terça-feira, 25 de maio de 2010

Consumo Responsável


Por Marcelo Szpilman - Diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA)

Lendo a entrevista do biólogo e escritor Jared Diamond nas páginas amarelas da Revista Veja dessa semana (26/05/10), me chamou a atenção o trecho em que ele se refere ao filho do fundador e atual dirigente da gigante varejista Walmart, Rob Walton: “Até alguns anos atrás, Rob não tinha interesse especial em questões ambientais. Um dia, um executivo da Conservation Internacional o convidou para uma viagem aos riquíssimos corais da Indonésia e Nova Guiné.

Em duas semanas de barco nessa região remota, Rob viu três tubarões. É ridículo. Deveria ter visto três a cada cinco minutos, mas a pesca predatória dos japoneses vem dizimando a região. Rob acordou para o assunto. Hoje, o Walmart só compra frutos do mar de áreas com pesca sustentável. É uma cultura nova.”

Ter a consciência de que a pesca exagerada e a pesca predatória estão afetando significativamente os estoques pesqueiros e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos, é um importante passo para uma mudança de atitude. E o Consumo Responsável é um excelente caminho. Devemos entender que muitos dos antigos hábitos de consumo não cabem mais nos tempos atuais.

O Consumo Responsável é uma ação que depende exclusivamente do consumidor e de sua conscientização quanto à necessidade de preservação dos peixes e tubarões. Basta parar de consumir a carne de alguns peixes marinhos e cações e substituí-la por outros peixes marinhos, por peixes de água-doce provenientes de criações sustentáveis, como salmão, truta, tambaqui e tilápia, ou por outros tipos de carne.

Nenhum comentário: