são: promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.

o simpósio acontece na cidade de Santos (SP) de 28 de junho à 02 de julho de 2010.

As inscrições serão aceitas até o dia 31 de maio de 2010.

Maiores informações pelo site:
www.unisanta.br/simposiobiomar

Oficinas, Palestras, Visitas e Trilhas sobre Educação Ambiental em Betim (MG)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Betim está promovendo, até julho, várias oficinas, palestras, visitas e trilhas sobre educação ambiental.

Cada atividade terá a duração de aproximadamente 4 horas.

As inscrições devem ser feitas no Centro Administrativo – Ecotoca (Rua Pará de Minas, 640 – Brasiléia), até o dia 26 de fevereiro. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode se inscrever.

Maiores informações pelo telefone (31) 3593-9655 e pelo link http://migre.me/jhIp

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Concurso Público Professor IFAC (06 vagas para Biólogos)

Foi divulgado o edital de abertura do Concurso Público para o IFAC – Instituto Federal do Acre.

As 06 vagas para Biólogos são para o cargo de professor.

A remuneração varia de acordo com a titulação: R$2.890,83 (graduado) a R$6.188,20 (doutor).

A efetivação das inscrições ocorrerão nos postos de inscrição nos dias 08, 09, 10, 11, 12, 18, 19, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2010, das 8h às 13h, observado o horário oficial de Rio Branco/AC.

Os formulários de inscrição estarão disponíveis no endereço eletrônico (www.ifac.edu.br).

Maiores informações pelo edital: http://migre.me/jfAV

Processo Seletivo Prefeitura de Aracruz – ES (01 vaga para Biólogos)

Foi publicado o edital de abertura do Processo Seletivo da Prefeitura de Aracruz-ES, que visa provimento de cargos locais, com atuação dos profissionais selecionados em caráter temporário.

A única vaga para Biólogo possui o salário de R$1.768,16.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 09 e 11 de fevereiro de 2010, sendo recebida na Casa da Cultura de Aracruz, das 08h às 17h.

Maiores informações pelo edital: http://migre.me/jfq6

Genética do envelhecimento


Cientistas europeus anunciaram neste domingo (7/2) a descoberta de mutações genéticas associadas com o envelhecimento em humanos. O grupo analisou mais de 500 mil variações genéticas espalhadas pelo genoma para identificar as mutações, que se encontram próximas ao gene chamado Terc.

A novidade foi publicada na revista Nature Genetics. Nilesh Samani, professor de cardiologia da Universidade de Leicester, no Reino Unidos, um dos coordenadores da pesquisa, explica que há duas formas de envelhecimento.

A primeira é o envelhecimento cronológico, isto é, a quantidade de anos vividos, e a segunda é o biológico, no qual as células de um indivíduo são mais novas (ou mais velhas) do que sugere a idade real.

“Há cada vez mais evidências de que o risco de doenças associadas à idade, entre as quais problemas no coração e alguns tipos de câncer, está mais intimamente ligada à idade biológica do que à idade cronológica”, disse Samani.

“Estudamos estruturas chamadas telômeros, que são partes do cromossomo. Indivíduos nascem com telômeros de determinado comprimento e em muitas células eles encolhem à medida que envelhecem e que as células se dividem. O comprimento do telômero é, por conta disso, considerado um marcador do envelhecimento biológico”, explicou.

O grupo de cientistas observou que as pessoas com variantes genéticas específicas tinham telômeros mais curtos e eram biologicamente mais velhas.

“Dada a associação entre telômeros mais curtos com doenças relacionadas à idade, os resultados da pesquisa levantam questões sobre se tais indivíduos que têm uma determinada variante têm risco mais elevado de desenvolver tais doenças”, apontou Samani.

As mutações identificadas estão próximas ao gene Terc, que já se sabia ter uma papel importante na manutenção do comprimento dos telômeros. “O que nosso estudo sugere é que algumas pessoas são geneticamente programadas para envelhecer mais rapidamente”, disse Tim Spector, professor do King's College London e coordenador da pesquisa.

“Esse efeito se mostrou mais acentuado nos indivíduos com as variantes, que apresentaram o equivalente a três ou quatro anos de envelhecimento biológico conforme medido pela perda no comprimento dos telômeros. Essas pessoas podem envelhecer ainda mais rapidamente quando expostas a situações que se mostraram prejudiciais aos telômeros, como fumo, obesidade ou falta de exercícios físicos”, disse.

O artigo Common variants near TERC are associated with mean telomere length (DOI:10.1038/ng.532), de Nilesh Samani e outros, pode ser lido por assinantes da Nature Genetics em www.nature.com/naturegenetics.

Fonte: Agência FAPESP

Processo Seletivo para Profissional em Vigilância Epidemiológica e Gestão para Prevenção e Controle da Malária

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas - FMTAM abriu as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado.

São 20 vagas para contratação imediata e 15 vagas para cadastro reserva destinadas ao projeto “Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileira”.

O processo simplificado é para ocupar o cargo de Profissional em Vigilância Epidemiológica e Gestão para Prevenção e Controle da Malária.

O salário bruto é de R$7.700,00 acrescido de R$367,35 referente a benefícios sociais.

O candidato deve ter no mínimo um ano de experiência, pós-graduação e conhecimentos em informática.

Os profissionais serão distribuídos para realizar atividades em um ou mais municípios amazônicos.

O candidato também deverá ter disponibilidade para permanecer em Brasília (DF) por prazo mínimo de 30 dias, caso seja selecionado na primeira e na segunda etapa do processo seletivo.
A inscrição deverá ser efetuada pelo site da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (www.fmt.am.gov.br), até o dia 19 de fevereiro de 2010.

Maiores informações pelo edital do processo seletivo: http://migre.me/iXVF

Curso de Capacitação em Consultoria Ambiental

A GS Educacional irá realizar o curso de Capacitação em Consultoria Ambiental.

As aulas começarão em Belo Horizonte no dia 17 de abril de 2010, aos sábados, quinzenalmente, de 8h às 12 h e 13h às 17h.

Biólogos registrados no CRBio-04 terão desconto no curso.

Maiores informações pelo e-mail contato@gseducacionalbh.com.br, pelo telefone (31) 3327-7779 e pelo site www.gseducacionalbh.com.br

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Curso de Licenciamento Ambiental

De 29 a 31 de março de 2010, de 8h30 às 17h30, o Ietec (www.ietec.com.br) irá realizar o curso de Licenciamento Ambiental.

As aulas serão ministras em Belo Horizonte, na sede do Ietec (Rua Tomé de Souza, 1065, Savassi).

O objetivo do curso é transmitir aos participantes informações que levem ao conhecimento específico, quanto à sistemática e procedimentos de licenciamento ambiental no Estado de MG e as atribuições e competências de cada órgão do sistema estadual de meio ambiente, com enfoque entre os seus relacionamentos e com outros órgãos licenciadores externos ao sistema.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 1o de março de 2010.

Maiores informações pelo link:
http://www.ietec.com.br/hp2/site/ietec/cursos/detalhes/288

24ª edição do Prêmio Jovem Cientista


Estão abertas até 30 de junho as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Este ano o tema será “Energia e meio ambiente – soluções para o meio ambiente”.

O prêmio é uma parceria entre o CNPq, o Grupo Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a Eletrobrás.

São premiados os três primeiros colocados nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, e seus respectivos orientadores.

Os três primeiros colocados receberão R$20 mil, R$15 mil e R$10 mil, respectivamente. Os estudantes do ensino superior receberão R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil, enquanto os vencedores do ensino médio ganham computadores e impressora.

Mais informações: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

Avistar 2010


De 13 a 16 de maio de 2010, irá acontecer no Parque Villa Lobos em São Paulo, o 5º Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar.

Em seus quatro dias de programação, o evento inclui uma mostra de arte naturalista, mini-cursos, além de atividades infantis. Organizado em parceria com as entidades de pesquisa e conservação de aves, o Avistar visa divulgar a observação como atividade de lazer, educação e turismo sustentável.

Maiores informações pelo site oficial do evento:
http://www.avistarbrasil.com.br/


Follow Science

O Follow Science (www.followscience.com) é um espaço colaborativo para a identificação de oportunidades para publicação de material científico em congressos e periódicos.

O site é um ambiente voltado para o público acadêmico e profissional, possibilitando a interação entre professores, alunos e pesquisadores de todo o mundo.

O Follow Science ainda conta com um blog, notícias da área acadêmica e uma bibiloteca virtual.

CBO’2010


A Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO e a Universidade Federal do Rio Grande – FURG irão promover a quarta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2010), que será realizada entre os dias 17 e 21 de maio de 2010 no Centro Integrado de Desenvolvimento Oceânico e Costeiro - CIDEC-Sul, Campus Carreiros, na cidade do Rio Grande (RS).

O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 22 de fevereiro de 2010.

Maiores informações sobre o evento no site: http://www.cbo2010.com/

Concurso Prefeitura de Carazinho – RS (Cadastro de reserva)

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Carazinho-RS.

O cargo de Biólogo é destinado a cadastro de reserva e o salário é de R$1.821,48.

As inscrições devem ser feitas no site www.objetivas.com.br, até o dia 22 de fevereiro de 2010.

A prova escrita acontecerá em 28 de março de 2010.

Maiores informações pelo edital do concurso:
http://migre.me/iUMd

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ENCHENTES E LIXO – AMBIENTE PROPÍCIO PARA DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

Por Dra. Greyce Lousana, Bióloga, Mestre em Neurociências, Diretora Executiva Invitare e Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica – SBPPC

Enchentes, falta de saneamento básico, lixo e principalmente a falta de conscientização do povo brasileiro sobre a importância de somar aos seus valores pessoais atitudes de preservação do meio ambiente, que começa em dar o destino adequado ao seu próprio lixo, têm levado o Brasil a lugares de destaque no ranking mundial de vítimas de doenças de países pobres. São as chamadas Doenças Negligenciadas que afetam milhares de pessoas no mundo, principalmente a população carente que não dispõe de tratamentos adequados. De acordo com Organização Mundial de Saúde – OMS – as doenças negligenciadas estão associadas a precárias condições de vida e à pobreza.

Brasileiros expostos ao lixo favorecem o crescimento de doenças tropicais infecciosas como Dengue; Leptospirose (infecção humana transmitida pelo rato de esgoto); Esquistossomose; Leishmaniose (transmitida pela mosca tipo Lutzomia, que provoca lesões cutâneas graves); Doença do Sono (transmitida pela mosca tsé-tsé que provoca inflamação no cérebro); Malária; Mal de Chagas; Tuberculose e outras. É um absurdo que em pleno Século 21 o Brasil esteja entre os países com maior incidência de Tuberculose, junto com a Índia, Bangladesh, Nigéria, Paquistão, Congo e outros. Segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas - correspondendo a um terço da população mundial - está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, oito milhões desenvolverão a doença e dois milhões morrerão a cada ano.

Apesar de todo conhecimento científico resultante de estudos sobre a biologia e a genética dos agentes causadores destas doenças, não se conseguiu ainda encontrar tratamentos terapêuticos eficazes em escala para as vítimas. Tal fato resulta de políticas públicas insuficientes, pouco interesse mercadológico por parte da Indústria Farmacêutica em pesquisa clínica, pois não vê no público alvo (pacientes com baixo poder aquisitivo) - um mercado lucrativo.

As doenças negligenciadas causam um impacto social e econômico devastador sobre a humanidade, criando um círculo vicioso: a pobreza prolonga as doenças negligenciadas e seu impacto prolonga a pobreza. Portanto, intervenções são necessárias para quebrar esse ciclo. “O grande desafio atual é a Pesquisa Translacional em Doenças Negligenciadas”, afirma a Profa. Dra. Conceição Accetturi - Médica Infectologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e Diretora Médica da Invitare Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria. “O nosso interesse é transformar os resultados da Pesquisa Clínica em benefícios para a população, através da industrialização de medicamentos mais eficazes que possam ser utilizados pelos pacientes de forma segura e contínua”, conclui.

A Pesquisa Translacional em Doenças Negligenciadas será um dos importantes temas a serem debatidos no XI Encontro Nacional de Profissionais de Pesquisa Clínica, que acontece dia 20/3/10 em São Paulo, promovido e organizado pela SBPPC e INVITARE. O palestrante convidado é o Dr. Mauro Sanches profissional integrado ao PNCT/MS - Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. Sanches tem uma vasta experiência profissional, tendo trabalhado para o governo americano em missão a países pobres.

EVENTO: XI Encontro Nacional de Profissionais de Pesquisa Clínica
Data: 20/3/10 das 08h00 às 18h00
Local: NOVOTEL São Paulo Center Norte, Ava. Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme/São Paulo
Claudete / Tuannie

Prorrogadas as inscrições da Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010


Foram prorrogadas as inscrições para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis, evento que reúne, metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos que contribuam para a construção de uma sociedade sustentável.

Este ano, as tecnologias inscritas devem se enquadrar em três categorias:

- Tecnologias Verdes, nas subcategorias Recursos Naturais; Energia; Biodiversidade; Água; Resíduos; e Emissões de Carbono

- Tecnologias Inclusivas, com projetos em Inclusão Econômica; Equidade; Acessibilidade; Sociodiversidade; Combate à Pobreza Conhecimento Tradicional; Acesso e Garantia aos Direitos e Políticas Públicas

- Tecnologias Responsáveis, com foco em Integridade e Combate à Corrupção Transparência; Controle Social dos Agentes Públicos e Econômicos; Trabalho Decente

As inscrições são gratuitas e precisam ser feitas online, via site www.ethos.org.br/mostra2010 .

Para fazer parte da Mostra, a tecnologia precisará ser selecionada por um comitê curador constituído por onze entidades, tais como Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), International Finance Corporate (IFC) e Rede de Tecnologia Social (RTS). Podem inscrever-se na Mostra pessoas físicas ou organizações, com uma ou mais tecnologias.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pós-graduação em Biotecnologia


A Faculdade São Camilo Minas Gerais irá realizar a pós-graduação em Biotecnologia.

O curso tem como objetivo formar um profissional que utilize adequadamente, e de forma otimizada, os conhecimentos estando aptos a pesquisar, analisar e processar substâncias de origem biológica e química para o mercado de biotecnologia.

A pós será ofertada em Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

A São Camilo-MG reserva-se o direito de não abrir turmas com menos de 30 alunos matriculados. A taxa de reserva de vaga (inscrição) inicial é feita em caráter precário e condicional ao preenchimento do número mínimo de alunos, caso o curso não aconteça, ela será devolvida.

Maiores informações pelo link:
www.saocamilo-mg.br/pos_graduacao/biote_bh.php

Simpósio de Educação Ambiental e Responsabilidade Social

(clique na imagam para amplia-la)

Oficinas de Carnaval no CMRR


Emprego Biólogo para supervisão em laboratório, Rio de Janeiro – RJ

Oportunidade de emprego publicada nos classificados do jornal “O Globo” em 31 de Janeiro de 2010:

Empresa Contratante

Laboratório grande porte

Dados da Vaga de Emprego

Biólogo/ Técnico

a. Para atuar na supervisão.
b. Experiência comprovada. Local da Vaga: Rio de Janeiro – RJ

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo para Rua Jorge Angel Livraga, nº35/ Barra da Tijuca/ Rio de Janeiro – RJ/ CEP 22.790-745 .

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

37° CBAC e 10° CBCC


O 37º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) e o 10º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) serão realizados em Goiânia, entre os dias 16 e 20 de maio.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica.

O objetivo dos eventos é promover a capacitação e atualização dos profissionais ligados à área laboratorial, assim como de farmacêuticos, biólogos, bioquímicos, biomédicos, médicos e outros.

Mais informações pelo site http://www.cbac.org.br/, ou pelo e-mail eliane@qeeventos.com.br .

2º Simpósio Internacional de Imunologia


O 2º Simpósio Internacional de Imunologia será promovido pelo Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) no dia 11 de fevereiro, na Cidade Universitária, em São Paulo.

As inscrições para o evento poderão ser feitas até o próximo dia 08 de fevereiro.

Mais informações: www.icb.usp.br/sigc/inscricao.php, ou pelo e-mail sbisede@icb.usp.br

Curso de Extensão & Atualização do CRBio-02

CURSO 1

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROJETOS SÓCIOAMBIENTAIS.

OBJETIVOS: PROJETOS SÓCIOAMBIENTAIS, COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS, DE ACORDO COM O PÚBLICO-ALVO, OBJETIVOS E A REGIÃO A SER TRABALHADO EM CADA PROJETO; VISANDO UM PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, PESQUISA, AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. DRA. LILIAN CAPISTRANO (BIÓLOGA, ORIENTADORA DE PROJETOS SÓCIOAMBIENTAIS).

DATA – 7 e 9 de abril de 2010

HORÁRIO – 13 às 17hs

INVESTIMENTO – R$ 50,00

CURSO 2

TÍTULO: INTRODUÇÃO À BIOLOGIA E COMPORTAMENTO DE BALEIAS, BOTOS E GOLFINHOS (CETÁCEOS)

OBJETIVOS : Demonstrar aos alunos a importância dos cetáceos, como topo da cadeia alimentar aquática, através de explicações de seus comportamentos alimentares, reprodutivos; evolução; assim como a interação dos cetáceos na medicina.
TAXONOMIA, COMPORTAMENTO E CARACTERÍSTICAS
Características taxonômicas - Alimentação- Subordem – Odontocetos Inteligência e Comunicação - Misticetos - Linguagem – Ecolocação (sonar) - Famílias – Gêneros – Reprodução - Distribuição Geográfica- Gestação – Anatomia - Maturidade Reprodutiva - Externa – Esqueleto - Órgãos Genitais - Interna – Órgãos – Acasalamento – Origem e evolução- Adaptações à vida aquática

OS CETÁCEOS E OS HUMANOS
Caça aos cetáceos – Captura Acidental – (redes de pesca) – Encalhes em massa – Cativeiro – Golfinhos e a Medicina. DRA. LILIAN CAPISTRANO (BIÓLOGA, ESPECIALISTA EM CETÁCEOS).

DATA – 14 e 16 de abril de 2010 – 4a e 6a feira

HORÁRIO – 13 ÀS 17HS INVESTIMENTO – R$ 50,00

Inscrições: eventos@crbio-02.gov.br (21) 2142-5707 / 5701 falar c/ Wanessa Gama Local dos Cursos: Auditório Antônio José Bianchi Nunes (Sede do CRBio-02)

Realização:CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA 2º REGIÃO RJ / ES

Figueiras, vespas e sexo a distância


Por Fernando Reinach - Biólogo (fernando@reinach.com)

Plantas e insetos selaram um pacto. Os insetos voam de flor em flor, transportando o pólen necessário para fertilizar os óvulos. Em troca, coletam o néctar que necessitam para se alimentar. Para grande parte das plantas e insetos, é uma relação promíscua, onde diversas espécies de insetos polinizam uma mesma espécie de vegetal.

Mas a fidelidade impera na relação entre a figueira africana Ficus sycomorus e a vespa Certosolen arabicus. A vespa é o único inseto capaz de polinizar a figueira, que por sua vez é a única fonte de alimento da vespa. Seus destinos estão intimamente interligados. A vespa nasce no momento em que a figueira produz suas flores do sexo masculino, ricas em pólen e pobres em néctar. Como só vive dois dias e a figueira na qual nasceu só vai produzir flores femininas semanas depois, resta à vespa procurar alimento nas figueiras da vizinhança. Ao penetrar nas flores femininas, a vespa deposita o pólen, sorve o néctar e coloca seus ovos. Novas vespas eclodem na próxima floração e o ciclo se repete.

Com o desmatamento, a distância entre as figueiras vem aumentando. Os cientistas temiam que, de um momento para outro, a distância entre as árvores se tornaria maior que a autonomia de voo das vespas. Sendo assim, vespas e figueiras desapareceriam.

Era preciso descobrir a autonomia de voo das vespas. O truque foi estudar as figueiras ao longo do Rio Ugab, no deserto da Namíbia. Como o rio corta o deserto e as figueiras só se desenvolvem nas margens úmidas, cientistas percorreram os últimos 253 quilômetros do rio e identificaram as figueiras que cresciam nas margens.

A localização de cada uma das 79 figueiras foi determinada com um sistema de GPS. As distâncias entre as árvores variaram de alguns metros a 84 quilômetros. Folhas de cada uma delas foram coletadas e seu DNA, extraído. De cada uma das árvores também foram coletadas sementes, que, após germinarem no laboratório, tiveram seu DNA purificado.

De posse das amostras de DNA, os cientistas utilizaram um teste de paternidade, semelhante aos que identificam o pai de uma criança, para descobrir a árvore “pai” – aquela que havia produzido o pólen para fecundar o óvulo – de cada semente. Assim, por exemplo, foi descoberto que uma semente produzida pela árvore nº 1 tinha como pai a nº 3.

Como os dados do GPS permitem calcular a distância entre a árvore nº 1 e a nº 3, foi possível deduzir a rota percorrida pelas vespas carregando o pólen das flores macho da árvore nº 3 para as flores fêmeas da nº 1. Esse tipo de análise foi repetido para cada uma das dezenas de sementes coletadas. Os resultados demonstram que a menor distância entre uma árvore doadora de pólen e uma produtora de semente foi de 14,2 quilômetros, que a maior foi de 160 quilômetros e que a distância média voada pelas vespas carregando pólen foi de 88,6 quilômetros.

O resultado é surpreendente, uma vez que essas pequenas vespas só vivem dois dias e voam somente durante a noite. O que se acredita é que as vespas são carregadas pelo vento e, ao sentirem o cheiro do néctar, voam ativamente em direção às figueiras em flor.

Essa experiência demonstra que, utilizando sua colaboração com as vespas, as figueiras são capazes de praticar sexo mesmo quando o parceiro está localizado a mais de 150 quilômetros de distância. O time figueira/vespa, com seus milhões de anos de cooperação, é sem dúvida o campeão na prática do sexo a distância.

Fonte: Estadão

Mar de Aral


As necessidades agrícolas e as manobras políticas de um regime ditatorial foram responsáveis pelo grande mico ambiental da União Soviética. O protagonista desta trama é o Mar de Aral, localizado entre o Casaquistão e o Usbequistão, na Ásia Central. Ele já foi o quarto maior lago do mundo, mas hoje tem um terço de seu tamanho original e perdeu 80% do seu volume de água.

Em 1920, o governo soviético decidiu desviar água dos dois rios afluentes do Mar de Aral para irrigar plantações de arroz, cereais, melão e algodão. "O solo da região tinha fertilidade alta e era plano, o que tornava fácil o uso de maquinário. Então, a grande dificuldade para desenvolver a agricultura era mesmo a água", explica o biólogo Flavio Schlittler, que estuda impactos em ecossistemas no Departamento de Ecologia da Unesp de Rio Claro. Tanto que, após o desvio das águas, o Usbequistão tornou-se o terceiro maior exportador de algodão do mundo.

O sonho acabou quando a péssima execução das obras começou a cobrar seu preço e o Aral foi secando. Enquanto a União Soviética jogava a culpa da desertificação em um fenômeno climático natural, os canais mal construídos geravam 75% de perda da água, por vazamento e evaporação. De 1961 a 1970, o Aral baixou 20 cm por ano, média que em 1990 já era 350% maior. O nível de sal da água ficou cinco vezes mais alto, prejudicando a fauna e acabando com a pesca, que empregava 40 mil pessoas. Hoje há navios pesqueiros abandonados no solo desértico onde antes funcionavam portos e a pouca água que restou foi poluída pelo uso de químicos na agricultura.

Fonte: Estadão