terça-feira, 31 de março de 2009

Curso de extensão em Primatas CES

Diversidade na Ordem Primates (início do curso: 18 de abril, aos sábados, carga horária: 40h )

Inscrição: Centro de Extensão Comunitária e Pesquisa - sla 128 Prédio do CES/JF Campus Academia (Rua Halfeld, 1179). Juiz de Fora/MG

Período de inscrição: 20 de março a 07 de abril

Horário: 16h às 21 h

Informações:
(32) 21027773
http://www.cesjf.br/

ENCONTRO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA 2009


Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) realizará de 19 a 21 de agosto de 2009, com apoio do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009. As sessões serão realizadas no Instituto de Biociências da USP.

O prazo para envio de trabalhos para o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 é o dia 15 de abril de 2009.

Este Encontro terá simpósios especiais dedicados ao uso de História e Filosofia da Biologia no ensino.

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
As inscrições de trabalhos devem ser feitas mediante o envio do título da apresentação acompanhado de um resumo ampliado (aproximadamente 1.000 palavras, além da bibliografia utilizada) e de um resumo curto (entre 100 e 200 palavras) para a Comissão Organizadora do Encontro, no endereço: ehfb2009@abfhib.org

Os resumos devem indicar claramente não apenas o assunto, mas também a questão histórica ou filosófica que é discutida no trabalho, bem como a conclusão histórica ou filosófica à qual a pesquisa chegou.

Os arquivos enviados com os dois resumos devem conter nome completo do(s) autor(es), título do trabalho, instituição a que pertence(m) e e-mail do(s) autor(es). No caso de estudantes de pós-graduação, indicar essa condição e informar também o nome e instituição do orientador.

Os nomes dos arquivos devem indicar o(s) nome(s) do(s) autores, como por exemplo: jose-silva-res-ampl.doc, ou maria-tavares_lucio-silveira_res-curto.doc.

No caso de não receber mensagem de recebimento da inscrição em até sete dias, favor contactar novamente o e-mail ehfb2009@abfhib.org.

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Somente devem ser submetidos para apresentação no Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 trabalhos que apresentem resultado de pesquisa original e que não tenham sido apresentados em outros congressos ou já publicados pelo(s) autor(es). No entanto, consideramos adequada a submissão de trabalhos que apresentem resultados de dissertações de mestrado ou teses de doutorado, já que estas não são publicações, propriamente. Em princípio, o pesquisador apenas deve submeter para apresentação no Encontro um trabalho que poderia ser submetido para publicação em uma revista especializada em história e/ou filosofia da ciência.

Cada pesquisador pode submeter apenas um trabalho como autor único ou primeiro autor, embora possa participar, como co-autor, em mais de um trabalho. No entanto, a Comissão Organizadora do Encontro assume que o primeiro autor participará do evento e apresentará o trabalho.

O Encontro tem o objetivo de servir como oportunidade para discussão de pesquisas sobre história e/ou filosofia da biologia (podendo tratar de sua aplicação ao ensino). Infelizmente, não será possível aceitar trabalhos que apenas tangenciem tais assuntos. Solicitamos, assim, que não sejam submetidos trabalhos que constituam, por exemplo, uma simples divulgação de idéias de algum cientista ou filósofo; ou que tenham por objetivo discutir se determinada proposta científica atual deve ser aceita ou não. Trabalhos que discutam o papel da história e/ou da filosofia da biologia no ensino estão dentro do escopo do Encontro, mas trabalhos sobre ensino de biologia tout court ou sobre história da educação não são aceitáveis. Trabalhos gerais sobre história e/ou filosofia da ciência que não tenham como foco central a biologia também não devem ser submetidos (por exemplo, um trabalho discutindo genericamente as idéias de Lakatos).

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS
Os resultados de julgamento dos resumos submetidos serão comunicados aos respectivos autores até o dia 15 de maio de 2009.

PUBLICAÇÃO
Como ocorreu nos Encontros de 2006 em diante, pretendemos publicar uma seleção de trabalhos apresentados no Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009. Essa publicação será constituída por dois fascículos do periódico Filosofia e História da Biologia.

Veja mais informações sobre as publicações da ABFHiB neste link:
http://www.abfhib.org/index_arquivos/Publicacoes.html.

Um dos fascículos será publicado em 2009 e o outro em 2010.

Os autores que queiram submeter seus trabalhos para publicação no fascículo que será publicado em 2009 deverão enviar o texto completo dos seus artigos, utilizando o modelo da ABFHiB (http://www.abfhib.org/index_arquivos/Publicacoes.html), até o dia 31 de julho de 2009.

INSCRIÇÃO PARA ASSISTIR AO ENCONTRO
Veja neste endereço (http://www.abfhib.org/Eventos/Encontro-2009-inscricoes.htm) o modo de inscrever-se no Encontro e fazer o pagamento da taxa de inscrição.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Maria Elice de Brzezinski Prestes (Universidade de São Paulo)
Roberto de Andrade Martins (Universidade Estadual de Campinas)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Aldo Mellender de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Anna Carolina Krebs Pereira Regner (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos)
Charbel Niño El-Hani (Universidade Federal da Bahia)

Prêmios Santander


Há cinco anos os Prêmios Santander ajudam a concretizar projetos e idéias inovadoras gerados pela comunidade acadêmica (autores e orientadores são premiados) que fazem a diferença para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

São R$ 400.000,00 em prêmios para os vencedores e bolsas em Salamanca e Bobson College para os orientadores.

São 8 categorias que receberrão R$ 50.000,00 cada , conforme seguem:

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é segmentado em 04 (quatro) categorias distintas, nas quais você pode inscrever seu projeto:

(i) Indústria - compreende um conjunto de atividades econômicas que têm por finalidade a manipulação e a exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de matérias-primas e produtos semiacabados em bens de produção ou consumo. Inclui tanto indústrias de base tradicional quanto de base tecnológica, como equipamentos de automação industrial e microeletrônica, por exemplo.

(ii) Cultura e Educação
Cultura: abrange projetos empreendedores que utilizem o universo de formas culturais, como, por exemplo, a música, a literatura, as artes cênicas e visuais, entre outros, para o bem comum social.
Educação: compreende projetos empreendedores relacionados ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Projetos com solicitações de patrocínio não serão aceitos.

(iii) Tecnologia da Informação e Comunicação - inclui atividades referentes à tecnologia da informação e comunicação, como, por exemplo: processamento de informações e comunicação de dados, teleinformática, instrumentação digital, entre outros.

IV) Biotecnologia - engloba todos os processos que se utilizam de agentes biológicos para a obtenção de produtos. Deve usar técnicas envolvendo materiais biológicos em benefício da sociedade, como a de empregar genes em processos produtivos com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente.

O Prêmio Santander de Ciência e Inovação é segmentado em 04 (quatro) categorias distintas, nas quais você pode inscrever seu projeto:
(i) Indústria - compreende um conjunto de atividades econômicas e de processos tecnológicos que têm por finalidade a manipulação e a exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de matérias-primas e produtos semiacabados em bens de produção ou consumo. Inclui tanto indústrias de base tradicional quanto de base tecnológica.

(ii) Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação - inclui atividades referentes à tecnologia da informação, comunicação e educação, como por exemplo: processamento de informações e comunicação de dados, teleinformática, instrumentação digital, entre outros.

(iii) Biotecnologia - a biotecnologia engloba todos os processos que se utilizam de agentes biológicos para a obtenção de produtos. Deve usar técnicas envolvendo materiais biológicos em benefício da sociedade, como a técnica de empregar genes em processos produtivos com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente.

(iv) Saúde - compreende e engloba todos os processos de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, de informação e de suporte, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

O prazo para inscrição em uma das 8 categorias termina em 23 de agosto de 2009.

Acesse o endereço abaixo para maiores detalhes:.
http://www.universia.com.br/premiosantander/inscricoes.html

Hora do Planeta 2009

Capital do Brasil, Brasília, às escuras na Hora do Planeta

A Hora do Planeta, primeiro voto global sobre o futuro da Terra, superou todas as expectativas. Mais de 3.900 cidades de 88 países aderiram ao movimento promovido pela Rede WWF, desligando as luzes de prédios simbólicos.

Do Rio de Janeiro a Xangai, de Sidney a Estocolmo, milhares de pessoas participaram da Hora do Planeta apagando as luzes de suas casas no sábado, 28 de março, por uma hora, para votar pelo planeta e contra o aquecimento global.

No Brasil, 107 cidades aderiram à Hora do Planeta, dentre elas 13 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande e Fortaleza. Mais de 1.600 empresas e organizações e 52.500 pessoas se cadastraram para fazerem parte do voto brasileiro.

Fonte: WWF Brasil

Mundo ficou às escuras na Hora do Planeta


da Efe

A estátua do Cristo Redentor, uma das sete novas maravilhas do mundo escolhidas em 2007, ficou às escuras das 20h30 às 21h30 deste sábado, pelo horário de Brasília, na chamada Hora do Planeta, assim como alguns outros símbolos de cidades grandes de toda a Terra.

Sob a alegação de "salvar a terra" da eventual mudança climática, a ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza) fez campanha para que as luzes de símbolos como a torre Eiffel, em Paris, e a Opera House, de Sidney, na Austrália, fossem apagados. A campanha previa uma hora sem luz em quase quatro mil cidades de 88 países, em todos os fusos horários, e foi apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além do Cristo, foram apagadas, no Rio, as luzes do bondinho do Pão de Açúcar, e da orla de Copacabana.

Os poucos turistas que passeavam pela praia nessa hora, sob uma chuva fina, foram surpreendidos pela escuridão, enquanto a polícia aumentou sua presença na orla de forma ostensiva, para evitar que ladrões aproveitassem o apagão proposital para assaltar.

No total, 88 cidades brasileiras participaram da campanha. São Paulo apagou a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, sobre o rio Pinheiros, enquanto Brasília deixou às escuras o Congresso e o Palácio do Planalto, que, de qualquer forma, não funcionam mesmo nos fins de semana. Enquanto o Brasil apagava suas luzes, a campanha completava 17 horas.

Ela começou na ilha Chatham, na Nova Zelândia, às 20h30 locais de sexta-feira (3h30 de sábado pelo horário de Brasília). Nesse instante, Austrália e Nova Zelândia junto com vários pequenos países do Pacífico Sul apagaram seus principais monumentos para apoiar o manifesto ecológico. Além da Opera House e dos principais arranha-céus de Sidney, na Austrália, a Nova Zelândia apagou o Parlamento e a Torre de Comunicação de Auckland.

Em seguida, a Tailândia celebrou a Hora do Planeta no Parque Saim e, em Jacarta, capital da Indonésia, os arranha-céus também se apagaram na hora prevista, como na China, que participou pela primeira vez desta campanha. A Europa se uniu ao movimento às 19h30 de Greenwich (16h30 de Brasília), com seus principais monumentos e edifícios simbólicos apagados em Londres, Paris, Bruxelas, Portugal, Roma e Madri, entre outras capitais. Paris, por exemplo, apagou o museu do Louvre, além da torre Eiffel, entre diversos outros pontos turísticos de primeira grandeza.

Em Londres, a tradicional Trafalgar Square, próxima ao rio Tâmisa, foi totalmente apagada, assim como, na Escócia, o castelo de Edimburgo e, em Portugal, a torre de Belém. Na Itália, a própria cúpula de São Pedro no Vaticano ficou às escuras, da mesma forma que a ponte de Rialto, em Veneza, e a Torre de Pisa, enquanto, no Egito, as pirâmides de Guiza também passaram uma hora sem luz.

Além do Cristo Redentor, o continente americano incluiu na Hora do Planeta obras como o Obelisco de Buenos Aires; a Casa Branca, em Washington; a Times Square, em Nova York e a ponte Golden Gate, em San Francisco. O Havaí será o último local do planeta a apagar as luzes. O Japão e a Arábia Saudita foram os únicos países do grupo do G20 (Grupo dos Vinte, que reúne os países mais ricos e principais emergentes) a não respaldar oficialmente a iniciativa.

Esta campanha pretende pressionar os líderes mundiais que irão à Conferência sobre Mudança Climática de Copenhague, em dezembro, a firmar uma redução "definitiva" da emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Fonte: Folha Online

segunda-feira, 30 de março de 2009

Concurso Público UFTM (03 vagas para Biólogos) - EDITAL N. 15

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (www.uftm.edu.br) abriu as inscrições para concurso público na carreira de Magistério Superior, para provimento de cargos de Professor Adjunto (remuneração total de R$6.437,29).

As vagas para Biólogos são nas áreas de:

1) Morfofisiologia celular e tecidual, Estudos e Desenvolvimento de Projetos, Prática de Ensino, Atividades Acadêmico-científico-culturais e Estágio Curricular Supervisionado;

2) Célula e tecidos vegetais, Estudos e Desenvolvimento de Projetos, Prática de Ensino, Atividades Acadêmico-científico-culturais e Estágio Curricular Supervisionado;

3) Diversidade de vertebrados, geologia e paleontologia, Estudos e Desenvolvimento de Projetos, Prática de Ensino, Atividades Acadêmico-científico-culturais e Estágio Curricular Supervisionado.


As inscrições devem ser feitas no Centro Educacional e Administrativo da UFTM - Departamento de Recursos Humanos – Av. Frei Paulino n° 30 – Bairro Abadia – Uberaba-MG até o dia 30 de abril de 2009 (quinta-feira).

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
http://www.uftm.edu.br/drh/docente/EDIdrh090327114510.pdf

Concurso Público UFTM (06 vagas para Biólogos) - EDITAL N. 20/09

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (http://www.uftm.edu.br/) abriu as inscrições para concurso público na carreira de Magistério Superior, para provimento de cargos de Professor Adjunto (remuneração total de R$6.437,29).

As vagas para Biólogos são nas áreas de Anatomia Humana; Fundamentos de Bioquímica e Biofísica; Farmacologia; Genética; Histologia; Patologia Geral.

As inscrições deverão ser feitas no Centro Educacional e Administrativo da UFTM - Departamento de Recursos Humanos – Av. Frei Paulino n.30 – Bairro Abadia – Uberaba-MG, no período de 22 de abril a 22 de maio de 2009.

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
http://www.uftm.edu.br/drh/docente/EDIdrh090318094822.pdf

Concurso Público Professor UFT (04 vagas para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público da UFT, Universidade Federal do Tocantins, que objetiva selecionar Professor Assistente e Professor Adjunto.

As inscrições serão recebidas através do website www.uft.edu.br, a no período de 23 de março de 2009 até às 22:00h do dia 05 de abril de 2009 (horário de Palmas-TO).

As vagas para Biólogos são nas áreas de: Ensino de Ciências; Ensino da Botânica; Ciências Agrárias e Tecnológicas

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
http://www.copese.uft.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1471&Itemid=45

REVENDO CONCEITOS E DISCUTINDO A HOMOSSEXUALIDADE

Por: Profª.Uly Milward de Azevedo (bióloga)
Colaboração: Drª.Juliana Ferreira (psicóloga)
Revisão/Colaboração: Kátia Flamiguh (Pedagoga/psicopedagoga/psicanalista)

A sexualidade surge como determinante da nossa existência, nosso pensamento e nossa conduta, passando sem dúvida por vários estágios de evolução. Considerando um assunto tão amplo, iremos nos deter num ponto altamente controverso e polêmico: a homossexualidade. Entende-se por homossexual o indivíduo que, ativa ou passivamente, procura o prazer sexual através do contato com pessoas do mesmo sexo. Porém, nem tudo está esclarecido (em relação a homossexualidade), pois o assunto não se esgota aqui. E este, já não é mais algo singular, mas parte interativa de um contexto mais complexo, que integra a personalidade do indivíduo. Entre os romanos a homossexualidade não era reprovada, mas tinha algumas regras (padrões de comportamentos éticos e morais pré-definidos). Tirando as regras que sempre existem em qualquer cultura, a homossexualidade era muito presente em Roma e praticada por todos inclusive pelos Césares.

Isso também acontecia na Grécia antiga. Lá, os homens conviviam e disputavam a supremacia com homens, onde "o ideal de excelência era masculino" (leia-se ‘Olimpíadas’; o amor puro e verdadeiro era entre homens – à mulher cabia somente o papel da reprodução para perpetuar a espécie -, leia ‘O Banquete de Platão’). Este pensamento pode explicar a homossexualidade grega. Em Israel, também existiram a homossexualidade e a prostituição, que tiveram seus períodos de intensa ocorrência. Passado o período que a história chama de pagão, surge a igreja católica exercendo todo seu poder sobre os homens. Tanto a heterossexualidade como a homossexualidade são condenadas. Entretanto, diante do impulso sexual a igreja passa a "tolerar" a heterossexualidade, mas joga sobre a homossexualidade, toda a sua indignação.

Os castigos para os atos homossexuais na idade média eram duros. Apesar disso o homossexual era considerado apenas um perverso. No final do século XVIII, o homossexual se torna um monstro, um anormal. Era considerado uma ofensa à criação, uma figura diabólica. E a igreja estava pronta a insistir nisso. O homossexualismo hoje está e sempre esteve ligado à idéia de repugnância, aberração e desprezo. Isso influencia profundamente o modo geral de encarar a questão. Pois já se parte do pressuposto de uma atitude cultural altamente arraigada na formação de cada um advinda da imposição da própria estrutura sócio-cultural através dos tempos. Ainda que algumas pessoas defendam sua “modernidade” quanto a encarar esses fatos, há sempre que se avaliar e confrontar sua realidade emocional com a racional, pois uma se distancia muito da outra, onde todos dão a falsa impressão (além da pretensão) de procurar assumir uma postura que não seja preconceituosa. O que vemos, entretanto, é que a sociedade contemporânea ocidental está subordinada e recheada de restrições de todas espécies e ordens quanto aos padrões comportamentais.

E é justamente aí o ponto de conflito que envolve o homossexual: ele é atingido na sua auto-estima, no desejo e necessidade da aprovação alheia quando confrontado aos moldes morais existentes. Atualmente, viu-se descartada a questão da homossexualidade como doença, falta de vergonha ou opção sexual. Estudos recentes registraram dados relevantes ao assunto, baseados na genética e nas proporções hormonais do indivíduo para rejeitar as opções anteriores. Hoje talvez seja mais fácil para nós compreendermos os direitos e escolhas individuais. Entender que o respeito a eles é fundamental para a qualidade de vida. Talvez seja a única forma de eliminarmos o preconceito e tornar melhor a vida em sociedade.

Homossexualidade não é uma doença e, portanto, não é contagiosa. O nosso preconceito sim, esse é contagioso e destrói. Não devemos esquecer que um homem tem inúmeros papéis em sua vida. Ele é filho, irmão, sobrinho, neto, cunhado, empregado, namorado, aluno, amigo, tem dons intelectuais ou manuais, pode ser homo ou hetero sexual. Não se pode avaliar um homem ou mulher apenas por uma de suas características e opção sexual sob pena de perdermos o melhor que ele (a) tem para nos oferecer. Descrever a homossexualidade como um simples caso de escolha é ignorar a dor e confusão por que passam tantos homens e mulheres homossexuais quando descobrem a sua orientação sexual. É absurdo pensar que esses indivíduos escolheram deliberadamente algo que os deixa expostos à rejeição por parte da família, amigos e sociedade.

Há ainda muito a aprender sobre a sexualidade humana. Você pode não aceitar, não entender, mas deve respeitar as diferenças, a diversidade de opiniões; pois, o homossexual é um ser humano como outro qualquer. O ser humano foi dotado de livre arbítrio pela graça divina; e você, como um ser humano que é, pode exercitar seu livre arbítrio através do bom senso e da tolerância. Sobretudo, todos devemos estar despidos da hipocrisia e da dificuldade em admitir e assumir a existência dessa problemática. Somos o resultado e expressão de nossa história de vida…

Não somos autores ,nem senhores de nossa história, mas efeitos dela. Da mesma forma que, muitos de nossos atos podem ser realizações de um inconsciente que desconhecemos e que repetimos vida afora. Comportamentos que a moralidade julga imorais são realizados como autodefesa do sujeito, que os emprega para defender sua integridade ameaçada… Se são tais atos ditos moralmente condenáveis, como julgá-los? O sujeito simplesmente absorve os valores do seu meio social e da religião, os quais, por vezes, não deixa de ser um campo de batalha entre desejos e censuras.

E a pior das batalhas é a interior, travada na nossa consciência. Devemos propor e harmonizar,tanto quanto for possível, esses valores a nível de nossa consciência;que, por livre e espontânea vontade, se fortalecerá enquanto instância superior e inata ao ser humano. Somos eticamente livres e responsáveis não porque possamos fazer tudo quanto queiramos, nem porque queiramos tudo quanto possamos fazer, mas porque aprendemos (ou tentamos aprender) a discriminar as fronteiras entre o permitido e o proibido, tendo como critério essencial e primordial a ausência de agressão quanto ao direito do outro,seja este de que ordem for. E que fique subentendida na mensagem, que o assunto discutido não foi nunca colocada na forma de incentivar mas de esclarecer e orientar quanto ao “ser homossexual” e à própria homossexualidade.

FONTES DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Legisla%C3%A7%C3%A3o_sobre_a_homossexualidade_no_mundo
2) http://homossexualidade.sites.uol.com.br/index1.htm
3) http://www.afh.bio.br/reprod/reprod7.asp
4) http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/site/reportagem.asp?id=146
5) http://www.ceccarelli.psc.br/artigos/portugues/html/homossexueprec.htm

Enviado por Uly Milward de Azevedo, dia 27/03/09

Críticas, dúvidas e/ou sugestões serão bem-vindos e poderão ser enviados ao e-mail: umabio75@yahoo.com.br

sexta-feira, 27 de março de 2009

Blog Via Gene

A professora da UFSCar/Sorocaba Ana Cláudia Lessinger (doutora em Genética e Biologia Molecular) comanda o blog Via Gene.

O veículo eletrônico possui textos informais sobre conteúdos de genética e evolução, com comentários gerais e específicos a respeito de novidades e polêmicas em ciência.

Para acessar o blog, clique no link:
http://www.viagene.blogspot.com/

Blog Rastro de Carbono

O blog Rastro de Carbono trata principalmente sobre os seguintes temas: aquecimento global, efeito estufa e mudanças climáticas.

O veículo eletrônico é escrito por uma Bióloga e existe há quase dois anos. O blog participa do ScienceBlogs (a maior rede de blogs de Ciências do mundo).

Para acessar o Rastro de Carbono, clique no link:
http://scienceblogs.com.br/_br/rastrodecarbono/ .

quinta-feira, 26 de março de 2009

IV CBH


A Sociedade Brasileira de Herpetologia e a Universidade de Brasília irão promover o IV Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH), que será realizado na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis, Goiás, de 12 a 17 de julho de 2009.

O evento contará com mini-cursos e simpósios.

O envio de resumos e os descontos especiais para as inscrições terão a data limite de 30 de abril de 2009 (quinta-feira).

Maiores informações no site da Sociedade Brasileira de Herpetologia: http://www.sbherpetologia.org.br/


IX Congresso de Ecologia do Brasil


De 13 a 17 de setembro de 2009, em São Lourenço (MG) irá ser realizado o IX Congresso de Ecologia do Brasil.

O evento contará com palestras, mini-cursos, concurso de fotografias e uma feira de exposição.

O dia 31 de junho de 2009 é data limite para submissão de trabalhos e para inscrições com desconto.

Maiores informações pelo site: http://www.seb-ecologia.org.br/ixceb/ .

Lei falha converte biólogo que porta arma em bandido

Mesmo com licença do Ibama, pesquisadores que coletam espécimes têm tido armas apreendidas pela Polícia Federal . Estatuto de 2004 não prevê figura do coletor entre os profissionais autorizados a usar arma; grupo articula manifesto para autoridades


Rafael Garcia - 01.nov.08/Folha Imagem

Alexandre Aleixo, ornitólogo do Museu Goeldi, dentro da mata no Pará com sua espingarda


RAFAEL GARCIADA
REPORTAGEM LOCAL

Uma omissão na legislação que trata do porte de armas de fogo tem levado biólogos a inesperadas passagens pela polícia. Impossibilitados de portar espingardas desde 2004 -data de criação do Estatuto do Desarmamento-, pesquisadores devidamente autorizados pelo Ibama para coletar animais têm tido armas apreendidas e licenças de trabalho negadas pela Polícia Federal.Um abaixo-assinado que circula desde o ano passado entre diversas classes de biólogos deve ser encaminhado em breve a autoridades federais.

O manifesto, assinado por pesquisadores das principais universidades e museus brasileiros, pede a criação de uma nova categoria legal, a de coletor/pesquisador, na lista dos profissionais autorizados a transportar armas.Segundo o documento, a impossibilidade de coletar animais por tiro não afeta só a biologia básica.

A criação de reservas e o controle de zoonoses também são dificultados."A gente tem o exercício pleno da profissão tolhido por causa de um preconceito contra a arma, que é uma ferramenta de trabalho", afirma o ornitólogo Rômulo Ribon, da Universidade Federal de Viçosa, um dos articuladores do abaixo-assinado. "Você consegue ou não a licença dependendo da boa vontade do delegado."

Apreensão e inquérito
B.T.T., biólogo ouvido pela Folha, não teve essa sorte com o policial que fiscalizou seu equipamento na volta de uma missão de campo na Amazônia. Mesmo apresentando documentação conforme a PF recomenda, ele foi barrado antes de um voo doméstico."O delegado apreendeu minha arma e ameaça me processar. Tive de pagar um advogado", conta. "Ele está fechando inquérito agora e vai encaminhar ao Ministério Público, sugerindo que a arma seja devolvida. Vai depender de eles [promotores] aceitarem ou não."O delegado que inspecionou o biólogo aparentemente contrariou a recomendação do Sinarm (Serviço Nacional de Armas), administrado pela PF.

"A atividade do coletor de espécimes pode ser desenvolvida de forma lícita se ele tiver um certificado de registro de caçador junto ao Comando do Exército, e também -para não configurar um crime ambiental- uma autorização do Ibama para fazer o abate", afirma Douglas Saldanha, delegado-chefe-substituto do Sinarm. "Ele precisa também transportar a arma desmuniciada, num estojo adequado, desmontada, e não pode usá-la num meio urbano."B.T.T, porém, disse que havia seguido as regras à risca.

Outro biólogo entrevistado pela Folha, S.N.M., teve uma burocracia a mais antes de ir para uma missão de campo."O trabalho envolvia um transporte interestadual, e eu dependia de uma ata da PF para levar a arma", conta. "Fui lá, expliquei toda a situação. O delegado fez mil perguntas."Após um gesto de compreensão e de uma despedida cordial, o biólogo teve o pedido apreciado pelo delegado alguns dias depois: "Foi indeferido".O episódio, diz, aconteceu em 2002, quando a legislação de armas era mais permissiva. Diante da necessidade de dados para seu doutorado, porém, o pesquisador não teve dúvidas. "Não obtive a licença para transportar a arma, mas acabei levando mesmo assim."

Filme queimado
Ribon reconhece que biólogos agem "na clandestinidade" ocasionalmente. "Mas a gente pede para eles não fazerem assim, porque isso vai "queimar o filme" da classe", diz.Saldanha, da Polícia Federal, apela para o fato de que "é possível exercer a atividade licitamente" -e de que biólogos não têm foro privilegiado. Mas reconhece que a lei não ajuda. "Para que não houvesse nenhuma insegurança jurídica, o ideal seria que a legislação fosse um pouco mais específica", diz.Até agora, porém, os biólogos não conseguiram cativar o Poder Legislativo. "Contatei oito deputados federais e só um se dispôs a ajudar", diz Ribon.

Fonte: Folha de São de Paulo

quarta-feira, 25 de março de 2009

Inscrições Prorrogadas - Curso de Biosseguridade e Biossegurança em Florianópolis

A Associação Nacional de Biossegurança - ANBio está organizando o Curso de Fortalecimento das Ações de Biosseguridade e Biossegurança em Florianópolis no período de 06 a 09 de Abril de 2009 na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O objetivo do curso é introduzir os princípios fundamentais dos laboratórios, no campo da Biosseguridade, considerando a estrutura e marcos regulatórios de Biossegurança nos países da América Latina, bem como a importância da adoção de medidas preventivas para controlar as ameaças biológicas relacionadas às pesquisas de duplo o laboratório.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 27 de Março de 2009 através do site da ANBio - http://www.anbio.org.br/, os selecionados serão avisados dia e-mail até o dia 30 de Março de 2009.

O curso é gratuito e com vagas limitadas. Haverá seleção dos candidatos, sendo dada prioridade para profissionais que trabalhem com material biológico classe de risco 3.

Público alvo: pesquisadores de laboratório e reguladores do Brasil e a América Latina.

Para inscrições e maiores informações acesse a página da ANBio: http://www.anbio.org.br/

Concurso Público UERJ - Professor de Biofísica

O Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ abriu as inscrições para a contratação de professor de Biofísica (remuneração de R$3.934,07).

O pedido de inscrição poderá ser realizado no período de 01/03/2009 à 31/03/2009, na Secretária do Laboratório de Ciências Radiológicas - LCR, na sala 136 no 1º andar do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, situado à Rua São Francisco Xavier 524, das 9:00 às 17:00 hs, telefones (21) 2587-7793/7794/7795.

Maiores informações pelo edital do concurso no link:
http://www.crbio04.gov.br/images/stories/fruit/concursouerj.doc

Embrapa Cerrados - Demanda Opinião Pública

A Embrapa Cerrados (empresa pública de pesquisa) está consultando o público, sobre quais espécies e áreas temáticas deve focar em projetos nos próximos quatro anos.

Para participar e dar sua opinião, clique no link: http://www.cpac.embrapa.br/enquete/

Instituto Chico Mendes contrata consultores (01 vaga para Biólogo)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade abriu processo seletivo simplificado para a contratação de consultores referente ao Projeto para a Conservação e Manejo dos Ecossistemas Brasileiros - PROECOS - Projeto PNUD BRA/00/009.

Existe apenas uma vaga destinada a Biólogos e o trabalho exigido será o de ministrar cursos sobre a técnica de Meliponicultura para as comunidades do entorno da Reserva Biológica do Uatumã, AM.

Os currículos devem ser encaminhados até o dia 03 de abril de 2009 (sexta-feira).

Maiores informações pelo link:
http://www.icmbio.gov.br/ChicoMendes/Editais/Edital00120091Revisto.pdf

Concurso Professor Adjunto UFMG - Bioinformática e Patologia (03 vagas para Biólogos)

A UFMG abriu as inscrições para o concuro público destinado a contratação de professor adjunto.

As vagas para Biólogos são nas áreas de: Bioinformática (01 vaga - término das inscrições dia 18 de junho de 2009) e Patologia (02 vagas - término das inscrições dia 20 de abril de 2009).

As inscrições serão feitas na Secretaria da Unidade a que se destina o concurso, no horário no horário de 08h às 11h e das 14h às 17h, nos dias úteis.

O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial da União em 18 de fevereiro de 2009, páginas 41 e 42, seção 3.Para acessa-lo, clique nos links:
http://www.crbio04.gov.br/images/stories/fruit/editalparte1.pdf e
http://www.crbio04.gov.br/images/stories/fruit/editalparte2.pdf

terça-feira, 24 de março de 2009

I Encontro Risco Biológico & Saúde sem Dano

(clique na imagem para amplia-la)

2º Encontro de Aquicultura


O 2º Encontro de Aquicultura irá ser realizado de 27 a 29 de março de 2009 na UNISANTA, Santos (SP). O encontro é uma realização da Universidade Santa Cecília.

O evento conta com mini-cursos, palestras e mesas-redondas.

Os objetivos do encontro são: promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à aqüicultura.

Maiores informações pelo site: http://sites.unisanta.br/aquiculturaunisanta/

XXVIII CBZ

O XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia irá ser realizado em fevereiro de 2010, na capital do Estado do Pará, em Belém.

O evento contatá com simpósios, palestras, painéis e mini-cursos. O tema escolhido para a vigésima oitava edição do Congresso Brasileiro de Zoologia será "Biodiversidade e Sustentabilidade".

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento: www.cbzool2010.com.br

Concurso Professor Adjunto UFMG - Citologia e Histologia

A UFMG abriu as inscrições para o concuro público destinado a contratação de professor adjunto.

As inscrições serão feitas na Secretaria do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Departamento de Morfologia) no horário de 08h às 11h e das 14h às 17h, nos dias úteis.

O prazo para inscrição vai até o dia 29 de abril de 2009.

O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial da União em 27 de fevereiro, página 41, seção 3.

Para acessa-lo, clique no link:
http://www.crbio04.gov.br/images/stories/fruit/editacitohist.pdf

BOLSA/DTI III-CNPq

O Prof. Sérgio Costa, do departamento de Bioquímica da UFMG/ICB, oferece 01 bolsa DTI II.

Requisitos:

a) ter concluído o DOUTORADO em: Ciências Biológicas, Bioquímica, Farmácia, Med. Veterinária etc, com experiência em atividades de pesquisa;

b) NÃO estar vinculado ao mercado de trabalho

;c) dedicar-se em tempo adequado ao projeto, 40 h semanais. Ter experiência comprovada em: biologia molecular, expressão e purificação de proteínas.

Enviar Currículo para:
sandrafch@icb.ufmg.br

Maiores informações pelo telefone: (31) 3409-2513

segunda-feira, 23 de março de 2009

INCISA divulga cursos de Pós-Graduação

O Instituto Superior de Ciências da Saúde (INCISA) divulga seus Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, com início em abril de 2009.

São eles: Biotecnologia e Gestão Ambiental EIA/RIMA.

Prazo para reserva: até 31/03/2009.

Local: Unidade de São Paulo - SP
Rua Martinico Prado nº 26 Conjs. 141, 142, 143 e 144.
Edifício Itamaraty - CEP 01224-010
Bairro Sta Cecília
São Paulo - SP
Tel. (11) 3222-9183
Informações: www.incisasp.com.br

22 de Março: Dia Mundial da Água

Para chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março. A ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água".

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: IBGE

SINAFERM 2009


Entre os dias 02 e 05 de agosto de 2009, Natal sediará o XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos – SINAFERM 2009.

Essa edição abrange as áreas de Biotecnologia Ambiental, Biologia Molecular Aplicada a Bioprocessos, Cultura de Células Animais, Engenharia Metabólica e Fisiologia, Fermentação no Estado Sólido, além da Modelagem e Controle de Bioprocessos, Processos Enzimáticos e Fermentativos e Recuperação e Purificação de Bioprodutos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de seu Departamento de Engenharia Química, coordena e organiza o SINAFERM 2009, contando com a colaboração de outras quatro universidades nordestinas: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal de Campina Grande.

Os autores devem enviar os trabalhos completos até 30 de março de 2009, para avaliação pelo Comitê Científico.

Maiores informações no site oficial do evento: http://www.sinaferm2009.com.br/

Conferência Internacional sobre Micorrizas (ICOM)


A Universidade Federal de Viçosa, juntamente com a Sociedade Internacional de Micorrizas (International Mycorrhiza Society – IMS – http://www.mycorrhizas.org/) está organizando a 6ª Conferência Internacional sobre Micorrizas - International Conference on Mycorrhiza - ICOM 6, a ser realizado de 9 a 14 de agosto de 2009, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com o tema ‘Beyond the roots”. O Comitê organizador conta com apoio da UFV e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Conferência Internacional sobre Micorrizas (ICOM) é um fórum internacional dos pesquisadores envolvidos com as áreas científicas e aplicada relacionada à simbiose micorrízica, associação mutualista entre fungos do solo e raízes de plantas. A conferência permite aos participantes apresentar à comunidade as suas pesquisas atuais e também novas metodologias e processos. É a oportunidade de participar de simpósios e workshops para discussão de aspectos relacionados à associação micorrízica.

Os ICOMs são uma ponte entre os diversos pesquisadores que atuam na área biológica, agronômica e florestal e é o fórum internacional de discussão sobre os mais recentes avanços na pesquisa e desenvolvimento em micorrizas. É, sem dúvida, a conferência da área onde os principais grupos de pesquisadores se encontram e onde se discute o estado da arte da Micorrizologia no mundo.

Os ICOMs já foram realizados em diferentes países e o número de participantes vem crescendo a cada evento, mostrando a importância e o interesse despertado pelo assunto. Constata-se grande representatividade da comunidade científica, com a participação de pequisadores de cerca de 50 países.

A comissão organizadora espera que o ICOM 6 seja o palco onde as micorrizas possam ser valorizadas como importantes componentes ecológicos, estendendo o entendimento dessa simbiose para além das raízes (Beyound the Roots).

Maiores informações pelo site oficial do evento: http://www.icom6.com.br/

sexta-feira, 20 de março de 2009

XII Congresso Brasileiro de Limnologia

De 23 a 27 de agosto de 2009, em Gramado/RS, irá ser realizado o XII Congresso Brasileiro de Limnologia (XII CBL).

O evento contará com palestras, mesas redondas e oficinas.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de abril de 2009 (quinta-feira).

A submissão de resumos deve ser feita até o dia 10 de maio de 2009 (domingo).

Maiores informações no site oficial do evento: www.sblimno.org.br/XIICBL/

Blog - Etologia

A Sociedade Brasileira de Etologia (http://www.etologiabrasil.org.br/) possui um blog.

O veículo eletrônico foi criado no final do ano passado e tem a função de divulgar notas e informações ligadas a etologia.

Para acessar o blog, clique no link: http://etologiabrasil.blogspot.com/

Blog Caapora

O Biólogo Luciano Lima escreve o blog Caapora.

O veículo eletrônico foi criado em agosto de 2008 e tem como foco textos sobre zoologia, evolução, conservação e fotografia de natureza.

Para acessar o blog, clique no link: http://scienceblogs.com.br/_br/caapora/

quinta-feira, 19 de março de 2009

Biólogos descobrem nova espécie de borboleta na Colômbia

Uma nova espécie de borboleta, cuja principal característica são os bigodes que desenvolveu, foi encontrada por uma expedição em Serrania de los Yarigüíes, no noroeste da Colômbia, confirmou à Agência Efe a Fundação ProAves.A descoberta da nova borboleta, cujo nome científico é Splendeuptychia ackeryi, foi notificada pela revista científica "Zootaxa", destacou a porta-voz da ProAves, Diana Balcázar.

A "borboleta de bigode" foi encontrada pelos Biólogos Blanca Huertas e Cristóbal Ríos durante um trabalho de campo na região, declarada Parque Nacional em 2005 e onde a Fundação ProAves mantém duas reservas naturais. Huertas, também curadora do Museu de História Natural de Londres, analisou e comparou várias espécies com os materiais de outros museus e textos. No fim da pesquisa, descobriu que o exemplar, que tem as partes ao redor da boca peludas, ainda não era registrado. "Ao fazer as comparações, a Bióloga se deu conta de que era uma espécie nova", declarou a porta-voz da ProAves.

Fonte: da Efe, em Bogotá, Folha Online (março 2009)

CAPES seleciona projetos para intercâmbio com a França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deu início à seleção de projetos conjuntos para o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França, no âmbito do Programa CAPES/COFECUB. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, sendo que o prazo para apresentação de projetos termina em 30 de abril de 2009.

Realizado em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB) desde 1978, o programa visa a estimular a formação e o aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes vinculados a programas de pós-graduação de instituições por meio de projetos conjuntos. O programa CAPES-COFECUB financia a realização de missões de trabalho e de estudos. Para as missões de trabalho são concedidas passagens aéreas e diárias.

Para as missões de estudo há concessão de bolsas, passagens aéreas, seguro-saúde e auxílio-instalação a estudantes do lado brasileiro. As equipes brasileiras receberão ainda recursos de custeio no valor de até R$ 10 mil por ano. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, sendo que o prazo para apresentação de projetos termina em 30 de abril, para que no início de 2010 comecem as atividades com a liberação dos recursos.

As equipes participantes devem ser compostas de, no mínimo, quatro doutores, sendo a coordenação exercida por docente brasileiro com título de doutor obtido há pelo menos cinco anos, além de estarem vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela CAPES preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7.

A proposta apresentada deverá enfatizar a promoção do aperfeiçoamento de estudantes e jovens pesquisadores, por meio de estágios acadêmicos nas modalidades de doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral, além da mobilidade de docentes.

A duração prevista dos projetos selecionados é de até quatro anos, divididos em períodos de dois anos. Uma avaliação será efetuada no decorrer do segundo ano de execução para decisão sobre a renovação do projeto para o segundo período de dois anos.

Mais informações: www.capes.gov.br

Fonte: Agência FAPESP

Abertas inscrições para o concurso Green Talents

O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) está promovendo o concurso Green Talents – The International Forum for High Potentials in Green Technologies. As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 31 de maio de 2009.

O objetivo é selecionar jovens cientistas que se dedicam à busca e ao desenvolvimento de tecnologias ambientais sustentáveis. Os 15 candidatos selecionados entre cientistas de todo o mundo, participarão, ainda em 2009, de um programa de intercâmbio exclusivo na Alemanha, onde poderão fazer novos contatos e ampliar suas redes de pesquisa.

Além de uma semana de viagens pela Alemanha – na qual poderão interagir com instituições e empresas locais – os selecionados terão acesso a um diversificado programa cultural, a um workshop com especialistas alemães e a um encontro com a patrona do concurso, a ministra da Educação e Pesquisa do país, Annette Schavan.

Mais informações: www.research-in-germany.de/greentalents

Fonte: Agência FAPESP

Minicurso: Golfinhos e Baleias - Biologia Básica e Evolução

Data: 25 de abril 2009

Realização: Aquário de São Paulo

Ministrante:Prof. Dr. Mario Rollo, pesquisador e especialista em Cetáceos da UNESP - São Vicente - SP

Horário: das 8 às 12 horas

Local: Anfiteatro Aquário de São Paulo, São Paulo (SP)

Investimento: R$ 50,00

Reservas até 20 de abril

Informações:
Telefone: (11) 2914-1705
E-mal: inscrição@aquariodesaopaulo.com.br
Site www.aquariodesaopaulo.com.br

V Encontro Pesquisa em Educação Ambiental


Data: 30 de outubro a 02 de novembro de 2009

Realização: UFSCar, UNESP e FFCLRP/USP

Local: Universidade Federal de São Carlos,UFSCar , São Carlos (SP)

Período para envio de trabalhos: 30 de março a 19 de maio de 2009

Informações pelo e-mail: 5epea@epeatmp.br e pelo site http://www.epea.tmp.br/

quarta-feira, 18 de março de 2009

Site O Eco - Jornalismo Ambiental

O Eco é um site de jornalismo que trata de diversos assuntos, mas seu ponto de vista é a conservação da natureza. Desta perspectiva editorial, está aberto às opiniões divergentes, acolhe controvérsias e estimula debates.

O Eco publica crônicas, ensaios e artigos acadâmicos. O veículo eletrônico está mais empenhado na produção de notícias do que na cobertura da grande mídia.

O conteúdo do site é feito pela Associação "O Eco", uma entidade sem fins lucrativos criada em 2004.

Para ter acesso ao site O Eco, clique no link: http://www.oeco.com.br/capa

Blog Inteligência Ecológica

O Biólogo Renato de Mei Romero (formado pela UNESP - São José do Rio Preto, mestrado em Zoologia pela UESC - Ilhéus, doutorando pela UNESP em ecologia de ambientes aquáticos) escreve o blog Inteligência Ecológica.

O veículo eletrônico dedica-se a discutir questões relacionadas ao cotidiano científico ambiental, abordando temas como Meio Ambiente, Ciência, Biologia, Ecologia, Evolução, Comportamento, Sociedade e meios de consumo.

Apesar de não ser atualizado desse outurbro de 2008, vale à pena visitar o blog pelos posts antigos.

Para acessar o Inteligência Ecológica, clique no link:
http://inteligenciaecologica.blogspot.com/

Lista de Sites para download de artigos científicos

Segue abaixo lista de sites com acesso grátis a artigos científicos completos:

Portal para periódicos de livre acesso na Internet - http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp

OARE - http://www.oaresciences.org/en/

CAPES - http://acessolivre.capes.gov.br/

PNAS - http://intl.pnas.org/

SciELO - http://www.scielo.br/

Directory of Open Access Journals - http://www.doaj.org/

PubMed Central - http://www.pubmedcentral.nih.gov/

BioMed Central - http://www.biomedcentral.com/

Public Library of Science - http://www.plos.org/

Fonte: Blog Ecologia Evolutiva (http://ecologiaevolutiva.blogspot.com/)

Agenda de Cursos - Acquasolution


A Acquasolution (http://www.acquasolution.com/) é uma organização que auxilia na preservação da vida oferecendo soluções ambientais integradas no tratamento de água, efluentes líquidos e resíduos sólidos.

A empresa realiza anualmente treinamentos destinados à capacitação e ao aperfeiçoamento de profissionais que atuam nas áreas de meio ambiente e saneamento.

Segue abaixo o calendário de cursos promovidos pela Acquasolution em 2009:

Curso de Tratamento de Água – Módulo 01 Operação e Controle
24 de Outubro de 2009

Curso de Tratamento de Água - Módulo 02 Métodos e Análises para controle operacional
09 à 10 de Novembro de 2009

Curso de Tratamento de Água – Módulo 03 Dificuldades Operacionais
28 de Novembro de 2009

Curso de Tratamento de Efluentes - Módulo 01 Operação e Controle
24 à 27 de Março de 2009

Curso de Tratamento de Efluentes - Módulo 02 Métodos e Análises para controle operacional
11 à 13 de Maio de 2009

Curso de Tratamento de Efluentes - Módulo 03 Microbiologia dos lodos ativados
10 à 12 de Agosto de 2009

Curso de Tratamento de Efluentes - Módulo 04 Dificuldades Operacionais
28 à 29 de Setembro de 2009

Curso de Reuso de Águas
27 de Junho de 2009

Curso de Tratamento de Lodo de ETA e ETE
11 de Julho de 2009

Curso de Tratamento de Efluentes Processo Físico Químico
06 de Junho de 2009

Local dos Treinamentos - São José dos Campos - SP
Maiores informações acesse: http://www.acquasolution.com/
Telefone: (12) 3922-2439 (12) 3322-3431
E-mail: cursos@acquasolution.com

Concurso Público UFVJM - Professor Substituto Zoologia

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM realizará seleção de professor substituto, para contratação temporária.

A vaga é para as disciplinas Zoologia Geral, Zoologia e Cordados e Laboratório de Ensino em Zoologia.

As inscrições poderão ser feitas até dia 27 de março na Superintendência de Recursos Humanos/UFVJM, à Rua da Glória nº 187- Bairro Centro - Diamantina. Tel.(38) 3531-3818, de 08h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (38)3531-3818 e pelo site http://www.ufvjm.edu.br/ .

terça-feira, 17 de março de 2009

15º Curso de Controle Microbiano de Insetos COMINT - Fungos entomopatogênicos

Informações do evento

Data
06, 07 e 08 de abril de 2009

Local
Lab. de Controle Biológico – CEIB – Campinas-SPAuditório: Lab. de Controle Biológico – “Walter O. Henrich”

Promoção
Instituto Biológico/CEIB/Lab. Controle Biológico

Apoio
Fundag

Informações e Inscrições
José Eduardo Marcondes de Almeida
jemalmeida@biologico.sp.gov.br ou 19 3252 2942

Vagas
10

Público Alvo
Eng. Agrônomos, Biólogos, Técnicos agrícolas e Estudantes

Coordenação
José Eduardo Marcondes de Almeida

Objetivo
Transmitir noções teóricas de fungos entomopatogênicos e sua aplicação no controle biológico de pragas, além de noções práticas para a produção de bioinseticidas a base desses microrganismos.

Programação do evento
Dia 6 de abril de 2009 - Segunda-feira 13h
ABERTURA
Palestra: Avaliação do Controle microbiano no Brasil
Palestrante: Dr. Antonio Batista Filho - IB/CEIB 14h30
Aula Teórica: Fungos entomopatogênicos - Palestrante: Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida - IB/CEIB 17h ENCERRAMENTO

Dia 7 de abril de 2009 - Terça-feira 8h Aula prática: Laboratório de produção de fungos entomopatogênicos Esterilização de material e meios de cultura Meios de cultura Isolamento de fungo (M. anisopliae) de insetos e do solo. Identificação Preparo de meio de arroz.
Palestrante: Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida IB/CEIB 12h
ALMOÇO
13h30 Aula prática: Inoculação Preparo de matrizes de M. anisopliae Preparo de material para controle de qualidade.Palestrante: Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida - IB/CEIB
17h ENCERRAMENTO

Dia 8 de abril de 2009 - Quarta-feira 8h Aula prática:
Padronização de bioinseticidas
Viabilidade de bioinseticidas
Conservação e formulação de bioinseticidas
Aplicação de bioinseticidasPalestrante: Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida - IB/CEIB
12h ALMOÇO 13h30 Aula prática: Produção em meio líquido Formulação fungos entomopatogênicos. Biofábrica Palestrante: Dr. Luís Garrigós Leite - IB/CEIB
17h ENCERRAMENTO

VI SEMANA DE BIOLOGIA MARINHA E GERENCIAMENTO COSTEIRO

Conservar: resguardar de dano, decadência; preservar (FERREIRA, A. B. H).

Essa vem sendo a maior preocupação dos estudantes e profissionais da Biologia - a conservação da natureza - e por isso foi escolhida como o tema da VI SEMANA DE BIOLOGIA MARINHA E GERENCIAMENTO COSTEIRO, que será realizada no Campus do Litoral Paulista da UNESP, de 20 a 24 de abril de 2009.

O evento objetiva a divulgação de conhecimentos relacionados a áreas da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro através de palestras, workshops, mini-cursos, micro-cursos, mesas-redondas, oficinas e um mini-congresso, a fim de despertar na população o interesse sobre questões ambientais.

Aos estudantes será proporcionada a oportunidade de apresentação de projetos desenvolvidos na Universidade, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes e profissionais.

Maiores informações pelo site www.clp.unesp.br/semana/index.php

Concurso Público UFPE (06 vagas para Biólogos)

A Universidade Federal de Pernambuco - UFPE abriu as incrições para concurso público de provas e títulos, para provimento de cargos docentes da carreira do magistério superior (professor adjunto, regime de dedicação exclusiva).

As vagas para Biólogos são nas áreas de Fisiologia; Citologia, Embriologia e Histologia; Anatomia Humana; Biologia da Conservação; Microbiologia; Arqueologia Pré-histórica.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de março de 2009, pelo período de 60 dias. o candidato deve requerer sua inscrição na Secretaria da Diretoria do Centro Acadêmico ao qual esteja vinculado o departamento ou Curso para o qual se destina o concurso.

Também serão aceitas as inscrições por procuração ou por via postal (SEDEX).

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
http://www.proacad.ufpe.br/dde/edital_prof_magisterio_superior_2009/edital_25_18022009_recife/edital_25_18022009_recife.pdf

Abertas as inscrições para o VI CBUC

Estão abertas as inscrições para o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) que acontecerá entre os dias 20 e 24 de setembro, no Expo Unimed, em Curitiba. As inscrições para trabalhos científicos podem ser feitas até o próximo dia 31 de março e as inscrições para participantes – profissionais, estudantes, funcionários públicos ou membros da Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação – se encerram no dia 21 de agosto, sendo que existem duas chamadas com preços promocionais. Em ambos os casos, as inscrições são on-line e podem ser feitas pelo site do evento: www.fundacaoboticario.org.br/cbuc.

O CBUC foi criado em 1997 pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com outras instituições, e tem se mostrado um evento aglutinador de pessoas, idéias e projetos de diversas partes do mundo. Além da programação oficial de conferências, o CBUC também conta com a Mostra de Conservação da Natureza, que está em sua terceira edição, e é aberta ao público. Empresas interessadas em apoiar o evento ou participar da Mostra podem entrar em contato pelo e-mail congressouc@fundacaoboticario.org.br.

Prefeitura de Belo Horizonte comemora Dia Mundial das Águas nos parques municipais

Para comemorar o Dia Mundial das Águas – 22 de março –, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais, programou diversas atividades gratuitas em cinco parques da capital: Fazenda Lagoa do Nado (Pampulha), Nossa Senhora da Piedade e Ecológico Primeiro de Maio (região Norte), Américo Renné Giannetti e das Mangabeiras (regional Centro-Sul).

De 18 a 24 de março, serão oferecidos aos visitantes oficinas de arte e educação, apresentações teatrais, trilhas, contação de histórias, jogos pedagógicos, exposições educativas e painéis de percepção ambiental.

Ainda na programação do Dia Mundial das Águas, a Secretaria Regional de Políticas Sociais Norte, em parceria com a fundação, irá promover, no dia 21, das 10h às 15h, no Parque Nossa Senhora da Piedade, o “Dia D no Parque contra a Dengue”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade local quanto ao alto número de casos da doença na região.

Programação

Dia 18 - Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapuã)
8h às 10h30 e 13h às 15h30 - Painel de percepção ambiental, oficinas de arte-educação, contação de histórias e jogos pedagógicos
10h30 e 15h30 - Teatro com a Trupe Gaia

Dia 19 - Parque Nossa Senhora da Piedade (rua Rubens de Souza Pimentel, 750, bairro Novo Aarão Reis)
8h às 11h e 13h às 16h - Painel de percepção ambiental, oficinas de arte-educação, contação de histórias e jogos pedagógicos
10h30 e 15h30 - Teatro com o grupo Até Tu SLU

Dia 20 - Parque Ecológico Primeiro de Maio (rua Joana D’Arc, 190, bairro Primeiro de Maio)
8h às 11h e 13h às 16h - Painel de percepção ambiental, oficinas de arte-educação, contação de histórias e jogos pedagógicos
10h30 e 15h30 - Teatro com o grupo Até Tu SLU

Dias 21 e 22 - Parque das Mangabeiras (avenida José do Patrocínio Pontes, 580, bairro Mangabeiras)
9h às 16h - Trilhas ecológicas, oficinas de arte-educação, exposição educativa, painel de percepção ambiental, contação de histórias e jogos pedagógicos
11h - Teatro com a Trupe Gaia

Dia 24 - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1.377, Centro)
9h – Abertura das atividades pelo secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos
9h às 16h - Exposição educativa
9h10 e 14h10 - Teatro do programa Nascentes
9h30 e 14h30 - Trilha das Águas
10h40 e 15h40 - Teatro com o grupo Até Tu SLU

segunda-feira, 16 de março de 2009

Concurso Público SABESP (09 vagas para Biólogos)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público da SABESP, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que visa selecionar pessoal para atender a reestruturação nos quadros de colaboradores da Sabesp, sob regime CLT.

As provas serão aplicadas simultaneamente nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos Itapetininga, Presidente Prudente, Botucatu, Registro, Lins, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Itatiba e Franca, na data inicialmente prevista para 10 de maio de 2009.

As inscrições deverão ser feitas mediante acesso ao website da empresa organizadora do concurso em www.esppconcursos.com.br, até o dia 07 de abril de 2009 (terça-feira).

As nove vagas para Biólogos exigem Carteira Nacional de Habilitação Categoria "B".

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
http://www.esppconcursos.com.br/concurso/sabesp-0902/docs/sabesp-001-11-03-2009.pdf

Biólogo mineiro identifica 7 novas espécies de abelhas

AE - Agência Estado

SÃO PAULO - O biólogo André Nemésio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em abelhas da subtribo Euglossina e torcedor fanático do Atlético Mineiro, identificou sete novas espécies de abelha da mata atlântica. A descoberta foi publicada na mais conceituada revista de taxonomia (a ciência que descreve espécies) do mundo, a Zootaxa e faz parte do trabalho de doutorado do biólogo. Entre as espécies descobertas está a Eulaema atleticana, batizada assim em homenagem clube do pesquisador mineiro.

"Até onde eu pude pesquisar, é a primeira vez que um bicho é batizado em homenagem a um clube de futebol", disse o pesquisador. Aos olhos fanáticos de Nemésio - que conta já ter passado 36 horas numa fila, "debaixo de chuva", para comprar ingressos para um jogo do Atlético na 2ª divisão - o padrão de listras pretas e douradas do corpo da abelha lembra o padrão de listras da camisa do Galo. Daí o nome mineiro - apesar de a espécie ter sido descoberta na Bahia.

É muito comum na taxonomia que os nomes de espécies prestem alguma homenagem. Outra das espécies descritas por Nemésio, a Euglossa carolina, foi batizada em homenagem a três Carlos: Carolus Linnaeus (inventor da taxonomia moderna), Carlos Garófalo (professor da USP de Ribeirão Preto) e Charles Michenes (segundo Nemésio, o mais importante ?abelhólogo? do mundo). As sete espécies foram descobertas dentro de um processo amplo de revisão da nomenclatura de todas as espécies de abelhas euglossinas da mata atlântica.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Congresso Latino Americano e Brasileiro de Higienistas de Alimentos


Com o marco histórico de 20 anos de existência do Congresso Latino Americano e Brasileiro de Higienistas de Alimentos, alinhados ao III Encontro de Centros de Controle de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos (CBMVHA) se prepara para realizar sua décima edição.

Conferências, debates, painéis, fóruns, experiências bem sucedidas, cursos pré-congressos, somados aos trabalhos científicos que serão apresentados em sessões simultâneas na forma de pôsteres, que estarão acessíveis, ainda, em Edição Especial da Revista Indexada - Higiene Alimentar em forma de resumo expandido – constituem o programa científico que será dedicado aos profissionais da área do ALIMENTO, SAÚDE E AMBIENTE, ratificando o seu caráter multidisciplinar.

Para complementar a estas atividades, existirão espaços reservados para Organizações nacionais e internacionais.

O tema Central do Congresso este ano será:
"DA ALIMENTAÇÃO À SAÚDE: EQUILÍBRIO, CONTRASTES E RESPONSABILIDADE"

O evento acontecerá em Florianópolis, de 21 a 24 de abril de 2009.

Inscrições e maiores informações no site oficial do evento:
http://www.higienistas2009.com.br/

sexta-feira, 13 de março de 2009

A Mata Atlântica

Por Cristina R R Koszo. - koszocristina@yahoo.com.br
Bióloga - Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente.

A Mata Atlântica é reconhecida internacionalmente como uma das prioridades em termos de conservação de florestas tropicais. Ocupando principalmente as planícies e vertentes voltadas para o mar, estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul englobando 17 estados brasileiros, abrangendo uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados.

Atualmente com cerca de 5% de sua extensão original, aproximadamente 52.000 Km2, encontra-se extremamente fragmentada e reduzida à manchas disjuntas, concentradas nas regiões Sudeste e Sul, principalmente em locais de topografia acidentada e nas unidades de conservação.

Seu clima é equatorial ao norte e quente temperado sempre úmida ao sul com temperaturas médias altas e elevada pluviosidade.

Seu solo é frequentemente de composição argilosa, de natureza granítica ou gnáissica pobre em nutrientes minerais, contudo, a exuberância desta floresta em solo originalmente tão pobre pode ser explicada pela presença de serrapilheira, importante fator na disponibilidade de nutrientes em ecossistemas florestais.

O bioma mais rico em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica é classificada como um conjunto de fisionomias e formações florestais, denominadas Mata Ombrófila Densa, Mata Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual e Estacional Decidual e ecossistemas associados como manguezais, restingas, brejos interioranos, campos de altitude e ilhas costeiras e oceânicas; classificadas de acordo com a composição florística da área, isto é, que espécies vegetais compõe a floresta. A composição florística por sua vez, é determinada pelas condições físico-químicas do ambiente, como luz, temperatura, umidade do solo, topografia entre outras.

O bioma Atlântico apresenta uma extraordinária diversidade florística. Estima-se a presença de mais de 20 mil espécies da flora, muitas ainda desconhecidas pela ciência. A característica marcante desta mata é o grande número de lianas, epífitas, fetos arborescentes e palmeiras. Na fauna da Mata Atlântica existem cerca de 260 espécies de mamíferos, 620 de aves, 200 de répteis, 280 de anfíbios e 350 de peixes.

Um grande número destes animais figura na lista de espécies ameaçadas de extinção devida á destruição de seu habitat. As principais causas de perda deste bioma são o desmatamento, a proliferação das pastagens, o plantio de eucaliptos e a implantação de monoculturas comerciais como a soja e a cana e os assentamentos irregulares.

Para saber mais:
BC Kurtz, DSD Araújo. Composição florística e estrutura do componente arbóreo de um trecho de Mata Atlântica na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil. Rodriguésia, 2000

M SANCHEZ, F PEDRONI, HDEF LEITAO-FILHO . 1999 Composição florística de um trecho de floresta ripária na Mata Atlântica em Picinguaba, Ubatuba, SP Rev. bras. Bot

São Paulo, 2002. Atlas de Remanescentes da Mata Atlântica. SOSM Atlântica/INPE Tabanez, A.A.J., Viana, M.V. 2000. Patch Structure within Brazilian Atlantic Forest Fragments and Implications for Conservation. BIOTROPICA 32 (4): 925-933.

http://www.sosmatatlantica.org.br/ http://educar.sc.usp.br/

http://www.ibama.gov.br/

Abertas as inscrições para a V Olimpíada Brasileira de Biologia


A ANBio e a UFRJ foram pioneiras na organização da Olimpíada Brasileira de Biologia e graças aos muitos esforços no decorrer destes cinco anos os resultados começara a aparecer. Na I OIAB (Olimpíada Iberoamericana de Biologia) realizada em 2007 na Cidade do México o Brasil foi o segundo colocado geral conquistando uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Em 2008 os resultados foram novamente de destaque. Novamente, o Brasil sagrou-se segundo colocado geral na II OIAB, com medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, nesta olimpíada que foi realizada no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, pela primeira vez um brasileiro conquistou uma medalha na IBO (International Biology Olympiad), onde o aluno de ensino médio Pedro Bessa (Ceará) conquistou a medalha de bronze. Parabéns a todos os alunos que vem através de seus esforços e dedicação à Ciência, especialmente à Biologia, garantindo a criação desse novo expoente em olimpíadas de ciências.

A V Olimpíada Brasileira de Biologia conta novamente com o patrocínio do CNPq e espera premiar os melhores alunos em Biologia do ensino médio nacional. Os melhores colocados participarão de uma semana de treinamento na UFRJ, onde os quatro primeiros colocados serão convidados a participar da XX Olimpíada Internacional de Biologia (Japão) e outros quatro alunos serão selecionados para participarem da III Olimpíada Iberoamericana de Biologia (Espanha).

As inscrições para a V Olimpíada Brasileira de Biologia já estão abertas no site http://www.anbiojovem.org.br/.

É hora de inscrever sua escola para participação na OBB e torcer por um bom resultado de seus alunos nas olimpíadas nacional e internacionais de biologia.

19º Congresso de Biólogos do CRBio-01


O Conselho Regional de Biologia da 1ª Região – CRBio-01, criado pela Lei nº 6684 de 03 de setembro de 1979, foi instalado em maio de 1987 com sede na cidade de São Paulo. Até 2007, o Conselho promoveu anualmente o Encontro de Biólogos do CRBio-01 nos estados de sua jurisdição, tendo sido realizada naquele ano sua 18ª edição.

Neste ano de 2009 irá ser realizado o o 19º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (19° ConBio) em São Pedro, SP, no Centro de Convenções do Hotel Fonte Colina Verde.

O programa do Congresso prevê a realização de 14 conferências, 12 mesas-redondas, 20 minicursos, 05 cursos de atualização, um Fórum de Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas, a 1ª Mostra de Fotografias do CRBio-01 e a apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis, enfocando temas diversos das Ciências Biológicas e áreas afins, bem como aspectos metodológicos relacionados ao ensino de Biologia e ao exercício profissional do Biólogo. Especialistas de diferentes áreas estarão envolvidos na execução dessas atividades.

Deste modo, espera-se poder proporcionar aos participantes do evento a oportunidade de travar contatos e estabelecer intercâmbio científico e tecnológico com os ilustres convidados do 19° Congresso.

As inscrições com trabalho serão aceitas até 30/04/2009.

Maiores informações no site oficial do evento:
http://www.crbio01.org.br/congressocrbio/_portal/

Blog Ciência em Dia

O jornalista Marcelo Leite, formado pela ECA-USP e doutor em ciências sociais pela Unicamp, escreve a coluna Ciência em Dia no caderno Mais da Folha de São Paulo.

Ele é autor de 12 livros sobre ciência e ambiente, entre eles "Brasil - Paisagens Naturais" (Editora Ática, 2007).

O jornalista também mantêm um blog na internet, que é uma extensão da sua coluna na Folha.

Para acessar o blog, clique no link: http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/

quinta-feira, 12 de março de 2009

Curso de Fitoterapia no Mercado Central de BH

Curso de Fitoterapia

Ministrado pela Ana Cimbleris Farmacêutica (CRF-MG 16591), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, sócia-fundadora da Associação Brasileira de Farmacêuticos em Plantas Medicinais e Fitoterapia (ABFF) e Professora de Plantas Medicinais na Licenciatura Intercultural Indígina na UFMG.

Dia 18 de abril, das 13 às 18h, no Mercado Central de Belo Horizonte.

Esse curso tem como objetivo central apresentar dicas práticas e informações atualizadas sobre plantas medicinais, que facilitam a incorporação e/ou o aprimoramento do uso deste recurso terapêutico no dia-a-dia, com grandes benefícios para a saúde.

O curso atende a interessados em geral (estudantes, donas-de-casa, profissionais de saúde, etc.).

Informações e inscrições: (31) 8505-6596 e (31) 9625-5810

Comemoração do Dia Internacional da Água



Equipe do Portal de Turismo de Juquitiba http://www.juquitiba.tur.br/ contato@juquitiba.tur.br 11 74268888 / 11 46813034

I Semana de Iniciação Científica



Inscrições
Os interessados deverão enviar e-mail para acs@cetec.br com nome, escola, e-mail e telefone.
As inscrições são gratuitas.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo link:
www.cetec.br/semanainiciacaocientifica

Abertas inscrições para o 24º Prêmio Jovem Cientista


A 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista propõe para 2009 o tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”. O objetivo do Prêmio – uma iniciativa do CNPq, da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho - é buscar, por meio dos diferentes temas abordados a cada ano, soluções simples e acessíveis para problemas diretamente ligados à população. Nesta edição, o foco será o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, estimulando a produção e o consumo dessas fontes de energia de maneira sustentável, ou seja, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações atenderem também às suas próprias.

Cinco categorias serão premiadas: Graduado, Estudante de Ensino Superior, Estudante de Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que se destaque por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. O pesquisador é indicado pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

Ensino médio
Os estudantes de ensino médio podem escolher uma das seguintes temáticas: Energia: geração e uso (A energia move o universo; Fontes renováveis, não renováveis e geração de energia; Desenvolvimento humano e uso de energia); Impactos ambientais da geração e do uso de energia (Efeito estufa, aquecimento global e Protocolo de Kyoto; Poluentes e a camada de ozônio; Geração de energia e impactos sobre o ambiente e a biodiversidade); Impactos sociais da geração e do uso de energia (Energia. Economia e desenvolvimento; Energia e exclusão social e Saúde humana); Soluções: sustentabilidade e energia (Fontes alternativas de energia não poluente; Exploração sustentável dos recursos energéticos; Geração de energia elétrica e ambiente; Controle da emissão de poluentes; Tecnologias energéticas sustentáveis aplicadas ao campo e às cidades e Mudanças de hábitos e de padrões de desenvolvimento.

Ensino Superior e graduados
Para os alunos de ensino superior e os graduados, os tópicos para nortear os trabalhos de pesquisa são: Fontes Alternativas de energias não poluentes; Exploração Racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo); Impacto socioambiental da geração de energia hidrelétrica e da produção de biocombustíveis; Controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; Edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais); Eficiência das diferentes fontes de energia; Uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; Ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; Produção sustentável de biodiesel; Tecnologias energéticas (produção e uso) apropriadas a pequenos produtores rurais e Impactos da geração de energia sobre os recursos biológicos e a biodiversidade.

Premiação
Na categoria Graduado, os vencedores serão agraciados com R$20 mil (1º lugar); R$15 mil (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar). Para Estudantes de Ensino Superior, os valores são de R$10 mil (1º lugar), R$8.500 (2º lugar) e R$7 mil (3º lugar).

Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão um computador e uma impressora cada um. Essa mesma premiação será dada aos orientadores e às escolas dos três alunos vencedores.

Os orientadores dos graduados e estudantes de ensino superior agraciados também ganharão computadores e impressoras. No Mérito Institucional, serão pagos R$30 mil para cada uma das duas instituições – uma de Ensino Médio e uma de Ensino Superior - que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador que for indicado para Menção Honrosa ganhará R$15 mil e uma placa alusiva. Além da premiação relacionada, os três primeiros colocados de cada uma das categorias ainda ganharão bolsa de estudo do CNPq.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em http://www.jovemcientista.cnpq.br/. Os interessados podem garantir sua participação até o dia 31 de julho de 2009.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Prêmio Jovem Cientista

Protuba seleciona Voluntários Coordenadores Regionais

Com o objetivo de levantar a percepção da população brasileira sobre o quanto a pesca e o consumo dos tubarões (ou cações), ou partes deles, representam uma ameaça que está levando muitas das nossas espécies à beira da extinção, o Projeto Tubarões no Brasil (Protuba) decidiu realizar, com a ajuda de voluntários, uma Pesquisa Nacional de Comportamento e Percepção do Consumidor de Cação.

Além de traçar um perfil do consumidor, e de como ele vê essa questão, a própria pesquisa e sua divulgação na mídia terão a importante função de fazer com que as pessoas percebam e reflitam sobre esse grave e silencioso problema de sustentabilidade.

Nesse sentido, já concluímos a primeira etapa e já selecionamos o Voluntário Coordenador Nacional - Renata Gomes Ferreira de Oliveira, bióloga com pós-graduação em meio ambiente pela COPPE/UFRJ. Agora vamos entrar na 2ª Etapa selecionando os Voluntários Coordenadores Regionais.

2ª Etapa: precisamos identificar um Voluntário Coordenador Regional para cada cidade representativa, especialmente as grandes capitais. O Voluntário Coordenador Regional deverá ter disponibilidade de algumas horas diárias para trabalhar em casa, com acesso pleno à internet.
Se você tem interesse e disponibilidade de tempo para coordenar, passe um e-mail para renata@institutoaqualung.com.br com as seguintes informações:

No Assunto escreva: Voluntário Coordenador Regional – sua Cidade (Estado)
No corpo do e-mail escreva:
1 – Nome completo
2 – Endereço completo
3 – Telefone de contato
4 – Formação
5 – Currículo Resumido (3 ou 4 linhas)

Nesse momento, pedimos que só enviem e-mail aqueles que se enquadram nessa etapa. Oportunamente, todos as demais etapas serão divulgadas e detalhadas para permitir a participação de todos. Apenas para dar uma breve noção do que acontecerá depois, seguem abaixo as futuras etapas.

3ª Etapa: após selecionar os voluntários coordenadores regionais, serão selecionados os voluntários de campo que aplicarão o questionário da pesquisa. Mais uma vez, enviaremos um e-mail nesse sentido para que todos possam participar.

4ª Etapa: os voluntários selecionados receberão os arquivos via e-mail para imprimir e aplicar o questionário da pesquisa nos supermercados, peixarias, restaurantes e em outros locais. Depois de um tempo e um número de pesquisas realizadas, os voluntários reunirão os dados e farão um relatório a ser enviado por e-mail para o coordenador regional. Esse, por sua vez, fará o mesmo e enviará seu relatório para o coordenador nacional.

Acreditamos que a pesquisa terá início em abril/maio de 2009. Todos que participarem da pesquisa terão seus nomes nos créditos onde a mesma for publicada ou divulgada.

Todos que se inscreveram como Voluntário do Protuba através do nosso site, e foram 965 pessoas de todo o Brasil, terão preferência no processo de seleção dos voluntários.

Pesquisa no Mar

O navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul foi apresentado no dia 04 de março à comunidade científica, em Niterói (RJ).

A embarcação, destinada ao projeto Laboratório Nacional Embarcado (LNE), foi adquirida por meio de convênio firmado em 2006 entre a diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). O navio realizará pesquisas nas áreas de oceanografia física, química e biológica, meteorologia e batimetria, o que permitirá seu emprego em trabalhos voltados para o ambiente marinho. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica, para atividades e projetos de pesquisa afins.

O Cruzeiro do Sul será operado e mantido pela DHN, por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), e com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Os recursos para a aquisição do navio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com contrapartida da Marinha.

O navio é equipado com ecobatímetro monofeixe para grandes profundidades, software para levantamentos hidrográficos automatizados, ADCP (perfilador de correntes que mede automaticamente perfis verticais da velocidade e direção das correntes oceânicas) e termossalinógrafo (que mede a temperatura e a salinidade da água do mar à superfície que são registradas automaticamente durante os deslocamentos do navio).Além disso, encontra-se em operação uma Estação Meteorológica Automática, que registra os principais parâmetros meteorológicos na superfície, como temperatura do ar, velocidade e direção do vento e pressão atmosférica.

Os intervalos para registros gráficos podem ser arbitrados de acordo com o interesse do usuário. Essas informações, além de fornecer subsídios para as operações do navio, são utilizadas em apoio ao Serviço Meteorológico Marinho, operado pelo CHM. Ainda em março, o navio receberá outros equipamentos, incluindo um conjunto CTD-Rosette – sensores que medem os principais parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como temperatura, salinidade, pressão hidrostática e oxigênio dissolvido.

Mais informações: http://www.mar.mil.br/

Fonte: Agência FAPESP

MCT abre concurso para contratação de seis consultores

O Ministério da Ciência e Tecnologia abriu processo seletivo para a contratação de seis consultores que irão elaborar estudos para compor o "Sistema de Informação em Biodiversidade", a ser implantado por esse Ministério a partir de 2009.

Inscrições até 13 de março de 2009 (sexta-feira).

As informações sobre cinco posições foram publicadas no D.O.U. de 09/03/2009, seção 3 página 8, e sobre a posição restante saiu publicado no D.O.U. de 10/03/2009, seção 3 página 7.

Para visualizar o D.O.U. e obter todas as informações acesse:
http://portal.in.gov.br/in/imprensa1/leitura_jornais

Iº Encontro Temático na FSP/USP: “O Cenário da Participação e da Cidadania nas Questões Ambientais”

Data: 12 de março de 2009, das 17:00 às 20:00 horas

Realização: Disciplina "Avaliação, Comunicação, e Gerenciamento de Riscos Ambientais" da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e o Participare - Instituto de Meio Ambiente e Cidadania.

Local: Anfiteatro João Yunes - Faculdade de Saúde Pública – USP - Avenida Dr. Arnaldo, nº 715 – São Paulo (SP)

Entrada franca sem necessidade de inscrições prévias.

A FSP/USP não oferece estacionamento.

Maiores informações: (11) 3628-7327 ou pelo e-mail: pbrant@usp.br

Curso Estudos de Biodiversidade para Avaliação da Qualidade Ambiental


02 a 05 de abril de 2009

Estudos sobre fauna e flora no contexto do EIA/RIMA

APRESENTAÇÃO
Quando avaliamos os impactos potenciais decorrentes de ações, planos, programas ou projetos precisamos entender como incorporar a variável biológica nos processos de tomada de decisão. Desacelerar a redução do número de espécies depende da nossa capacidade de avaliar, manejar e conservar os ambientes naturais remanescentes. Mas como monitorar a situação atual e prevenir novas perdas? Qual a importância e confiabilidade dos estudos sobre flora e fauna no contexto do EIA/RIMA? Inventariar espécies é o primeiro passo para a sua conservação, mas esta etapa não representa um diagnóstico completo da qualidade e integridade biológica de um local.

OBJETIVO
Apresentar algumas metodologias empregadas para diagnosticar o estado da biodiversidade local em processos de tomada de decisão.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área ambiental, sejam pesquisadores, estudantes, pessoas do setor público ou privado.

CONTEÚDO
- Processo histórico de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) no Brasil, no Estado de São Paulo e em outros países
- Aspectos institucionais e legais da AIA. Os princípios dos instrumentos de Política Ambiental e a interface com AIA
- Métodos de análise de impactos e avaliação ambiental estratégica
- A articulação da AIA com outros instrumentos de políticas como o zoneamento e licenciamento ambiental
- Avaliação Ambiental Estratégica (AAE): procedimento de aplicação da AIA em fases superiores de planejamento (políticas, planos e programas)
- A importância dos estudos sobre a flora e fauna no contexto do EIA/RIMA. Onde e como podemos atuar nos diagnósticos?
- Levantamentos florísticos: a relação entre a descrição de fitofisionomias, o processo de sucessão ecológica, fragmentação florestal e a legislação ambiental
- Levantamentos faunísticos: montagem de listas de espécies, espécies guarda-chuva, hotspots e o uso de espécies bioindicadoras. Qual a relação entre teoria e prática? Análise sobre eficiência e confiabilidade do uso destes conceitos e de suas limitações quanto à amostragem, tempo e recursos financeiros
- Métodos de coleta: onde e como podemos obter dados biológicos? Procedimentos de coleta e amostragem de flora e fauna e algumas técnicas de análise de riqueza e diversidade.

Informações:
Telefone (11) 4597-1327 / 9981-2601
Site: http://www.ipe.org.br/
E-mail: cbbc@ipe.org.br