segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pós-Graduação UNA BH


A UNA (www.una.br) está com as inscrições abertas para as suas pós-graduações.

Os cursos destinados aos Biólogos são:

- Gerenciamento de Áreas Contaminadas (http://migre.me/2Sbx);

- Gerenciamento de Recursos Hídricos (http://migre.me/2SbF);

- Análise Ambiental (http://migre.me/2SbM);

- Análises Clínicas (http://migre.me/2SbS).

As aulas serão ministradas no Campus Guajajaras (Rua Guajajaras, 175, Centro, Belo Horizonte/MG), a partir de 17 de agosto de 2009.

Biólogos registrados no CRBio-04 que se matricularem até 07 de agosto terão 27% de desconto no valor total do curso.

Maiores informações podem ser acessadas no site:
www.una.br/posgraduacao

O Verdadeiro Papel dos CONSELHOS

O texto abaixo foi feito pelo Presidente do Conselho Regional de Relações Públicas- CONRERP 3ª Região. Entretanto, ele se encaixa perfeitamente na discussão sobre qualquer Conselho Profissional.

Em tempos de reflexão a respeito do fim das atividades profissionais regulamentadas temos uma necessidade maior de entender o cenário antes de tentar mudar tendências simplesmente pelo contexto do interesse privado profissional ou até mesmo moral.

As profissões, de uma forma geral, impactam diretamente no interesse público social e por isso são alvos de constante vigilância por meio das entidades relacionais.

Temos Sindicatos, ONGs, Associações, Cooperativas, Ordem, CONSELHOS, Agências.

Tentando explicar rapidamente, os CONSELHOS são instituídos não para uma valorização da profissão ou para aguerridas discussões de assuntos salariais e conquistas de condições de trabalho para os profissionais a eles ligados. Esses papéis são respectivamente de Associações e Sindicatos que hoje tem tanta dificuldade de articulação quanto quaisquer entidades de classe com baixa representatividade e poder.

A representatividade é um processo que depende de condições e recursos financeiros oriundos da arrecadação espontânea ou obrigatória para seu exercício.

Quando reclamamos dos tributos, e essa reclamação é generalizada, com certa razão, o que devemos obrigatoriamente avaliar é: qual a aplicação feita em prol da coletividade e não qual a condição individual de vantagens obtidas. Quando processamos ganhos individuais estamos apenas participando da engrenagem patrimonialista em que os corruptos também estão inseridos.

Os CONSELHOS Profissionais são autarquias dotadas de administração autônoma, voluntária e gerida por recursos de anuidades. O grande paradigma é que essas anuidades provêm processos fiscalizatórios para estabelecer parâmetros éticos de atuação profissional e garantir proteção a sociedade contra profissionais oportunistas, que munidos de poder persuasivo podem gerar manipulação e promover ônus individual ou coletivo às pessoas. Pagamos para que possamos ter o salvo conduto de nossa condição profissional atestado pelos que elegemos e escolhemos.

A cobrança a que os CONSELHOS estão submetidos é a de garantir essa proteção enquanto a sociedade não for capaz de administrá-la. Essa prerrogativa é nobre e garante prestígio aos que se alinham com os tais parâmetros éticos sociais. Promove-se nos mesmos a referência diferenciada e estabelece confiança e credibilidade das instituições e organizações que demandam seus serviços e produtos.

Longe estamos disso! E é importante agudizar o debate em prol de nossa melhoria representativa. O que não podemos é ficar onde estamos!!

Hoje nossa discussão é rasteira quando não participamos essa mesma sociedade do assunto e não esclarecemos o que somos e o poder que temos que origina a necessidade de regulamentação, diploma e leis.

Quando comparamos os Países “avançados”, que não tem regulamentação, e argumentamos que essa é a saída, cometemos um grande equívoco ao não analisarmos o nível de educação dessas nações. Em regra, a inserção a educação de qualidade desses países, desde a infância, é maior do que a nossa, o que possibilita um considerável senso crítico a respeito das “coisas” do mundo. Em nosso País temos cerca de 10% apenas da população que freqüenta bancos de escolas superiores que estarão recebendo informação a respeito de ética, moral social e cidadania. O que faz uma grande diferença do restante da sociedade que não teve o mesmo acesso.

Isso vale para Ciências Biológicas, Relações Públicas, Jornalismo, Medicina, Advocacia, Publicidade, Contabilidade, Odontologia, Administração e uma infinidade de profissões que existem e ainda poderão existir.

Como então ter a certeza de que essas profissões não devam ser regulamentadas?

Podemos concordar com a desregulamentação não pelo caminho da consideração de agentes que tem mais a difamar do que discutir e debater. Podemos concordar com a desregulamentação quando essa vier do clamor da sociedade educada, consciente e capaz de discernir a manipulação da persuasão, o interesse público do privado e o certo do errado.

Quando ontem a regulamentação se deu por meio da ditadura, hoje a necessidade se mantém para garantir o Estado democrático. Temos a necessidade de tornar moderna essa representação e não romper com tudo e todos.

Portanto é necessário cumprir nosso papel ético profissional, aumentar nossa condição de representatividade, buscar esclarecer a sociedade sobre os fatos, compor co-responsabilidade, trabalhar informações qualificadas e estabelecer senso de justiça para que se possibilitem argumentos fortes.

Esse é um momento histórico de união!

Texto de Valdeci Ferreira

Reconhecidos 266 novos cursos de mestrado e doutorado

Aprovados em todas as instâncias, cursos de pós-graduação foram reconhecido pelo MEC em despacho publicado no dia 19 de junho.

Foram 266 novos cursos em todo o país. São 14 na Região Norte, 66 no Nordeste, 116 no Sudeste, 54 no Sul e 16 no Centro-Oeste.

São 17 os novos cursos na área de Ciências Biológicas, dentre eles Inovação Biofarmacêutica da UFMG

O Diário Oficial da União publicou duas portarias do MEC reconhecendo os cursos aprovados com conceitos entre 3 e 5 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, durante as 102ª, 103ª, 104ª e 106ª reuniões – realizadas entre julho e dezembro do ano passado –, assim como em duas reuniões mais antigas: a 94ª (novembro de 2006) e a 95ª (março de 2007).

O processo para o reconhecimento de um curso de pós-graduação e a consequente validade nacional do diploma passa por três estágios. Primeiro, os mestrados e doutorados devem passar na avaliação do CTC-ES da Capes. Depois, os cursos passam pela avaliação e aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e só após a publicação do ato do ministro da Educação eles são definidos como reconhecidos.

Para serem recomendados, os cursos são submetidos à Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação (APCN), parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).

Ao avaliar as propostas de cursos novos, a Capes verifica sua qualidade e se atendem aos requisitos do nível de formação pretendido. O resultado do processo fundamenta a deliberação do CNE do MEC sobre o reconhecimento de novos cursos.

Veja o despacho publicado no Diário Oficial, com a lista completa dos novos cursos reconhecidos, em:
www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/PO_589_590.pdf

Fonte: Jornal da Ciência com informações da Assessoria de Imprensa da Capes

16th International Symposium on Ostracoda


O 16th International Symposium on Ostracoda irá acontecer de 26 a 30 de julho, em Brasília, na UnB.

O tema do evento este ano será: "Biostratigraphy and Applied Ecology". O simpósio conta com nomes nacionais e internacionais.

Maiores informações pelo e-mail xviiso@unb.br e pelo site:
www.finatec.org.br/eventos/ostracoda/main/index

I SIMPAM


O I Simpósio de Processos de Separação com Membranas – SIMPAM, que transcorre entre 20 e 24 de julho de 2009, no Rio de Janeiro, tem como objetivos divulgar as mais recentes atividades de pesquisa na área em curso no país e no exterior, congregando pesquisadores e profissionais de Engenharia, Ciências Básicas e de empresas do setor.

Integrando a nova geração das chamadas tecnologias limpas, as separações com membranas têm encontrado um número crescente de aplicações em processos industriais químicos, alimentícios e farmacêuticos, na área biomédica, no tratamento de águas e na preservação do meio ambiente.

Além de 5 minicursos sobre temas de grande atualidade, um amplo painel de trabalhos lidando com vários processos , destacam-se ainda como parte das atividades do SIMPAM a realização de 2 eventos pioneiros de natureza multidisciplinar: II Workshop de Transporte Facilitado em Membranas; I Worskhop de Biorreatores com Membranas, que abordarão avanços científicos e as tecnologias de ponta desenvolvidos no País e no Exterior.

Co-patrocinado por PETROBRAS, FAPERJ entre outros, o evento conta com o apoio da recém criada SBPM - Sociedade Brasileira de Processos com Membranas.

Maiores informações no site oficial I SIMPAM:
www.peq.coppe.ufrj.br/simpam_2009

Rede Brasileira de Jardins Botânicos


A Rede Brasileira de Jardins Botânicos é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cujos principais objetivos são:

- promover a cooperação entre jardins botânicos e instituições congêneres;

- estimular o estudo da botânica e a conservação da biodiversidade;

- apoiar a criação e desenvolvimento de novos jardins botânicos.

A Rede conta atualmente com 34 jardins botânicos, encontra-se aberta à filiação de novos membros e possui um site na internet, que conta com notícias, publicações e diversas informações.

Para visualizar o site, clique no link:
www.rbjb.org.br

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Concurso IFMS Nova Andradina (01 vaga para Biólogo)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público do IFMS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, destinado ao preenchimento de vagas efetivas de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Classe “DI”, com lotação no Campus Nova Andradina.

A única vaga para Biólogos é para a área de Biologia. A remuneração varia de R$ 2.124,20 (graduação/ 40 horas) a R$ 6.055,01 (doutorado/ DE).

Inscrição

Internet: mediante acesso ao website www.utfpr.edu.br, no período de 21 de junho até às 24h do dia 19 de agosto de 2009 (horário oficial de Brasília/DF)

Presencial: através dos computadores instalados no SESI - Indústria do Conhecimento, sito na Rua Walter Hubacher, s/nº, esquina com a Rua Vearni Castro, Centro, em Nova Andradina-MS, durante período regular de inscrição, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 20h às 22h.

A prova do concurso está previamente agendada para 20 de setembro de 2009, em Nova Andradina.

Maiores informações pelo edital do concurso:
www.utfpr.edu.br/proplad/arquivos/Edital_104_2009_CPCP_NA_IFMS.pdf

9ª Reunião Científica do Instituo da Pesca


Em comemoração aos seus 40 anos, o Instituto de Pesca (IP), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoverá, de 11 a 14 de agosto, na capital paulista, três eventos científicos.

A 9ª Reunião Científica do IP, o 1º Encontro de Pós-graduação do IP e o 4º Seminário de Iniciação Científica do IP, terão como tema “Recursos pesqueiros e aquícolas: interfaces ambiental, social e econômica”. A data limite para a inscrição de trabalhos nos eventos é 30 de junho.

A programação reunirá palestras sobre temas diversos, entre os quais “O papel da pesquisa pesqueira marinha no Estado de São Paulo”, “Novos rumos da gestão pesqueira no Brasil”, “A pós-graduação do Instituto de Pesca”, “Modelos para avaliação de estoques na gestão de recursos pesqueiros” e “Construção de banco de dados integrados de monitoramento biológico para a gestão do reservatório de Itaipu: desafios e perspectivas”.

Mais informações: http://eventos.fundepag.br

Fonte: Agência FAPESP

BAURU SEDIARÁ I FÓRUM EMPRESARIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE


Bauru sediará, de 14 a 16 de agosto, por ocasião dos festejos de aniversário da cidade, o seu I Fórum Empresarial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O evento, organizado pela agência de publicidade MCPP, já conta com a parceria da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP, da Fundação Amaral Carvalho, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bauru e do Projeto Redes Sociais do SENAC e pretende inovar em seu formato, propondo o diálogo entre quatro esferas distintas: a sociedade civil organizada, a classe acadêmica, a política, e a empresarial.

A idéia fundamental que norteia o evento é a da gestão participativa, horizontal e sem hierarquias, hoje possível por meio dos usos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Acreditando que o momento é de transição entre um tipo de tecnologia comunicativa da democracia para um tipo de psicologia comunicativa da colaboração, os organizadores do evento, Jorge Luiz Maskalenka e Marta Caputo acreditam ser possível e necessário superar os entraves da burocracia estatal, por exemplo, para horizontalizar o diálogo com seus representantes e até mesmo, envolvê-los em projetos de iniciativa popular, mantendo o necessário comprometimento, desde a identificação de problemas, até o consenso para as soluções dos mesmos.

A mesma metodologia também se aplica à formulação de estratégias de planos de desenvolvimento empresarial sustentável e nas implicações destes com relação à responsabilidade social empresarial. Para além do voluntarismo das empresas e do discurso publicitário e mercadológico, as ações de responsabilidade social corporativa podem e devem, antes, atender às demandas das comunidades onde se inserem.

Para que a teoria seja colocada em prática, o fórum pretende, nos três dias do evento, fomentar a criação de Grupos de Trabalho Integrados, compostos por empresários, acadêmicos, representantes políticos e da sociedade civil organizada, cuja tarefa será a de redigir a Carta Verde de Bauru, estabelecendo-se, por meio desse documento, as metas para o desenvolvimento sustentável do município e da região para a década que se inicia. Os grupos podem ser propostos em formulário específico para esse fim, disponível no web site do evento, cuja URL é www.fers.com.br A única recomendação dos organizadores é que o proponente se empenhe em manter a diversidade do grupo, privilegiando todas as categorias convidadas a participar do evento.

A programação completa do I FERS será publicada nos próximos dias, no web site mencionado.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bolsa de PD em genômica

Bolsa de PD em genômica vinculada ao BIOEN-FAPESP

# Área de atuação: Biologia Molecular de Plantas/Biotecnologia
# Título do projeto: Genômica Funcional de Genes Fotossintéticos em cana-de açúcar
# Área de conhecimento: Bioquímica
# Pesquisador principal: Helaine Carrer
# Unidade/Instituição: Esalq/USP
# Publicado em: 19/6/2009

Resumo:

A bolsa PD está vinculada ao Projeto Temático "Genômica Funcional de Genes Fotossintéticos em cana-de-açucar", ligado ao Programa BIOEN-FAPESP e coordenado pela professora Helaine Carrer, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia de transformação nuclear e cloroplastidial na cana-de-açúcar para expressar genes envolvidos na fotossíntese. O projeto envolve também a análise bioquímica e molecular de plantas transgênicas submetidas a várias condições de estresse ambiental.

O candidato deve ter título de doutor, com experiência em técnicas de biologia molecular como clonagem, construção de vetores para expressão e silenciamento gênico, transformação de plantas por biolística e agrobactéria e dominar métodos de avaliação da expressão gênica e protéica.

Mais informações: Programa BIOEN (http://bioenfapesp.org)

Interessados devem enviar documentação, em formato PDF, para: hecarrer@esalq.usp.br.

- Curriculum vitae ou currículo Lattes
- Duas cartas de apresentação/ recomendação
- Carta de apresentação com um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira

Fonte: Agência FAPESP

Pesquisadores da USP descobrem que trompas possuem grande quantidade de células-tronco


Por Rodrigo Craveiro

A notícia logo ganhou os sites dos principais jornais do mundo, lançando luz sobre o futuro da medicina regenerativa e do estudo da infertilidade feminina. Cientistas do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP) descobriram uma rica fonte de células-tronco, até então ignorada e jogada no lixo pelos hospitais, depois de cirurgias: as trompas de Falópio (ou tubas uterinas) — canais que ligam o útero aos ovários. Além de depararem com um novo reservatório de células-tronco, os pesquisadores conseguiram diferenciá-las em músculo, gordura, osso e cartilagem.

Por telefone, a bióloga Tatiana Jazedje, principal autora da pesquisa publicada na revista científica Journal of Translational Medicine, afirmou ao Correio que o achado ocorreu por acaso. “Nosso objetivo não era obter células-tronco. Nós pretendíamos cultivar células normais das trompas de Falópio para que elas nos auxiliassem a cultivar as células-tronco embrionárias humanas.” Os cientistas perceberam, porém, que elas se multiplicavam muito rapidamente.

O passo seguinte foi testar essas células em laboratório. Foi quando se deu a diferenciação. “Provamos que as trompas possuem células-tronco em grande quantidade. A questão não é nem o fato de elas existirem, mas de acharmos que isso abrirá várias perspectivas de estudo da infertilidade feminina”, destaca a especialista. Segundo Tatiana, o potencial dessas estruturas para uso na medicina regenerativa é promissor. “Agora, usaremos essas células em modelos animais, a fim de verificar se elas também podem se transformar em osso, gordura, cartilagem e músculo. Só depois vamos usá-las em seres humanos”, esclarece. Apesar da euforia da descoberta, a bióloga afirma que ainda não há previsão para uma nova terapia regenerativa e defende a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias humanas. “Temos muito a aprender com elas e não creio que a nova fonte vá contra esse estudo.”

Diretor da Divisão de Medicina Reprodutiva do Centro Especializado em Reprodução Humana e coautor da pesquisa, Paulo Perin contou à reportagem que a recente identificação de células-tronco no útero e no sangue menstrual levou a equipe a imaginar que as trompas também pudessem fornecê-las. “Separamos os fragmentos de seis tubas uterinas das pacientes que se submeteram à laqueadura e à retirada das trompas. Então, identificamos essas células e as cultivamos, para verificar a expansão de sua disseminação em cultura”, afirma. Segundo ele, a quantidade de células-tronco recuperada a partir do material descartado foi muito grande. “A multiplicação dessas células foi tão intensa que temos um enorme estoque de células-tronco”, comemora Perin.

O especialista também defende as pesquisas com as células-tronco embrionárias, mas admite que o atual estudo resolve a exigência de se produzir embriões para tratar um determinado paciente. Agora, os cientistas querem centrar esforços no uso dessas estruturas para o cultivo de embriões. “Pretendemos avaliar se embriões de pacientes inférteis se desenvolvem melhor em cultura de células-tronco retiradas das trompas”, observa.

Em Boston, minutos antes de embarcar para o Brasil, a geneticista Mayana Zatz — coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano — destacou a capacidade de diferenciação das novas células-tronco. “O avanço é importante, mas nossa equipe está trabalhando para fazer mais descobertas”, garante. Ela também defende as pesquisas com células-tronco embrionárias, diante da ampla capacidade de diferenciação dessas estruturas.

Fonte: Correio Braziliense

Curso de Especialização em Recursos Hídricos

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com as inscrições abertas para o curso de especialização em gerenciamento municipal de recursos hídricos.

As inscrições devem ser feitas presencialmente nos postos da FUNDEP (UFMG - Campus Pampulha e Conservatório UFMG) ou via correio até o dia 03 de julho de 2009.

A seleção dos alunos será feita entre os dias 07 a 09 de julho e 14 a 16 de julho.

As aulas serão ministradas nos meses de agosto a dezembro de 2009.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/2LVl

XIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida


A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (www.sbra.com.br) está promovendo o XIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. O evento acontecerá em Curitiba (PR), entre os dias 27 a 29 de agosto de 2009, na Estação Embratel Convention Center.

O Congresso contará com simpósios, palestras, conferências e mesas redondas.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 10 de agosto de 2009.

A data limite para o envio de trabalhos vai até o dia 05 de julho de 2009.

Para maiores informações, acesse o site oficial do evento:
www.repassist2009.com.br

Pós-graduação em Gestão Ambiental


A Fundação Aprender está com as inscrições abertas para a pós-graduação em Gestão Ambiental.

As aulas serão ministradas em Varginha (MG), a partir de 28 de agosto de 2009.

O curso tem o objetivo de capacitar os alunos quanto ao efetivo emprego de conceitos teóricos e práticos associados à Gestão Ambiental, estimulando o pensamento estratégico.

As matrículas podem ser feitas pelo telefone (35) 3222-1214 ou pessoalmente na sede da Fundação Aprender.

Maiores informações no site:
www.fundacaoaprender.org.br

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Concurso Público Professor UEL (06 vagas para Biólogos)

A Universidade Estadual de Londrina lançou o edital de concurso público para provimento no cargo de ensino superior, integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 06 a 10 de julho de 2009, pessoalmente ou por intermédio de mandatário (procurador)

As inscrições também poderão ser realizadas por meio de correspondência enviada via SEDEX. A documentação deverá ser postada até o último dia das inscrições (10/07/2009).

As vagas para Biólogos são nas seguintes áreas:
- HISTÓRIA/METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA
- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/METODOLOGIA DO ENSINO EM CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- IMUNOLOGIA
- PARASITOLOGIA
- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/HISTOLOGIA
- BACTERIOLOGIA MÉDICA HUMANA

Para maiores informações sobre o concurso, acesse o link:
http://www.uel.br/prorh/index.php?content=selecao/concdoc/198_09/index.htm

Vaga para Biólogo em Moçambique

Cargo: Biólogo para funções de apoio à organização, planejamento, implementação e controle de atividades na área da vigilância epidemiológica. Diploma de formação em biologia (ou em áreas relacionadas), capacidade de gestão de informação estatística e epidemiológica, capacidade de produção rápida de relatórios de síntese de informação, experiência de organização logística de atividades de terreno e de laboratório, dominar perfeitamente a língua portuguesa (escrita e falada) e, preferencialmente, escrita em língua inglesa, dominar o uso de Microsoft Office e email, preferência a quem dominar o uso de GPS para produção de mapa de risco de transmissão de malária

Empresa: Projeto Integrado de Controle da Malária - Contrato de 1 ano

Local: Distritos de Chókwè, Guijá, Mabalane e Massingir - Moçambique

Contato: Enviar candidatura até 30 de junho 2009, incluindo carta de declaração de interesse, currículo completo e certificados de formações adicionais para archico@ihmt.unl.pt ou ana.sequeira@medicosdomundo.pt

Concurso Público IFRS (05 vagas para Biólogos)

Foi divulgado o edital para Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que objetiva seleção de pessoal para preenchimento de vagas efetivas para cargos de professor do Campus IFRS-Porto Alegre.

As vagas para Biólogos são:
- Bioquímica,Fisiologia e Histologia Animal
- Botânica com conhecimentos de morfologia, fisiologia, sistemática e ecologia vegetal
- Zoologia com conhecimentos em morfologia, fisiologia, sistemática e ecologia animal
- Educação em Biologia

A jornada de trabalho prevista é de 40 horas semanais, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva - DE, com vencimento básico variando de R$ 2.757,64 (graduação) a R$ 6.055,01 (doutorado), acrescido do Auxílio Alimentação de R$ 126,00.

Inscrição
Internet: mediante acesso ao site bento.ifrs.edu.br, no período de 1 de julho o dia 21 de julho de 2009.
Presencial: por meio dos computadores instalados na R. Ramiro Barcelos, 2777 - Porto Alegre-RS, de segunda à sexta-feira, das 13:30h às 17:00h, no IFRS Campus Porto Alegre.

Maiores informações através do link:
http://qselecao.cefetbg.gov.br/concurso.aspx?cod_concurso=92

Espermatozoide gigante surgiu no Ceará, mostra fóssil

EDUARDO GERAQUE
da Folha de S.Paulo

Graças a fósseis brasileiros, pesquisadores europeus conseguiram datar pela primeira vez o surgimento de uma das maiores bizarrias sexuais da história da Terra: os espermatozoides gigantes, que muitas vezes são maiores que o corpo do animal que os produziu.

Segundo o estudo, publicado hoje no periódico "Science", crustáceos minúsculos conhecidos como ostracodes "inventaram" esses gametas imensos há pelo menos 100 milhões de anos. A comprovação surge de ostracodes fossilizados na bacia do Araripe, Ceará. O grupo em questão, o dos Cypridopina, tem espermatozoides com até dez vezes o tamanho do seu corpo, que tem 1 milímetro.

Arte/Folha


"É a incidência mais antiga desse interessante modo de reprodução entre os animais", afirma Renate Matzke-Karasz, da Universidade de Munique, a principal autora do estudo.

O grupo estudado existe até hoje. "Eles são abundantes, apesar de praticamente desconhecidos. Habitam quase todos os tipos de ambiente aquático", diz Ricardo Pinto, biólogo da Universidade de Brasília.

Os ostracodes do Araripe são famosos pelo grau elevado de preservação. Esse fato permitiu que exemplares da região fossem estudados em Grenoble, na França, com uma nova técnica de investigação não destrutiva, a holotomografia.

Após a análise das partes internas do bicho, a surpresa: as estruturas sexuais gigantescas, que ocupam um terço do volume do corpo, estavam lá.

Os ostracodes não são os únicos que trilharam esse caminho evolutivo. Drosófilas (moscas-das-frutas), aves e até primatas desenvolveram a estratégia.

As drosófilas têm espermatozoides de 6 centímetros, apesar de medirem só alguns milímetros. É como se o espermatozoide do homem tivesse 40 metros, calculam os cientistas.

"A grande questão agora é por que ocorreu isso entre os ostracodes", diz Matzke-Karasz. Afinal, investir em espermatozoides gigantes aumenta o gasto de energia do bicho -uma potencial desvantagem. Via de regra, os espermatozoides são sempre muito menores do que os óvulos.

"Em drosófila, sabemos que existe uma grande pressão da seleção sexual aliada ao processo", diz a alemã, que estará em julho em Brasília, num congresso sobre ostracodes.

Espécies como as drosófilas são muito promíscuas, e espermatozoides de vários machos competem no corpo da fêmea. Para terem mais chance de passar seus genes adiante, esses machos investiram em qualidade em vez de quantidade.

Fonte: Folha Online

30º Congresso Brasileiro de Espeleologia


O 30º Congresso Brasileiro de Espeleologia (30º CBE) se realizará entre os dias 09 e 12 de julho de 2009, na cidade de Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais, tendo este ano o seguinte tema: "A Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais".

O evento, realizado a cada dois anos pela SBE, nesta edição conta com a organização do Espeleogrupo Peter Lund (EPL) e do Grupo Universitário de Estudos Científicos e Espeleológicos (GRUCAV), além do apoio dos grupos de espeleologia da região: Espeleogrupo de Brasília de Minas (EBM), Espeleogrupo Vale do Peruaçu (EVP); Grupo de Espeleologia e Estudos Orientados de Januária (GEO); e Espeleogrupo de São João das Missões (STONE).

O maior objetivo do Congresso é envolver os grupos do Norte de Minas na organização do Congresso para que, a partir daí, possam desenvolver outros trabalhos conjuntos, fortalecendo assim a espeleologia nacional.

Para maiores informações, acesse o site oficial do evento:
www.sbe.com.br/30cbe.asp

46th Annual Meeting of the Animal Behavior Society

A Animal Behavior Society (ABS) irá promover pela primeira vez no Brasil o 46th Annual Meeting of the Animal Behavior Society.

O evento irá acontecer na cidade Pirenópolis (Goiás) de 22 a 26 de junho de 2009.

As apresentações orais de trabalho serão restritas aos membros da ABS, tendo cada exibição um espaço de 15 minutos.

É a primeira vez que o Annual Meeting of the Animal Behavior Society é sediado na América do Sul, e o Brasil foi o escolhido pela sua enorme biodiversidade: é o primeiro no ranking mundial em espécies de anfíbios, o terceiro em pássaros e o quarto em répteis e mamíferos.

Entre os palestrantes estão: Richard Dawkins (Oxford University), Daniel Rubenstein (Princeton University) e Marlene Zuk (University of California – UC Riverside).

Maiores informações pelo site:
www.animalbehavior.org/Brazil09/

Pós-graduação IEC PUC Minas


O Instituto de Educação Continuada - IEC PUC Minas está com as inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu 2° semestre de 2009, até o dia a 04 de agosto.

Serão oferecidos 114 programas de especializações estruturados para atender às demandas do mercado e da sociedade em geral.

Os seis cursos destinados aos Biólogos são: Avaliação de Impacto Ambiental; Estudos de Impacto e Licenciamento em Mineração e Grandes Empreendimentos; Gestão Ambiental Integrad; Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente; Riscos Ambientais: vulnerabilidades físico-naturais e sociais; Tecnologia de Carnes e Derivados.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 13 de julho de 2009.

Maiores informações pelo site do IEC PUC Minas (www.iec.pucminas.br) e pelo telefone 0800-2833280.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Resultado da enquete do blog

O Biologia na Rede perguntou aos biólogos internautas:

"Atualmente, qual é sua ocupação?"

O resultado da enquete foi:

Ainda sou um estudante de Ciências Biológicas - 178 votos (32%)
Estou desempregado - 140 votos (25%)
Sigo carreira acadêmica - 77 votos votos (13%)
Trabalho, mas não na área de Ciências Biológicas - 73 votos (13%)
Trabalho, mas não na área acadêmica, estou inserido no mercado - 49 votos (8%)
Trabalho e sigo carreira acadêmica - 35 votos (6%)

E não deixe de participar da nova enquete do blog: "O que você achou do novo layout do Biologia na Rede?"

Concurso Público CeasaMinas (01 vaga para Biólogo)

Foi publicado o edital do concurso público do CeasaMinas, destinado ao preenchimento de vagas do quadro permanente de funcionários.

A única vaga destinada a biólogos é para o cargo de Analista de Gestão Ambiental. A remuneração mensal é de R$2.973,54 e o local de trabalho é em Contagem.

As inscrições devem ser feitas mediante acesso ao site http://www.reisauditores.com.br/, entre os dias 29 de junho a 13 de julho de 2009.

A prova objetiva acontece na data prevista de 16 de agosto de 2009, com aplicação em Belo Horizonte-MG, em locais e horários a serem confirmados no dia 6 de agosto de 2009.

Para maiores informações, acesse o edital do concurso:
http://migre.me/2EmD

VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental


O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental ocorrerá no Rio de Janeiro, de 22 a 25 Julho de 2009, no campus da Praia Vermelha, da UFRJ.

O evento é promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), coletivo que reúne os educadores ambientais do país.

O Fórum tem o patrocínio do Sistema CFBio/CRBios e Biólogos registrados em seu respectivo conselho regional possuem 20% de desconto na inscrição.

Para maiores informações, acesse o site:
http://forumearebea.org/

VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM


A Associação de Universidades Grupo de Montevidéu - AUGM foi fundada em Montevidéu em nove de agosto de 1991, tendo por objetivos contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível.

o CMA vem promovendo ao longo de sua existência, dentre outras atividades, os seus congressos de meio ambiente.

O Brasil irá sediar este ano o VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, tendo sido definida a Universidade Federal de São Carlos para este encargo.

O evento irá acontecer de 05 a 09 de outubro de 2009 em São Carlos.

O congresso terá como atividades principais cinco palestras, quatro mesas-redondas, três sessões de apresentação de trabalhos em pôester e cinco sessões principais de apresentação de trabalhos na forma oral.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 31 de agosto de 2009.

O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 30 de junho de 2009.

Maiores informações pelo site:
http://www.ambiente-augm.ufscar.br/

Doutorado Bioinformática UFMG

Até o dia 17 de julho de 2009, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Doutorado em Bioinformática da UFMG.

Serão oferecidas 08 vagas para ingresso no 2º semestre de 2009.

As inscrições serão feitas online através do site www.pgbioinfo.icb.ufmg.br e os documentos deverão ser enviados pelo serviço de correios, via SEDEX, com data limite para postagem até 10 de julho de 2009, ou entregues, até o último dia da inscrição, na Secretaria do Programa, situada no Bloco K, quarto andar, sala 163, do prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no Campus da Pampulha, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, CEP 31270-901 – Belo Horizonte/MG, de 2a a 6a feira, exceto em feriados, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h, onde serão fornecidas informações complementares.

Maiores informações pelo telefone (31) 3409-2554, pelo e-mail bioinfo@icb.ufmg.br e pelo link: http://migre.me/2qg5

Fundação Biodiversitas - Seleção de Gerente de Área Protegida

A Fundação Biodiversitas para a Conservação da Diversidade Biológica está selecionando um gerente de campo para administrar sua propriedade no município de Bandeira, Minas Gerais e que será transformada futuramente em RPPN.

A área possui cerca de 600 hectares de uma área de Mata Atlântica extremamente ameaçada ao Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, e foi adquirida principalmente para preservar o Entufado Baiano (Merulaxis stressemani), ave classificada como Criticamente em Perigo, e o que resta das espécies de fauna e flora local.

As principais atividades do Gerente de Área Protegida serão: gerenciar a implementação da RPPN; implementar e Coordenar o Sistema de Fiscalização; acompanhar a implantação da infra-estrutura e dos programas de pesquisa e manejo; Acompanhar a implantação da infra-estrutura e dos programas de pesquisa e manejo; colaborar na elaboração de propostas de financiamento para sustentabilidade da RPPN; firmar parcerias com diversas instituições locais e/ou regionais.

Os interessados em participar do processo de seleção devem enviar Curriculum vitae, até o dia 10 de julho de 2009, juntamente com uma carta de cunho pessoal, descrevendo o interesse no cargo, para o e-mail biodiversitas@biodiversitas.org.br e duas cartas de recomendação, também por email, daqueles que estiverem indicando o candidato.

Maiores informações pelo link:
http://migre.me/2pOk

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Concurso Público SEMAR-PI (01 vaga para Biólogo)

Foi publicado o edital de Concurso Público do SEMAR-PI, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destinado ao preenchimento de vagas para o cargo de Agente Superior.

A única vaga destinada a Biólogos possui remuneração de R$2.344,00 para jornada de trabalho mínima de 30 horas semanais.

O local de atuação é em Parnaíba.

A inscrição será realizada até às 18h do dia 26 de Junho de 2009 (horário de Piauí), no site www.uespi.br/nucepe.

A prova objetiva está previamente agendada para 19 de Julho de 2009, das 8:30h às 12:30h (horário de Piauí), em local a ser confirmado no Cartão de Informação, que será disponibilizado por meio do website nucepe.uespi.br a partir do dia 13 de Julho de 2009.

Para maiores informções, acesse o edital do concurso:
http://nucepe.uespi.br/downloads/Edital_Semar.pdf

Concurso Prefeitura de Prudentópolis (PR) - Cadastro de Reserva

Estão abertas as inscrições para Concurso Público da Prefeitura de Prudentópolis, PR, destinado ao preenchimento de vagas em cargos do seu quadro efetivo sob regime estatutário e formação e cadastro de reserva.

O cargo destinado a Biólogos é para o cadastro de resevas de vagas.A remuneração mensal é de R$2.756,79.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por meio de procurador legalmente habilitado, até o dia 07 de julho de 2009, durante dias úteis, das 8:30h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h, nas dependências da Agência do Trabalhador, localizada na R. Marechal Deodoro da Fonseca, 582 - Centro - Prudentópolis - PR.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 de julho de 2009, em horário e locais a serem confirmados pela imprensa oficial do município, no Quadro Mural da Prefeitura e website www.kvg.com.br em 15 de julho de 2009, até às 18:00h.

Acesse o edital pelo link:
www.kvg.com.br/adm/arquivos/EDITAL%20DE%20ABERTURA.pdf

I Workshop sobre Modelagem Ecológica e Espacial em Bacias Hidrográficas de Grande Escala


O evento pretende reunir pesquisadores de diversas instituições de referência na temática, além de atores locais e regionais, para o referendo, validação e possível aprimoramento de resultados dos estudos desenvolvidos na bacia do rio Purus e ou em situações similares.

Neste contexto, o evento pretende também consolidar as atividades de uma rede de pesquisa em recursos hídricos/meio ambiente de bacias hidrográficas de grande escala, para suporte ao processo de gestão das águas em regiões como a Amazônia. Essa iniciativa incluirá a identificação de pesquisadores colaboradores, a revisão da infra-estrutura e capacidades dos grupos de pesquisa vinculados e suas relevâncias para a consecução dos objetivos propostos, e implantação de planos conjuntos para acompanhar a realização desses objetos de pesquisas.

O I Workshop sobre Modelagem Ecológica e Espacial em Bacias Hidrográficas de Grande Escala irá acontecer de 25 e 26 de junho de 2009, na cidade de Manaus (AM)

As inscrições para o evento são gratuitas, mas possuem vagas limitadas.

Maiores informações pelo link:
www.geomatica.ita.br/purus/wmeebhge/index.asp

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Curso Animais Venenosos e Peçonhentos


ATENÇÃO:
O LOCAL DO CURSO FOI ALTERADO:
FACULDADE PITÁGORAS - CAMPUS GUAJAJARAS. RUA: GUAJAJARAS, 591 - CENTRO. BELO HORIZONTE (MG)

Data: 27 de Junho de 2009

Horário: 10h às 17h

Valor: R$35,00

Ministrado por: Breno Texeira Damasceno
Biólogo, herpetólogo e Diretor da Galápago CEAM

Programa
- Aparelhos inoculadores dos principais animais venenosos
- Aranhas e escorpiões de interesse médico
- Serpentes peçonhentas do Brasil
- Animais peçonhentos e venensos pouco conhecidos
- Identificação e sintomalogia do envenenamento
- Primeiros socorros
- Manejo de exemplares vivo ( Parte-Prática)

Observação: Mínimo de 30 inscritos para realização.

Informações:
da.biopitagoras@gmail.com
Aylton (31)8325 9973
Camila (31) 94299994

Realização:
Diretório Acadêmico C. Biológicas - Gestão GAIA
Faculdade Pitagoras

Concurso Público Pró-Saúde Acre (07 vagas para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público da Pró-Saúde Acre, Serviço Social de Saúde do Acre, em formato de Processo Seletivo visando o preenchimento de vagas para o quadro de pessoal da Pró-Saúde, sob regime celetista (CLT).

As 07 vagas para Biólogos tem remuneração mensal de R$2.400 e o local de atuação é em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

As inscrições devem ser feitas mediante acesso ao site da empresa executora em www.fundape.org, até às 17h do dia 23 de junho de 2009 (fuso horário do Acre).

A prova do concurso será aplicada nos municípios de Rio Branco, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Plácido de Castro, Tarauacá e Xapuri, na data provável de 05 de julho de 2009, pela manhã, em locais e horários a serem confirmados.

Para maiores informações, acesse o edital do concurso pelo link:
www.fundape.org/concursos/saude2009/edital003_saude2009.pdf

XXVII Encontro Anual de Etologia e I Simpósio Latino-Americano de Etologia


A Sociedade de Brasileira de Etologia realizará o XXVII Encontro Anual de Etologia (XXVII EAE), de 12 a 15 de novembro de 2009, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

O tema central do evento este ano será "Evolução e Comportamento Animal". O Encontro contará com palestras, mesas-redondas e minicursos.

O evento pela primeira vez assume âmbito internacional com a primeira edição do Simpósio Latino-Americano de Etologia.

Terão descontos as inscrições feitas até 15 de setembro. Já os resumos deverão ser submetidos através do e-mail: resumoeto@gmail.com até o dia 15 de setembro de 2009.

Maiores informações no site oficial do Encontro:
www.xxviieae.com.br

Publicações DCBIO

O Ministério do Meio Ambiente disponibilizou as versões digitais das publicações apoiadas pelo Departamento de Conservação da Biodiversidade - DCBio por meio dos projetos Estratégia Nacional de Diversidade Biológica e Relatório Nacional e Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO.

Dentre as publicações, estão: "Avaliação do conhecimento sobre a diversidade biológica brasileira", "Mapas de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros" e "Educação Ambiental: Livro do Professor".

Para acessar as versões digitalizadas, acesse o link:
www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=72&idConteudo=818

Cientistas revertem evolução e devolvem barbatanas a peixe

CLAUDIO ANGELO
enviado especial da Folha de S.Paulo a Cold Spring Harbor (EUA)

Os criacionistas costumam dizer que Darwin está errado porque nunca viram uma espécie se transformar em outra. Pois cientistas americanos acabam de fazer quase isso: transformaram um peixe de água doce no seu ancestral marinho, revertendo a evolução.

A pesquisa, inédita, foi apresentada no último dia 27 nos EUA a uma plateia de cientistas pelo biólogo David Kingsley, da Universidade Stanford. Foi um dos pontos altos do 74º Simpósio de Cold Spring Harbor sobre Biologia Quantitativa.

O resultado culmina um esforço de 11 anos de Kingsley e seus colegas para decifrar o mais novo animal-modelo da biologia, o peixinho esgana-gata (Gasterosteus aculeatus).

O que os pesquisadores fizeram foi devolver a esgana-gatas de água doce, que habitam lagos nos EUA, um par de barbatanas pélvicas em forma de espinho. Essas estruturas estão nas populações marinhas do bicho, mas foram perdidas em algumas populações de lagos nos últimos 10 mil anos.

O grupo também devolveu aos peixes lacustres as placas ósseas externas que caracterizam os esgana-gatas marinhos, mas que igualmente se perderam na água doce.

Reversão

"Nós revertemos dois grandes traços morfológicos", disse Kingsley à Folha. "Ganho ou perda de um membro é um grande traço. É o tipo de coisa com base na qual os zoólogos classificam organismos em diferentes categorias."

Ambas estruturas são usadas para defesa dos esgana-gatas, que são refeição de diversos predadores no mar.

Os espinhos, na pelve e no dorso, ferem predadores de boca mole, como trutas. Em alguns dos lagos em que os peixinhos ficaram presos no fim da Era Glacial, porém, os maiores inimigos dos esgana-gatas são insetos. Eles agarram suas vítimas justamente pelos espinhos da pelve.

Onde há pressão de insetos e pouco cálcio na água, a evolução acabou por eliminar os espinhos. Quanto à armadura óssea, ela se perdeu em todos os esgana-gatas de água doce. "Isso dá mais flexibilidade e velocidade de nado", afirmou Kingsley. Restava descobrir de que forma isso aconteceu -o mecanismo molecular da perda- e, por fim, tentar emular a ação da seleção natural.

Modelo à espera

Kingsley decidiu estudar o esgana-gata em 1998. "Havia milhares de trabalhos sobre ele, mas ninguém havia feito sua genética molecular. Era um animal-modelo esperando para acontecer", recorda-se.

Os cientistas começaram coletando animais de várias populações de mar e de lago, com características diferentes (presença ou não de espinhos pélvicos ou armadura), e cruzando-os. Observando os traços em milhares de filhotes e analisando o seu DNA, mapearam os genes que respondiam por eles.

O gene que controla quase toda a formação dos espinhos pélvicos, por exemplo, foi identificado: era o Pitx1. Mas Kingsley e colegas ainda precisavam saber o que acontecia no gene para fazer a diferença entre a presença da pelve no animal marinho e sua ausência no esgana-gatas de água doce.

Para isso, eles sequenciaram o Pitx1 dos dois peixes. Aí veio a surpresa: "Não havia diferença alguma na parte codificante do gene", conta Kingsley. "Isso faz sentido, porque o Pitx1 está envolvido na formação da glândula pituitária e da mandíbula. Não dá para zoar com todas as funções de um gene desses."

O segredo estava nas sequências de DNA que não trazem a receita para a fabricação de nenhuma proteína (e que até algum tempo atrás eram consideradas mero "lixo" genético), mas que controlam a intensidade com que o gene se liga em certos tecidos e em certas fases do desenvolvimento.

Para descobrir que sequências eram essas, o grupo quebrou o DNA em pedacinhos e injetou cada pedacinho em um embrião de peixe para ver no que dava. A busca levou anos.

Finalmente, o time chegou à "região mágica" de controle. Os peixes de lago tiveram em sua evolução um trecho de DNA apagado que estava intacto nos ancestrais marinhos. O tamanho do bloco deletado variava entre as populações, mas a região era sempre a mesma.

A prova final foi feita por um aluno de Kingsley, Frank Chan: pegar o trecho de DNA do peixe marinho e injetá-lo no lacustre. "Ficamos maravilhados em ver que isso funciona", disse o biólogo. "A região de controle do Pitx1 do peixe marinho gera um peixe que tem uma estrutura pélvica de novo." O mesmo foi feito para a sequência reguladora do gene Ectodysplasin, que controla a armadura.

Abaixo as mariposas

"Esse é o mais belo exemplo demonstrando um mecanismo molecular de evolução que eu já vi", diz o geneticista brasileiro Marcelo Nóbrega, da Universidade de Chicago, que assistiu à palestra de Kingsley.

"A seleção natural que atuou sobre esses peixes pode agora ser explicada quimicamente, não apenas como uma abstração. Nossa geração foi apresentada à evolução usando como exemplo mariposas na Inglaterra. Nossos filhos provavelmente aprenderão com o trabalho de David Kingsley."

A pesquisa traz uma implicação intrigante: grandes transições evolutivas, como a perda ou o ganho de membros, podem ocorrer sem alterações na sequência de um gene e em um só passo --como aconteceu com os esgana-gatas--, e não por pequenas mutações, como prevê o darwinismo padrão.

"O quanto isso pode ser generalizado não dá para saber", diz Nóbrega. "Mas só o fato de Kingsley mostrar que grandes transições podem ocorrer já é interessante o suficiente."

Fonte: Folha Online

quarta-feira, 17 de junho de 2009

4º Encontro de Biologia Comparada

O quarto Encontro de Biologia Comparada ocorrerá de 29 a 31 de julho na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), no interior paulista.

O encontro, organizado pelos alunos do programa de pós-graduação em Biologia Comparada da FFCLRP, terá como tema central "Origem e conservação da biodiversidade". A programação contará com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de painéis.

O objetivo é apresentar linhas de pesquisa desenvolvidas no curso de pós-graduação em biologia comparada da faculdade e promover o intercâmbio com professores e profissionais de outras instituições.

Mais informações: info.ebc.usp.rp@gmail.com

Fonte: Agência FAPESP

Concurso Público Professor USP (03 vagas para Biólogos)

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) abriu seleção para a contratação de três docentes.

O Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento admitirá um professor doutor e um professor titular. As vagas estarão abertas até o dia 20 de agosto e 15 de novembro, respectivamente.

O professor doutor irá ministrar a disciplina Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento e terá remuneração de R$ 6.707,99.O professor titular atuará em Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento e terá salário de R$ 9.092,35.

O Departamento de Microbiologia admitirá um professor doutor para a disciplina Virologia, com salário de R$ 6.707,99. As inscrições estarão abertas até 31 de agosto.

As provas consistirão em julgamento dos títulos, prova pública oral de erudição e prova pública de arguição. O julgamento de títulos irá levar em conta a produção científica, literária, filosófica ou artística; a atividade didática universitária; a atividade relacionada à prestação de serviços à comunidade; atividades profissionais; e diplomas e dignidades universitárias. Mais informações: www.icb.usp.br

Fonte: Agência FAPESP

IV Congresso Brasileiro de Herpetologia


A Sociedade Brasileira de Herpetologia e a Universidade de Brasília irão promover o IV Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH), que será realizado na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis (Goiás), de 12 a 17 de julho de 2009.

O evento contará com mini-cursos e simpósios.

Maiores informações no site da Sociedade Brasileira de Herpetologia:
www.sbherpetologia.org.br

I Encontro de Jovens Pesquisadores do CETEC na Inovatec 2009

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA - Dia Mundial do Meio Ambiente - O que comemorar?


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, foi instituído em 1972. O Brasil ampliou a ideia e decretou a primeira semana de junho como a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para uma reflexão a respeito dos problemas ambientais. Entretanto, em 2009, temos pouco a celebrar diante do cenário caótico da política ambiental brasileira.

Os servidores do Ministério do Meio Ambiente - MMA, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade vão a público, em momento tão significativo, denunciar ações de depredação do nosso Patrimônio Natural, em benefício de poucos.

Na busca de desenvolvimento econômico a qualquer preço e atendendo grupos de grandes produtores rurais, o Governo Federal e o Congresso Nacional promovem alterações drásticas na legislação ambiental federal, sem uma ampla discussão com a sociedade.

A proposta mais gritante é a alteração do Código Florestal, com a redução de percentuais de conservação obrigatória (Reserva Legal) na Amazônia e a aceitação de compensação de reservas e danos ambientais em Unidades da Federação e bacias hidrografias distintos do local em que houve o dano ambiental, além da permissão de reflorestamento com espécies exóticas (não-nativas brasileiras), inclusive nas margens de rios, o que seria um erro irreversível na proteção da biodiversidade brasileira.

Outra medida recém-aprovada na Câmara dos Deputados permite o processo de regularização fundiária de terras públicas na Amazônia. A maior parcela dessas terras está nas mãos de médios e grandes agropecuaristas. Ao contrário do que se veicula, tal medida não beneficiaria as camadas mais carentes, formada por pequenos produtores familiares que, segundo dados do Incra, detêm apenas 11,5% da área a ser regularizada.

Some-se ainda que a nova lei deixa posseiros e grileiros no mesmo patamar, o que significa dar "anistia" para quem sempre destruiu a floresta.

Os problemas se avolumam com a fragilidade dos órgãos públicos do setor ambiental federal, que sofrem com falta de pessoal, de recursos e de infra-estrutura, sendo que boa parte dos escritórios do Ibama e das Unidades de Conservação vive em completo abandono.

Como exemplos de desinteresse institucional por parte do Governo, servidores não recebem qualquer gratificação por serem lotados em locais remotos e de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), por fazerem fiscalização ou por se especializarem, como ocorre em outras carreiras do Executivo.

O processo de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente está travado desde 2005; a gestão de pessoal é precária e não há um programa de capacitação. Todo esse cenário desestimula os servidores, que na primeira chance abandonam a Carreira, o que prova a evasão no Ibama e no MMA ultrapassar 30% em menos de 3 anos.

Enfim, enquanto o mundo busca formas de crescimento sustentáveis, com alteração de matriz energética, recuperação de áreas degradadas e mudança no padrão de desenvolvimento, o Brasil, conhecido por ser modelo de legislação ambiental, dá claras evidências de retrocesso na sua política.

Servidores clamam para que a sociedade vigie as ações tomadas pelos principais atores públicos: crescimento sim, mas com planejamento responsável e respeito ao meio ambiente. A utilização responsável dos recursos naturais guarda ótimas oportunidades de desenvolvimento para o país!

Brasília, 1º de junho de 2009.

Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA - Plano Especial de Carreira de Meio Ambiente

terça-feira, 16 de junho de 2009

Treinamento em Perícias Ambientais

(clique na imagem para amplia-la)

Convite I Seminário de Ouvidoria de Saúde MG

(clique na imagem para amplia-la)

Observação:
Diferentemente do que está escrito no convite, a presença no evento pode ser confirmada por telefone até o dia 19 de junho.

Concursos Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de MG (09 vagas para Biólogos)

Devido a intervenção do CRBio-04, dois concursos públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais tiveram seus editais retificados.

Os concursos são para o provimento de cargos de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e os cargos possuem remuneração mensal variando entre R$2.883,64 (graduado) a R$6.181,01 (doutorado).

Agora Biólogos também podem se candidatar para as áreas de Meio Ambiente e Agroecologia.

Além desses cargos, o edital sempre contemplou vagas destinadas especificamente para a área de Biologia.

As inscrições para o concurso do edital nº 08/2009 tem a data limite 19 de junho, enquanto as do edital nº 11/2009 vão até o dia 10 de julho de 2009.

O local de atuação é nos Campus Arinos, Januária e Araçuaí.

Para visualizar os editais e as retificações dos mesmos, clique no link:
http://migre.me/2eKy (Editais 08 e 11)

19º ConBio: Novo prazo para inscrições! Fórum de Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas


As inscrições para participar do 19º Congresso de Biólogos do CRBio-01 irão até 30 de junho. O evento acontecerá no Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro (SP), no período de 27 a 30 de julho de 2009.

O 19º ConBio terá um Fórum exclusivo para coordenadores de cursos de graduação em Ciências Biológicas, onde serão discutidas formas de aprimoramento da qualificação acadêmica do Biólogo.

Para saber mais clique no link do 19º ConBio, na página principal do CRBio-01:
www.crbio01.org.br

13º Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura


Data: 01 a 03 de julho de 2009
Promoção: ABCS / APS
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu (PR)
Informações: escritoriobrasilia@abcs.com.br
www.seminariosuinocultura.com.br

III Engenor


O III Encontro de Genética do Norte (III Engenor) será realizado no Barrudada Tropical Hotel, Santarém, Pará, no período de 17 a 20 de junho de 2009. Este evento será organizado pela Regional Norte da Sociedade Brasileira de Genética.

A realização do III Engenor será também uma excelente oportunidade para congregar cientistas e autoridades em torno de questões da mais alta relevância para o desenvolvimento da região amazônica, tais como: tipo de desenvolvimento possível e desejável para a Amazônia; novas descobertas na área da genética e suas aplicações ao estudo da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das populações; o desafio de formar, atrair e fixar recursos humanos de excelência na região. Estes são apenas alguns exemplos dos temas que serão abordados no III Engenor, que também premiará os melhores trabalhos apresentados pelos discentes participantes do evento.

O tema do evento este ano será "DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NA AMAZÔNIA: O PARADOXO REVELADO PELA GENÉTICA EM UMA REGIÃO COM MEGABIODIVERSIDADE".

Maiores informações pelo link:
www.sbg.org.br/Eventos/html/Engenor/index.html

Campanha Contra a MP 458

No dia 02 de junho, o Senado brasileiro aprovou a Medida Provisória (MP) 458 que regulariza terras ocupadas de forma ilegal na Amazônia. Isso significa que 67 milhões de acres de terra da Amazônia que são hoje um patrimônio da União estimado em 70 bilhões de reais, serão privatizados. A maior parte destas terras irão parar nas mãos de grileiros, os grandes responsáveis por violentas disputas por terra e pelo desmatamento da Amazônia.

A decisão de vetar a MP 458 está nas mãos do Presidente Lula, que dará sua resposta no dia 25 de junho.

Vários setores da sociedade estão unidos contrários a esta medida provisória.

O Gabinete do presidente Lula está recebendo ligações para que a MP 458 não seja aprovada.

Caso tenha interesse em participar da campanha:

Telefone do Gabinete do Lula:

(61) 3411.1200 ou (61) 3411.1201

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse os links:

http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/ruralistas-privatizam-a-amaz-n
http://www.avaaz.org/po/nao_privatize_a_amazonia/

Anvisa colocou em consulta pública legislação sobre fitoterápicos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública (CP 31/2009) proposta de atualização da normatização do registro de medicamentos fitoterápicos. Segundo a agência, o objetivo é proporcionar mais segurança, qualidade e eficácia a esses produtos.

As principais modificações propostas são relativas à adequação das definições aos conceitos abrangidos pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e as alternativas ao controle de qualidade em relação à legislação vigente. A consulta pública propõe ainda uma reestruturação e organização da norma atual (RDC 48/2004), enquadrando corretamente cada exigência dentro das diferentes fases de análise para o registro de um medicamento fitoterápico: droga vegetal, derivado de droga vegetal e produto final.

A proposta de resolução está disponível na íntegra no site da Anvisa, no endereço http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B26689-1-0%5D.PDF. As sugestões deverão ser encaminhadas, até 25 de junho, por escrito, em formulário próprio, disponível no endereço http://www.anvisa.gov.br/divulga/consulta/formulario.doc, para o endereço Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Medicamentos/ Coordenação de Medicamentos Fitoterápicos e Dinamizados, SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050.

Também serão aceitos formulários enviados para o fax (61) 3462-5540 ou para o e-mail medicamento.fitoterapico@anvisa.gov.br.

Fonte: Jornal da Ciência com informações da Assessoria de Imprensa da Anvisa

"DNA" artificial dá pistas sobre surgimento da vida

RICARDO MIOTO
colaboração para a Folha de S.Paulo

Pesquisadores nos EUA criaram uma molécula artificial que pode explicar como ocorreu a transição entre o mundo sem vida e o aparecimento do RNA (e depois do DNA), um dos maiores enigmas da ciência. O achado ajuda a criar hipóteses sobre como a vida emergiu na sopa química dos oceanos primordiais da Terra, há mais de 3 bilhões de anos.

Nos organismos existentes hoje, o código genético está escrito em DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega a receita para fazer proteínas (as moléculas que fazem tudo na célula). O DNA, no entanto, é complexo demais para ter sido o primeiro transmissor de informação genética.

Arte/Folha

Uma parte da fita do DNA, onde ficam as bases nitrogenadas, é responsável pelo pareamento (A-T e C-G) que permite a transmissão da informação. O resto do DNA é estrutura auxiliar: um esqueleto feito de fosfatos e açúcares onde as bases nitrogenadas se ligam.

A montagem da fita, entretanto, só pode ser feita com a ajuda de proteínas especiais que aceleram reações químicas, as enzimas.

Ao criar o tPNA (o ácido nucleico peptídico de tioéster), uma molécula que consegue agregar bases nitrogenadas sem precisar de enzimas, os cientistas mostraram que é possível que existissem moléculas mais simples do que o DNA transmitindo informação. O tPNA é mais simples até do que o RNA (ácido ribonucleico), que a maioria dos cientistas acha hoje que precedeu o DNA no papel de replicador.

Esqueleto novo

Os cientistas do Instituto de Pesquisas Scripps e do Instituto Salk, ambos na Califórnia, criaram um novo tipo de esqueleto, feito de aminoácidos, os "tijolos" que formam as proteínas. Os aminoácidos seguram as bases nitrogenadas com muito menos vigor do que os fosfatos e açúcares do DNA. Isso faz com que as bases possam se agregar ao tPNA mesmo sem a presença de enzimas.

Sabe-se que os oceanos da Terra primitiva eram repletos de aminoácidos. Com a prova agora de que bases nitrogenadas podem se fixar em uma estrutura de aminoácidos, existe uma pista sobre como as informações se transmitiam antes do surgimento do RNA.

O estudo foi publicado na última edição da revista "Science". Um de seus autores foi o químico britânico Leslie Orgel, morto em 2007. Orgel foi o pai da teoria do "mundo de RNA", que estabelecia o RNA como predecessor do DNA.

O RNA hoje auxilia o DNA no organismo humano, além de carregar o genoma de certos vírus. Orgel propôs que ele tenha reinado como único replicador antes do surgimento do DNA.

"Apesar de a hipótese consensual para a molécula que originou a vida ser o RNA, este é considerado por alguns muito complexo para ter sido a primeira molécula capaz de se autorreplicar. Logo, especula-se que polímeros mais simples teriam antecedido o RNA e depois sido substituídos por ele", diz o biólogo goiano Paulo Amaral, da Universidade de Queensland, na Austrália.

"Por outro lado, também é consenso que esses sistemas ainda são muito artificiais. Não temos ideia do que realmente estava lá há cerca de 4 bilhões de anos", afirma.

Falta agora mostrar se o tPNA pode se replicar indefinidamente. "Eles não mostraram isso", diz Amaral. "Nem que o sistema evolui (no sentido de evolução darwinista). Mas o primeiro passo foi dado."

Fonte: Folha Online

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Filme sobre Charles Darwin


O naturalista Charles Darwin, que fundamentou a teoria da evolução das espécies, irá ganhar uma cinebiografia denominada "Creation" (Criação em português).

O projeto é baseado no livro Annie"s Box, escrito por Randall Keynes, parente distante do estudioso.

A obra retrata o período em que Charles Darwin trabalhou no estudo A Origem das Espécies.

O filme apresenta o pesquisador como um homem dividido entre o seu amor por sua profundamente religiosa esposa e a sua crença de que não existe lugar para Deus.

O trailer da cinebiografia já está disponível na internet atráves do link:
www.telegraph.co.uk/culture/film/5505963/Creation-the-movie-world-exclusive-trailer.html

O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Fonte: Cinema em Cena

10 anos de Cursos do Instituto Aqualung


“A excelência dos treinamentos nas Normas de Sistemas de Gestão ministrados pelo Instituto Ecológico Aqualung, por sua eficiência e credibilidade, tornou a instituição uma das mais solicitadas e indicadas no Sistema Petrobras. Com certeza, pois também sou docente do Senac Rio na formação de técnicos de segurança, posso dizer que os que fazem cursos no Instituto Aqualung falam muito bem dessa conceituada organização e, por isso, sempre indico seus cursos.”

Ramiro Guedes (Coord. SGI/SMS Aéreo - Atlas Táxi Aéreo)

Apesar de termos noção do quanto os cursos do Instituto Ecológico Aqualung são respeitados e reconhecidos pelo mercado e pelos profissionais que nele atuam, o depoimento acima, externado recentemente por um de nossos alunos, muito nos lisongea e transmite a certeza de que fizemos um bom trabalho nesses 10 anos de existência e que estamos no caminho certo na busca contínua da excelência na qualidade.

O Instituto Ecológico Aqualung (criado em 1994) começou a ministrar os cursos na área de meio ambiente em maio de 1999. O trabalho sério e inovador, a formação de uma equipe de professores do mais alto nível e o oferecimento de grades abrangentes de cursos, ao longo desse tempo, tornou o Instituto Aqualung uma referência no mercado.

A certeza de que os cursos do Instituto Aqualung são aceitos, respeitados e valorizados é refletida pelo fato de mais de 170 empresas e instituições, dentre elas multinacionais e nacionais de grande porte, já terem inscrito seus funcionários para participar dos nossos treinamentos. Nesses 10 anos, emitimos mais de 6.000 certificados.

Exatamente pelos motivos expostos, estamos sempre atentos ao que o mercado e os nossos alunos necessitam, buscando sempre inovar em nossa programação e oferecer cursos nos mais diversos temas relacionados às questões ambientais que propiciem conhecimentos e oportunidades de aplicação e melhoria profissional para todos. Com isso, o Instituto Aqualung cumpre seu papel e contribui para termos um planeta ambientalmente mais sustentável.

Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: www.institutoaqualung.com.br

Mensagem enviada por Marcelo Szpilman - Diretor do Instituto Aqualung

Concurso Público Professor UFPA (07 vagas para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos da Universidade Federal do Pará.

O concurso destina-se ao preenchimento do cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior.

As vagas que Biólogos podem se candidatar são: Farmacologia, Genética Geral, Antropologia Biológica, Etnobiologia e Ecologia Humana, Ecologia Vegetal, Bioquímica e Fisiologia.

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de junho de 2009, na unidade para onde se destinam os concursos nos horários disponíveis no endereço eletrônico www.ufpa.br/concurso .

A remuneração do Professor Adjunto, Nível I, DE, é de R$ 6.722,85, que corresponde ao vencimento básico acrescido de gratificações da carreira docente.

Maiores informações pelo edital do concurso:
www.ufpa.br/concurso/doc/edital123de09ICB.pdf

Concurso Público Professor UFRRJ (06 vagas para Biólogos)

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está com as inscrições abertas para Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira do Magistério Superior.

As vagas são destinadas para o campus situado em Três Rios.

As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de junho de 2009 (quarta-feira) no site www.ufrrj.br/concursos

As vagas para Biólogos são para as áreas de:
- GESTÃO AMBIENTAL/GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
- GESTÃO AMBIENTAL/EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SOCIEDADE
- GESTÃO AMBIENTAL/BIOLOGIA GERAL – BIODIVERSIDADE
- GESTÃO AMBIENTAL/ECOLOGIA
- GESTÃO AMBIENTAL/BIOLOGIA GERAL – BIODIVERSIDADE
- GESTÃO AMBIENTAL/CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS

A remuneração mensal é de R$6.497,15.

Maiores informações pelo link:
http://www.ufrrj.br/concursos/?ano=2009&tipo=2 (Edital nº 18/2009)

Concurso Público Professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Goiano (01 vaga para Biólogo)

O Concurso Público do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Goiano destina-se ao provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para exercício no Campus Rio Verde, sob o regime de trabalho de 40 horas semanais, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno.

A inscrição será realizada somente via internet no endereço eletrônico: http://concursos.cefetrv.edu.br, até o dia 17 de junho 2009 (quarta-feira).

A remuneração varia de R$ 2.095,18 (graduado) a R$3.446,18 (doutorado).

A única vaga para Biólogo é destinada a área de BIOLOGIA SISTEMÁTICA VEGETAL.

Para maiores informações, acesse o edital do concurso:
http://concursos.cefetrv.edu.br/edital.html

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Novo layout do Blog Biologia na Rede

O Biologia na Rede acaba de ter seu layout reformulado. A mudança deixou a página mais leve e moderna. Além do mais, optou-se por usar a cor azul como pano de fundo do blog, mostrando coerência com a logomarca do CRBio-04 (http://migre.me/215H).

Atualmente o Biologia na Rede conta com uma média de 440 visitas diárias (14 mil visitas por mês) e muitas das informações postadas são enviadas pelos próprios Biólogos.

O Conselho Regional de Biologia - 4ª Região espera que o novo visual do site agrade a todos os Biólogos.

Expedição pelo Velhas marca Semana do Meio Ambiente 2009


Após 20 dia navegando pelos 804 quilômetros da Bacia do Rio das Velhas, ambientalistas do Projeto Manuelzão, da UFMG, encerram a 2ª Expedição pelo Velhas e comemoram a volta do peixe ao rio com a melhoria da qualidade das águas no maior afluente do Rio São Francisco. O relatório com os resultados foi entregue ao Governador Aécio Neves no último dia 05, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2009 e Dia Mundial do Meio Ambiente.

Algumas espécies, como o dourado e matrinxã, que precisam de águas limpas, já estão sendo reencontradas próximas a Belo Horizonte. “No baixo e médio Velhas já se comemora a volta do peixe. Isso é a prova de que, se a gente fizer a nossa parte, a natureza responde. A interferência da Copasa fez a diferença. A empresa está fazendo a sua parte no Rio das Velhas e é uma vitória essa parceria entre a sociedade civil e o Governo de Minas”, afirmou o coordenador do projeto Manuelzão, Apolo Heringe.

O Manuelzão é parceiro do Governo de Minas Gerais no projeto estruturador Meta 2010. O compromisso é de que até 2010 seja possível navegar, pescar e nadar em trechos do rio das Velhas. Isso significa enquadrá-los na classe II de águas, aquela destinada ao abastecimento doméstico após o tratamento convencional, às atividades de lazer, à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas; e à criação de peixes, segundo o padrão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Para tanto, o Governo de Minas Gerais tem investido sistematicamente em saneamento básico e tratamento de esgotos na região, por meio da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais. O volume de esgoto tratado, passou de 41 para 85 milhões de m3 em 2008. Cerca de 172 obras de infra-estrutura também devem ser finalizadas, com investimento total de cerca de R$ 1,3 bilhão.

Na ocasião, também foi assinado o Protocolo de Intenções para a criação do Centro de Referência em Medições de Qualidade da Água, aonde serão desenvolvidas tecnologias modernas em limnologia – estudo científico das extensões de água doce e medições de qualidade. Hoje, o Projeto Águas de Minas, já possui 467 estações de amostragem, entre as oito maiores bacias hidrográficas do Estado, que geram anualmente o Mapa da Qualidade das Águas, auxiliando na definição rápida de ações corretivas e preventivas.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Serviços Tecnológicos do Cetec, Marcílio César de Andrade, o centro garantirá uma política de coordenação de controle de qualidade da água, uma vez que centralizará todas as informações sobre os recursos hídricos do Estado. “No centro ficarão armazenadas todo tipo de informação sobre a qualidade da água em Minas que, muitas vezes, ficam isoladas em órgãos que realizam pesquisas isoladas”, ponderou Andrade.

Para o Velhas, o desafio agora é combater a poluição difusa, provocada pelas chuvas que carregam sedimentos e produtos químicos para o curso d’água, provenientes das atividades agropecuárias e industriais na bacia. Outro desafio é a mobilização e engajamento da sociedade civíl. Para se ter uma idéia, bacia tem uma população total de 4.406.190 de habitantes (IBGE, 2000), distribuída em 51 municípios, drenando uma área de 29.173 km2 (FEAM, 1998).

Segue abaixo alguns links que possuem informações sobre a expedição e o projeto Manuelzão:

Vídeo da Expedição:
http://www.youtube.com/watch?v=dTyNyvBU0_8&eurl=http%3A%2F%2Fwww.blog.mg.gov.br%2F&feature=player_embedded

Vídeo da Semana do Meio Ambiente 2009:
http://www.youtube.com/watch?v=7S_kGmvtAVY

Mapa da Expedição:
http://www.manuelzao.ufmg.br/expedicao2009/assets/images/expedicao2009/mapa_final.png

Portal Projeto Manuelzão:
http://www.manuelzao.ufmg.br/

Galeria de imagens da Expedição:
http://rederiodasvelhas.ning.com/photo/photo/list?page=12

Matéria no Blog do Gov de MG:
http://www.blog.mg.gov.br/expedicao-pelo-velhas-2009/

Oportunidades de PD em biologia molecular

O Projeto Temático “Sugarcane genome sequence: plant transposable elements are active contributors to gene structure variation, regulation and function”, apoiado pela FAPESP, tem duas vagas para pós-doutoramento, com bolsa da Fundação.

A primeira vaga é para atuação em biologia molecular e genômica, vinculada ao estudo da organização do genoma de cana-de-açúcar e expressão gênica associada à presença de elementos de transposição.

Ferramentas de biologia molecular, celular e genética serão usadas para investigar a regulação do genoma de cana.

A segunda vaga é para pós-doutoramento em bioinformática para desenvolvimento de uma base de dados em genômica de cana-de-açúcar. O objetivo é estabelecer uma abordagem de biologia de sistemas integrando dados que permitam a genômica comparativa entre Poaceae integrando diversos caracteres. O trabalho será desenvolvido em grupo com outros laboratórios.

As vagas estão vinculadas à iniciativa de sequenciamento do genoma de cana-de-açúcar dentro do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e ao grupo de Marie-Anne Van Sluys, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e uma das coordenadoras do BIOEN.

Mais nformações sobre as linhas de pesquisa:

* GaTE Lab: www.ib.usp.br/gate
* BIOEN: http://bioenfapesp.org

Interessados devem enviar curriculum vitae, carta indicando a razão do interesse e um breve relato de sua expertise para mavsluys@usp.br . Solicita-se a indicação de três referências com endereço e e-mail para contato.

Mais informações sobre essas vagas e outras de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Fonte: Agência FAPESP

terça-feira, 9 de junho de 2009

Professor Castor Cartelle recebe título de Cidadão Honorário de Minas Gerais


O curador de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais, professor Castor Cartelle Guerra, será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, na quinta-feira, 18 de junho, às 20h, na Assembleia Legislativa (rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho).

Natural de Orense, na Espanha, o pesquisador desenvolveu carreira acadêmica no Brasil, tendo mais de 40 artigos científicos, dois livros e quatro capítulos de livros publicados, além de ocupado os cargos de conselheiro do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), conselheiro da Fundação Zoobotânica, membro titular da Fundação de Meio Ambiente do Estado, presidente da Fundação Biodiversitas, presidente da Câmara de Biodiversidade do Copam e conselheiro do Conselho Universitário da UFMG.

Para ir ao evento é necessário confirmar presença pelo telefone (31) 2108-7800 e imprimir o convite, que pode ser acessado pelo link: http://migre.me/1YY1

Doutorado Genética UFMG


O Programa de Pós-Graduação em Genética, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com as inscrições abertas para seleção de candidatos ao curso de Doutorado, em regime de fluxo contínuo.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do Programa, situada no bloco L3, sala 317 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Caixa Postal 486, CEP 31270-901, Belo Horizonte (MG), de 2a a 6a feira, exceto em feriados, nos horários de 10h às 12h e de 14h às 16h30.

Informações complementares poderão ser obtidas na Secretaria ou na página web do Programa. Contatos: telefone (31) 3409-2570, e-mail: pg-gen@icb.ufmg.br, página de internet: http://pggenetica.icb.ufmg.br/ .

Mestrado Genética UFMG


O Programa de Pós-Graduação em Genética, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com as inscrições abertas, até o dia 19 de junho de 2009, para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado.

Serão oferecidas 15 vagas e as provas de seleção dos candidatos se realizarão nos dias 06 a 10 de julho de 2009.

As inscrições deverão ser feitas na página web do Programa - http://pggenetica.icb.ufmg.br/ .

Maiores informações pelo telefone (31) 34092570, pelo e-mail pg-gen@icb.ufmg.br e pelo site http://migre.me/1YRw

Consultoria contrata para laboratório de Universidade

Gestor Administrador de Laboratório Anatôminco

Escolaridade: Superior Completo voltado para área de saúde.

Perfil técnico generalista, com experiência e forte perfil de gestão de material, ativos, manutenção de equipamentos, coordenação e alocação da equipe, de salas e recursos. É necessário possuir experiência anterior em laboratório de industria, universidades ou pesquisas.

Salário fixo + benefícios.

Contato: Rafaela Cataldo - Ability Recursos Humanos
Telefone (21) 2221 8685
Ee-mail: rafaela@ability-rh.com
Site: www.ability-rh.com

Residência Pós-Doutoral - Pós-Graduação em Fisiologia e Farmacologia

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG abriu as inscrições para o preenchimento de uma vaga de pesquisador na área de Fisiologia-Farmacologia, para participar das atividades de Residência Pós-doutoral no Departamento de Fisiologia e Biofísica.

A bolsa de estudos para a realização da Residência Pós-doutoral será concedida pela UFMG, sendo o valor compatível com o valor praticado pelas agencias de fomento nacionais.

As inscrições deverão feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação (Av. Antônio Carlos, 6627, CEP 31.270-901, Belo Horizonte/ MG) até o dia 26 junho de 2009, no horário de 10h às 12h e de 14h às 16h.

A Residência terá a duração mínima de seis meses, e pode estender-se por até doze meses.

Maiores informações pelo telefone (31) 3409-2923, pelo e-mail pgfisfar@icb.ufmg.br e pelo link: http://migre.me/1Wwv .

Blog Laboratório da Folha de São Paulo


O blog Laboratório é uma extensão da cobertura publicada diariamente no caderno Ciência da Folha de São Paulo.

Ele é produzido pelo editor Claudio Angelo e pelos repórteres Afra Balazina, Rafael Garcia e Eduardo Geraque (esse último também formado em Ciências Biológicas).

Para acessar o blog, clique no link:
http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/