quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ato Médico

O Ato Médico voltou a ser pauta do Senado recentemente. O Projeto de Lei 7.703/06, conhecido como “Ato Médico”, considera privativa dos profissionais médicos atividades que são também praticadas por Biólogos e por outros profissionais da Saúde.

Assim como no ano de 2005/2006, o CRBio-04 está articulando junto com outros conselhos profissionais, pela reformulação do Projeto de Lei 7.703/06. Caso ele seja aprovado na versão que está, vai restringir as atividades dos Biólogos, em especial na área de Análises Clínicas.

Haverá uma Audiência Pública/Reunião Especial dos Conselhos que atuam também na área da saúde no dia 17 de novembro de 2009 às 14 horas na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3.100 - Santa Efigênia), onde os presidentes dos Conselhos e profissionais da área da saúde irão se manifestar sobre os conflitos do “Ato Médico” em relação às suas profissões e formatar um documento de 'discurso único’, que expresse o sentimento dessas categorias em relação ao Projeto de Lei 7703/06.

O CRBio-04 conta com a presença dos Biólogos nesse evento. Para que não haja reserva de mercado privilegiando os médicos, cabe aos Biólogos, e demais profissionais da saúde, lutar pelos seus direitos.

Desde já cada cidadão eleitor pode enviar mensagens, e-mails ou telefonemas aos deputados e senadores, que representam seu estado, manifestando o desagravo quanto à possível aprovação do referido Projeto de Lei e, ainda, discutir em seu ambiente de trabalho ampliando a capacidade de mobilização.

Pós–Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio


Em 2006, a CAPES aprovou o Programa de Pós – Graduação em Área Multidisciplinar – Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio – do Instituto Biológico. O curso é direcionado aos profissionais das áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Química, Farmácia-Bioquímica, Biomedicina e afins.

O principal objetivo do curso é consolidar-se como centro gerador de pesquisa e de conhecimento interdisciplinar, transversal e contextual, direcionado à capacitação nas áreas de sanidade vegetal, sanidade animal e suas inter-relações com o ambiente.

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no período de 02 de outubro a 18 de novembro de 2009 na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto Biológico, situado à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves 1252, Vila Mariana, São Paulo (SP), das 09h às 12h, mediante entrega da documentação.

Áreas de Concentração

1- SANIDADE ANIMAL, SEGURANÇA ALIMENTAR E O AMBIENTE.

A.Gestão Sanitária e Ambiental na produção animal

B.Qualidade de produtos e processos na produção animal

2. SANIDADE VEGETAL, SEGURANÇA ALIMENTAR E O AMBIENTE.

A. Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas

B. Agrotóxicos e resíduos agrícolas: ecologia e qualidade dos alimentos

C. Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos

Maiores informações através do link:
http://www.biologico.sp.gov.br/pos_graduacao/areas_concentracao.php

Curso de Atualização em Biossegurança em Laboratório

O curso de Atualização em Biossegurança em Laboratório irá acontecer entre os dias 16 e 20 de novembro de 2009 no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Serão duas turmas: de 14h às 17h30 (tarde); de 18h30 às 22h (noite).

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 09 e 14 novembro de 2009, pelo site da FUNDEP (www.fundep.ufmg.br).

O curso tem como objetivo básico apresentar e desenvolver um raciocínio assertivo acerca da Biossegurança em Laboratórios, conceituando-a como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.

Maiores informações pelo telefone (31) 3409-4220 e pelo link http://migre.me/aeKa

Mestrado em Zoologia de Vertebrados PUC Minas


Até o dia 04 de dezembro de 2009 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado em Zoologia de Vertebrados, destinado ao preenchimento de vagas oferecidas para o ano letivo de 2010.

As duas linhas de pesquisa do programa são: Zoomorfologia de Grupos Neotropicais; Conservação e Comportamento.

O curso começará em março de 2010 e será ministrado no campus de Belo Horizonte (Avenida Dom José Gaspar, 500, prédio 41).

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/a94k

Concurso Prefeitura de Divinolândia de Minas – MG (01 vaga para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Divinolândia de Minas-MG.

A única vaga para Biólogo exige do candidato registro no CRBio-04 e a remuneração mensal é de R$1.471,45 (jornada de trabalho de 20 horas semanais).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.trconcursos.com.br, até o dia 27 de novembro de 2009.

Maiores informações pelo edital do concurso:
http://migre.me/aeFn

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mestrados e Doutorados na PUC Goiás


A Pontifícia Universidade Católica de Goiás, orientada pelos princípios de excelência acadêmica, compromisso social e visão de futuro, oferece programas de pós-graduação stricto sensu, destinados à formação de pesquisadores e docentes para a educação superior e à qualificação profissional para os diferentes setores da sociedade, conferindo títulos de mestre e doutor.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 04 de novembro.

Mais informações:
www.cpgss.ucg.br

Pesca e Piscicultura Marinha - Edital MPA/MCT/CNPq

O Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Fundo Setorial do Agronegócio – CT- Agronegócio e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA publicaramno dia 22 de outubro o Edital – Pesca e Piscicultura Marinha.

A ideia é gerar uma rede de pesquisa e tecnologia que auxiliem o desenvolvimento da piscicultura nacional, estimulando a difusão e aplicação do conhecimento gerado como estratégias para oferecer maior competitividade às empresas já instaladas e em instalação no Brasil.

O edital está dividido em duas chamadas.

A chamada I tem foco no apoio a projetos para gerar subsídios para o estabelecimento de políticas que promovam o desenvolvimento sustentável da Pesca Marinha no Brasil, por meio da seleção de projetos de pesquisa que visem o diagnóstico da cadeia produtiva pesqueira da frota de emalhe na região Norte.

A chamada II tem foco no estimulo a criação e a estruturação de uma Rede de Pesquisa e Tecnologia em Piscicultura Marinha, por meio da seleção de propostas de caráter multi-institucional e multidisciplinar para apoio financeiro a projetos que tenham como foco a geração, adaptação e a difusão do conhecimento científico e tecnológico visando a viabilização da produção comercial de espécies piscícolas marinhas.

As propostas devem ser enviadas até o dia 07 de dezembro de 2009.

O edital Pesca e Piscicultura Marinha está disponível no link: http://migre.me/a8AX

Seminário PIBIC - Universidade Santa Úrsula

Concurso Prefeitura de Formoso do Araguaia – TO (01 vaga para Biólogos)

Foi publicado o edital de abertura do Concurso Público para a Prefeitura de Formoso do Araguaia-TO, que visa provimento de vagas constantes do quadro de funcionários do Poder Executivo do Município.

As inscrições deverão ser realizadas no site www.unirg.edu.br, entre os dias 09 e 20 de novembro de 2009.

A vaga para Biólogos é destinado ao cargo de Professor de Nível 2 com Licenciatura em Biologia (20 horas semanais e salário de R$675,00).

O edital do concurso pode ser acessado através do link:
http://migre.me/a8tX

Conselho de Biologia do RS e SC promove congresso


O Conselho Regional de Biologia da 3ª Região promove nos dias 13 e 14 de novembro o Congresso de Biólogos do CRBio 03. Sob o tema “Avanços tecnológicos na atuação do biólogo”, o evento proporcionará o intercâmbio e a atualização nas áreas de saúde, biotecnologia e meio ambiente e também promoverá a apresentação de trabalhos científicos realizados no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Junto ao Congresso, acontecerá o 9º Encontro de Biólogos da Regional Sul e o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Biologia da 3ª Região. Toda programação será no Novotel (Av. Soledade, 575, Bairro Três Figueiras), em Porto Alegre. A programação e as inscrições estão disponíveis no site do congresso: www.crbio03.gov.br/congresso.
Justificar
Palestras e mesas redondas

O evento prevê palestras sobre diversos assuntos da atualidade nas áreas de saúde e meio ambiente. A abertura dos trabalhos, dia 13, às 8h30, será com o glaciologista Jefferson Cardia Simões que explicará as relações sobre “Clima e Aquecimento Global”. Margherita Maria Barraco, no ano em que se completam dois séculos do nascimento de Darwin, proferirá a palestra magna “A difusão das idéias de Darwin no Brasil”. Margherita é Pós-Doutorada e atua nos campos da Aqüicultura e Biotecnologia na UFSC.

Estão previstas ainda no dia 13, as mesas redondas: “Impactos ambientais frente às novas tecnologias” e “O uso de novas técnicas moleculares no diagnóstico laboratorial”.


No sábado, 14, a mesa redonda de saúde abordará temas como: doenças infecciosas, teste para investigação de paternidade, fertilização in vitro e citogenética nas doenças hematológicas. À tarde, o biólogo João de Deus Medeiros, diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, irá tratar sobre políticas públicas para a área ambiental.Também estará em pauta, em outra mesa, as novas tecnologias para áreas de preservação, bioinformática, indicadores ambientais e agronegócios.

Minicursos e Fórum de Coordenadores de Cursos de Biologia

Dentro da programação estão disponíveis seis opções de mini cursos. Na área ambiental, estão previstos cursos sobre licenciamento ambiental, tratamento de resíduos, aplicações e uso de GPS e perícia ambiental. As áreas empresarial e científica serão abrangidas pelos minicursos “Constituição de uma empresa” e “Trabalhos científicos: do acadêmico ao artigo de divulgação”.

Paralelo as atividades, acontecerá o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Biologia das Universidades, Faculdades e Centros Universitários do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde serão debatidos os novos rumos dos cursos de Biologia para o atendimento às necessidades do mercado de trabalho.

Apresentação de trabalhos científicos

Até o dia 1º de novembro, os interessados poderão enviar trabalhos científicos à comissão organizadora do evento. Para se inscrever, é necessário encaminhar apenas resumo de trabalho inédito (não publicado), para as categorias Meio Ambiente ou Saúde, no site do congresso.

O CRBio 03 promoverá uma premiação aos trabalhos que buscaram contribuir com propostas relevantes para o avanço da ciência e da tecnologia nas Ciências Biológicas.

Serviço

O que é: Congresso de Biólogos do CRBio 03.

Quando: dias 13 e 14 de novembro, sexta-feira e sábado, respectivamente.

Onde: Novo Hotel, em Porto Alegre (Av. Soledade, 575, Bairro Três Figueiras).

Quanto: até 30 de outubro, estudantes e acadêmicos que apresentarem trabalhos científicos - R$130,00; profissionais registrados no CRBio03 - R$250,00; e interessados que não se enquadram nesses critérios - R$360,00.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Concurso Público COPASA MG (01 vaga para Biólogos)

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) estará com as inscrições abertas para Processo Seletivo Público.

A única vaga para Biólogos possui o salário base de R$2.837,32.

O local de trabalho poderá ser em qualquer cidade ou região que a COPASA atue ou venha a atuar no estado de Minas Gerais.

Os interessados podem se inscrever no concurso entre os dias 09 e 30 de novembro, pelo site da ADE Processos de Seleção e Avaliação (www.iadenet.com.br).

Maiores informações pelo link: http://migre.me/9vg4

I Seminário de Educação Ambiental do Sub-comitê da Bacia Hidrográfica

O I Seminário de Educação Ambiental do Sub-comitê da Bacia Hidrográfica irá ser realizado dia 17 de novembro de 2009, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, à rua Belém, 40, Bairro Esplanada, Belo Horizonte das 8h30 às 17h30.

O objetivo deste seminário é integrar as ações de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas pelos vários segmentos sociais desta bacia, visando otimizar os recursos e potencializar os ganhos. O produto será um documento com o registro de todas as empresas, escolas, instituições públicas e privadas, sociedade civil e suas respectivas atividades, formando uma rede de parceiros em prol da educação ambiental.

A inscrição poderá ser realizada até o dia 30 de outubro de 2009 pelo endereço eletrônico www.scbharrudas.wordpress.com ou pessoalmente mediante agendamento com Rodrigo Lemos no telefone (031) 3409-9719.

Seminário Saberes Ecológicos Tradicionais: cultura, biodiversidade e poder popular


O Seminário Saberes Ecológicos Tradicionais: cultura, biodiversidade e poder popular ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, no campus da UFMG em Belo Horizonte.

O evento contará com palestras e debates.

As inscrições poderão ser feitas via e-mail até o dia 03 de novembro. Inscrições presenciais poderão ser feitas entre os dias 04 e 06 de novembro.

O CRbio-04 apoia o evento.

Maiores informações através do blog www.saberesecologicos.blogspot.com

Seminário Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade


O Museu Nacional /UFRJ realizará nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2009 o Seminário Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade,que tem o objetivo de fomentar a discussão e o debate científico de qualidade, pretende também chamar a atenção de alunos de graduação e pós-graduação, biólogos, além de professores do ensino fundamental e médio para a importância da teoria da evolução e das realizações de Darwin.

Através de palestras e mesas-redondas, será promovida articulação entre ciências naturais e humanas, ressaltando o impacto das idéias de Darwin na época em que foram produzidas, mas também sua perspectiva contemporânea apontando direções para o futuro do desenvolvimento da Ciência e da Sociedade.

Assim, não se trata apenas de celebrar Darwin, mas de refletir sobre suas realizações e suas contribuições para a evolução do conhecimento.

Mais informações ou dúvidas estarão disponíveis : eventos@mn.ufrj.br ou telefone: 25626916/25626906.

Mestrado em Parasitologia


Até o dia 19 de novembro de 2009 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado em Parasitologia da UFMG.

Serão oferecidas 12 vagas para ingresso no primeiro semestre 2010.

O exame de seleção se realizará no período entre os dia 1º e 04 de dezembro de 2009.

Inscrições e maiores informações pelo site www.parasitologia.icb.ufmg.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Concurso Público INMETRO (13 vagas para Biólogos)

Foi publicado o edital de abertura do concurso público para o INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, visando a contratação de Pesquisador-Tecnologista. São 71 vagas para nível superior no estado do Rio de Janeiro.

Biólogos podem se candidatar para as seguintes áreas:

Bioengenharia Tecidual (01 vaga);

Biotecnologia Molecular (03 vagas);

Espectroscopia óptica (01 vaga);

Metrologia aplica a Ciências Forenses (02 vagas);

Metrologia aplicada a estruturas biológicas celulares (04 vagas);

Metrologia aplicada a estruturas macromoleculares (01 vaga);

Síntese de fármacos (01 vaga);

As inscrições podem ser feitas pela página eletrônica www.cespe.unb.br/concursos/inmetro_pesquisador2009, entre os dias 30 de outubro e 22 de novembro, com taxa de R$ 150,00. A remuneração básica é de R$ 2.725,14, além de gratificação por titulação. Com isso, o salário pode variar até R$ 7.563,41, de acordo com o nível de escolaridade.

Todas as fases do concurso serão realizadas no Estado do Rio de Janeiro. A aplicação das avaliações objetiva e discursiva estão previstas para 24 de janeiro de 2010.

Maiores informações pelo edital: http://migre.me/9FfD

Seleção de Pós-Doutores (02 vagas para Biólogos)

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da UFMG está promovendo a seleção de dois Pós-Doutores com bolsas oferecidas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado -PNPD, para desenvolverem projetos de pesquisa no Departamento de Microbiologia.

As bolsas terão valor mensal de R$3.300,00, exigem dedicação exclusiva e poderão ter a duração de até 05 anos.

As inscrições vão até o dia 12 de novembro de 2009.

Maiores informações no site http://microbiologia.icb.ufmg.br/

Pós-Graduação em Gestão Ambiental

O Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da PUC Goiás tem como objetivo geral fornecer aos participantes condições para o desenvolvimento de instrumentos que permitam buscar agilidade e inovações nas atividades de planejamento e gestão ambiental.

As matrículas e inscrições vão até o dia 12 de março de 2010.

As aulas acontecerão em Goiânia e serão quinzenais.

Maiores informações pelo site www.ipecon.com.br

Curso de Capacitação em Consultoria Ambiental

O curso de Capacitação em Consultoria Ambiental irá acontecer em Belo Horizonte e durará 07 meses.

As aulas serão quinzenais, aos sábados, de 08h às 12h e 13h às 17h.

Biólogos registrados no CRBio-04 terão desconto no curso (07 parcelas de R$339,50).

O início previsto das aulas é para o dia 06 de fevereiro de 2010.

Maiores informações pelo e-mail contato@gseducacionalbh.com.br e pelo site www.gseducacionalbh.com.br

Réplicas em Resina


A BIOS Réplicas está disponibilizando em seu site uma série de réplicas para biólogos e profissionais que trabalham com educação ambiental.

Trata-se de mais uma ferramenta para ajudar os profissionais de meio ambiente, zoologia, botânica e ensino superior.

Informações: www.biosreplicas.com

XXVII EAE


A Sociedade de Brasileira de Etologia realizará o XXVII Encontro Anual de Etologia (XXVII EAE), de 12 a 15 de novembro de 2009, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

O tema central do evento este ano será "Evolução e Comportamento Animal". O Encontro contará com palestras, mesas-redondas e minicursos.

Maiores informações no site: www.xxviieae.com.br

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Concurso Público CETESB – SP (Cadastro de Reserva)

Foi publicado o edital de abertura do concurso público para a Companhia Ambiental de São Paulo-CETESB, cujo objetivo é a formação de cadastro de reserva em diversas áreas, com possibilidade de contratação sob Regime Celetista.

As inscrições devem ser realizadas no site www.vunesp.com.br, entre os dias 26 de outubro e 12 de novembro de 2009.

O cargo destinado aos Biólogos possui remuneração mensal de R$3.456,00 e exige do candidato registro no CRBio-04, conhecimentos em microinformática e carteira nacional de habilitação.

A prova objetiva é prevista para o dia 20 de dezembro de 2009.

O edital do concurso pode ser conferido pelo link:
http://migre.me/9KZp

TIC-TAC-TIC-TAC - DIA DA AÇÃO CLIMÁTICA 2009


O Instituto Eco-Futurismo - www.ecofuturismo.com.br - convida a todos para participar do maior evento mundial de alerta contra as mudanças climáticas - TIC TAC TIC TAC.

Dia 24 de outubro, sábado, das 09h as 16h, no Parque Ipanema, em Ipatinga/MG.

Site oficial do evento: www.tictactictac.org.br

Ciclo de Debates - INCISA/IMAM

O Ciclo de Debates - INCISA/IMAM irá acontecer entre os dias 26 e 31 de outubro de 2009.

O evento tem a participação dos cursos de Ciências Biológicas e de Gestão Ambiental da INCISA/IMAM, mas qualquer pessoa pode se inscrever, já que as palestras são gratuitas.

O objetivo do ciclo de debates é a fomentação de discursos o multidisciplinares.

Maiores informações:
www.incisaimam.com.br

Congresso Iberoamericano e do Caribe sobre Restauração Ecológica


Realização: Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE)

Parceiros: Rede Iberoamericana e do Caribe de Restauração Ecológica (RIACRE) e Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) da UFPR

Apoio: Sociedade Internacional de Restauração Ecológica

Data: 9 a 13 de novembro de 2009

Local: Auditório do Cietep/FIEP, em Curitiba (PR)

Informações: www.sobrade.com.br

Ibama não pode ser “cartório de licenças”, diz presidente do instituto sobre críticas do Dnit

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, respondeu na quarta-feira (21) às críticas do diretor do Departamento Nacional do Departamento de Infraestrutura (Dnit), Luiz Antonio Pagot, e afirmou que não pode apressar o licenciamento ambiental e transformar o Ibama em um “cartório” carimbador de licenças.

Em evento com parlamentares na manhã de quarta-feira, Pagot culpou a área ambiental pela demora na construção de rodovias no país.

“Compreendo a aflição do Dnit, a necessidade que o Brasil tem de ter ferrovias e rodovias implantadas, mas o Ibama tem que ser exigente, temos uma responsabilidade com o país. Não podemos ser simplesmente um cartório de onde saiam licenças”, afirmou Messias, em entrevista à Agência Brasil.

Messias afirmou que o trabalho de análise para concessão de licenças tem sido extenso, por conta da quantidade de grandes obras de infraestrutura em andamento e da má qualidade dos estudos de impacto ambiental que chegam ao Ibama. Segundo ele, a orientação do governo é que os licenciamentos sejam ágeis, mas sem colocar em risco a preservação da natureza e das populações tradicionais.

“O Brasil está criando mais estradas, ferrovias, hidrelétricas, tudo ao mesmo tempo. Quando os processos passam pelo Ibama, temos que ser rápidos, mas temos que ser responsáveis. Esse é um dilema enfrentado diariamente”, apontou.

Na avaliação do presidente do Ibama, não é possível comparar os prazos para construção de uma rodovia há 50 anos com os procedimentos atuais, uma vez que não havia legislação ambiental na época. “Qualquer uma ia rasgando nascentes, cortando cidades ao meio, arrebentando a vegetação, sem nenhum cuidado ambiental. Agora temos que ter correção, temos que ser mais exigentes.”

Em relação ao comentário de Pagot, que acusou o Ministério do Meio Ambiente de ter apenas “meia dúzia de funcionários” cuidando dos licenciamentos, Messias afirmou que o instituto tem atualmente cerca de 300 analistas especializados, além das equipes das superintendências regionais. “Não temos excesso de pessoal, mas estamos montando uma estrutura com qualidade e quantidade de técnicos”, avaliou.

Fonte: Luana Lourenço/ Agência Brasil

Cadastramento de Criadores de Pássaros


No começo do ano o Ibama estabeleceu um prazo para o cadastramento de criadores amadores de pássaros. O prazo passou e muitos criadores não se inscreveram. Agora, o Ibama estabeleceu que para o cadastramento, é necessário um laudo técnico emitido por um profissional habilitado (Biólogo ou Médico Veterinário) com sua respectiva ART.

Maiores informações podem ser conferidas em:
http://servicos.ibama.gov.br/cogeq/

Concurso Prefeitura de Governador Valadares – MG (06 vagas para Biólogos)

Foi publicado o edital de abertura do concurso público para a Prefeitura de Governador Valadares-MG, cujo objetivo é preencher cargos vagos em diversas áreas, sob o Regime Estatutário.

As inscrições podem ser realizadas entre 21 de dezembro de 2009 e 10 de janeiro de 2010, pelo site www.fumarc.com.br.

São 03 as vagas destinadas ao cargo de Técnico Superior de Saúde - Biólogo (remuneração mensal de R$ 875,16 e jornada de trabalho de 20 horas semanais).

Biólogos também podem se candidatar ao cargo de Professor Municipal II Ciências.

O edital do concurso pode ser conferido pelo link: http://migre.me/9Fq7

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Participe da nova enquete do Biologia na Rede

Participe da nova enquete do Biologia na Rede: "É um diferencial para você na hora da compra escolher produtos ecologicamente corretos ou originários de empresas que desenvolvem programas de desenvolvimento sustentável?"

A antiga enquete contatou que 34% dos leitores do blog já participaram de algum evento ou se inscreveram em algum curso ou concurso público graças a uma informação encontrada no Biologia na Rede.

Fórum de Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas, da jurisdição do CRBio04

O Conselho Regional de Biologia - 4ª Região irá realizar o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas.

O evento objetiva congregar Coordenadores de cursos de Ciências Biológicas, para junto ao Conselho Profissional - Sistema CFBio/CRBios - buscar caminhos e soluções para uma qualificação acadêmica que possibilite a inserção do profissional, recém egresso, no mercado de trabalho, compatível com a formação de seu perfil profissional.

A caminhada na busca desta integração, que teve início em julho de 2008 - reunião em Belo Horizonte do Sistema CFBio/CRBios com coordenadores de cursos - visa dar continuidade progressiva para tal interação: a Academia trabalhando na formação e o Conselho mostrando e buscando as necessidades, as problemáticas da profissão e o contexto atual do mercado de trabalho para o Biólogo.

O Fórum será realizado no Espaço Gilberto Pedralli, sede do CRBio-04, no dia 27 de novembro de 2009 (sexta-feira) das 08h às 17h.

Mestrado em Turismo e Meio Ambiente


O Mestrado em Meio Ambiente e Turismo da Una está com as inscrições abertas.

O curso é reconhecido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior.

As aulas serão ministradas em 2010 na cidade de Belo Horizonte.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de outubro de 2009 pela internet (www.una.br).

Maiores informações pelo telefone (31) 3508-9134, pelo e-mail posgraduacao@una.br e pelo link http://migre.me/9EoF

Novo fóssil põe "elo perdido" sob suspeita

Reuters

Por REINALDO JOSÉ LOPES

Um grupo independente de cientistas analisou o fóssil de primata propagandeado em maio deste ano como "o elo perdido" da evolução humana e chegou a uma conclusão não muito empolgante: o bicho é provavelmente só um primo antigo e esquisito dos lêmures.

Se eles estiverem corretos, o alarde midiático organizado em torno de "Ida, o elo perdido", ou Darwinius masillae, como o animal foi batizado oficialmente, pode se tornar um dos casos clássicos em que a vontade de chamar a atenção do público atropelou a ciência.

Afinal, a descrição científica de Ida foi coreografada com o lançamento de documentários, sites, livros e de um evento para a imprensa no qual os pesquisadores responsáveis por estudá-la compararam o fóssil com a Mona Lisa e com o Santo Graal, afirmando que ele mudava tudo o que se sabia sobre a evolução humana.

Devagar com o andor

À época, boa parte da comunidade científica concordou que se tratava de um exemplar belíssimo. Diferentemente dos outros primatas antigos, Ida, com quase 50 milhões de anos de idade, teve seu esqueleto completo preservado --sem falar na presença de pêlos e até do conteúdo digestivo do animal. Mas poucos concordaram com a sugestão de que o fóssil representava um ancestral direto dos antropoides, a linhagem de macacos que acabou desembocando no homem.

No novo estudo, que está na revista científica "Nature" desta semana, a equipe coordenada por Erik Seiffert, da Universidade de Stony Brook (EUA), compara Ida a uma nova espécie de primata extinto descoberta por eles no Egito.

Trata-se do Afradapis longicristatus, que é 10 milhões de anos mais novo que o suposto elo perdido, mas, ao que tudo indica, é um parente próximo de Ida, a julgar pela análise detalhada da mandíbula e dos dentes da espécie africana (aliás, esses são os únicos materiais preservados do bicho).

Seiffert e companhia também compararam Ida, o novo primata e outras 117 espécies vivas e extintas de primatas, levando em conta uma lista de 360 características do esqueleto. Essa comparação extensa, que não foi feita na descrição original de Ida, ajuda a estimar quais traços dos bichos realmente se devem ao parentesco e permite montar uma árvore genealógica dessas espécies.

O veredicto: Ida seria apenas uma prima muito distante do grupo que inclui o homem, estando bem mais perto dos lêmures atuais. As semelhanças superficiais dela com o grupo dos antropoides seriam explicadas por evolução convergente --ou seja, porque ambos os grupos adotaram estilos de sobrevivência parecidos.

Comedora de folhas

"São características relacionadas ao encurtamento do focinho e ao processamento de alimentos relativamente duros, como folhas", explica Seiffert. O pesquisador aponta o que, para ele, foi o principal erro da equipe que descreveu Ida.

"Acho que eles deveriam ter feito comparações mais detalhadas com os mais antigos antropoides indiscutíveis. Eles teriam visto que traços como a fusão das duas metades da mandíbula, que não aparecem nesses antropoides [mas aparecem em Ida], não poderiam ser um elo entre Ida e eles."

Philip Gingerich, paleontólogo da Universidade de Michigan e um dos "pais" de Ida, não concorda. "Acho esquisito que o Afradapis seja muito parecido com os antropoides mas acabe classificado em outro grupo. A ideia de convergência parece implausível", diz ele.

Aliás, argumenta Gingerich, "o Darwinius [Ida] conta com um esqueleto muito mais completo que o do Afradapis, e ele apresenta características adicionais de primatas avançados que não aparecem na análise".

Fonte: Folha Online

Curso Bem-estar animal: conceitos e princípios


A Cativo Bem-estar animal irá realizar no dia 28 de novembro (sábado) o curso Bem-estar animal: conceitos e princípios.

As aulas serão ministradas de 08h às 12h e de 13h às 17h, pela Bióloga Joanna Angélica van de Schepop na UNA – Campus Guajajaras (Rua Guajajaras, 175, Centro – Belo Horizonte).

Maiores informações pelo site www.cativobemestaranimal.com.br

Blog Biologia Animada


O blog Biologia Animada foi criado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB (bolsistas do Projeto PIBID-Biologia), que desenvolvem programas de ensino com professores e alunos do Ensino Médio em escolas do Distrito Federal, sob coordenação de professores do Núcelo de Educação Científica do IB/UnB.

O veículo eletrônico foca no uso didático do cinema e da literatura como complemento ao ensino da biologia nas escolas.

Para acessar o Biologia Animada, clique no link:
http://biologiaanimada.blogspot.com/

Perito da Polícia Federal (Biólogo/Biomédico) – Preparatório + Pós-graduação


Está confirmada para o dia 28/10, às 19h, em Brasília, a aula inaugural da Pós-Graduação em BIOCIÊNCIAS FORENSES + Preparatório para PF e Polícias Civis.

O curso preparará de forma definitiva os candidatos com todo conteúdo específico da PF, além de Direito Penal, Processual Penal e dos conteúdos da prática Forense. O curso é chancelado pela Universidade Católica de Goiás.

Faça sua pré-matricula pelo site e assista aula Inaugural gratuita.

Mais informações: www.ifar.com.br / (61) 3224-6932 / (61) 3274-7777/ (61) 9655-9759

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Museu PUC Minas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(clique na imagem para amplia-la)

Prorrogado prazo para sugestões ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia

Por Cristina Ávila

O Ministério do Meio Ambiente prorrogou, até 26 de outubro, a data de encaminhamento de sugestões ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que prevê a expansão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) nos estados amazônicos. Considerado o maior programa de conservação da biodiversidade do planeta, o Arpa contribui com a redução de emissões de carbono na atmosfera provocadas pelo desmatamento. A consulta pública é realizada em comitê constituído por representantes de governos e da sociedade civil.

"Queremos garantir a participação da sociedade na formulação de um documento que vai nortear ações concretas para a consolidação das unidades de conservação (UC) como elementos de ordenação territorial e de desenvolvimento regional sustentável", explica o coordenador do programa, Anael Aymoré Jacob, do MMA. A meta global é a proteção de pelo menos 60 milhões de hectares de florestas na Amazônia até 2016. Em sua primeira fase de execução, o programa apoiou a criação de 44 novas UCs, em um total de 23,6 milhões de hectares. Entre elas, 13 de proteção integral, em áreas que totalizam 13 milhões de hectares.

A consulta pública cuja data foi agora prorrogada vai subsidiar a segunda fase do programa. O Arpa é resultado de parceria entre o governo federal, governos estaduais da Amazônia, Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW), Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), Banco Mundial, Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e o WWF-Brasil. O programa é coordenado pelo MMA, por meio de um arranjo inovador. Com execução técnica-operacional pelas instituições públicas responsáveis pela gestão das unidades de conservação e com execução financeira pelo Fundo Brasileiro para a Diversidade (Funbio).

"O objetivo é estruturar as unidades de conservação, oferecendo condições de funcionamento e de gestão. E garantir que todos os investimentos que já foram realizados pelo ARPA não sofram quebra de continuidade", afirma Anael Aymoré Jacob. Ele ressalta a importância da participação da sociedade para a ampliação da consulta pública, que já foi feita na primeira fase do programa. "O Ministério do Meio Ambiente pretende que o documento que vai nortear as próximas ações contenha as visões das instituições que representam a sociedade brasileira, para o atendimento de suas demandas", afirma o coordenador do ARP.

As sugestões e contribuições deverão ser enviadas à Unidade de Coordenação do Programa Arpa - UCP/ DAP/SBF/MMA, por meio do formulário específico preenchido, até o dia 26 de outubro de 2009, para o endereço eletrônico arpa@mma.gov.br. Recomenda-se indicar no assunto da mensagem o título "Consulta Pública - Arpa Fase II".

ASCOM - Fonte:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=5208

Arquivos:
Documento de Governo para a Fase II do Programa Arpa
http://migre.me/9zci

Formulário para o envio das sugestões
http://migre.me/9zc5

Semana da Biologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri


Entre os dias 27 e 30 de outubro de 2009, irá acontecer a Semana da Biologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

O evento tem o apoio do CRBio-04 e acontecerá no anfiteatro da UFVJM.

Maiores informações pelo site www.cauirapuru.xpg.com.br

Concurso Prefeitura de Jaboticabal – SP (03 vagas para Biólogos)

Foram abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaboticabal-SP, através do qual serão selecionados profissionais de diversas áreas para cargos vagos no quadro de funcionários do município.

As três vagas para Biólogos possuem a remuneração mensal de R$ 1.712,58.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou através de procurador, durante o período de 15 de outubro e 13 de novembro de 2009. Para tal, os interessados devem comparecer na E.M.E.F Coronel Vaz de Jaboticabal, localizada na Av. Major Novaes. O atendimento será apenas em dias úteis, no horário das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.

Maiores informações sobre o concurso pelo site:
www.expandconcursos.com.br

Concurso Hospital das Clinicas da USP (HCFMUSP) (01 vaga para Biólogos)

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP torna pública a abertura do concurso público para preenchimento de 01 função-atividade de Biologista.

O cargo possui remuneração mensal de R$1.001,95, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Os interessados em concorrer ao concurso público devem acessar o endereço www.hcnet.usp.br, imprimir e preencher a ficha de inscrição e postá-la para Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP. Deverão ser anexados os demais documentos listados no edital oficial. O período será de 15 a 30 de outubro de 2009.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/9vVZ

The Biota-FAPESP International Workshop on Applied Ecology and Human Dimensions in Biological Conservation


The Biota-FAPESP International Workshop on Applied Ecology and Human Dimensions in Biological Conservation será realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2009, na sede da FAPESP.

O workshop contará com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior, que discutirão temas como ecologia histórica, direções em conservação, uso de ferramentas moleculares, ecologia aplicada e perda da diversidade e doenças infecciosas.

O evento é isento de taxa de inscrição e as palestras terão tradução simultânea.

Local: FAPESP: Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa - São Paulo – SP Sugestão de estacionamento: Taticar, R. Jorge Americano, 89

Clique para inscrever-se (link http://www.fapesp.br/applied_ecology_inscricao)

Mais informações: (11) 3838-4006/3838-4216 - marina@fapesp.br

Fonte: Agência FAPESP

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Concurso SAAEB / Prefeitura de Brodowski – SP (01 vaga para Biólogos)

Até esta sexta-feira (23 de outubro), estarão abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Brodowski-SP.

Os candidatos contratados estarão sujeitos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais, integrando o quadro de funcionários da SAAEB – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brodowski.

A única vaga para Biólogos possui a remuneração mensal de R$1.200,00.

Inscrições e maiores informações através do site www.asseconp.com.br

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE LANÇA CAMPANHA "SACO É UM SACO"


O Ministério do Meio Ambiente lançou em junho a campanha nacional “Saco é um saco”, que visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

No Brasil, o problema das sacolinhas plásticas é da ordem de bilhões. Estimativas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) contabilizam cerca 12 bilhões de sacolas plásticas consumidas por ano no país. No mundo, são entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas distribuídas anualmente. Uma sacolinha pode parecer inofensiva, mas o impacto ambiental coletivo desses bilhões de sacolinhas é enorme.

Com o lema “Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você”, a campanha quer mostrar ao consumidor que com pequenas atitudes como recusar uma sacolinha plástica na hora de comprar um pequeno item, utilizar uma sacola retornável para as compras no supermercado ou exigir do varejista uma sacolinha mais resistente, ele pode estar contribuindo para a preservação do meio ambiente e construção de uma sociedade sustentável.

No blog da campanha - www.mma.gov.br/sacolasplasticas - o internauta poderá deixar sua opinião e tirar dúvidas, além de encontrar o material da campanha e dicas de como reduzir o consumo de sacolas plásticas.

Já são parceiros dessa iniciativa a rede varejista Wal-Mart, o Grupo Cultural AfroReggae, o Instituto Akatu e a Revista Eco 21. A campanha terá um Selo de Adesão para empresas e instituições interessadas em serem parceiros da campanha e que se comprometerão a implementar ações que ajudem o consumidor a adotar este novo hábito.

A campanha quer alertar a população sobre a importância de se reduzir o consumo de sacolas plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível. Apostamos no poder de decisão do consumidor como ação transformadora de hábitos e atitudes.

Para maiores informações sobre a campanha e formas de aderir e divulgar, entre em contato com a equipe de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente:

Fernanda Daltro
fernanda.daltro@mma.gov.br
Paula Galvani
Paula.martha@mma.gov.br
(61) 3317-1482

I Simpósio em Psicobiologia: Do Cérebro ao Comportamento


No ano em que comemoramos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação da célebre obra "Origem das Espécies", os alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia apresentam à comunidade o "I Simpósio em Psicobiologia: do Cérebro ao Comportamento", no período de 6 a 7 de novembro de 2009.

Este evento tem o objetivo de apresentar aos estudantes de graduação, pós-graduação e à comunidade a pesquisa científica realizada no departamento de Fisiologia da UFRN, através de uma perspectiva investigativa de tópicos relevantes das neurociências e do estudo do comportamento animal.

Maiores informações pelo site:
www.cb.ufrn.br/simpsicobio

8º Prêmio Furnas Ouro Azul


Os jornais Estado de Minas, Correio Braziliense e Jornal do Commercio, em parceria com Furnas Centrais Elétricas, realizam pela oitava vez o Prêmio Furnas Ouro Azul.

O objetivo é divulgar e destacar ações e projetos ambientais que contribuam para a preservação e recuperação dos recursos hídricos e também para a conscientização da população acerca do problema em Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

As inscrições vão até o dia 30 de outubro de 2009 e o prêmio conta com três categorias: estudante, empresa e comunidade.

Maiores informações pelo site www.ouroazul.com.br

Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável


Aprovado e reconhecido pela CAPES, o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável está entrando em seu terceiro ano é considerado inovador por seguir uma tendência de mercado ao unir teoria e prática.

Ele é ministrado pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, universidade localizada em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, que nasceu da união entre o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – e a Natura Cosméticos, pelo compromisso de ambos em conservar os recursos socioambientais brasileiros.

O Mestrado é voltado a profissionais de empresas privadas, governo, terceiro setor e demais interessados em atuar na área de ecologia. O objetivo do curso é formar um profissional, ainda raro no mercado brasileiro, capaz de criar e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade e de desenvolvimento sustentável.

Seu corpo docente é composto por doutores, em sua maioria pesquisadores do IPÊ e alguns convidados, todos com atuação em pesquisas aplicadas no campo da Biologia da Conservação ou na área socioambiental e de sustentabilidade.

A preocupação com a questão ambiental na ESCAS inclui o próprio planejamento do projeto do futuro campus, concebido com a intenção de promover uma arquitetura sustentável e integrada ao meio ambiente. A construção do campus ficará pronto em 2010. Enquanto isso, o Mestrado está sendo oferecido em um local agradável, adaptado para acomodar a Escola.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de dezembro.

Informações: www.escas.org.br / mestrado@ipe.org.br

Curso Comportamento Animal: métodos e princípios


A Cativo Bem-estar animal irá realizar no dia 07 de novembro (sábado) o curso Comportamento Animal: métodos e princípios.

As aulas serão ministradas de 08h às 12h e de 13h às 17h, pela Bióloga Joanna Angélica van de Schepop na UNA – Campus Guajajaras (Rua Guajajaras, 175, Centro – Belo Horizonte).

Maiores informações pelo site www.cativobemestaranimal.com.br, pelo e-mail jo@cativobemestaranimal.com.br e pelo telefone (31) 9785-6012.

Curso de Licenciamento Ambiental Estadual


De 03 a 06 de movembro de 2009, das 18h às 21h, irá ser realizado em Belo Horizonte o curso de Licenciamento Ambiental Estadual.

As aulas serão ministradas pela Bióloga Suzana Mascarenhas na Rua São Paulo 824, 14º andar, Centro.

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para atuar com licenciamento ambiental.

Maiores informações pelo e-mail contato@gseducacionalbh.com.br e pelo site www.gseducacionalbh.com.br

I COLMEIA


Já estão abertas no site do IFGoiano-campus Rio Verde as inscrições para o I COLMEIA - I Congresso de Legislação e Meio Ambiente do Cerrado. O I COLMEIA é realizado pelos Cursos de Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e DIREX. As inscrições serão gratuitas para os alunos dos Institutos. Para demais interessados o investimento é de R$ 25,00 a serem pagos no Banco do Brasil.

O I COLMEIA contará com a presença de relevantes nomes do cenário político, de meio ambiente e de legislação ambiental. Ainda ocorrerá em conjunto o Simpósio de Agroecologia promovido pela DIREX.

As inscrições são limitadas e não serão feitas no dia do evento.

O evento acontece de 26 a 31 de outubro de 2009.

Informações e inscrições no site do Instituto http://rioverde.ifgoiano.edu.br/colmeia/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Concurso Prefeitura de Igarapé-Miri – PA (01 vaga para Biólogos)

Foi publicado o edital de abertura do Concurso Público para a Prefeitura de Igarapé Miri-PA, que visa o preenchimento de vagas em cargos constantes do quadro de funcionários efetivos do município.

As inscrições devem ser feitas através do site www.fadesp.org.br, a partir das 10h de 20 de outubro até às 16h de 10 de novembro de 2009 (horário de Brasília).

A única vaga para Biólogos tem a remuneração mensal de R$ 1.019,29.

Maiores informações pelo edital:
http://migre.me/9qUW

XI FIMAI


A FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2009, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, abre um leque importante de opções na área ambiental e possibilita o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.

Considerada como a mais importante feira do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina, a XI FIMAI apresenta-se como excelente opção para mostrar o que há de melhor e mais avançado em nível mundial.

Paralelo ao evento, irá ser realizado o XI SIMAI - Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade.

Maiores informações pelo site: www.fimai.com.br

Mosquitos ajudam no combate à malária e à filariose

Os mosquitos que tran smitem a malária e a filariose linfática ajudam a combater as duas doenças por meio de engenharia genética e da alteração de seu sistema imunológico, apontam dois estudos divulgados pela revista "Science" no dia 1º de outubro.

No caso da malária, cientistas franceses e alemães descobriram uma possível arma para combater a doença no genoma do Anopheles gambiae, o mosquito vetor do parasita que causa a forma mais grave da doença na África.

No da filariose, também conhecida como elefantíase, pela inflamação severa e o inchaço que causa nas partes do corpo da pessoa afetada, cientistas da Universidade de Oxford descobriram que infectar os mosquitos com um parasita bacteriano deve ajudar a prevenir a doença.

No primeiro estudo, cientistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL, na sigla em inglês) , na Alemanha, e do Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica (Inserm, na sigla em francês), na França, descobriram que as variações de um gene afetam a capacidade do mosquito de resistir à infecção do parasita da malária.

"Os parasitas devem passar parte de sua vida nos mosquitos e outra nos seres humanos", afirmou Stéphanie Blandin, da Inserm.

"Ao aprender como os mosquitos resistem à malária podemos encontrar novos instrumentos para controlar a transmissão aos seres humanos em zonas frequentes", acrescentou.

O segundo estudo indicou que infectar os mosquitos com uma parasita bacteriana poderia contribuir no combate à filariose linfática, uma doença que afeta mais de 120 milhões de pessoas no mundo todo.

Segundo os pesquisadores, se o mosquito for infectado com a bactéria Wolbachia, seu tem po de vida pode ser reduzido.

Fonte: da Efe, em Washington, para Folha Online

5ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente busca incentivar a produção de trabalhos que reflitam sobre questões e problemas da saúde e do meio ambiente.

Diferente de outras competições, a olimpíada promovida pela Fiocruz e pela Abrasco não enfatiza provas ou testes. Voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o evento incentiva os participantes a construírem conhecimentos e a refletirem de forma crítica e criativa sobre questões e problemas relacionados à saúde e ao meio ambiente. O importante é que os projetos sejam criativos e inéditos.

Em sua quinta edição, a olimpíada ganhou uma nova modalidade, "Produção Audiovisual", na qual são aceitos trabalhos coletivos na linguagem audiovisual.

Nessa categoria, os materiais devem ser inscritos em uma das seguintes submodalidades: Multimídia (slides sonorizados e animação), Cinema (documentário e ficção) ou Vídeo (videoarte, programa de entrevistas, spot de propaganda, videorreportagem e videoclipe). Os p rojetos devem ter a duração máxima de 10 minutos. Os formatos de captação aceitos são: celulares, fotográficas digitais e mini-dv.

A competição conta ainda com as modalidades "Elaboração de Textos" e "Projeto de Ciências". Na primeira, serão aceitos trabalhos individuais ou coletivos que explorem as diversas formas ou estilos literários, como contos, composições livres, redações, poemas, crônicas, novelas, reportagens jornalísticas impressas, paródias, cordel etc. O texto deve ter no máximo 10 páginas e é desejável que seja acompanhado por imagem, como quadrinhos, pinturas, pop art, colagens, fotografias e xilogravura.

A última categoria, "Projetos de Ciências", aceita projetos de pesquisa científica que integram grupos de alunos, turma ou esc ola. Nessa modalidade, podem ser apresentadas propostas diversas, incluindo experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais ligados ao tema saúde e/ou meio ambiente. A apresentação da metodologia utilizada pela equipe escolar é fundamental. Não há limite definido de páginas, contudo, é obrigatória a remessa de outras formas de registro não escritas, como fotografias, gráficos, vídeos, cd-rom etc.

As inscrições podem ser feitas até 18 de dezembro de 2009, no site:
http://www.fiocruz.br/olimpiada

Fonte: CRBio-01

Fotografia de antera de planta ganha concurso de microfotos da Nikon


Uma fotografia de uma antera (ponta do órgão sexual masculino) da planta Arabidopsis thaliana, parente florida da mostarda, ganhou o concurso Microfotografia do Pequeno Mundo 2009, realizado pela Nikon.

Considerada pelo concurso um "retrato da essência da vida floral", a foto, ampliada 20 vezes, foi feita por Dr. Heiti Paves, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Tallinn, na Estônia. A planta é importante para estudos de genética, e foi a primeira com genoma sequenciado.

O segundo lugar ficou com uma foto de haste da flor de Sonchus asper, planta de folhas espinhudas e folhas amarelas semelhante ao dente-de-leão, ampliada 150 vezes e produzida por Gerd A. Guenther, de Düsseldorf, Alemanha.

O terceiro lugar foi para uma imagem de uma emulsão fotolitográfica utilizada na fabricação de semicondutores, ampliada 200 vezes. Foi feita por Pedro Barrios-Perez, do Instituto de Ciências Microestruturais, de Ottawa, Ontário, Canadá.

Veja as outras fotografias vencedoras no site:
http://www.nikonsmallworld.com/gallery/year/2009/1

Fonte: Folha Online

Fiocruz seleciona pesquisador visitante

Estão abertas até 02 de novembro de 2009, as inscrições para a seleção de pesquisadores visitantes que desejam trabalhar nas unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em diversos campi no Brasil.

Os interessados atuarão em Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Os candidatos precisam ter doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As bolsas terão duração de 24 meses, prorrogáveis por um período máximo de 12 meses.

São oferecidas as categorias Pós-Doutorado Júnior, para candidatos com doutorado concluído há menos de cinco anos, e Pesquisador Pleno, para candidatos com mais de cinco anos de doutoramento.

Os selecionados atuarão em projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico e irão colaborar com programas de pós-graduação stricto e lato sensu e de iniciação científica, nas áreas das ciências da saúde, das ciências biológicas, das ciências exatas e da terra, das engenharias, das ciências sociais aplicadas e das ciências humanas em saúde.

Mais informações: www.pv.fiocruz.br

Fonte: Agência FAPESP

Personalidade ambiental

O climatologista Carlos Nobre é o ganhador do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Escolhido pelos estudos desenvolvidos sobre mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global na Amazônia, o cientista recebeu o prêmio nesta terça-feira (13/10), no Rio de Janeiro.

Nobre é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

Para Nobre, o prêmio é um reconhecimento da capacidade do Brasil em pesquisas sobre o sistema climático. “Não é muito comum um cientista receber essa modalidade de prêmio. É um reconhecimento do esforço do cientista em mostrar seu importante papel na sociedade”, disse.

De acordo com Nobre, as mudanças climáticas são uma séria ameaça à sustentabilidade do planeta e exige ações intensas e urgentes. “A cada dia vemos que os impactos das mudanças climáticas estão presentes, não são para o futuro”, disse. Segundo ele, os pesquisadores têm a responsabilidade de comunicar essa realidade com agilidade para orientar as ações políticas necessárias.

A entrega do prêmio foi feita em um veleiro holandês que refaz o trajeto do naturalista inglês Charles Darwin, cuja expedição há 177 anos levou às descobertas que o ajudaram a formular a Teoria da Evolução.

Esta é a segunda edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Na primeira, em 2006, a ganhadora foi a então ministra do meio Ambiente, Marina Silva.

Mais informações: www.wwf.org.br

Fonte: Agência FAPESP

Esse trem chamado ciência


Articular a sociedade com a ciência e o conhecimento. Seguindo esse caminho, o projeto “Esse Trem Chamado Ciência” levará diversas ações de popularização da ciência da UFMG, FIOCRUZ e PUC-MG para as estações do metrô de Belo Horizonte, durante a XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Estão todos convidados a embarcar nesse trem e participar das atividades de várias áreas das ciências como exposições, experimentos, jogos didáticos e oficinas.

As atividades nos vagões estarão estacionados na Estação Vilarinho, de 20 a 24 de outubro, das 9h às 16h30 (dia 22, das 9h às 18h).

Maiores informações pelo site:
http://www.ufmg.br/conhecimentoecultura/trem.html

Concurso Prefeitura de Joinville – SC (02 vagas para Biólogos)

Saiu o edital para concurso público da Prefeitura de Joinville-SC, que objetiva o provimento de cargos para diversas áreas no âmbito da Administração Municipal, Fundação Cultural de Joinville, Conurb e Hospital São José.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 09 de novembro de 2009, mediante acesso ao site www.sociesc.org.br/concursos/pmj09.

A remuneração mensal das duas vagas destinadas aos Biólogos é de R$2.587,52.

Maiores informações pelo link: http://migre.me/9qA7

Curso Órgãos Sensoriais


Irá acontecer em Belo Horizonte, no dia 22 de novembro (domingo), o curso Órgãos Sensoriais.

As aulas serão ministradas no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (Rua da Bahia, 2020) de 9h às 12h e de 13h às 16h.

Maiores informações pelo site: www.biogalapagos.com.br

Curso Darwin e a Herpetologia


Data e Horário

Sábado, 22/11/2009
09h00 às 12h00 / 13h00 às 16h00

Local

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Rua da Bahia, 2020
Sala de Multimídia / Laboratório Zoologia
Belo Horizonte/MG

Palestrante

Marcus Augusto Buononato
Biólogo, Herpetólogo e Ex-Pesquisador Instituto Butantan - SP
Consultor e participantes de diversos documentários, entre eles:
- Animais Rastejantes; produzido pelo National Geographic Society
- Letais e Perigosas Serpentes Venenosas; pruduzido pelo Discovery Channel
- Serpentes; produzido pela BBC e exibido pelo canal Animal Planet
Gerente de Logística e Operações da Empresa systema Naturae

Programa do curso

- Origem
- Classificação
- Características gerais
- Mecanismos adaptativos: Pressão ambiental x sobrevivência
- Modelos e cópias: mimetismo
- Comportamento: a chave do sucesso
- Dispersão e distribuição geográfica
- Pool gênico e variabilidade genética das espécies
- Queimada Grande e a jararaca ilhoa: a “Galápagos brasileira”

Vagas

60

Mais informações

www.biogalapagos.com.br

Concurso Prefeitura de Novo Hamburgo – RS (03 vagas para Biólogos)

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Novo Hamburgo-RS, que selecionará pessoal para vagas do quadro de funcionários da Fundação de Saúde Pública do Município, sob Regime Celetista.

Biólogos podem se candidatar ao cargo Analista de Laboratório. A remuneração é de R$10,55 por hora de trabalho.

As inscrições devem ser feitas mediante acesso ao site www.premierconcursos.com.br, até o dia 22 de outubro de 2009.

A realização da prova objetiva do concurso está prevista para 15 de novembro de 2009.

O edital do concurso pode ser acessado através do link: http://migre.me/9qoQ

Simpósio de Genética e Qualidade de Vida


O Programa de Mestrado em Genética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética - Regional de Goiás e Fundação Aroeira, organiza o “Simpósio de Genética e Qualidade de Vida”.

O evento apresentará uma programação científica especial, com a presença de palestrantes das mais diversas áreas da genética atual e de renomadas instituições do país.

O simpósio será realizado no período de 05 a 07 de novembro de 2009, em Goiânia-GO, no auditório da Área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Maiores informações pelo link: http://migre.me/9qjo

PREPES PUC Minas 1° semestre 2010


O programa de educação continuada PREPES PUC Minas está com inscrições abertas para as ofertas do 1° semestre de 2010. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de novembro.

Os cursos de interesse para os Biólogos são: Estudos Ambientais, Estudos Ambientais para o Meio Biótico e Microbiologia.

As aulas serão ministradas em Belo Horizonte.

Os cursos do PREPES são ministrados em 3 módulos, de 120 horas cada, sendo: 1º módulo: 11 a 27 de janeiro de 2010; 2º módulo: 12 a 28 de julho de 2010; 3º módulo: 10 a 26 de janeiro de 2011.

Mais informações pelo telefone (31) 3319-4231 ou pelo site www.prepes.pucminas.br

WWF divulga novas espécies encontradas no Sudeste Asiático

Thomas Ziegler / WWF Greater Mekong

A ONG internacional WWF divulgou no dia 25 de setembro, fotos de algumas das 163 novas espécies descobertas por cientistas em 2008 na região do Grande Mekong, no Sudeste Asiático.

As espécies endêmicas foram encontradas em rios e florestas que compõem a região. O rio Mekong corre pelos territórios do Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, Mianmar e China. No entanto, a região do Grande Mekong é uma divisão política, que foi definida pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em 1992.

Entre as novas espécies, foram encontradas rãs, lagartos e cobras. Segundo nota da WWF, "a biodiversidade da região é tão grande que algumas descobertas, como a cascavel listrada, foram feitas por acidente".

Os pesquisadores que colaboraram com o relatório da WWF identificaram 100 novas espécies de plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e uma ave, todos descobertos durante expedições em 2008.

No entanto, a entidade alerta para o risco de que essas espécies desapareçam devido aos impactos da mudança climática no planeta. De acordo com a organização, a elevação dos mares e a consequente invasão de água salgada em áreas de água doce pode desestabilizar o ecossistema do delta do rio Mekong no futuro.

Para ver as fotos acesse:
http://www.panda.org/wwf_news/?174681/New-species-discovered-in-the-Greater-Mekong-at-risk-of-extinction-due-to-climate-change

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Decisão do STJ impede utilização de meios cruéis em sacrifício de animais


Decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determina que eliminação de animais em Centro de Controle de Zoonose não seja feita de modo cruel. Em situações extremas em que o sacrifício de animais seja imprescindível para proteger a saúde humana, deverão ser utilizados métodos que amenizem ou inibam o sofrimento dos animais.

O entendimento da Segunda Turma foi firmado em julgamento de recurso interposto pelo município de Belo Horizonte (MG), que recorreu ao STJ contra acórdãos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O caso envolve o sacrifício de cães e gatos apreendidos por agentes públicos para o controle da população de animais de rua. O Centro de Controle de Zoonose atua com o objetivo de erradicar doenças como a raiva e a leishmaniose, que podem ser transmitidas a seres humanos.

O ministro relator Humberto Martins reconhece que, em situações extremas, como forma de proteger a vida humana, o sacrifício dos animais pode ser necessário. No entanto, conforme entendeu o TJMG em seus acórdãos, devem ser utilizados métodos que amenizem ou inibam o sofrimento dos animais, ficando a cargo da administração a escolha da forma pela qual o sacrifício deverá ser efetivado.

Humberto Martins chama a atenção para o limite dessa discricionariedade, ao se referir ao posicionamento do TJMG: “Brilhante foi o acórdão recorrido quando lembrou que não se poderá aceitar que, com base na discricionariedade, o administrador público realize práticas ilícitas”, afirmou Humberto Martins.

No caso, Humberto Martins avalia que a utilização de gás asfixiante pelo Centro de Controle de Zoonose do município é medida de extrema crueldade, que implica violação do sistema normativo de proteção dos animais, não podendo ser justificada como exercício do dever discricionário do administrador público.

O município mineiro sustentou que o acórdão do TJMG, ao decretar que deve ser utilizado outro expediente para sacrificar cães e gatos vadios, como a injeção letal (entre outros que não causem dor ou sofrimento aos animais no instante da morte), teria violado de forma frontal o princípio da proibição da reformatio in pejus (impossibilidade de haver reforma da decisão para agravar a situação do réu).

Ao avaliar a alegação, Humberto Martins, considerou que não houve gravame maior ao município. Para o ministro, os acórdãos apenas esclareceram os métodos pelos quais a obrigação poderia ser cumprida. “O comando proferido pelo tribunal de origem, em dois acórdãos, é bastante claro: deve o município, quando necessário, promover o sacrifício dos animais por meios não cruéis, o que afasta, desde logo, o método que vinha sendo utilizado no ab ate por gás asfixiante”, esclareceu o ministro.

Na avaliação do relator, o tribunal de origem apenas exemplificou a possibilidade da utilização da injeção letal, sem, contudo, determinar que essa seria a única maneira que atenderia ao comando da decisão. Ao contrário, o TJMG abriu espaço para outros meios, desde que não causassem dor ou sofrimento aos animais.

Entre sua argumentação, o município alegou ainda que, nos termos do artigo 1.263 do Código Civil, os animais recolhidos nas ruas – e não reclamados no Centro de Controle de Zoonose pelo dono, no prazo de 48 horas –, e os que são voluntariamente entregues na referida repartição pública, são considerados coisas abandonadas. Assim, a administração pública poderia dar-lhes a destinação que achar conveniente.

Ao avaliar a argumentação do município, o ministro Humberto Martins apontou dois equívocos: primeiro, considerar os animais como coisas, de modo a sofrerem a influência da norma contida no artigo 1.263 do CC; segundo, entender que a administração pública possui discricionariedade ilimitada para dar fim aos animais da forma como lhe convier.

A tese recursal, na avaliação de Humberto Martins, colide não apenas com tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Afronta, ainda, a Constituição Federal, artigo 225, parágrafo 1º, VII; o Decreto Federal n. 24.645/34, em seus artigos 1° e 3°, I e VI; e a Lei n. 9.605/98, artigo 32.

Recomendação da OMS

Muitos municípios buscam o controle de zoonoses e da população de animais, adotando, para tal, o método da captura e de eliminação. Tal prática era recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em seu Informe Técnico n. 6, de 1973.

Após a aplicação desse método em vários países em desenvolvimento, a OMS concluiu ser ele ineficaz, enunciando que não há prova alguma de que a eliminação de cães tenha gerado um impacto significativo na propagação de zoonoses ou na densidade das populações caninas. A renovação dessa população é rápida e a sobrevivência se sobrepõe facilmente à sua eliminação.

Por essas razões, desde a edição de seu 8º Informe Técnico de 1992, a OMS preconiza a educação da comunidade e o controle de natalidade de cães e gatos, anunciando que todo programa de combate a zoonoses deve contemplar o controle da população canina como elemento básico, ao lado da vigilância epidemiológica e da imunização.

Ocorre, porém, que administrações públicas alegam a falta de recursos públicos para adotar medidas como vacinação, vermifugação e esterilização de cães e gatos de rua. A eliminação dos animais aprendidos acaba ocorrendo por meio de câmara de gás.

Fonte: Superior Tribunal de Justiça - O Tribunal da Cidadania

Simpósio: Um Mundo Uma Saúde

Data: 22 de outubro de 2009

Realização: Sociedade para a Conservação da Vida Silvestre – WCS juntamente a Cargill

Local: Fundação Parque o Zoológico de São Paulo, localizado na Av. Miguel Stéfano, 4241, Água Funda, São Paulo (SP)

A presença no evento deve ser confirmada através do email: owoh2009@gmail.com

Simpósio sobre Mamíferos Selvagens

(clique na imagem para amplia-la)

Data: 23 a 25 de outubro de 2009

Realização: Zoológico de São Paulo

Local: Zoológico de São Paulo

Informações: ensinozoo@zoologico.sp.gov.br

http://www.zoologico.sp.gov.br/folder_carnivorosbrasil.asp

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

II Simposio Arquidiocesano Pró-Vida

Acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2009, na Faculdade de Direito da UFMG, na Av. João Pinheiro, 100 em Belo Horizonte o II Simpósio Arquidiocesano Pró-Vida.

Com as Palestras "Células Tronco - O que são, para que Servem." - 15 de outubro 2009 e "Embriologia, Fecundação e Concepção" - 16 de outubro de 2009.

Veja mais informações no site oficial do evento:
http://www.arquidiocesebh.org.br/provida

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Blog sem atualizações por 02 semanas

O blog Biologia na Rede ficará sem atualizações durante 02 semanas.

Agradecemos à compreensão de todos.

Voltareremos aos posts diários no dia 19 e outubro.

Processo Seletivo da Marinha do Brasil (01 vaga para Biólogos)

A Marinha do Brasil realiza Processo Seletivo para a contratação de pessoal em cargos efetivos quais ficarão sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União.

A única vaga destinada aos Biólogos é para o cargo de Tecnologista/Junior/Biologia. A remuneração mensal é de R$4.549.63 e o local de atuação é na cidade de Arraial do Cabo.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 03 e 25 de outubro de 2009, em um dos seguintes websites www.esppconcursos.com.br, www.emgepron.com.br ou www.dpcvm.mar.mil.br.

No ato da inscrição os candidatos poderão escolher a cidade para realizar a prova, dentre as seguintes opções: Rio de Janeiro-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ, São Paulo-SP ou Sorocaba-SP.

Maiores informações pelo edital do concurso: http://migre.me/8aLZ

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

I Semana da Biologia da UFVJM


O Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da UFVJM irá realizar a I Semana da Biologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), entre os dias 21 e 24 de outubro de 2008, em Diamantina, Minas Gerais.

O evento conta com o incentivo e a colaboração de professores do Departamento de Ciências Biológicas da UFVJM, e o apoio do Instituto Biotrópicos de Pesquisa em Vida Silvestre.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 12 de outubro.

Maiores informações pelo site:
www.sbioufvjm.xpg.com.br

Concurso Público Prefeitura de Cajamar – SP (01 vaga para Biólogos)

Saiu o edital de abertura do concurso público para a Prefeitura de Cajamar – SP, que têm o objetivo de preencher vagas do seu quadro de funcionários.

A única vaga destiada a Biólogos é para o cargo de Analista Ambiental (remuneração mensal de R$2.167,39).

As inscrições devem feitas através do site www.mouramelo.com.br, até o dia 26 de outubro de 2009.

Maiores informações pelo link: http://migre.me/85pY

Curso de Atualização em Biossegurança em Laboratório

Curso de Atualização em Biossegurança em Laboratório

A UFMG irá promover o curso de Atualização em Biossegurança em Laboratório.

As aulas será ministradas no Instituto de Ciências Biológicas – ICB, de 19 a 23 de outubro.

Serão duas turmas: tarde (14h– 17h30) e noite (18h30 – 22h).

O curso tem como objetivo básico apresentar e desenvolver um raciocínio assertivo acerca da Biossegurança em Laboratórios, conceituando-a como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando os cuidados necessários à saúde do homem, dos animais e a preservação do meio ambiente. Visa também à qualidade dos trabalhos desenvolvidos, com especial atenção às áreas de atividade em ciências biológicas e ciências da saúde.

As inscrições devem ser feitas de 03 a 12 de outubro de 2009 através do site da FUNDEP: www.fundep.ufmg.br. Maiores informações pelo telefone: 3409-4220

X-meeting 2009


O X-meeting 2009, quinta conferência internacional da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), será realizado de 18 a 22 de outubro em Angra dos Reis (RJ), no Hotel do Frade, reunindo pesquisadores de diversos países.

O evento tem como objetivo funcionar como um fórum para debates entre cientistas brasileiros e estrangeiros para a discussão de novidades e progressos importantes nos campos de conhecimento envolvidos.

Entre as palestras confirmadas estão “Kyoto Encyclopedia of Genes and Genomes”, com Minoru Kanehisa (Japão), “Building a Bioinformatics Center: Lessons from the past, outlook to the future”, com Francis Ouellette (Canadá), “Small RNAs, RNA binding proteins and post-transcriptional gene regulation”, com Nikolaus Rajewsky (Alemanha), e “The ATGC Database”, com Yuri Wolf (Estados Unidos).

Mais informações: http://lgmb.fmrp.usp.br/xmeeting2009

Fonte: Agência FAPESP

VII Congresso Nacional de Ecoturismo e III Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação


O VII Congresso Nacional de Ecoturismo e o III Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de novembro de 2009 no Estado do Espírito Santo, vêm promover um amplo debate no que tange a aplicação do planejamento e manejo do ecoturismo voltado à práticas de mínimo impacto, visando não somente avaliar o conhecimento e as atividades que estão sendo implementadas no setor, como também promover uma relação interdisciplinar de aprendizado coletivo, aglutinando os diversos setores numa discussão única entorno da temática e áreas afins.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 15 de outubro.

As inscrições para o envio de trabalho vão até o dia 10 de outubro.

Maiores informações pelo site:
http://www.ecoturismocapixaba.org.br/conecotur/ecouc2009/

Museu PUC Minas: Quintas Culturais - Outubro de 2009


O Museu de Ciências Naturais PUC Minas (www.pucminas.br/museu) promove o Quintas Culturais, que acontece toda semana, de 19 às 21 horas, às quintas-feiras.

Programação das Quintas Culturais - Outubro de 2009:

01/10 - QUINTA CIENTÍFICA

Palestra: “PLANETAS E ESTRELAS – GUIA PRÁTICO DE CARTA CELESTE”

Arjuna Panzera – Astrônomo e Mestre em Educação pela UFMG

Aprenda a reconhecer as estrelas e constelações, como se orientar através delas e ainda alguns mitos sobre este assunto!

08/10 - CIÊNCIA E CULTURA NO MUSEU

Apresentação do CORAL MADRIGAL RENASCENTISTA

O Madrigal Renascentista é um grupo coral fundado em Belo Horizonte. Foi tombado pela Prefeitura como Patrimônio Cultural do Município e atualmente é constituído como Fundação de Arte. Mantém em seu repertório obras de variados gêneros, desde a música renascentista até as peças folclóricas, contemporâneas e da música popular.

15/10 - UMA NOITE NO MUSEU

Venha conhecer um museu diferente, onde tudo pode ganhar vida... até grandes nomes da ciência, como Lund, Lamarck e Darwin.

Um roteiro noturno que promete surpreender as crianças!

Teatro exclusivo para o público infantil (de 4 a 8 anos).

Realização: Programa Educativo do Museu PUC Minas

22/09 - PARA VER ESTRELAS

Palestra e observação do céu da cidade com telescópios e sessões no Planetário Móvel.

Realização: Grupo GAIA - PUC Minas

Maiores informações sobre as Quintas Culturais pelos telefones (31) 3319-4152 e 3319-4520.