sexta-feira, 29 de maio de 2009

Curso de Auditor Interno de Meio Ambiente Norma ISO 14001


18, 19 e 20 de Junho, UFES

OBJETIVO:
O treinamento de Auditores Internos de Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001:2004 é direcionado para capacitação de profissionais que desejem conhecer a NORMA ISO 14001:2004, aprender os princípios e práticas de auditoria interna.

CONSULTORA:
Mary Pereira de Menezes
-Especialista em Engenharia Ambiental e em Engenharia de Segurança do Trabalho;
-Auditora Líder para as normas ISO 9001:2000; 14001:2004; OSHAS 18001:2007 e SASSMAQ.
-Instrutora de treinamentos em Sistemas de Gestão pela BSI Management tendo por clientes empresas como: SAMARCO, Grupo ODEBRECHT, Grupo Votorantin, PEIU – Terminal Portuário, Faculdade FAESA, Grupo Mata da Praia / Da Casa, dentre outras.

PÚBLICO-ALVO:
Engenheiros Florestais, Engenheiros de Meio Ambiente, Biólogos, Agrônomos, Técnicos de Meio Ambiente, Administradores, Turismólogos, Técnicos de Segurança no Trabalho, Técnicos em Química, Técnicos em Mineração, Gestores de Agronegócios, Gestores de Meio Ambiente, Ambientalistas, estudantes de cursos que atuam na área de meio ambiente.

CARGA HORÁRIA:
24 horas, de 8h às 18h - quinta, sexta e sábado.

INFORMAÇÕES:
27 9224-3299 (Falar com Rose)
27 9242-3885 (Falar com Camila)

LOCAL:
UFES – Campus de Goiabeiras
IC IV, sala 25, px ao Centro de Línguas

INSCRIÇÕES:
Através dos contatos acima ou email:
camilaes@inbraforp.com.br

Realização:



Guia mostra cotidiano do pescador do São Francisco


Um olhar sobre o ofício diário, o cotidiano, as crenças e as expectativas do personagem mais marcante do São Francisco, compartilhado por jornalistas e uma ambientalista.

O resultado é um livro com depoimentos e belas imagens retratando o universo do pescador do trecho mineiro do Velho Chico, incluindo os principais afluentes onde a pesca é autorizada e praticada. O Guia do Pescador foi lançado, no âmbito do Programa Peixe Vivo, na abertura oficial Semana do Meio Ambiente de 2009 da Cemig, na última terça-feira (26/05), no edifício-sede da Empresa, em Belo Horizonte.

O livro também será entregue aos pescadores e à população ribeirinha do São Francisco e de seus afluentes e na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente em Três Marias, no dia 19 de junho. O trabalho de pesquisa foi realizado durante três semanas, entre agosto e setembro de 2007, com uma equipe descendo o rio em 350 quilômetros de Três Marias, na região Central de Minas, a Januária, no Norte do Estado, em um pequeno barco a motor e outra percorrendo o trajeto de carro.

Fé e esperança
Segundo o jornalista Paulo Boa Nova, que escreveu o guia, o trabalho apresenta um pescador que afirma ser um privilegiado por manter um contato estreito e diário com o rio, mesmo com todas as intempéries da natureza e os desafios com as agressões do homem ao rio. "É um ser integrado ao ambiente e que sente orgulho de sua condição e sempre agradece e acredita no rio, por tudo o que ele já passou e lhe proporcionou. E a liberdade de fazer o que quer e viver em paz garante o sorriso no rosto", relata.

Para Boa Nova, a fé na vontade divina e a esperança é um prato cotidiano entre os pescadores que, junto à simplicidade do ribeirinho, dá origem ao imaginário repleto de mitos e crenças como o caboclo d'água, o minhocão e até o sono do rio. "Aqueles que têm uma vida urbana não acreditam muito. Porém os que vivem mais ligados ao rio do que à cidade são mais crédulos e têm um imaginário menos contaminado pela racionalidade." À medida que a equipe descia o rio, testemunhava também as dificuldades da profissão. "Os pescadores que moram mais ao norte têm um perfil um pouco diferente, tendo que diversificar suas atividades para garantir o sustento da família.

Nas proximidades de Januária, um pescador me disse que naquela região o peixe do pescador são as abóboras, falando da necessidade de plantar para sobreviver", relembra o jornalista. O livro também traz dicas de pescador para a saúde, receitas, exemplos de projetos bem sucedidos na região como o grupo artesanal do peixe defumado, as belezas naturais e o patrimônio cultural que existe às margens do rio, as modalidades de pesca e a legislação afeta a ela e não deixa de falar da mulher pescadora.

O maior prêmio para todos eles também é destaque na obra: o peixe, incluindo suas espécies e sua trajetória de vida. Além do texto de Paulo Boa Nova, o projeto gráfico do livro é de Jura Camargo, a produção de Bárbara Johnsen e as fotos de João Marcos Rosa, além da colaboração dos pescadores Norberto Antônio dos Santos e Pedro Melo e de representantes das colônias de Três Marias, Pirapora, Januária e São Francisco.

As fotos do guia renderam uma exposição que ficará aberta à visitação de 27 de maio a 9 de junho, também integrando a programação da Semana do Meio Ambiente 2009, promovida pela Cemig.

Serviço:Título: Guia do Pescador
Autores: Paulo Boa Nova (texto) e João Marcos Rosa (fotos)
Produção: Bárbara Johnsen
Edição: Companhia Energética de Minas Gerais
Preço: distribuição gratuita
118 páginas

Fonte: News Peixe Vivo

Rio Ambiente 2009 - Firjan

O Sistema FIRJAN promove, de 1º a 3 de junho, o Rio Ambiente 2009. Em sua quinta edição, o evento marca a comemoração do Dia do Meio Ambiente, trazendo às empresas do Estado do Rio de Janeiro palestras com especialistas em temas ambientais que fazem parte do dia-a-dia da indústria.

A abertura oficial do evento, no dia 1º de junho, contará com a participação da Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos. Também estão previstas quatro palestras sobre a gestão de resíduos sólidos, abordando, entre outros tópicos, responsabilidade compartilhada da indústria, coleta seletiva e reciclagem.

O segundo dia será dedicado às mudanças climáticas. O Ministério do Meio Ambiente apresentará a Política Nacional sobre Mudança do Clima. A seguir, mais três palestras tratam do impacto do fenômeno no setor empresarial, abordando o mercado de carbono, as oportunidades em florestas e a eficiência energética.

Encerrando o Rio Ambiente 2009, no dia 3 de junho o foco do debate será nos Indicadores de Sustentabilidade Empresarial. Quatro palestrantes do setor industrial irão discorrer sobre a sustentabilidade e as formas de medi-la e apresentá-la à sociedade.

O Rio Ambiente acontece na Sede da FIRJAN, no Rio de Janeiro, e a participação é gratuita. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para meioambiente@firjan.org.br, informando nome completo, empresa/cargo, telefone e e-mail para contato.

Rio Ambiente 2009 – Fórum Ambiental
Data: 01 a 03 de junho de 2009
Local: Centro de Convenções da FIRJAN
Av. Graça Aranha, 1 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro
Horário: 14h às 18h
Inscrições gratuitas somente pelo e-mail meioambiente@firjan.org.br

Convite - Biota Minas


(clique na imagem para amplia-la)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dia da Mata Atlântica - Data marca desafio de proteger o que ainda resta


Nesta quarta-feira, 27 de maio, comemora-se o Dia da Mata Atlântica. A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem. Os principais núcleos de resistência da floresta são as áreas já protegidas, ou seja, parques públicos e reservas particulares criados por lei.

Ela protege uma das mais ricas biodiversidades do mundo, oferece locais de beleza cênica sem igual, contribui com o fornecimento de água para mais da metade da população brasileira e na regulação do clima de algumas das maiores cidades do país. É impossível falar da Mata Atlântica, uma das florestas mais exuberantes do mundo, sem usar superlativos para dimensionar sua importância e evidenciar sua urgente proteção. Restam apenas 7% do bioma em seu estado natural e 60% dos animais ameaçados de extinção do país dependem desse ambiente para sobreviver.

No Estado de São Paulo, especialistas iniciam em junho testes em três parques estaduais, Intervales, Serra do Mar e Itinguçu, para, de um lado, controlar e prevenir o impacto da visitação e, de outro, melhorar as condições para que as unidades de conservação possam melhor receber as pessoas que queiram conhecer e proteger a Mata Atlântica. A ação será desenvolvida em parceria entre WWF-Brasil e Fundação Florestal.

Fonte e saiba mais: http://www.wwf.org.br/

4º Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais


Data: 31 de agosto a 1º de setembro de 2009

Realização: Cyted/CNPq, Univali, FCM/UFMT, com apoio do Ministério da Saúde.

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso,Cuiabá (MT)

Inscrições no evento com desconto: até 30 de julho

Inscrições para envio de trabalhos: até 20 de julho

Informações:
(65) 3615-8862
http://www.ivsimposiodeplantas.com.br/

Programa de Pós-Graduação em Biol. Comp. e Sist. do Inst. Oswaldo Cruz


Profissionais formados em ciências biológicas, exatas e engenharias, que atuem ou pretendam atuar em pesquisa ou no setor produtivo, podem se inscrever até 1º de julho de 2009 no processo de seleção da pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas.

As áreas de concentração do programa são Biologia molecular estrutural; Genômica funcional, evolução e filogenômica; e Sistemas de informação e métodos computacionais.

O processo seletivo conta com a homologação da inscrição, prova escrita e arguição oral.

Mais informações: www.fiocruz.br/iocensino

II Seminário Internacional sobre Manejo e Controle de Espécies Aquáticas Invasoras

(clique na imagem para amplia-la)

Entre os dias 30 de junho e 02 de julho de 2009, irá acontecer em Belo Horizonte,o II Seminário Internacional sobre Manejo e Controle de Espécies Aquáticas Invasoras.

Pesquisadores de diversos países irão discutir técnicas de manejo e controle de espécies aquáticas invasoras (plantas aquáticas, mexilhão dourado, cianobactérias e peixes), buscando alternativas viáveis para a redução deste problema. Serão expostas práticas utilizadas em diferentes estados e países que tiveram êxito no combate as estas espécies invasoras.

O local do evento será o Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR, localizado na rua Belém, 40, Esplanada, às margens do ribeirão Arrudas (acesso pela Via Expressa Leste/Oeste).

O período de inscrição vai até o dia 25 de junho de 2009.

Maiores informações pelo link:
www.biodiversitas.org.br/seminario

quarta-feira, 27 de maio de 2009

III Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins e I Seminário de Agroextrativismo no Cerrado

Data: 18 e 19 de junho de 2009, das 8h às 18h

Realização: ECODATA

Local: Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, Brasília (DF)

Objetivo: discutir a gestão dos recursos hídricos e o uso sustentável do cerrado

Mais informações: ecodata@ecodata.org.br ou (61) 2104-4444

Simpósio Nacional e Internacional sobre Matriz Extracelular


A Sociedade Brasileira de Biologia Celular está promovendo o X Simpósio Brasileiro de Matriz Extracelular e o IV Simpósio Internacional de Matriz Extracelular.

Os eventos acontecerão em Búzios (RJ), de 1º a 04 de novembro de 2009, no Hotel Atlântico Búzios.

Terão descontos as inscrições feitas até 31 de julho. A data limite para submissão de resumo é o dia 15 de julho.

Para maiores informações, acesse o site:
http://www.sbbc.org.br/

Agência Envolverde


A Agência Envolverde foi criada em 1995 para administrar no Brasil o Projeto Terramérica, realizado em parceira com a Agência Inter Press Service (IPS) e com os Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud). Desde então vem se especializando na cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento humano, educação e cidadania planetária.

Em janeiro de 2005 foi criado a Envolverde – Revista Digital, que reúne todo o conteúdo jornalístico produzido pela equipe da Envolverde em uma única publicação digital, realizada em parceria com a AW4 Tecnologia.

Para acessar o site da Agência Envolverde, clique no link:
http://envolverde.ig.com.br/

Scientiarum Historia II


O Scientiarum Historia II, encontro luso-brasileiro de história da ciência, será realizado de 28 a 30 de outubro no Rio de Janeiro. As inscrições para participação e a submissão dede trabalhos vão até o dia 15 de junho.

O congresso ocorrerá no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no campus do Fundão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. São esperados 300 pesquisadores do Brasil e de Portugal.

Será a segunda reunião do gênero no Rio. A primeira Scientiarum Historia se realizou em 2008 e reuniu 167 participantes de seis estados brasileiros.

Este ano o congresso terá caráter binacional e duração de três dias.

A Universidade de Aveiro, de Portugal, é coorganizadora do evento.

Mais informações: http://www.scientiarumhistoria.ufrj.br/

Fonte: Agência FAPESP

CURSO DE CIÊNCIAS FORENSES


Será realizado dia 20 de Junho no Rio de Janeiro (GOLDEN PARK HOTEL) das 9hs às 18hs pela Integra Cursos, o " Curso de Ciências Forenses".

Este Curso é indicado para profissionais e estudantes da Área da Saúde e Biológicas (Farmácia, Ciencias Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Medicina etc.)

Programação
TANATOLOGIA FORENSE - Tanatognose e Cronotanatognose
ENTOMOLOGIA FORENSE - Introdução e Histórico- Entomologia no Brasil e no Mundo - Aplicações Legais da Entomologia Forense
BIOLOGIA E BIOQUÍMICA FORENSE - Coleta e Exames Periciais em Materiais Biológicos - Aplicações da Análise do DNA na Atividade Pericial Forense
MEDICINA LEGAL- Crimes Dolosos Contra a Vida e a Prova Pericial
BALISTICA FORENSE - Campos de Estudo da Balística Forense - Estudo das Armas de Fogo, Munição e Efeitos do Tiro

O Investimento será de:
Profissionais - R$ 200,00 (Pago em 2 vezes)*
Estudantes (Graduação e Pós Graduação)* - R$ 100,00

* Desconto para Grupos de 5 estudantes (R$ 80,00 cada) e Grupos de 3 Profissionais (R$ 160,00 cada).

Para inscrição de Grupo enviar nomes completos e e-mail dos participantes do grupo para
saude@integracursos.com.br

Palestrantes:
Dra. Janyra Oliveira Costa: Perito Criminal e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Entomologia Forense.
Dra. Ana Cláudia Pacheco: Perito Criminal do Laboratório de DNA Forense do Núcleo de Biologia e Bioquímica do Instituto de Criminalística de SP.
Dra. Célia Corrigliano: Perito Criminal do Instituto de Criminalística de São Paulo.

Maiores informações:
Site: http://www.integracursos.com.br/
E-mail: saude@integracursos.com.br

terça-feira, 26 de maio de 2009

Projeto e Bolsa GEOMA

A Rede GEOMA (Rede Temática de Pesquisa em Modelagemda Amazônia) e oPPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade), no âmbito do Projeto CENÁRIOS, buscam um bolsista pós-graduado (nível mínimo mestrado) para construção de um banco de dados com informações de biodiversidade e fatores que a influencia, utilizando ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), a partir de dados oriundos de sítios de pesquisa decampo de GEOMA, do PPBio e outros parceiros.

O bolsista selecionado deverá residir em Manaus e será responsável pela construção e atualização do banco de dados georreferenciados dos sítios de pesquisa, parcelas permanentes e informações biológicas coletadas nas mesmas; assim como deverá ser capaz de produzir mapas (em formato matricial e vetorial), que serão disponibilizados na Internet.

Para tal, esse bolsista precisa ter uma boa experiênciana manipulação desoftwares de SIG (ArcGis preferencialmente) e outros softwares como Google Earth e GPS TrackMaker, ter algum conhecimento na área de Sensoriamento Remoto e Cartografia, ter habilidade de manipular bancode dados, experiência no uso de GPS e disposição para ir acampo complementar informações sobre o georrefenciamento das parcelas esítios.

Além disso, é desejável que o candidato tenha familiaridade com pesquisa na área de Ecologia e Biodiversidade para melhor interação comos pesquisadores e suas equipes e compreensão dos bancos de dados com os quais trabalhará.

A implementação da bolsa é para o mês de junho.

Os interessados deverão enviar CV resumido para:
Paulo Maurício Alencastro Graça (pmlag@inpa.gov.br)
Data Limite para envio de CV: 31/05/2009

Valor da bolsa:
Mestre - R$2.186,87
Doutor - R$3.169,37

Concurso Público Prefeitura Municipal de Itanhaém (02 vagas para Biólogos)

A Prefeitura Municipal de Itanhaém, cidade localizada a 110 km da capital paulista, divulgou o edital que consolida a abertura de cargos efetivos e vagas para formação de cadastro reserva.

Os interessados poderão realizar as inscrições via internet, entre os dias 2 e 18 de junho, pelo site do Instituto Cetro (www.institutocetro.org.br), organizador do concurso.

As provas escritas devem ser aplicadas no dia 02 de agosto, em horário e locais divulgados a partir do dia 24 de julho, pela comissão de organizadores do processo seletivo.

Existem duas vagas para Biólogos: uma para cargo efetivo e outra para cadastro de reserva. A remuneração mensal é de R$1.970,00.

Para maiores informações, acesse o edital do concurso pelo link:
http://jcconcursos.uol.com.br/arquivos/pdf/17652.pdf

Pós-graduação latu sensu em Educação Ambiental

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Coordenação do Curso: professora Dra Sandra de Fátima Oliveira

NUPEAT - Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade
(site: http://www.iesa.ufg.br/nupeat/)


INFORMAÇÕES GERAIS
A Coordenação do Curso de Especialização em Educação Ambiental do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, com sede no Campus II (Samambaia) na Cidade de Goiânia, Estado de Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições para o referido curso.

O Curso será realizado no período de 11 de agosto de 2009 a 14 de dezembro de 2010, totalizando a carga horária total de 375 horas. O Curso de Especialização em Educação Ambiental destina-se a profissionais com curso superior de qualquer área do conhecimento.

Público-alvo: Todos os profissionais graduados com atuação e/ou interesse na área de Educação Ambiental.

Carga Horária Total: 375 horas

INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de junho de 2009, de 2ª feira a 6ª feira, exceto feriados, no horário de 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Secretaria do Curso, situada à Sala 01 do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA, Campus II (Samambaia) da UFG, CEP: 74001-970, Goiânia, GO, fax (0xx62) 521- 1077 e telefone (0xx62) 521-1184 Ramal 200.

Para maiores informações, acesse:
http://www.iesa.ufg.br/nupeat/

Mostra de Tecnologias Sustentáveis


Simultaneamente à Conferência Internacional – Empresas e Responsabilidade Social 2009, do Instituto Ethos, que se realizará entre 16 e 18 de junho de 2009, no Hotel Transamerica, em São Paulo, será apresentada a segunda edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos.

Promovida pelo Instituto Ethos, a Mostra de Tecnologias Sustentáveis é um evento realizado pelo UniEthos, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, o Instituto Akatu, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a São Paulo Turismo (SPTuris).

“Tecnologias sustentáveis” compreendem metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos economicamente viáveis e passíveis de serem reproduzidos e aplicados, de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade.

Maiores informações:
www.ethos.org.br/mostra2009

Vaga para Greenpeace em Manaus


O Greenpeace Brasil é uma ONG ambientalista independente que faz campanhas utilizando confrontos não-violentos para expor problemas e alcançar soluções que são essenciais a um futuro verde e pacífico.

A organização está com uma vaga aberta para Técnico em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado (SR).

O local de trabalho é em Manaus e o cargo exige: inglês fluente, pós-graduação em geoprocessamento e experiência na Amazônia.

Para candidatar-se a vaga, clique no link:
www.vagas.com.br/v176616

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Concurso Público UFMG (06 vagas para Biólogos)

A Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG lançou o edital para concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas para os anos de 2009 e 2010 de Cargos Técnico-Administrativos em Educação nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.

As inscrições serão realizadas entre os dias 08 e 29 de junho de 2009, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://www.ufmg.br/ .

As 06 vagas destinadas a Biólogos possuem jornada de 40 horas semanais, remuneração de R$1.747,83 e exigem registro no CRBio-04.

Maiores informações pelo link:
www.ufmg.br/conheca/concursos.shtml

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSO EM BIOCIÊCIAS FORENSES + PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DE PERITO DA POLÍCIA FEDERAL - IFAR


As Biociências têm lugar de destaque no mundo Forense. O Conhecimento da biologia, biomedicina e sua interface com a criminalística e o direito se fazem necessários para os profissionais atuantes na área de Perícia Criminal ou que nela pretendam ingressar dentro das exigências atuais das instituições Policiais mais renomadas.

O Curso terá o objetivo de qualificar o profissional de Biociências que pretenda trabalhar com Perícias Criminais, fornecendo os conhecimentos fundamentais e específicos para o ingresso na carreira.

A oferta de um curso de Especialização em Biociências Forenses será uma oportunidade ímpar para os profissionais que atuam ou pretendam atuar nesta área e atende a demanda na formação de profissionais altamente gabaritados para exercer a função de perito criminal. Com esse curso o aluno terá a oportunidade de se preparar para os Concursos de Perito Criminal da Polícia Federal e das Polícias Civis com a melhor e mais experimentada equipe de professores do Brasil, além de poder somar pontos na prova de títulos com essa especialização chancelada pela reconhecida Universidade Católica de Goiás.

O IFAR tem excelência neste tipo de preparação e é uma ótima oportunidade para os biólogos que pretendem fazer carreira de Perito Criminal. Em início de carreira um perito da Polícia federal ou da PCDF recebe mais de R$ 13.000,00.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
Local: Nas dependências do IFAR, SCLRN 716, Bloco B, Loja 06 - Asa Norte - Brasília - DF
Dias da semana: Sábado e Domingo, sendo 2 finais de semana com aula e um de folga.
Horário: Sábados e Domingos, das 8h às 19h
Público alvo: Profissionais Graduados em Nível Superior (Bacharelado, Tecnólogos e Licenciaturas) em áreas de biociências (Biologia, Biomedicina) ou em áreas afins.

Matrículas até o dia 30 de julho de 2009.
Início das aulas: 01 de agosto de 2009
Término: abril de 2010

Informações e matrículas:
IFAR - Instituto de Estudos FarmacêuticosSHIGS 702 Bloco C - Térreo do Colégio Maria Auxiliadora Asa Sul, Brasília - DF
Telefone: (61) 3224-6932 / 3224 3631
Site: http://www.ifar.com.br/

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva


Data: 31 de outubro a 04 de novembro de 2009

Local: Recife (PE)

Terão descontos as inscrições feitas até 31 de julho de 2009.

Informações: http://www.saudecoletiva2009.com.br/

Eventos e Cursos em São Paulo

III Simpósio de Microbiologia
Data: 02 a 04 de setembro de 2009
Realização: Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da UNESP/ IBILCE
Local: UNESP- Campus de São José do Rio Preto/ SP
Informações: http://www.eventos.ibilce.unesp.br/simposiomicro/

Reunião Científica do Instituto de Pesca
Data: 11 a 14 de agosto de 2009
Realização: Instituto de Pesca
Local: Auditório Paulinho Nogueira, Parque da Água Branca, São Paulo (SP)
Inscrições de trabalhos até 15 de junho de 2009
Informações: www.pesca.sp.gov.br e www.fundepag.br

Curso Boas Práticas Clínicas (GCP/ICH)
Data: 27 de junho de 2009, das 9 às 17 horas
Realização: Invitare Pesquisa Clínica
Local: São Paulo (SP)
Informações: (11) 5581-1019invitare@invitare.com.br

Mesa-Redonda: Sustentabilidade: Gerenciamento de resíduos em Instituição de Pesquisa
Data: 02 de junho de 2009, das 13 às 18 horas
Realização: Instituto Biológico
Local: Auditório "José Reis" (5º Andar), Instituto Biológico, são Paulo (SP)
Informações e inscrições: www.biologico.sp.gov.br

Seminário Unidades de Conservação da Natureza: oportunidades para o desenvolvimento sustentável do litoral norte paulista
Data: 29 e 30 de maio de 2009
Realização: CEDS - Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte PaulistaLocal: Hotel Ilha Flat , Ilhabela (SP)
As inscrições serão realizadas gratuitamente no local do evento.
Informações: (12) 3893-2063
www.cedslitoralnorte.org.br

Campanha " Vamos salvar nossas florestas"


Como é do conhecimento de todos, a fabricação de carvão a partir da derrubada de Mata Atlântica e Cerrado em Minas Gerais continua sendo a maior causa do desmatamento no Estado.

Um dos pilares de sustentação disto, é a Lei 14.309/00, que permite a empresas consumidoras desse insumo (prioritariamente ferro gusa), consumirem até 100% de suas necessidades, de carvão de origem nativa.

O governo enviou à ALMG, Projeto de Lei n º 2.771 , que modifica a Lei atual e determina que a partir da promulgação de nova Lei, as empresas pioderão consumir somente 15% do total de carvão que necessitam e a partir de 2018, somente 5%.

A Lei prevê também que será proibido desmatamento nas áreas consideradas prioritárias para preservação da biodiversidade no Estado, excetuando-se naturalmente, casos de utilidade pública ou interesse social.

Nesta data, o PL está na Comissão de Fiscalização Orçamentária, que nomeou o Dep. Jairo Lessa como relator. Ele é dono de empresa de ferro gusa e ligado ao setor ruralista, fato que fortalece nossos temores de que haverá muita oposição na ALMG para sua aprovação.

A Amda, com apoio de outras enitdades, criou campanha via internet, para que a população possa manifestar seu apoio ao PL.

Clicando no banner que aparece na página de rosto do Portal da Amda (http://www.amda.org.br/), o internatua acessará mensagem destinada ao governador, presidente da ALMG.

Clicando novamente, a mensagem será automaticamente enviada.

Concurso para Fiscal Biólogo CRBio-03

O Conselho Regional de Biologia da 3ª região realiza concurso para auxiliar administrativo e fiscal biólogo. O período de inscrições será de 19 de maio a 05 de junho de 2009. As inscrições deverão ser feitas pela internet, através do site do Instituto Gaúcho de Recursos Humanos - www.igrh.com.br.

A seleção será composta por prova objetiva de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática e legislação. O concurso prevê seis vagas para auxiliar administrativo e uma para fiscal biólogo.

Entre as atribuições do cargo de auxiliar administrativo estão atender o público externo e interno, realizar inscrições e recebimento de documentos orientando e encaminhando visitantes e usuários do CRBio03 e ter conhecimento das legislações que regem sobre a inscrição, registro, transferência, licença e cancelamento.

Já para o de fiscal biólogo é necessário ser graduado em Ciências Biologicas, com diploma fornecido por instituição de ensino credenciada pelo MEC, registro ativo e regular do CRBio03 há mais de dois anos. Entre as atribuições da função estão fiscalizar os procedimentos das atividades inerentes à Biologia no Rio Grande do Sul nos termos das normas em vigor; conhecer a legislação do CRBio03 e do Conselho Federal de Biologia além das normas pertinentes à fiscalização.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cemig faz soltura recorde de peixes no Pardo e no Jequitinhonha


Os Rios Jequitinhonha e Pardo, na região nordeste de Minas, receberam um volume recorde de peixes nos últimos meses, totalizando mais de 2,5 toneladas de massa. Só no Jequitinhonha, foram 1,5 toneladas, um número que supera em mais de quatro vezes o peixamento do ano anterior. Anteriormente, os peixes eram soltos apenas na bacia do Rio Pardo, mas, há dois anos, o repovoamento com espécies nativas acontece também no Jequitinhonha, onde a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig opera a Usina Hidrelétrica Irapé.

Essa é uma iniciativa do Programa Peixe Vivo, criado para garantir a qualidade e preservação da vida aquática e das bacias hidrográficas onde a Cemig atua. Através de projetos, criação e expansão de ações, o Peixe Vivo favorece o desenvolvimento das comunidades que vivem diretamente desses recursos naturais.

Os peixamentos da safra 2008/2009 tiveram início em novembro do ano passado e se encerraram em abril, em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. As ações de soltura serão retomadas em meados do próximo semestre, quando as temperaturas voltarem a subir. Dentre as espécies destinadas ao repovoamento estão o piau, a piabanha e a curimba.

Os peixes soltos são produzidos em tanques da Estação de Piscicultura de Machado Mineiro, em Águas Vermelhas, no Norte de Minas, e na Escola Agrotécnica Federal de Salinas, parceira da Cemig na produção de alevinos desde 2004. "A própria comunidade cobra o peixamento nas localidades; não só as autoridades, mas até as crianças já estão se conscientizando com a preservação do meio ambiente", explica Luciano Xavier dos Santos, zootecnista da Escola Agrotécnica e um dos coordenadores do projeto.

Luciano diz que os peixes são soltos com comprimentos entre 10 e 12 centímetros e com aproximadamente 30 gramas de peso. Esses peixes, denominados "peixes intermediários", se adaptam mais fácil ao meio ambiente, tendo maior chance de sobrevivência. "Os peixes pequenos são muito vulneráveis a ações de predadores, além de terem dificuldade pela busca de alimentos; o peixe acima de 12 centímetros já estaria adaptado a um sistema de criação doméstico e demoraria um pouco mais a se inserir ao meio ambiente; portanto, os peixes intermediários estão mais aptos a enfrentarem as adversidades naturais", detalha.

Fonte: News Peixe Vivo

IV Encontro de Biologia da Faculdade Araguaia


O curso de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) da Faculdade Araguaia organiza e os convida para participar do IV Encontro de Biologia da Faculdade (IV ENBIARA), no qual haverá de discussão das tendências da atuação da Biólogo no desenvolvimento do ensino, da ciência contemporânea e do serviço à sociedade.

O ENBIARA propõe discussões sobre a realidade desta profissão, através da interação entre acadêmicos do curso e renomados nomes da pesquisa/docência da região Centro-Oeste.

O evento acontecererá de 25 a 29 de maio e contará com mini-cursos, palestras e mostra fotográfica.

Informações:
Fone: (62) 3274-3161
Site: www.faculdadearaguaia.edu.br/enbiara/IV

Curso Teórico Reprodução de Animais Silvestres

O Curso será ministrado por Mariana Machado Neves, Doutora em ciência Animal, pela Escola de Veterinária da UFMG

Data e Horário: 20 de Junho de 2009 de 8h às 14h (6 horas de certificado)

Local: Paróquia N.Sa. da Divina Providência - Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 1038 - Bairro Ouro Preto - BH (o local possui estacionamento gratuito)

Inscrições: Camilla, Juninho, Patrick (Sala: 2302) / Ciências Biológicas Noturno UFMG
Tel: 8876-7235 / 8775-1169 / 9990-44441

Valor dor Curso: R$ 25,00

Vagas Limitadas

Vídeo de Sensibilização Ambiental


O estudante de Ciências Biológicas Flávio da Silva Amorim trabalhou junto com um amigo (Drumond Caixeta) para editar um vídeo que alertasse a população sobre o aquecimento global.

O vídeo tem como tema a música "O Mundo", nas vozes de Lenine, Paulinho Moska, Zeca Baleiro e Chico César. As imagens do vídeo fazem referência a letra da música e mostram a grande problemática do aquecimento global com suas causas, efeitos e soluções.

O propósito do vídeo é o de sensibilizar e alertar para os riscos que a população mundial corre com a luta desenfreada pelo poder.

Para ver o vídeo, clique no link:
http://www.youtube.com/watch?v=S33v945AnMs

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Concurso Público do Instituto Brasília Ambiental - DF (05 vagas para Biólogos)

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG (www.sga.df.gov.br) divulgou o edital para concurso público destinado ao provimento de vagas no Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental (www.ibram.df.gov.br).

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br, solicitada a partir do dia 1º de junho de 2009 até o dia 23 de junho de 2009.

As 05 vagas destinadas aos Biólogos possuem remuneração mensal de R$4.352,36.

As provas irão ser realizadas na data provável de 26 de julho de 2009, no Distrito Federal.

Biólogos também podem se candidatar a vaga de Analista de Atividades do Meio Ambiente - Especialidade: Educador Ambiental, pois apenas exige do candidato qualquer curso superior completo.

Maiores informações sobre o concurso podem ser acessados pelo link:
www.cespe.unb.br/concursos/seplag_ibram2009

Curso de Licenciamento Ambiental em Minas Gerais

Curso Presencial em Belo Horizonte

Matrículas abertas - Vagas limitadas

Dias 08, 09 e 10 de Junho

Objetivo: Capacitar profissionais para compreender e atuar nos processos de licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais.

Carga horária: 9 horas aula

Horários: 19:00 às 22:00

Local do curso: Rua Rio Grande do Norte 1560, sl 503 - Savassi - Belo Horizonte/ Minas Gerais.

Instrutora: Suzana Mascarenhas - Mestranda em Sustentabilidade Ambiental pela UFOP , Especialista em Gestão Ambiental, Consultora Ambiental e Gerente de Projetos da CP Solutions Engenharia e Consultoria Ambiental, Consultora de projetos de licenciamento ambiental da Fiemg, IEL (Instituto Euvaldo Lodi) ,Sebrae e professora do curso de Pós - Graduação em Direito Ambiental - CAD (Centro de Atualização em Direito ) e do IMEC / Krozai (Instituto Mineiro de Engenharia Civil de MG).

Registrados do CRBio-04 possuem descontos.

Informações:
Telefone: (31) 3225.9504
E-mail: aulas@cursosnainternet.com
Site: www.cursosnainternet.com/licenciamento.htm

8ª Conferência Municipal SP - Produção mais Limpa


Maiores informações em www.anggulo.com.br/maislimpa/pl/index.htm

II Semana do Meio Ambiente - SEMEIA


Tema 2009
Biologia da Conservação

Programação
Minicursos
Palestras
Fóruns de Discussão
Apresentação de Trabalhos Científicos
Concurso de Fotografia
Stand´s
Oficinas

Inscrições
Estudante:
R$ 30,00 (Semana)
R$ 40,00 (Semana + mini-curso)

Profissionais:
R$ 40,00 (Semana)
R$ 50,00 (Semana + mini-curso)

Data
31 de Maio a 06 de Junho de 2009

Local
Universidade Católica do Salvador, Campus Pituaçu, Instituto de Ciências Biológicas. Salvador - Bahia

Inscrições on-line através do e-mail: semeia2009@gmail.com

www.semeia.bio.br (Site desativado temporariamente)

Concurso Público FUB - Cadastro de Reserva

A Fundação Universidade de Brasília - FUB abriu as inscrições para concurso público destinado a formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e de nível intermediário para o seu quadro permanente.

Os cargos de nível superior (incluindo Biólogos) têm remuneração de R$1.747,83 (vencimento básico).

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 25 de maio e 25 de junho de 2009, através do link:
www.cespe.unb.br/concursos/fub2009 .

As provas serão realizadas no dia no 02 de agosto de 2009.

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
www.cespe.unb.br/concursos/fub2009/arquivos/ED_1_2009_FUB_ABERTURA_FINAL2.PDF

V Simpósio em Ecologia “Ecologia do Comportamento”


Os Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEE/UERJ) e de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) realizarão o V simpósio de Ecologia com o tema “Ecologia do Comportamento”.

O evento irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2009 no Teatro Noel Rosa, na UERJ.
Serão discutidos importantes temas na área de Ecologia do comportamento incluindo aspectos sobre interações entre os organismos, seleção sexual e conservação.

Pretende-se apresentar as pesquisas principais desenvolvidas por cientistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de divulgar esta área do conhecimento, despertando o interesse deste tema por jovens pesquisadores, entre eles alunos de Graduação e Pós-graduação.

Pra maiores informações:
www.biologia.ufrj.br/eco-simposios/apresentacao.htm

quarta-feira, 20 de maio de 2009

VII Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe


O Ministério da Agricultura do Governo Chileno está promovendo o VII Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe.

O evento acontecerá de 8 a 30 de outubro de 2009, na cidade de Pucón (Chile).

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 31 de junho.

O envio de trabalhos tem a data limite de 31 de julho.

Maiores informações pelo link:
http://sirgealc2009.cl/ (site em espanhol) .

Lançamento do livro de Antônio Gusmão

Prêmio Top SocioAmbiental MG


O Prêmio Top SocioAmbiental é organizado pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

A premiação é destinada à organizações, institutos, fundações e associações que empregam cidadania e respeito ao meio ambiente e ao patrimônio histórico nacional.

O Prêmio Top SocioAmbiental está dividido em três categorias: Valorização Humana & Social; Meio Ambiente; Cultural.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de junho (segunda-feira) na sede da ADVB - Rua da Paisagem, 220, Grupo 01 - 1º andar, Vila da Serra - Nova Lima (MG), ou pelo site
http://www.advbmg.org.br/ .

Maiores informações pelo link:
www.advbmg.org.br/topsocioambiental.html

Instituto de Biologia da UNICAMP seleciona professor doutor

O Instituto de Biologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) abriu processo para seleção de professor doutor para atuar nas áreas de Histologia, Biologia do Desenvolvimento e Embriologia junto ao Departamento de Histologia e Embriologia.

As inscrições vão até 05 de junho de 2009 (sexta-feira) e serão recebidas nos dias úteis no horário das 09 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Instituto de Biologia, situada na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo.

Maiores informações pelo link:
www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/07P23362009.pdf

terça-feira, 19 de maio de 2009

I Congresso de Ecologia do Sudoeste Mineiro


O I Congresso de Ecologia do Sudoeste Mineiro da FESPUEMG será realizado no período de 03 a 05 de junho 2009 em Passos (MG).

As inscrições com envio de trabalhos para apresentação deve ser feitas até o dia 30 de maio de 2009 (sábado).

O evento tem o apoio do CRBio-04.

Informações pelos sites
http://www.fespmg.edu.br/eventos/CongressoEcologia.aspx e
http://ecofesp.blogspot.com/

Servidores criticam política ambiental do país

Em carta aberta à sociedade nesta sexta-feira, os funcionários públicos que atuam nos diversos órgãos de defesa da natureza no Brasil fazem um resumo da situação crítica do tema. O texto é fruto do II Congresso Ordinário dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA, realizado na cidade de Belo Horizonte (BH) e organizado pelo Asibama (Associação dos Servidores do Ibama) Nacional. No documento, é exposta a “atual situação de crise da gestão ambiental no país” e as péssimas condições de trabalho. “Os servidores continuam a trabalhar sem um mínimo de estrutura física, administrativa e operacional adequadas à execução de suas atividades, e esta situação vem sendo agravada nos últimos tempos”, diz um trecho. Para completar, exemplos como a aprovação do Código Ambiental de Santa Catarina são usados para comprovar que os aspectos econômicos sobrepõem os interesses pela conservação dos recursos naturais.

II Congresso Ordinário dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA

Carta de BH

No II Congresso Ordinário dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA, na cidade de Belo Horizonte-MG, convocado pela Asibama Nacional, os participantes vêm por meio desta alertar a sociedade brasileira sobre a atual situação de crise da gestão ambiental no país, em que se verifica constantes ataques aos órgãos ambientais da Administração Pública. Estas ações atendem, principalmente, aos interesses de setores econômicos e políticos que perseguem ganaciosamente um modelo desenvolvimentista não-sustentável e que, infelizmente, estão aumentando o seu poder de influência e de barganha dentro do atual governo e do Congresso Nacional.

No setor público, está em curso um evidente processo de desmantelamento das instituições ambientais, que, não de hoje, vem sendo denunciado pelas entidades representativas. Nos últimos anos, houve uma fragmentação da gestão ambiental que gerou uma caos sem precedentes. Os servidores continuam a trabalhar sem um mínimo de estrutura física, administrativa e operacional adequadas à execução de suas atividades, e esta situação vem sendo agravada nos últimos tempos. Diante disto, desenvolver um trabalho na área ambiental só está sendo possível devido aos esforços individuais dos servidores, que não apenas se preocupam em fazer cumprir a legislação ambiental, mas que lutam para preservar esta conquista.

Cabe observar ainda que a busca irracional pelo desenvolvimento à qualquer custo vem inspirando inéditas distorções na legislação ambiental brasileira, que já foi considerada uma das mais avançadas do planeta. Caso evidente desta tendência se verifica na recente decisão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que, em total desrespeito à legislação federal, reduziu a área de proteção das matas ciliares. Outra medida neste mesmo sentido é o decreto que transfere a gestão da Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, patrimônio da União, para a gestão do governo do Distrito Federal, conhecido por fomentar a especulação imobiliária, e este precedente coloca em risco todas as unidades de conservação de uso sustentável no país.

Somam-se a estas iniciativas, as edições da Medida Provisória 458, que trata da regularização fundiária na Amazônia Legal e que, na prática, legaliza a grilagem de terras na região, e a Medida Provisória 452, que dispensa a exigência de licenciamento ambiental para construção de rodovias no país. Outra ameaça à legislação ambiental é o projeto de lei, que tramita no Congresso Nacional, que altera o Código Florestal Brasileiro e que coloca em risco todo o patrimônio ambiental nacional.

Diante disto tudo, os servidores estão empenhados em reverter este processo e cobram das autoridades o fortalecimento dos órgãos ambientais e ainda medidas efetivas para melhorar a gestão ambiental no país. Este alerta é fruto de uma discussão madura e responsável daqueles que executam a Política Nacional do Meio Ambiente. O momento exige uma ampla união e participação da sociedade civil organizada para que possamos garantir um meio ambiente preservado para esta e as futuras gerações.

Belo Horizonte, 15 de maio de 2009.

Fonte: http://www.oeco.com.br/saladaverde

CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS – Módulo I

Local: Faculdade de Direito Milton Campos

Responsável pelo curso: Profa. Fernanda Aparecida Mendes e Silva Garcia Assumpção

Datas: 20/06; 27/06 e 04/07 de 2009

Hora: 9:30 às 13:00 horas

Carga horária total: 12 h/a

Valor: R$10,00 (dez reais)

Pré-inscrição: solicite uma ficha de pré-inscrição pelo e-mail mediar.subcomites@gmail.com, preencha e reenvie ao mesmo e-mail. Após a confirmação da inscrição, efetue o pagamento da taxa única de R$10,00 (dez reais), conforme instruções em sua ficha de pré-inscrição.

Público alvo: Integrantes de Comitês e subcomitês de Bacia Hidrográfica, funcionários de órgãos ambientais, integrantes de ONGs, e demais interessados no assunto.

Objetivo do curso: Introdução ao estudo da mediação como forma de resolução de conflitos, apresentando os benefícios sociais, econômicos e ambientais deste método, através de estudos de casos. A ênfase será para os conflitos decorrentes do uso dos recursos hídricos.

Informação geral: Este curso é uma das ações previstas no projeto de pesquisa “Integração de interesses na gestão dos recursos hídricos através dos subcomitês de bacia hidrográfica: mediação e capacitação – uma abordagem jurídica”, o qual conta com o fomento da FAPEMIG, tendo como entidade proponente a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).

Dúvidas:
E-mail: mediar.subcomites@gmail.com
Telefone: 3289-1900 (Faculdade Milton Campos – pedir para falar no Centro de Estudos em Direito Minerário e Ambiental – ramal 344)
Celular: 92840731 ou 91494775 (Fernanda ou Camila)

I Simpósio Pernambucano de Biologia Aplicada


Devido a grande importância da temática e a lacuna existente a respeito da mesma, o Programa de Educação Tutorial do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PET/Biologia/UFRPE), visando a necessidade de uma complementação da formação acadêmica dos alunos da graduação e a discussão de temas importantes à sociedade, promoverá o I Simpósio Pernambucano de Biologia Aplicada cujo tema desta primeira edição será “Práticas de Manejo Sustentável”.

Este evento possibilitará à comunidade a ampliação dos conhecimentos sobre as diversas técnicas existentes para que haja uma exploração do ecossistema de modo sustentável, de forma a criar e disseminar a responsabilidade sócio-ambiental mostrando que a sustentabilidade é possível.

Considerando que o desenvolvimento sustentável requer uma abordagem multidisciplinar, com a participação efetiva das diversas camadas da sociedade científica, o evento também se propõe a expor as pesquisas que estão sendo desenvolvidas relacionadas à temática abordada.

O simpósio acontecerá na UFRPE, entre os dias 19 e 22 de maio de 2009.

Maiores informações pelo site:
http://www.petbiologiaufrpe.com/

Simpósio Capixaba de Ecologia: Ecologia e a Sustentabilidade


Diante da situação crítica e alarmante do planeta, reformular métodos, procedimentos e atitudes e estabelecer limites parecem ser os principais instrumentos e soluções para os problemas atuais, tornando-se necessários para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado.

Sob esta perspectiva, o objetivo principal do “SICAECO - Simpósio Capixaba de Ecologia: Sustentabilidade” é elucidar as problemáticas relacionadas ao desenvolvimento econômico e à conservação ambiental, visando encontrar soluções aplicáveis no cotidiano de empresas, da sociedade civil, de indústrias, de agricultores e de outros profissionais afins.

O evento contatá com palestras, mini-cursos e mesas redondas e será realizado de 21 a 23 de maio na UFES (Vitória/ES).

Maiores informações pelo site:
http://www.sicaeco.com/

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Blog IDBIO


Alguns alunos e ex-alunos de Ciências Biológicas da Unicamp se reuniram para criar um blog na internet com a função de divulgar vagas, notícias, palestras e cursos relacionados à biologia.

O grupo pretende promover e fortalecer a profissão de Biólogo e o veículo eletrônico seria uma das formas dessa atuação.

Para acessar o blog, clique no link:
http://www.idbio.wordpress.com/

Oportunidades

Vaga para bolsista no Laboratório de Fisiologia Bacteriana do IOC FIOCRUZ/RJ

O candidato deve possuir experiência em microbiologia, com ênfase em laboratório de bacteriologia. Serão aceitos candidatos com formação técnica de nível superior e boa experiência profissional, profissionais com título de mestre ou técnico de nível médio com ampla experiência em laboratório de bacteriologia. A carga horária semanal é de 40 horas e a bolsa terá duração mínima de 12 meses. O currículo podem ser enviados até 26 de maio para Leon Rabinovitch. O laboratório fica no Pavilhão Rocha Lima, 3º andar, sala 308. Informações pelos telefones: 2598-4283, 2598-4283 e 2270-6565, ramal 308.

Bolsa de Capacitação Profissional em Serviço no Laboratório de Virologia Molecular do IOC FIOCRUZ/RJO

Laboratório seleciona candidato para bolsa de CPS-IOC, visando capacitar o profissional em metodologias de pesquisa envolvendo sequenciamento, clonagem e expressão de antígenos de superfície do vírus da Hepatite B. O candidato deve ter mestrado concluído em Ciências Biológicas ou áreas afins e ter experiência no uso de técnicas de biologia molecular. Os interessados podem enviar currículos até junho para lvm@ioc.fiocruz.br

PROCESSO SELETIVO PARA CONSULTOR AMBIENTAL EM ANGOLA - EMPRESA SINFIC

O edital
(www.crbio04.gov.br/images/stories/fruit/consultorambiental.pdf)
tem como objetivo a contratação de um (1) profissional de nível superior ou nível técnico para atuar na área de Ambiente e Recursos naturais em Angola, África. Os candidatos deverão enviar seu Curriculum Vitae, atendo-se as necessidades supramencionadas, acompanhado de Carta de Intenções (máximo de uma lauda), para os endereços eletrônicos seguintes: rddalbosco@sinfic.com (Ricardo Dalbosco) e jdick@sinfic.com (JefersonDick), impreterivelmente até o dia 20 de junho de 2009. Os currículos deverão ser enviados via email e serão analisados através dos seguintes pontos: intenção de um compromisso com SINFIC; predisposição e habilidade para trabalho em equipe multidisciplinar; e formação e experiência na área de interesse da empresa.

CURSOS

Curso de Especialização em Malacologia de Vetores do IOC/FIOCRUZ

Trata-se de um curso de pós-graduação que visa a contribuir para a formação de recursos humanos em Malacologia Médica, com ênfase no treinamento em serviço de profissionais de órgãos governamentais de saúde, bem como biólogos e outros profissionais de áreas afins que atuam em saúde, educação e meio ambienteAdotando uma perspectiva multidisciplinar, o curso aborda aspectos teóricos e práticos da taxonomia de moluscos, interação parasito-hospedeiro intermediário, comportamento, ecologia, controle e educação em saúde. Ênfase é dada ao estudo dos moluscos vetores da esquistossomose e de outras helmintoses de interesse médico e veterinário.

O curso é grátis, requer horário integral nos dois primeiros meses e é oferecido no segundo semestre (agosto a dezembro), nos anos ímpares. Os dois primeiros meses do curso são dedicados a aulas teórico-práticas no Instituto Oswaldo Cruz e os dois restantes à elaboração de uma Monografia.

Para maiores informações veja o site www.fiocruz.br e entre em cursos na Plataforma Siga ou entre em contato com as coordenadoras do curso, Silvana Thiengo ou Tereza Favre (Laboratório de Malacologia/ Lab. Biologia, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, Av. Brasil 4365 Manguinhos 21040-900, Rio de Janeiro, RJ. Tel: (21) 2560-2357. E-mail: sthiengo@ioc.fiocruz.br; tfavre@ioc.fiocruz.br.

Curso de Pós-graduação em Direito Ambiental Aplicado – UNIVERCIDADE

Oferecer aos participantes um estudo profundo e detalhado do Direito Ambiental, objetivando o desenvolvimento do profissional do Direito frente a sua atividade forense. Incentivar o debate capaz de resgatar e inovar o pensamento dos participantes sobre os institutos de natureza jurídico-ambiental e sua relação com as demais Ciências, bem como desenvolver as atividades forenses e a processualística necessária ao controle processual.

Unidade Centro-Gonçalves Dias Rua Gonçalves Dias, 56 – Tel. 2536.5000 Início: Agosto de 2009 Horário: 2as. e 4as. feiras, das 18h30 às 21h20 Preço: 18 x R$ 340 / Ex-aluno: 15% de desconto / À vista: R$ 5.079 Financiamento em até 36 meses pela Caixa Econômica Federal Informações e inscrições: www.univercidade.edu

Pós-graduação PREPES PUC Minas

O programa de educação continuada PREPES PUC Minas está com inscrições abertas até o dia 22 de maio (sexta-feira) para os cursos de pós-graduação lato sensu. Serão oferecidas 27 especializações e duas delas são destinadas a Biólogos: Estudos Ambientais e Microbiologia. Os cursos serão ministrados em 3 módulos, horário integral (manhã e tarde), nos seguintes períodos: 1º módulo de 13 a 29 de julho de 2009; 2º módulo de 11 a 27 de janeiro de 2010; 3º módulo de 12 a 28 de julho de 2010.

O candidato poderá fazer o preenchimento da ficha de inscrição pela internet ou por meio da ficha disponibilizada no catálogo de oferta dos cursos. A documentação exigida deverá ser entregue à Secretaria do PREPES pessoalmente ou via Correios - correspondência registrada, no endereço PUC Minas – PREPES, Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico / Belo Horizonte – MG - 30535-901. O programa completo dos cursos e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.pucminas.br/prepes

Maiores informações pelo telefone (31) 3319-4231.

Latin American IALE Conference 2009


Acontecerá, de 04 a 07 de outubro de 2009, na cidade de Campos do Jordão (SP), o Latin American IALE Conference com o tema "Landscape Ecology in Latin America: Challenges and Perspectives".

O evento internacional irá acontecer no Grande Hotel Campos do Jordão - SENAC. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 15 de junho de 2009.

Para maiores informações, acesse o site oficial do evento:
www.eventus.com.br/ialebr2009

Workshop “Reservas Legais: experiências e perspectivas de pesquisa e gestão utilizando o mecanismo de compensação”


O Workshop “Reservas Legais: experiências e perspectivas de pesquisa e gestão utilizando o mecanismo de compensação” será um espaço para reunir profissionais envolvidos com o tema a fim de discutir as experiências em andamento no país e os caminhos para a adequada aplicação do mecanismo de compensação, identificar práticas bem sucedidas e aprimorar os critérios e procedimentos técnicos para a promoção da conservação/recuperação dos atributos ambientais no meio rural, notadamente os recursos hídricos, o solo e a biodiversidade.

Objetivos
Reunir profissionais envolvidos com o tema da compensação das Reservas Legais para trocar experiências.Discutir procedimentos técnicos, aspectos normativos e critérios para a compensação visando a promoção da conservação da biodiversidade, dos solos e da água no meio rural.Divulgar as boas práticas e ampliar o conhecimento sobre o tema.Identificar os aspectos onde a universidade pode dar sua contribuição (por meio de atividades de pesquisa e extensão) para o aprimoramento da aplicação do mecanismo de compensação de Reservas Legais.

Público alvo
Pesquisadores;
Técnicos e gestores de órgãos públicos;
Profissionais autônomos ou de empresas de consultoria na área de adequação ambiental de propriedades rurais;
Membros do Poder Judiciário e do Ministério Público;
Estudantes;
Demais profissionais interessados no tema.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 31 de maio de 2009 (domingo).

O evento será realizado no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA/EESC/USP), situado no km 13 da rodovia Domingos Innocentini, município de Itirapina (SP), distante cerca de 25km do Campus 1 da USP, no centro da cidade de São Carlos.

Para maiores informações, acesse o site:
www.shs.eesc.usp.br/workshoprl

1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas


De 02 a 05 de junho de 2009, irá acontecer em Belo Horizonte (MG), na Estação Gameleira, o 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas.

O evento contará com palestras, conferências e apresentação de trabalhos.

Maiores informações pelo site oficial do congresso:
http://www.florestasenergeticas.com.br/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Blog da Antropóloga Mary Allegretti


Mary Allegretti é antropóloga, trabalha na Amazônia desde 1978 e foi Secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente de 1999 a 2003.

Há mais de três anos ela mantêm um blog na internet, que tem a função de ser um espaço virtual de comunicação a respeito do que acontece hoje nos territórios protegidos da Amazônia.

Para acessar o veículo eletrônico, clique no link:
http://maryallegretti.blogspot.com/

CURSOS AMBIENTAIS

VII BIOLOGIA NO PARQUE

O Projeto Biologia no Parque nasceu do desejo dos alunos e professores de Ciências Biológicas da PUC Minas de colocar a população em contato com os conhecimentos adquiridos e produzidos dentro da universidade. Desta forma, o Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, o PET (Programa de Educação Tutorial) Biologia e o Colegiado do curso de Ciências Biológicas, campus Coração Eucarístico, em 2002, tornou o desejo, proposta e, a proposta, realidade. Atualmente conta com o apoio do Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas (MCN PUC-Minas), do Mestrado de Zoologia, do PET Ciências Biológicas, do Conselho Regional de Biologia - 4ª Região (CRBIO-4) e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Este projeto visa esclarecer ao público, de forma simples e didática, o papel do profissional Biólogo; relevante na manutenção e promoção da qualidade de vida e do bem estar social. Desta maneira esclarece-se ainda à população as áreas de atuação do Biólogo, desmistificando preconceitos existentes.

Neste ano, em sua sétima edição, o evento acontecerá nos dias 6 e 7 de junho de 2009 (sábado e domingo), no Parque Municipal Fazendo Lagoa do Nado, das 9 às 17 horas, prestando o atendimento ao público, além de desenvolver oficinas para os visitantes. Pela primeira vez, o evento fará parte da programação do I Seminário de IntegrAÇÃO Ambiental PUC Minas promovido pela Pró-reitoria de Extensão e DCE.

Nos stands o público terá acesso a microscópios ópticos e microscópios estereoscópios, exemplares de animais taxidermizados, coleções entomológicas, colônias de microorganismos, infusões de protozoários, fósseis, exemplares vegetais, sementes, etc.

A zoologia será dividida e zoologia dos invertebrados e dos vertebrados. Contará com a coleção de insetos de importância ecológica e para a saúde pública, infusões com protozoários, alguns exemplares de invertebrados marinhos e com vertebrados, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

A botânica contará com exemplares de espécies vegetais com diferentes tipos de folhas, frutos, sementes e caules, além da exposição de algumas exsicatas.

A área de biomédicas contará com placas de petri com colônias de fungos e de bactérias, além de algumas lâminas com cortes histológicos.

O MCN PUC Minas, através da paleontologia contará com réplicas de alguns fósseis e ainda com folders de divulgação do mesmo.

Para o atendimento ao público (informação e esclarecimento de dúvidas), o VII Biologia no Parque terá a participação dos estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da unidade Coração Eucarístico, cuja inscrição e seleção ocorrerão nessa semana no Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas.

I Mês de Estudos da Biologia


O I Mês de Estudos da Biologia acontecerá de 18 de maio a 05 de junho de 2009, na PUC Betim (MG).

O evento tem o apoio do CRBio-04 e terá o seguinte tema "Meio Ambiente: Jogada de Marketing ou estamos realmente preocupados?".

Maiores informações pelo link:
http://mesdabiologia.blogspot.com/

Concurso Público UFSJ (07 vagas para Biólogos)

A Fundação Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ abriu as inscrições para provimento de cargos de docentes do Magistério Superior, Classe Adjunto, Nível 1 (R$6.866,84) ou Assistente, Nível 1 (R$4.586,59), para o Campus Alto Paraopeba.

As vagas para Biólogo são nas seguintes áreas: Biologia Geral, Microbiologia, Biotecnologia, Bioprocessos/ Bioengenharia e Biotecnologia.

As inscrições devem ser feitas de 1º a 12 de junho de 2009 (exceto final de semana, feriados e recessos), no Campus Alto Paraopeba da UFSJ, no endereço: Rod. MG 443 Km 07 – Fazenda Cadete, Ouro Branco, MG, 36420.

Maiores informações pelo link: http://www.cap.ufsj.edu.br/concursos.php (Edital 142 a 148) .

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cemig apresenta nova espécie de peixe descoberta no rio Jequitinhonha

O monitoramento realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig na Bacia do Rio Jequitinhonha, como parte das ações ambientais da Usina Hidrelétrica de Irapé, está trazendo subsídios importantes para o desenvolvimento de ações para a preservação dos peixes nativos da região. O trabalho resultou na descoberta de uma nova espécie de peixe, ainda não descrita e catalogada, que foi capturada e apresentada nesta quinta-feira (16/04), em Irapé.

O peixe é um piau de pequeno porte, com cerca de 10 cm de comprimento, caracterizado pela presença de máculas (bolas) pretas grandes e médias distribuídas pela lateral de seu corpo. A espécie é do gênero leporinus, que engloba quatro grupos de piaus. O grupo ao qual pertence o novo peixe tem sete espécies: seis restritas à Bacia Amazônica e do Rio Orenoco e outra endêmica do Rio São Francisco, no Alto Paracatu.

Para descrever o novo piau, são adotados alguns critérios para diferenciá-lo de outras espécies, como o número de escamas e dentes. A descrição está sendo realizada por pesquisadores da Fundação Biodiversitas, do departamento de Zoologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG e da Cemig. O trabalho também deve ser publicado em uma revista científica.

Monitoramento
O biólogo Francisco Andrade Neto realizou a captura no Córrego Vacaria, um tributário localizado em Padre Carvalho, no Médio Jequitinhonha. O biólogo realiza o monitoramento na região no âmbito do Programa Peixe Vivo, criado para preservar os peixes das bacias hidrográficas onde a Cemig tem usinas. Segundo Francisco, a distribuição da nova espécie deve ser restrita, pois o piau foi capturado seis vezes, mas sempre na mesma localidade.

Foram realizadas diversas campanhas de monitoramento após o enchimento do reservatório de Irapé, desde 2006. As atividades ocorrem no Rio Jequitinhonha a partir do distrito de Terra Branca, em Bocaiúva, acima do reservatório, e nas proximidades da comunidade de Malhada, em José Gonçalves de Minas, no lago de Irapé. O trabalho também é realizado após a barragem da usina, em Jatobá (Coronel Murta), nos rios Itacambiruçu e Vacaria, em Cristália e Grão Mogol, e em córregos e tributários vizinhos.

Os estudos buscam monitorar o reservatório e tributários e identificar as áreas em que os peixes possam reproduzir, antes e após a barragem. Um banco de dados com os locais de ocorrência, a dieta, a reprodução e a variedade vai facilitar na identificação da densidade da ictiofauna ao longo do tempo e auxiliar no planejamento das ações de preservação.

Para Francisco, a pesquisa, com dimensão ainda inédita na região, deve trazer dados muito importantes para a preservação das espécies nativas. "Essa fauna aquática ainda é muito pouco estudada, sendo que a região do Médio Jequitinhonha e de seus tributários é considerada uma área de importância biológica muito alta, segundo o Atlas da Fundação Biodiversitas - Biodiversidade em Minas Gerais. Acredito que o número de novas espécies pode chegar a 80", estima.

Existem 35 espécies nativas descritas, incluindo surubim, maria-mole, curimba, cascudo, dentre outras. Três delas também são do gênero leporinus: timburé, piau-três-pintas e piapara. Devido ao número restrito de espécies em relação a outras bacias hidrográficas, a descoberta torna-se ainda mais importante para a região, pois quanto maior a variedade de peixes mais expressiva é a bacia para a biodiversidade do estado.

Nome do Peixe
Para a escolha do nome comum do peixe, a Cemig irá promover um concurso entre os moradores do Médio Jequitinhonha, dentro do trabalho de comunicação realizado na região de Irapé. O concurso "Piau, o quê?" irá colher sugestões de ribeirinhos, pescadores, estudantes, autoridades e demais representantes locais a respeito do nome que eles desejam dar ao novo piau do Jequitinhonha.

Fonte: Programa Peixe Vivo

Blog do Greenpeace


O Greenpeace (www.greenpeace.org.br) é uma organização global e independente que promove campanhas para defender o meio ambiente e a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. O Greenpeace trabalha para zerar o desmatamento das florestas tropicais e, assim, garantir o equilíbrio climático e proteger a biodiversidade e os povos que delas dependem para viver.

O Greenpeace possui um blog na internet que debate os mesmos temas que a organização defende e discute.

Para acessar o veículo eletrônico, clique no link:
www.greenblog.org.br/

Concurso Público Professor UFAC (03 vagas para Biólogos)

A Universidade Federal do Acre (www.ufac.br) abriu as inscrições para concurso público destinado a selecionar 24 candidatos à Carreira do Magistério Superior para seu quadro efetivo de docente, com local de atuação no Campus de Cruzeiro do Sul.

As vagas para Biólogos (professor assistente) são nas áreas de: Histologia e Embriologia; Botânica; Genética ou Biologia Celular.

As inscrições estarão abertas no período de dia 15 de maio até 15 de junho de 2009 e os documentos exigidos deverão ser entregues ou encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação da UFAC, situada no Campus Universitário Professor Áulio Gélio Alves de Souza, BR 364 Km 04, CEP: 69.915-900, 1º Piso do Bloco Esther de Figueiredo Ferraz, sala 16, Rio Branco – Acre, Fone 068-3901-2535, no horário das 8h às 12h e das14h30 às 17h, acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.

Maiores informações sobre o concurso pelo link:
http://www.ufac.br/concursos/edital_01_2009/index.html

Concurso Público UNESP (01 vaga para Biólogo)

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público de Títulos e Provas para preenchimento de 01 emprego público de Professor Assistente Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar, no conjunto de disciplinas “Morfologia de Órgãos Vegetativos”, “Morfologia de Órgãos Reprodutivos” e “Morfologia e Fisiologia Vegetal”, junto ao Departamento de Botânica do Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro.

O concurso destina-se ao preenchimento do emprego público de Professor Assistente Doutor, por tempo indeterminado e até que seja provido o cargo de Professor Assistente no conjunto de disciplinas objeto deste concurso.

O salário correspondente ao emprego público de Professor Assistente Doutor corresponde a R$ 6.325,31. Caso o candidato tenha o título de Livre-Docente, o salário será de R$ 7.541,33.

As inscrições serão recebidas, em dias úteis, até o dia 26 de maio de 2009, no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, na Seção de Comunicações do Instituto, na Avenida 24-A n. 1515 - Bela Vista - Rio Claro – SP.

Poderão inscrever-se graduados em Curso Superior que tenham, no mínimo, título de Doutor.

Para maiores informações, acesse o edital do concurso pelo link:
www.crbio04.gov.br/images/stories/fruit/editalbotanica.doc

quarta-feira, 13 de maio de 2009

XIII CBAU


A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU e a International Society of Arboriculture – ISA irão promover o XIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana - CBAU.

O evento irá ocorrer de 18 a 21 de outubro de 2009 na Universidade Federal do Acre - UFAC.

O foco deste congresso é mostrar a arborização como um instrumento de desenvolvimento, além de estimular o poder público e a sociedade para a conservação e ampliação dos espaços verdes nas cidades.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de junho de 2009. O envio de trabalhos tem data limite de 15 de agosto de 2009.

O XIII CBAU tem o apoio do Sistema CFBio/CRBio.

Maiores informações pelo site:
http://www.cbau2009.com.br/

Campanha de Mobilização Nacional - desabrigados do clima das regiões Norte e Nordeste do Brasil

Começou a campanha de mobilização nacional que visa sensibilizar os brasileiros para a necessidade urgente de ajudar os desabrigados do clima das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

As populações das cidades e comunidades ribeirinhas dos Estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, etc., estão sendo massacradas pelas chuvas intensas, um fenômeno que evidencia a gravidade das mudanças climáticas. Sabemos que é do Governo a obrigação de mandar ajuda; entretanto as pessoas atingidas pelas cheias não podem mais esperar e precisam com urgência de alimentos, cobertores, roupas, água potável, entre outros subsídios. De acordo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, esta é uma das piores enchentes de todos os tempos naquela região, com dezenas de milhares de pessoas desabrigadas, e os prejuízos certamente chagarão a casa dos bilhões de dólares.

Porém, o atual desastre climático não está tendo a devida repercussão como teve as recentes enchentes em Santa Catarina, onde milhões de pessoas de todo o país se solidarizaram e fizeram as merecidas doações aos desabrigados catarinenses.

Desta forma, solicitamos a todos que colaborarem com os desabrigados do clima das regiões Norte e Nordeste brasileiro, através de doações, seja ela qual for.

Maiores informações pelo site:
http://acaoglobal.globo.com/TVGlobo/Projetos_Sociais/Informativo/acaoglobal/CDA/tvg_cmp_acaoglobal_pop/0,29859,,00.html

Comunicação - Instituto Ecofuturismo / Ipatinga-MG
Mude sua Vida para Não mudar o Clima!
www.ecofuturismo.com.br

Blog do Instituto Centro de Vida


O Instituto Centro de Vida é uma organização não-governamental nascida em Mato Grosso em em 14 de abril de 1991, que trabalha para promover a sustentabilidade e a qualidade de vida através de estudos e ações que favoreçam a conservação ambiental, o fortalecimento da cidadania e a harmonia entre sociedade e natureza.

A instituição possui um blog que discute os mesmos temas para os quais trabalha.

Para acessar o veículo eletrônico, clique no link:
http://colunas.globoamazonia.com/icv/

Blog Aves de Jaú


O blog Aves de Jaú se dedica a postar fotografias de pássaros da fauna brasileira.

O veículo eletrônico é comandado por Paulo Gerra e existe há nove meses.

Para acessar o blog, clique no link:
http://observatoriodeaves.blogspot.com/

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vozes do Clima


Vozes do Clima, a nova série do programa televisivo Fantástico da Rede Globo, mostra que as mudanças climáticas já são realidade no Brasil. Gravado em alta definição, o especial percorreu São Paulo, Ceará, Amazonas, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Apresentado pelo ator Marcos Palmeira, Vozes do Clima possui seis episódios abordando os temas Cidades, Agricultura, Semiárido, Energia, Amazônia e Desenvolvimento Socioeconômico.

Em cada episódio, cientistas, especialistas e até cidadãos comuns abordam os efeitos que o clima provoca ou poderá causar em terras nacionais.

Neste domingo (dia 17 de maio) será apresentado o último episódio.

Mas os vídeos do especial, assim como notícias e informações ligadas ao tema, podem ser acessados pelo link: http://especiais.fantastico.globo.com/vozesdoclima/

Curso de Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas

A Faculdade de Faculdade de Farmácia da UFMG irá oferecer a partir de agosto/2009 o II Curso de Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas.

As inscrições para seleção ocorrerão no período de 25 de maio de 2009 a 1º de julho de 2009, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 16:30 horas e poderão ser feitas:

a) pessoalmente, nos postos de atendimento da Fundep, em Belo Horizonte/MG. - Campus Pampulha da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 -Praça de Serviços - de 08:00 às 18:00 Fone:(0xx31)3409-4220 ou Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena, 1534, cep 30130-005, Belo Horizonte/MG, de 08:00 às 18:00, em dias úteis;

b) pela internet http://www.fundep.ufmg.br/cursos, com acesso até 01/07/2009 ou via correio, sendo a data limite para postagem da documentação até 01/07/2009.

As provas para seleção serão realizadas no dia 04 de julho de 2009, no horário de 9:00 às 11:00 horas na sala 3003 do bloco 3, Faculdade de Farmácia da UFMG.

O edital completo encontra-se à disposição no endereço http://www.fundep.ufmg.br/cursos

PÓS-GRADUAÇÃO em COLETA E CERTIFICAÇÃO de SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS e EXÓTICAS

(clique na imagem para amplia-la)


A UnC - Universidade do Contestado de Canoinhas (SC) promove o curso de PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU" em COLETA E CERTIFICAÇÃO DE SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS E EXÓTICAS.

Público Alvo: Engenheiros Agrônomos e Florestais e demais graduados em cursos afins as áreas agrícola, florestal e meio ambiente.

Objetivo Geral: “Qualificar profissionais para se tornarem Responsáveis Técnicos ou ou efetuarem coleta e certificação de sementes de espécies florestais nativas e exóticas.

Maiores informações pelo link:
http://www.cni.unc.br/unc2009/pos/pos_meio/pos_meio_abertas/pos_abertas_sementes.php

Concurso Público Professor UFRS (01 vaga para Biólogo)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS está com as inscrições abertas para Concurso Público de Títulos e Provas para docentes, a fim de prover cargos vagos nas Classes de Professor Adjunto, nível I, com titulação mínima exigida: doutorado, regime de trabalho de 40h, com Dedicação Exclusiva (turno diurno e/ou noturno).

A única vaga para Biólogo é destinado a área de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas.

As inscrições vão até o dia 14 de maio de 2009 (quinta-feira).

Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá imprimir o seu registro de inscrição e o documento para pagamento da taxa de inscrição, o qual poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de auto-atendimento, impreterivelmente, até o dia 15 de maio de 2009.

Maiores informações pelo link:
http://www.ufrgs.br/prorh/concursos_abertos/

AMAZÔNIA PARA SEMPRE


No dia 13 de maio (quarta-feira) os idealizadores do Manifesto “AMAZÔNIA PARA SEMPRE” farão uma Vigília Amazônica no plenário do Senado Federal.

A Vigília, que será interativa, ocorrerá das 18 às 24 horas e as pessoas estão sendo convocadas para acompanharem pela TV SENADO e participarem enviando suas sugestões, comentários e protestos através do telefone ALÔ SENADO – 0800 61 22 11 ou através do email scomcmmc@senado.gov.br.

Maiores informações pelo site:
http://www.amazoniaparasempre.com.br/

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Meio Ambiente é área de mais destaque no mercado

A última enquete do Biologia na Rede perguntou aos internautas: "Qual área da Biologia possui mais destaque no mercado profissional?"

A opção Meio Ambiente (350 votos- 56%) obteve a maioria dos votos, enquanto Biotecnologia e Produção ficou em segundo lugar (138 votos - 22%).

Educação (66 votos - 10%) e Saúde (71 votos - 11%) ficaram quase empatados como as últimas opções de votos.

E não deixe de participar da nova enquete do Biologia na Rede "Atualmente, qual é a sua ocupação".

Aprovada cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco

O Comitê de Bacia do Rio São Francisco (CBSF) aprovou no dia 06 de maio (2009) a Resolução nº 40 que define a cobrança pelo uso das águas daquela bacia. Além da cobrança, a resolução aprovada define também os valores a serem coletados, calculados em cerca de R$ 20 milhões e 600 mil por ano, o que, de acordo com o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SHRU, João Bosco Senra, já possibilitaria a criação de uma agência reguladora da bacia. A decisão do CBSF segue agora à deliberação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), instância a quem compete este tipo de decisão.

A cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União está definida dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos e da atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Ela já vem sendo implementada no Brasil há três anos (2006) com a aprovação deste mecanismo para os rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. No ano seguinte, foi a vez da cobrança pelo uso da águas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

De acordo com Resolução do CNRH, o reconhecimento da água como um bem público limitado e dotado de valor econômico e a indicação pra o usuário de seu real valor estão entre os objetivos fundamentais para estabelecimento dos mecanismos de cobrança. É também listado como objetivo fundamental o incentivo à racionalização do uso e sua conservação, recuperação e manejo sustentável. Segundo a resolução a obtenção de recursos financeiros são vitais para o financiamento de estudos, projetos, programas, obras e intervenções, promovendo benefícios diretos e indiretos para a sociedade.

Entre as possíveis utilizações dos recursos arrecadados neste tipo de cobrança estão os investimentos em despoluição, reuso, proteção e conservação, e também na utilização de tecnologias limpas e poupadoras dos recursos hídricos.

O Conselho de Recursos Hídricos define também em resolução os mecanismos e definição dos valores de cobrança. Segundo esses critérios, os valores devem ser fixados levando-se em consideração a derivação, captação e extração do recurso hídrico, a natureza do corpo de água, se é subterrâneo ou superficial, a disponibilidade hídrica e a vazão reservada, captada, extraída ou derivada. São analisados ainda como critérios para a cobrança a finalidade a que se destinam os recursos hídricos, sua sazonalidade, as características e vulnerabilidade dos aquíferos, e as características físicas, químicas e biológicas da água.

No estabelecimento dos critérios para a cobrança pelo uso da água, o CNRH define que os comitês de bacia hidrográfica poderão propor diferenciação dos valores em função de critérios e parâmetros que levem em conta a qualidade e quantidade de recursos hídricos, o uso e a localização temporal e espacial, segundo as peculiaridades das unidades hidrográficas. Os comitês poderão instituir mecanismos de incentivo e redução do valor a ser cobrado em função de investimento voluntários para ações de melhoria da qualidade, da quantidade de água e do regime fluvial, que resultem em sustentabilidade ambiental da bacia.

Fonte: ASCOM/MMA