sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO INSTITUTO INHOTIM

120h/mês (com escala de trabalho que inclui sábados, domingos e feriados).

Atividades: integrar ações educativas desenvolvidas pela equipe de educação ambiental, conduzir visitas mediadas, desenvolver atividades educativas com o público infantil, jovens e adultos.

• Bolsa: R$ 450,00
• Duração: 1 ano

PRÉ-REQUISITOS
• Ser estudante do 3° ao 6° período dos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Geografia, Geologia, Engenharia Ambiental, História,Pedagogia, Turismo, Tecnólogo em Gestão Ambiental ou Agronomia.
• Residir em Brumadinho ou nas proximidades (preferencialmente).

PROCESSO SELETIVO
• Inscrições até 4 de março.
• Envie seu currículo para teresarh@inhotim.org.br e escreva no campo assunto:seleção de estágio para Educação Ambiental; ou envie seu currículo para o Departamento de Recursos Humanos do Centro Educativo Burle Marx, localizado no Instituto Inhotim, Rua B, 20 - Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais (dias úteis das 9 às 17 horas).

CAEB 2009 - Unicamp

(clique na imagem para amplia-la)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

XXV Semana Acadêmica de Biologia da Universidade Federal de Viçosa


De 16 a 21 de Março de 2009, irá acontecer a XXV Semana Acadêmica de Biologia da Universidade Federal de Viçosa. O evento é organizado por estudantes do curso de Ciências Biológicas e possui como público-alvo cerca de 250 pessoas, tanto da licenciatura quanto do bacharelado.

O tema da semana acadêmica será "Desenvolvimento e Diversidade Biológica: Que Lógica Guia a Biologia?", em que se pretende discutir o paralelo existente entre o desenvolvimento econômico e a conservação da biodiversidade e como os Biólogos se inserem neste contexto.

O evento contará com palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e mini-cursos.

As inscrições serão realizadas a partir do dia 03 de março de 2009 (terça-feira), no saguão do prédio da Biologia (ECS).

Maiores informações pelo e-mail sabio2009@yahoo.com.br e pelo site oficial do evento: www.semanabio.ufv.br .

Risco de desmembramento do primeiro Parque Nacional do Brasil

O Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro, está correndo um sério risco de ser reduzido. O desmembramento pleiteado é justamente em um dos setores mais importantes para a história deste parque, ícone do movimento brasileiro pelas unidades de conservação.

O pessoal do parque e várias pessoas e instituições do movimento ambientalista organizaram um manifesto eletrônico em repúdio a este movimento que é liderado pelos interessados em abocanhar um pedaçoo do parque. Por favor, leiam e, se acharem coerente, assinem o manifesto.

Para acessar o manifesto, clique no link:
http://www.gopetition.com/online/23617.html

International Symposium on Gall-Inducing Arthropods

Irá acontecer na Serra do Cipó (MG), de 09 a 14 de agosto, o International Symposium on Gall-Inducing Arthropods. O evento já está na sua quarta edição e neste ano é organizado pela UFMG e tem o apoio do Capes e do CNPQ.

A data limite para submissão de trabalhos vai até o dia 10 de maio de de 2009 (domingo).

Para maiores informações, acesse o site oficial do evento (em inglês):
http://www.icb.ufmg.br/big/leeb/galls/Gall_Workshop/Index.html .

XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL


Irá acontecer em Foz do Iguaçu (PR), de 26 a 30 de outubro de 2009, o XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e o II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL.

O evento será realizado no Rafain Palace Hotel e Convention Center. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de março de 2009 (segunda-feira).

O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 15 de junho de 2009 (segunda-feira).

O congresso e o encontro são organizados pela Sociedade Brasileira de Parasitologia.

Maiores informações pelo telefone (45) 3025-2121 e pelo site
http://www.cbparasito2009.com.br/

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pagamentos por serviços ambientais - perspectivas para a Amazônia Legal


O Departamento de Articulação de Ações da Amazônia – DAAM/SECEX/MMA –, com o apoio da GTZ, convida para o Seminário de lançamento do livro "Pagamentos por serviços ambientais - perspectivas para a Amazônia Legal".

Data: 03 de março, de 2009, terça-feira
Horário: 08h30m
Local: Auditório do MMA, no Edifício Marie Prendi Cruz, SEPN 505, Lote 2, Bloco B, Brasília, DF

Formato e duração:
08h30m - Abertura e formação da mesa, com fala do Ministro Carlos Minc (30 minutos)
09h00m - Apresentação do livro, pelos autores, Sven Wunder e Jan Börner (40 min)
09h40m - Apresentação do texto sobre PSA, encaminhado ao Executivo, pelo MMA, ministrada pelo Gerente de Projeto, do Departamento de Economia e Meio Ambiente, Shigeo Shiki (30 min)10h10m - Debate (60 min)
11h10m - Encerramento (10 min)
11h20m - Café com prosa

O livro chega em um momento especial, no qual, a discussão a respeito do tema, pagamentos por serviços ambientais, alcança proeminência dentro do governo e da sociedade. Tanto é que, no Congresso Nacional tramitam seis Projetos de Lei - nº 792, 1.190, 1.667, 1.920, 1.999 e 2.364, todos de 2007 - a respeito de matérias correlatas ao tema. A publicação fornece conceitos, estratégias e subsídios para o entendimento, discussão, criação e financiamento de mecanismos e políticas públicas de pagamentos por serviços ambientais, como uma das alternativas possíveis a somar na aceleração do atendimento dos objetivos de recuperação e de conservação de áreas públicas e privadas.

Público pretendido:- Técnicos, assessores, gestores e dirigentes de, órgãos como, MMA, Ibama, ICMBio, SFB, ANA, MAPA, MDA, Embrapa, Incra, Funai, MPOG, NAE, Fazenda e Casa Civil; centros, institutos de pesquisa e academia; entidades sindicais de trabalhadores rurais; organismos internacionais de cooperação técnica e financeira, consultorias e ONG.- Congressistas, integrantes de Comissões de Meio Ambiente, Amazônia e Agricultura, da Câmara e do Senado e integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista.

Haverá distribuição de exemplares do livro.

Informações: (61) 3105-2080

O livro "Pagamentos por serviços ambientais - perspectivas para a Amazônia Legal" já se encontra disponível no sítio do MMA, em últimos lançamentos - Secretaria Executiva e Departamento de Articulação de Políticas para a Amazônia e Controle do Desmatamento - Publicações:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=publicacao.publicacoesPorSecretaria&idEstrutura=168

Revista O BIÓLOGO e Jornal do Biólogo

Revista O BIÓLOGO - Ed. N.º 09 - Jan/Fev/Mar 2009
Publicada pelo Conselho Regional de Biologia - 1ª Região
Para acessar, clique aqui:
http://189.14.104.53/cms/administrador/estrutura/pdfManager/originais/CRBio9.pdf

Jornal do Biólogo - Ed. N.º 53 - Out/Nov/Dez 2008
Publicad0 pelo Conselho Regional de Biologia - 4ª Região
Para acessar, clique aqui:
http://www.crbio04.gov.br/images/stories/jb/jb53.pdf

2009: ANO INTERNACIONAL DAS FIBRAS NATURAIS

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas declarou, em dezembro de 2006, que em 2009 seria comemorado o Ano Internacional das Fibras Naturais e deixou a cargo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO a tarefa de realizar o evento. Além do vasto e tradicional uso no vestuário da população, as recentes inovações para aplicação no campo industrial e os benefícios ambientais decorrentes de seu uso, a relevância da produção de fibras naturais para os pequenos agricultores, especialmente aqueles residentes em países pobres ou em desenvolvimento, na luta diária pelo incremento da renda, motivou o empreendimento.

Na página do evento - http://www.naturalfibres2009.org - a FAO observa que um dos objetivos é criar uma consciência e estimular a demanda pelo uso de fibras naturais. Também foram disponibilizadas informações explicando os motivos que levaram à decisão de celebrar o ano internacional das fibras naturais, a importância do uso dessas fibras e o calendário de atividades que serão realizadas ao longo do ano de 2009 em todo mundo, - no Brasil está previsto para os dias 08, 09 e10 de setembro o Congresso Mundial sobre Fibras Naturais, em Salvador – BA. Além disso, a FAO oferece dados sobre diversas fibras naturais vegetais e animais incluindo: histórico do uso, formas de produção, uso atual e perspectivas.

Para o Brasil, o objetivo da FAO de estimular a demanda pelo uso de fibras naturais e demonstrar a relevância da produção dessas fibras, principalmente para os pequenos agricultores, é de significativa relevância, visto que fibras vegetais como algodão, linho, sisal, juta e cânhamo e fibras de origem animal como a lã de carneiro, a seda e a lã de coelho angorá são produtos que podem ser largamente produzidos no território nacional.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, mesmo diante da atual crise de financiamento e dos baixos preços de comercialização da pluma, a área cultivada com algodão no Brasil somará, na safra 2008/2009, 856,6 mil hectares, que permite estimar uma oferta de algodão em pluma de 1.246,5 mil toneladas.

Entretanto, não só o algodão coloca o Brasil em destaque mundial no campo da produção de fibras naturais, a produção de sisal, que se concentra nos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba, mantém o Brasil no topo da lista dos produtores mundiais. Com uma produção anual de coco que coloca o país entre os dez maiores produtores mundiais, o mercado industrial da fibra de coco vem se desenvolvendo rapidamente e sua exploração já tem significativa relevância econômica.

No que diz respeito às fibras de origem animal, a produção de fio de seda no Brasil tem ganhado espaço e atualmente o país está entre os maiores produtores do fio. Contudo, a produção de outras fibras animais como a lã de carneiro e a lã de coelho tem enfrentado dificuldades e a perspectiva, embora haja excelentes condições para a produção nacional, não são animadoras, principalmente pela falta de incentivo e estrutura da cadeia produtiva.

De acordo com a FAO, desde o início dos anos 1960 o uso de fibras sintéticas, obtidas a partir de polímeros sintéticos como o nylon, tem ganhado terreno e os produtores de diversas fibras naturais vêm encontrando dificuldades para criar e manter mercados.

A competição com as fibras artificiais não é fácil, por exemplo: o que é apresentado como “tecido de bambu” na realidade não é tecido inteiramente feito com fibra natural de bambu, mas sim uma viscose cujo processo de produção utilizou celulose de bambu como matéria prima. Para a produção da viscose, pode-se utilizar qualquer tipo de celulose, como palha de milho, fibras de eucalipto e o línter da semente de algodão, e o final do processo de produção resultará um fio de viscose com as mesmas características, independentemente da matéria prima que se utilizou. Para os defensores do uso de fibras naturais, a viscose é uma fibra artificial de celulose, cuja produção usa produtos poluentes, não pode ser confundida com um produto natural. Evidente que a produção da viscose de bambu não deve ter sua relevância industrial reduzida, porém, ao ser oferecida a informação correta ao consumidor permite-se que cada um se mantenha fiel ao seu nicho de consumo sem ser induzido a erro.

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO, com o objetivo de atualizar a regulamentação têxtil, publicou a Resolução nº 02, de 06 de maio de 2008, que dispõe sobre a etiquetagem de produtos têxteis. Ação que representa uma boa notícia para os consumidores e, também, para o setor produtivo que pretenda melhor organizar sua cadeia de produção e mercado.

Resta observar que a participação de instituições brasileiras no Ano Internacional das Fibras Naturais e divulgação de suas informações e resultados muito poderá contribuir para fomentar o interesse pela construção e reconstrução de setores produtivos de fibras naturais, que atualmente não são devidamente explorados no Brasil ou estão combalidos pelas dificuldades encontradas.

Por Reginaldo Minaré
Advogado e Diretor Jurídico da ANBio
rminare@uol.com.br

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Concurso Público da FEPPS (12 vaga para Biólogo)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público da FEPPS, Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, em formato de Processo Seletivo constituído de prova de títulos e entrevista técnica.

A seleção é para contratação em caráter emergencial e por tempo determinado (12 meses), sob regime CLT, com os aprovados atuando no Laboratório de Investigação de Paternidade da Fepps, em Porto Alegre, junto ao Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

As inscrições poderão ser feitas virtualmente, mediante acesso ao website www.fdrh.rs.gov.br, até o dia 26 de fevereiro de 2009 (quinta-feira), ou presencialmente na sede da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, localizada na Av. Praia de Belas, 1595, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, durante o período regular de inscrições, em dias úteis, das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

Para ter acesso ao edital e maiores informações, clique no link:
http://www.fdrh.rs.gov.br/editais/FEPPS/index.asp .

Alimento seguro


A Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (SBAAL) promove, no período de 19 a 23 de julho de 2009, em Belo Horizonte (MG), o XVI Encontro Nacional e o II Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos.

O evento, que tem como tema “Alimento Seguro: os desafios da Intersetorialidade”, pretende realizar um debate amplo entre todos os setores envolvidos na cadeia alimentar. Serão discutidas, entre outras questões, as necessidades sanitárias, tecnológicas, ambientais e sociais voltadas para a obtenção de alimentos seguros e o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, dentro de ações abrangentes.

Confira a programação completa no site: http://www.enaal2009.com.br/

Bloco Limpeza 2009 - Projeto Limpeza na Praia

Pelo quinto ano consecutivo o Carnaval de 2009 será marcado por um mutirão de voluntários que estará nas praias cariocas conscientizando os banhistas a respeito do microlixo deixado na orla. A campanha Bloco Limpeza 2009, que acontecerá no dia 21 de fevereiro, sábado, das 10 às 13 horas, vem com a sua ala de sacos plásticos biodegradáveis e compostáveis (fabricadas a base de milho), coletando gimbas de cigarro (o inimigo número um das praias em todo o mundo, segundo a ONU - UNEP), tampinhas de garrafa, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos e muitos outros detritos deixados nas areias das praias.

Os integrantes do Bloco Limpeza 2009 distribuirão folders explicativos que informarão como esse microlixo pode prejudicar e matar por asfixia ou inanição os animais marinhos e contaminar a areia, prejudicando a qualidade da vida humana.

Como um Alerta Pré-Carnavalesco, o enredo será o campeão dos campeões: “Carnaval com Praias Limpas!”. Empresas, ONGs, funcionários, alunos, professores, biólogos, banhistas, quiosqueiros, ambulantes, barraqueiros, atletas e muitas crianças estarão juntos neste grande arrastão da limpeza, em prol da educação e conscientização ambiental.

Estamos, portanto, convocando a todos a participar e dar sua contribuição neste carnaval para manter as praias limpas. Essa é uma iniciativa do tipo “mãos à obra”, que cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Qualquer pessoa interessada pode ajudar, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento.

O Bloco Limpeza 2009 é uma realização do Projeto Limpeza Na Praia, do Instituto Ecológico Aqualung, e conta com o Patrocínio da CINTRA e o Apoio da Chemtech / Siemens; Outback; Wise Up; Sushi Carioca; Unicard-Unibanco; Jeep Tour; Aqualung; Projeto Orla - Ministério do Meio Ambiente e Planejamento da União / Governo Federal; ANTILHAS; BASF-SA; NGO Clean Up The World; ABIH-RJ; Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio; Video Clipping Produções; Agência Rio de Notícias; Programa Na Praia; Aqualittera; Amigança Produções; UFRJ-Surf; OI FM; Daijo; COMLURB; Guarda Municipal; CEA Marapendi; Revista Surfar. Participe! Seja voluntário e lute por um carnaval sem sujeira!

Pontos de Encontro / Coordenadores de Área:
(Sempre com início às 10 horas e término às 13 horas, em todos os pontos).
Praia de Copacabana: - No Posto 6 andando até a Rua Santa Clara.

Praia de Ipanema:
- Arpoador andando até a Rua Garcia D`Ávila.

Praia da Barra da Tijuca:
- Quebra-Mar andando até a Barraca do Pepê.

Praia do Recreio:
- Praça do Pontal (Praça Tim Maia).

Praia de Sepetiba:
- No coreto.

Ilha de Paquetá:
- Praia da Moreninha

Saquarema (Região dos Lagos - RJ):
- Praia de Itaúna.

Mais informações:
Anna Turano e Hildon Carrapito Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
E-mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br
Instituto Ecológico Aqualung
Telfax.: (21) 2225-7387
Cel.: (21) 9288-3860 / 9174-9460
Nextel.: 21 7848-3084. ID 81*36746

Instituto Ecológico Aqualung Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Uma bióloga na Presidência

Por Enderson d’ Assumpção Cunha

A Câmara Municipal de Belo Horizonte conta, desde o dia 1º de janeiro de 2009, com uma bióloga na sua presidência. Luzia Ferreira, eleita por quase a totalidade dos membros (40 votos em 41 possíveis), é a primeira mulher a ocupar o cargo em 70 anos da Casa. Ela foi eleita para o segundo mandato em outubro de 2008 pelo Partido Popular Socialista (PPS) com 7.349 votos.

Formada em Biologia pela UFMG e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Luzia Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e na luta de resistência ao regime militar. Também primeira mulher a presidir o Diretório Acadêmicodo Instituto de Ciências Biológicas, considera que “o movimento estudantil e a Universidade sempre representaram importante espaço de luta pelos ideais de um Brasil democrático e mais justo”.

Como vereadora, a carreira sempre esteve presente em seu mandato, tanto no trabalho pela valorização da carreira de biólogona administração pública como nas suas ações legislativas. Entre as principais leis originadas de projetos elaborados em seu primeiro mandato destacam-se: criação do Parque Linear da Avenida JoséCândido da Silveira, implantação de usina de reciclagem parareutilização de entulhos de construção civil em obras públicas, uso obrigatório de biodiesel na frota própria e terceirizada da Prefeitura de Belo Horizonte e reaproveitamento do óleo usado de cozinha.

Em breve depoimento ao Jornal do Biólogo, Luzia Ferreira foi enfática: “tenho muito orgulho de minha profissão e especialmentede ter contribuído para que minha única filha Marina, especialistada Anvisa, em Brasília, optasse pela carreira de bióloga”.

Fonte: Jornal do Biólogo

Eventos no Brasil em 2009 comemoram bicentenário de Darwin

As comemorações mundiais do bicentenário do naturalista inglês Charles Darwin --e também dos 150 anos do lançamento de "A Origem das Espécies"-- incluem o Brasil, que terá eventos em algumas cidades do país.Os eventos programados são:

Lançamento do livro "Charles Darwin, em um futuro não tão distante"
São Paulo (SP), 17 de fevereiro de 2009
O livro é o resultado de palestras feitas por pesquisadores durante a apresentação da exposição Darwin, realizada no Brasil pelo Instituto Sangari em parceira com o Museu Americano de História Natural (AMNH, na sigla em inglês). O prefácio é assinado por Niles Eldredge, chefe do Departamento de Paleontologia do Museu e curador da exposição sobre Darwin.

17/02: Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo.
Endereço: Av. Paulista, 2073Tel: (11) 3170-4033
www.livrariacultura.com.br

Dia de Darwin no Museu de Zoologia da USP
São Paulo (SP), até 15 de fevereiro de 2009
Projeções de filmes sobre a evolução das espécies e seleção natural, palestras com especialistas, exposições, mesas redondas e atividades para crianças no final de semana são as atividades que o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo traz durante a semana. Temas como mutação, extinção, sexo, interação entre as espécies e a sociedade contemporânea serão discutidos, a partir da perspectiva de "A Origem das Espécies".

Endereço: Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga
Tel.: (11) 2065-8100
www.mz.usp.br

Darwin Now: Desmistificação das Células-Tronco
São Paulo (SP), 16 de fevereiro de 2009
O evento, que conta com o apoio da Cultura Inglesa e do InCor (Instituto do Coração), ocorrerá simultaneamente em São Paulo e Bogotá (Colômbia), através de videoconferência. O tema trata de mecanismos moleculares que determinam a capacidade de autorrenovação e especialização das células-tronco do sistema sanguíneo e na investigação dos processos anormais que levam ao aparecimento de leucemias. Com a participação do diretor de investigação em células-tronco adultas da Universidade Oxford, Reino Unido.

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741 - térreo - Pinheiros
Tel: (11) 2126-7500
www.britishcouncil.org

Fazenda CapoavaItu, em fevereiro de 2009
Para comemorar o bicentenário de Darwin neste mês, a Fazenda Capoava, na região de Itu (90 km de São Paulo), abre seu mini-zoológico para visitação e expõe animais empalhados, provenientes do Zoológico de Sorocaba. A Teoria da Evolução, com cavalos "alegóricos", também será tema do carnaval da fazenda. Os visitantes serão entretidos com as teses do cientista britânico.

Endereço: Rodovia D. Gabriel Paulino Couto, km 89,8.
Tel.: (11)4023-0903 ou (11) 2118 4100
www.fazendacapoava.com.br/

9º Simpósio Internacional Ecos de DarwinSão Leopoldo (RS)
De 09 a 12 de setembro de 2009
O simpósio, aberto à comunidade, tem como objetivo a exposição e discussão de "A Origem das Espécies", assim como suas novas perspectivas epistemológicas, éticas, sociais e religiosas suscitadas pela discussão do pensamento darwiniano. Além de pesquisadores brasileiros, o simpósio levará a São Leopoldo cientistas de diversos países: Universidade de Notre Dame (Indiana, EUA), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade São Francisco (Quito, Equador), Observatório Astronômico do Vaticano e dos EUA, Universidade Oxford (Inglaterra) e da Universidade de Kentucky (EUA).

Endereço: Av. Unisinos, 950Tel.: (51)3591-1122
www.unisinos.br (R)

Evolução de DarwinPorto Alegre (RS)
De março até outubro de 2009
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul, a partir de 24 de março, mostrará aos visitantes a exposição (R)Evolução de Darwin. A exposição estará dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". Até o final do mês de fevereiro, segundo informações da universidade, a réplica do Beagle estará pronta, e poderá ser vista logo no começo da exposição --na proporção de 1:4 (8 metros de comprimento por 9 metros de altura), com as velas. Também haverá uma série de palestras, conferências e debates, com participação de pesquisadores de universidades alemãs.

Endereço: Av. Ipiranga, 6681 - Partenon
Tel.: (51)3320-3500
www.pucrs.br

Darwin Now: A ExposiçãoSão Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Brasília (DF) e Manaus (AM)
Exposição itinerante do programa "Darwin Now", que acontece em capitais do país durante o ano de 2009. Haverá uma árvore icônica, composta de oito painéis com fotos e textos com a história e impacto da teoria da evolução em várias áreas. Atividades interativas, quebra-cabeças gigantes com informações e perguntas serão distribuídas por monitores ao público.

A partir de maio; as datas e locais serão divulgados no decorrer do ano.
Tel.: (81) 21017537
www.britishcouncil.org/darwin-homepage.htmrecife@britishcouncil.org.br

Viagem da réplica do navio Beagle
A réplica do navio Beagle está em construção na Inglaterra e promete refazer a viagem na qual Charles Darwin baseou suas conclusões (entre 1831 e 1836) em 2009. Na forma, o navio é idêntico ao original, mas suas engrenagens e equipamentos têm tecnologia moderna. Ainda sem data definida para acontecer, a viagem tem o Brasil no roteiro. Além de resgatar a pesquisa original de Darwin, a intenção, segundo os criadores do projeto, é alertar o mundo para as mudanças climáticas.

www.thebeagleproject.com

Fonte: Marina Lang em colaboração para a Folha Online

I Workshop de Piscicultura do Noroeste Paulista

Data: 13 de março de 2009

Realização: Pólo Regional do Noroeste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Continental (Instituto de Pesca), ambos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)

Local: Câmara Municipal de Votuporanga (SP)

Há 300 vagas disponíveis e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 07 de março através do e-mail: ipesca.riopreto@pesca.sp.gov.br (Márcia) ou pelos telefones: (17) 3422-2296 e 3422-2423 (Andréia).

Encontro Internacional para Educação Aplicada a Conservação e Sustentabilidade

Encontro Internacional para Educação Aplicada a Conservação e Sustentabilidade

Data: 27 a 29 de março de 2009

Realização: Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Local: Zoológico de São Paulo

Informações: www.zoologico.sp.gov.br

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Curso de Gestão Ambiental

Dias 16, 17 e 18 de Abril de 2009

Curso Presencial em Belo Horizonte - Vagas limitadas

Carga horária: 15 horas aula

Local do curso: Belo Horizonte/ Minas Gerais.

Datas:
Quinta-feira dia 16/4: 19:00 às 22:00
Sexta-feira dia 17/4: 19:00 às 22:00
Sábado dia 18/4: 8:00 às 18:00 - com intervalo de 1 hora para almoço.

Instrutora:
Suzana Mascarenhas

Valor do curso com desconto para os associados ao CRBio 4ª Região
Inscrições até 15 de Março: R$ 540
Inscrições entre 09 a 22 de Março: R$ 630
Inscrições entre 23 a 29 de Março: R$ 720
Inscrições entre 30 de Março a 05 de Abril: R$ 810
Maiores informações e matrículas:
http://www.cursosnainternet.com/ambiental5.htm

--------------------------------------------------------------------------------
Outros cursos presenciais que estão disponíveis e com data a confirmar:
Gestão Ambiental na Indústria
Obrigações Ambientais da Empresa em Minas Gerais
Gestão de Resíduos Sólidos
Licenciamento Ambiental em Minas Gerais
Maiores informações e pré-matrículas:
http://www.cursosnainternet.com/cursosambiental.htm

CONSULTA PÚBLICA - PROPOSTA DE REVISÃO DA RDC Nº 18 DA ANVISA

Termina no dia 23/02/2009 a Consulta Pública nº 76/08 promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA com o objetivo de discutir a proposta de revisão da Resolução RDC nº 18, de 29 de fevereiro de 2000.

Na consulta pública, o internauta poderá apresentar críticas e sugestões referentes à nova proposta de revisão da resolução (RDC nº 18) que dispõe sobre as normas gerais de funcionamento das empresas controladoras de pragas urbanas.

A diretoria da Associação Mineira das Empresas Controladoras de Pragas - MINASPRAG acompanhou diretamente todo o processo de elaboração da proposta que visa atualizar a resolução vigente. Por duas ocasiões em 2008, o presidente da associação, Geraldo Lúcio Ferreira, esteve reunido com representantes das associações de outros estados e representantes da ANVISA discutindo a redação do texto final da proposta de revisão da resolução.

Em encontros que aconteceram no Rio de Janeiro/RJ, foram discutidos diversos assuntos que dizem respeito ao setor de controle de pragas urbanas, entre eles as exigências às instalações das empresas do setor, ao transporte dos produtos, à destinação das embalagens e às rotinas de trabalho, além da obrigatoriedade de um responsável técnico.

Para ter acesso ao site da consulta pública e contribuir com a revisão da RDC nº 18, de 29 de fevereiro de 2000, acesse o endereço:
http://www.anvisa.gov.br/scriptsweb/consulta_publica/consultas_paginado.asp?ano=2008

SEMINÁRIO 'ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI'

A AMEP completa em 2009 seus dez anos de existência em prol da saúde coletiva de Minas Gerais, tendo realizado nesses anos quatro Congressos Mineiros de Epidemiologia e Saúde Pública, seminários e fóruns com importantes temas para a área.

Para comemorarmos essa importante data estaremos realizando um importante Seminário com o tema

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI.

DATA: 28 (QUINTA-FEIRA) , 29 (SEXTA-FEIRA) de MAIO DE 2009

Local: Clube dos Oficiais da Polícia Militar - PradoRua Diabase, 200, Belo Horizonte- Minas Gerais. (31) 3290-2615

Público alvo: gestores, docentes, trabalhadores, graduandos, pós -graduandos e todos aqueles interessados na consolidação de um modelo de saúde de qualidade.

Temas:
- EDUCAÇÃO EM SAÚDE
- FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
- DESAFIOS NA PRÁTICA E GESTÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
- PROMOÇÃO DE SAÚDE
- ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI
- AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL, NO ESTADO DE MINAS GERAIS E NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
- PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA
- PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA
- JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E IMPLICAÇÕES PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PROJETO DE ORGANISMO INTERNACIONAL PNUD CONTRATA CONSULTORES

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para traduzir para o inglês documentos a serem disponibilizados no Portalbio.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Graduação em letras/tradução, biologia ou área afim; Experiência comprovada em versão de textos do inglês para o português (comprovação por meio da apresentação, em meio digital, do conteúdo original e de sua versão em inglês dos trabalhos relevantes); Domínio da língua inglesa.
É desejável: Pós-graduação em letras/tradução ou área afim, ou em biologia ou área afim; Experiência em revisão ortográfica de documentos e publicações; Experiência na tradução de textos voltados para a área ambiental.
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 08 (oito) meses
Código: BRA/00/021-7 PORTALbio-INGLÊS.

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para: Elaboração e implementação da estratégia de divulgação do PORTALBio, bem como a atualização e manutenção de conteúdos do sítio eletrônico.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Graduação em jornalismo, biologia ou áreas afins; Experiência comprovada na elaboração de textos técnicos relacionados a meio ambiente (comprovação por meio da apresentação, em meio digital, dos trabalhos relevantes realizados, juntamente com documentação de comprovação);Domínio da língua inglesa.
É desejável: Pós-graduação em biologia, jornalismo ou áreas afins;Experiência comprovada na elaboração de textos técnicos relacionados a biodiversidade;Experiência comprovada na elaboração e manutenção de conteúdos para meio eletrônico;Experiência comprovada na elaboração de estratégias de comunicação para divulgação de conteúdos por meio eletrônico
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 08 (oito) meses
Local de Trabalho: Brasília – DF
Código: BRA/00/021-7 PORTALbio-CONTEUDOS.

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para descrição e análise da integração da biodiversidade às estratégias e planos setoriais e intersetoriais no Brasil.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de mestrado. Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas ao meio ambiente; Domínio da língua inglesa;
É desejável:Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de doutorado; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas à integração da biodiversidade a outros setores; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas à Convenção sobre Diversidade Biológica
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 03 (três) meses
Local de Trabalho: Brasília – DF
Código: BRA/00/021-7 INTEGRAÇÃO

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para propostas, recomendações e elaboração de cenários futuros para biodiversidade visando a definição e embasamento de decisões de gestão ambiental e formulação de políticas em biodiversidade.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de mestrado; Domínio da língua inglesa; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações em meio ambiente.
É desejável: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de doutorado; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas a bancos de dados em biodiversidade; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas à modelagem em biodiversidade;
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 07 (sete) meses
Local de Trabalho: Brasília – DF
Código: BRA/00/021-7 CENÁRIOS

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para sínteses e análises das maiores ameaças aos vários componentes da biodiversidade brasileira.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de mestrado; Experiência mínima de 5 anos em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas ao meio ambiente; Domínio da língua inglesa;
É desejável:Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de doutorado; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas a ameaças à biodiversidade; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas à Convenção sobre Diversidade Biológica
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 03 (três) meses
Local de Trabalho: Brasília – DF
Código: BRA/00/021-7 BIODIVERSIDADE

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para sínteses e análises dos esforços brasileiros de integração da conservação da biodiversidade e uso sustentável aos processos de outras convenções.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de mestrado; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas em meio ambiente; Domínio da língua inglesa;
É desejável: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de doutorado; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas a ameaças à biodiversidade; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas à Convenção sobre Diversidade Biológica
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 07 (sete) meses
Local de Trabalho: Brasília – DF
Código: BRA/00/021-7 CONVENÇÕES

CONSULTOR: 01 (uma) vaga
Atividades: Serviços técnicos especializados para a definição do conjunto de indicadores a ser adotado para o monitoramento da implementação da CDB no Brasil.
Requisitos Exigidos: É obrigatório: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de mestrado; Domínio da língua inglesa; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações em meio ambiente.
É desejável: Pós-graduação em biologia ou área afim em nível de doutorado; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas a monitoramento de biodiversidade; Experiência comprovada em levantamento, sistematização e análise de informações técnicas relativas ao desenvolvimento de indicadores;
Tipo de Contrato: PRODUTO
Duração do Contrato: 03 (três) meses
Local de Trabalho: Brasília – DF
Código: BRA/00/021-7 INDICADORES

O candidato deverá enviar o seu Currículo até o dia 20/02/2009 (data limite para postagem) para a Caixa Postal Nº: 8526 – CEP: 70.312-970 – Brasília-DF – O CANDIDATO DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE INFORMAR NO ENVELOPE O CÓDIGO DA VAGA.

Estará disponível para o candidato o Termo de Referência no seguinte endereço eletrônico:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=editais.index&idEstrutura=146&tipo=0

Em atenção às disposições do decreto nº 5151, de 22 de julho de 2004, informamos que estas contratações serão efetuadas mediante processo seletivo simplificado (análise de curriculum e entrevista), sendo exigido dos profissionais a comprovação da habilitação profissional e da capacidade técnica ou científica compatível com os trabalhos a serem executados.

I Simpósio Internacional de Reprodução Humana do Nordeste


Data: 24 e 25 de março de 2009

Realização: EDUCBIO

Local: Seara Praia Hotel, Fortaleza, CE

Informações: http://www.educbio.com.br/simposio.html

Exposição Internacional de Tecnologia para Indústria Farmacêutica

Data: 26 a 28 de maio de 2009

Realização: FEBRAFARMA

Local: Transamérica Expo Center, São Paulo, SP

Informações: www.fcepharma.com.br

XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia

O XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia será realizado no período de 03 a 07 de agosto de 2009, no Windsor Barra Hotel, situado na Avenida Sernambetiba número 2630, na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia - SBF (www.sbfito.com.br) e tem este ano o seguinte tema: "Fitopatologia: Ciência, Evolução e Perspectivas na era Biotecnológica".

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 12 de maio de 2009 (terça-feira). Maiores informações no site oficial do evento: www.fito2009.com .

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Concurso Público DNIT (01 vaga para Biólogo)

Foi publicado edital de Concurso Público do DNIT (http://www.dnit.gov.br/), Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, em formato de Processo Seletivo Simplificado visando contratação temporária de profissionais de nível superior para atividades técnicas especializadas, no âmbito do DNIT, em todo o território nacional.

As inscrições poderão ser feitas através do site da empresa executora do concurso em http://www.cespe.unb.br/, no período do dia 16 de fevereiro até o dia 8 de março de 2009.

A única vaga para Biólogo possui a seguinte área de atuação: Avaliação de ecossistemas terrestres e aquáticos e processo de licenciamento ambiental (remuneração mensal de R$6.130,00 e Distrito Federal como local de atuação).

Para ter acesso ao edital do concurso, clique no link:
http://www.cespe.unb.br/concursos/dnitps2009/arquivos/ED_1_DNIT_PS_2009_ABERTURA.PDF

Blog Marco Evolutivo

O blog "Marco Evolutivo" publica textos que abordam a divulgação científica brasileira e internacional (com foco em Evolução e Comportamento Animal - principalmente o Humano).

O veículo eletrônico é escrito por Marco Varella, Biólogo pela UNESP, mestre e doutorando em Psicologia Experimental pela USP.

Para acessar o blog, clique no link:
http://scienceblogs.com.br/_br/marcoevolutivo/

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - ANBio

Estão abertas as inscrições para o VI Congresso Brasileiro de Biossegurança e VI Simpósio Latino-Americano de Produtos Tecnológicos que será realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ no período de 22 a 25 de Setembro de 2009.

Inscrições e maiores informações: www.anbio.org.br
secretaria@anbio.org.br

As inscrições para submissão de trabalhos científicos estarão abertas até 30 de Março de 2009 e o envio dos resumos será aceitos até 30 de Maio de 2009, as instruções sobre formatação do resumo e do pôster estão disponíveis em nosso site.

As inscrições pagas até 30 de Março terão desconto.

Inscrições e maiores informações: www.anbio.org.br
secretaria@anbio.org.br

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Especiais sobre Darwin

Hoje, dia 12 de fevereiro, Charles Darwin completaria 200 anos. Para comemorar a data, a Globo News fez uma série de matérias sobre o naturalista inglês.

Para acessar os vídeos, clique no link:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM960332-7823-OS+IMPACTOS+DA+TEORIA+DE+CHARLES+DARWIN,00.html

A revista Veja desta semana também destacou sobre os 200 anos de nascimento de Darwin, sendo inclusive a matéria de capa da revista. Para acessar o texto jornalística, clique no link:
http://veja.abril.com.br/110209/p_072.shtml .

200 anos de Darwin


(clique na imagem para amplia-la)

Nascimento do inimigo nº 1 dos criacionistas completa 200 anos

FELIPE MAIA
da Folha Online

Há exatos 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.

A teoria da evolução proposta por Darwin no livro "A Origem das Espécies" chega aos 150 anos praticamente imbatível na comunidade científica --recebidas com receio no início, as propostas do inglês ganharam força no século 20 com as descobertas sobre a transmissão hereditária de características dos seres, por meio dos genes.

Divulgação Darwin é considerado o pai da biologia moderna; ele usou a observação da natureza e análise dos seres para criar sua teoria Ainda existe uma forte oposição dos criacionistas, que defendem que a Terra foi criada por Deus em seis dias, mas há poucos argumentos científicos para essa ideia, presente no livro de Gêneses, na Bíblia.

"Darwin criou uma nova fronteira na ciência, ao determinar que as questões naturais precisam ser compreendidas por meio de processos da natureza. Isso faz uma diferença enorme, dissocia a ciência do pensamento religioso. Antes as perguntas terminavam em respostas sobrenaturais", afirma Maria Isabel Landim, professora do Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo).

Adaptar para sobreviver
Venceu a proposta segundo a qual todos os organismos da Terra, de uma bactéria ao homem, descendem de um antepassado comum --a relação mais usada é feita entre humanos e macacos, que também tiveram a mesma origem, mas vale para qualquer organismo, segundo a teoria de Darwin.

Ele identificou evidências desse parentesco, por exemplo, por meio das semelhanças anatômicas existentes entre diversas espécies. Um exemplo disso são os ossos de membros anteriores de animais como baleias, morcegos, chimpanzés e o homem. Apesar de terem formas diferentes e serem usados para funções diferentes, como pegar objetos, subir em árvores ou sustentar nadadeiras, esses ossos apresentam fortes semelhanças de estrutura, o que indica uma ascendência em comum.

A existência de evolução entre as espécies já havia sido proposta antes, mas o "pulo do gato" de Darwin foi a formulação da teoria da seleção natural. Segundo essa linha, as variações entre os indivíduos de uma população surgem ao acaso: mais tarde, os estudos de genética fortaleceram essa ideia, com a descoberta da existência de recombinações e mutações gênicas, que se disseminam por meio da reprodução.

O pesquisador postulou, então, que os indivíduos com características que favoreçam sua existência em cada ambiente tendem a deixar mais descendentes, o que ajuda em sua perpetuação. Os menos preparados tendem a diminuir em número e, possivelmente, desaparecer.

Coleta
Um dos diferenciais do trabalho de Darwin foi seu intenso trabalho de campo, com observações e coleta de amostras de animais e plantas. Para isso, foi determinante a viagem que ele fez ainda jovem, aos 22 anos, a bordo do navio HMS Beagle.

Entre 1831 e 1836, Darwin pesquisou regiões da África, América do Sul e Oceania, percebendo as diferenças existentes nas características de fauna, flora e geologia de cada uma. As análises dessas amostras serviram de base para o desenvolvimento dos conceitos de evolução e seleção natural. Darwin classificava a viagem como "o evento mais importante de sua vida".

Entretanto, se passaram mais de 20 anos até que "Origem das Espécies" fosse publicado, em 1859. Os cerca de 1.250 exemplares da obra se esgotaram no dia do lançamento, e as ideias do pesquisador geraram forte polêmica na época, principalmente na Igreja Anglicana --a Igreja Católica afirma que nunca condenou Darwin e diz que suas obras não foram incluídas em seu Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos).

Origem no macaco
No ano seguinte, durante um debate na Universidade Oxford, o bispo Samuel Wilberforce perguntou ao biólogo T. H. Huxley se ele era descendente de macacos por parte dos avós paternos ou maternos. Huxley foi um dos grandes defensores da teoria e se denominava o "bulldog" de Darwin.

O próprio pesquisador nunca se envolveu muito na polêmica: preferiu que seus apoiadores o representassem na "briga". "Ele era uma pessoa muito reservada, não era polemista e recusou vários convites para debater suas ideias", afirma Nélio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP.

De acordo com Bizzo, Darwin "prezava pelas críticas" e as respondia de maneira muito "polida e respeitosa". Ele chegou a alterar trechos de "Origem das Espécies", em edições posteriores, em razão de apontamentos feitos por outros cientistas.

Para Maria Isabel Landim, do museu de zoologia, a teoria da evolução proposta por Darwin chega aos 150 anos em clima de unanimidade na comunidade científica. "O que existe são outras contribuições para entender o processo evolutivo, e não uma contestação clara a ele. A grande batalha é a questão do criacionismo versus evolucionismo. Essa questão é incontestável."

Manifesto contra o corte dos investimentos em Ciência e Tecnologia

Devido a crise financeira, o Governo Federal tem estudado a idéia de cortar os recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia. Se consumado, esse ato irá interromper o ciclo virtuoso de progresso científico, iniciado há mais de duas décadas no país.

Devido a isso, o projeto Estação Digital Médica resolveu criar um manifesto para impedir os cortes de recursos do MCT.

Para ler o manifesto e assina-lo, clique no link: http://www.edm.org.br/edm/manifesto.aspx

I Congresso Brasileiro sobre Bioinvasão

(clique na imagem para amplia-la)

Biólogos farão pescaria de genes em rios amazônicos

CLAUDIO ANGELO
enviado especial da Folha de S.Paulo a Manaus

A partir do mês que vem, cientistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) devem partir de Manaus para uma série de expedições com o objetivo nada modesto de sequenciar o genoma da Amazônia. Ou quase isso: eles querem descobrir o que torna algumas criaturas aquáticas da floresta tão especiais, e como seu DNA pode ajudar a indústria, a agricultura e a medicina.

O projeto, batizado Adapta (Centro e Estudo de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia) é um dos centros amazônicos que receberam verba do programa federal de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Ele terá R$ 7 milhões em três anos para fazer o primeiro esforço sistemático de genômica ambiental da Amazônia.

Genômica ambiental é o sequenciamento dos genes de diversos organismos que habitam um mesmo ecossistema --um rio, um trecho de solo ou uma floresta. Nesse tipo de estudo, o que interessa é saber quais genes são ligados ou desligados pelas criaturas para responder a um mesmo desafio imposto pelo ambiente.

A partir da coleta de material desses organismos, os cientistas do Adapta pretendem montar uma grande "biblioteca" de sequências expressas, ou seja, de genes ativados em ambientes em que, por uma razão ou outra, a vida fica difícil.

E lugares assim são o que não falta no 1,3 milhão de quilômetros quadrados de áreas inundadas da Amazônia. As regiões de várzea, por exemplo, todo ano se transformam num inferno tóxico quando a água sobe.

Como há muita matéria em decomposição nos solos, a várzea vira um caldo com pouco oxigênio e muito ácido sulfídrico e metano, onde peixes como o tambaqui precisam se virar para não morrer intoxicados.

Estudos anteriores já mostraram que a estratégia de sobrevivência do tambaqui, por exemplo, é desligar uma série de processos metabólicos e ligar outros. Outro peixe, o acará-açu, simplesmente reduz seu metabolismo.

As formas como essas criaturas fazem isso serão mapeadas, em busca de eventuais proteínas de interesse comercial ou científico. E criaturas a investigar também não faltam: só peixes são 2.500 espécies. Além dos peixes, serão investigados mamíferos, plantas, invertebrados e micróbios.

Vida no esgoto
Nem todos os estresses impostos à fauna aquática amazônica são naturais. A região está pontilhada de hidrelétricas, zonas de exploração mineral e igarapés (córregos) contaminados por esgoto. O grupo do Inpa vai pescar genes também nesses lugares.

Um dos objetivos do Adapta é identificar ao menos dez produtos --como enzimas, hormônios e antibióticos-- e patentear ao menos cinco deles durante a vigência do projeto.

"Uma proteína que possa conferir resistência ao ambiente inóspito da várzea, genes de crescimento para a agropecuária ou produtos para controle biológico de insetos" podem resultar da investigação, enumera Adalberto Val, diretor do Inpa. "Não temos ideia do que vamos encontrar", diz, apesar de o trabalho não ser uma busca no escuro total, e sim orientado por pesquisas já feitas.

"Não é neste projeto que vamos encontrar a cura para todas as doenças", diz Val. Em compensação, pode ser o embrião de uma indústria de biotecnologia amazônica, algo visto por vários cientistas como um meio economicamente viável de manter a floresta em pé.

"Muitos desses produtos exigirão a criação de cadeias produtivas", afirma Val. Mas nada é para agora, adverte. "Você precisa ter grupos estruturados para poder desencadear o interesse das empresas."

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Morre filósofo e ecologista norueguês Arne Naess, fundador da Ecologia Profunda

Copenhaga, 13 Jan (Lusa) - O filósofo e ecologista norueguês Arne Naess, fundador da corrente conhecida como "Ecologia profunda", faleceu, aos 96 anos, informou o seu editor, Erling Kagge. Considerado o principal filósofo norueguês do século XX, Naess criou a escola de Oslo e fundou a Ecologia profunda, um ramo da filosofia ecológica que propõe alterações culturais, políticas, sociais e económicas com vista a alcançar uma convivência harmoniosa entre os seres humanos e os restantes seres vivos.

Naess foi catedrático da Universidade de Oslo entre 1939 e 1970, desempenhou um papel determinante para o estabelecimento de uma nova investigação social na Noruega do pós-guerra e impulsionou o estudo da filosofia através dos seus livros para o ensino sobre lógica, métodos de ensino e história da filosofia. De tendência neopositivista, Naess interesssou-se pela obra de Espinoza, Gandhi e o budismo e esteve vinculado ao partido Os verdes.

A Ecologia Profunda de Naess A Ecologia Profunda foi proposta pelo filósofo norueguês Arne Naess em 1973 como uma resposta a visão dominante sobre o uso dos recursos naturais. Arne Naes se inclui na tradição de pensamento ecológico-filosófico de Henry Thoreau, proposto em Walden, e de Aldo Leopold, na sua Ética da Terra. Denominou de Ecologia Profunda por demonstrar claramente a sua distinção frente ao paradigma dominante. no Brasil, nesta mesma época, o Prof. José Lutzemberger já propunha idéias semelhantes e desencadeava o movimento ecológico brasileiro com a criação da AGAPAN (Associação Gaucha de Proteção ao Ambiente Natural).

Já a expressão ecologia profunda foi criada durante a década de 1970 pelo filósofo norueguês Arne Naess, em oposição ao que ele chama de "ecologia superficial" – isto é, a visão convencional segundo a qual o meio ambiente deve ser preservado apenas por causa da sua importância para o ser humano. Ao nível superficial, o homem coloca-se como centro do mundo e quer preservar os rios, o oceano, as florestas e o solo porque são instrumentos do seu próprio bem-estar. Quando olha para o meio ambiente com esta preocupação, o homem só enxerga os seus próprios interesses, já que, inconscientemente, se considera a coisa mais importante que há no universo. Olha a árvore e vê madeira. Olha o solo e vê o potencial agrícola ou a possível exploração de minérios. Olha o rio e vê um curso d'água navegável por barcos de determinado porte. Ele sabe que deve preservar os chamados recursos naturais, porque são preciosos. A natureza para ele é um grande cofre, abarrotado de riquezas renováveis, mas que deve ser cuidadosamente preservado. Daí a necessidade de autoridades ambientais atuantes e uma boa legislação que preserve o meio ambiente.

Este nível da consciência ecológica tem importância, porque faz com que os seres humanos questionem seu comportamento econômico e comecem a perceber mais claramente que a ética, afinal, dá bons resultados. A postura mais primitiva, de mera pilhagem, vem sendo deixada de lado em grande parte da economia. As políticas públicas de meio ambiente têm reforçado até hoje prioritariamente este primeiro nível, claramente insuficiente, de consciência ambiental. A multa, a repressão, a aplicação da legislação ambiental e a fiscalização seriam instrumentos muito úteis a curto prazo, se no Brasil a política nacional de meio ambiente não tivesse sido tão persistentemente esvaziada. Mas as boas notícias são mais fortes que as más. Uma nova consciência empresarial já repensa o conjunto das atividades econômicas a partir da meta de administrar sabiamente, a longo prazo, os recursos naturais.

As gerações mais recentes de empresários e executivos trazem consigo uma forte consciência ambiental. Sua atitude é compatível com a descrição holista do universo e com a ecologia profunda. Progresso econômico e bem-estar material deixam de ser inimigos da preservação ambiental ou da busca espiritual. As novas tecnologias permitem aumentar a produção, ao mesmo tempo que se diminui, radicalmente, o impacto ambiental. O verdadeiro progresso econômico – surge agora um consenso em torno disso – deve ser socialmente justo e ecologicamente sustentável. As medidas convencionais e de curto prazo para a preservação ambiental combatem os efeitos da devastação e pressionam pela gradual adaptação das atividades econômicas às leis da natureza.

Mas a ecologia profunda dá um sentido maior às estratégias convencionais de preservação. Atacando as causas ocultas da devastação, projeta e estimula o surgimento de uma nova civilização culturalmente solidária, politicamente participativa e ecologicamente consciente. Em última instância, as causas da destruição ambiental são o individualismo ingênuo, o sentimento de cobiça material sem freios e a ilusão de que o ser humano está separado do meio ambiente, podendo agir sobre ele sem sofrer as conseqüências do que faz. Ter isto claro é importante. No entanto, não basta uma percepção teórica deste dilema ético. Além de compreender intelectualmente o princípio da unidade ecológica de tudo o que há, é oportuno vivenciar e deixar-se inspirar pelo sentimento da comunhão com a natureza.

Deste modo, aprende-se a colocar cada um dos processos econômicos e sociais a serviço da vida, já que é absurdo pretender inverter o processo e colocar a vida a serviço deles. Não há, pois, oposição real entre a ecologia convencional ou de curto prazo e a ecologia profunda ou mística. São dois níveis diferentes de consciência. Ambos são indispensáveis, e são mutuamente inspiradores. Foi em meados da década de 1980 que diversos pensadores – Warwick Fox, Henryk Skolimowski e Edward Goldsmith, além do próprio Arne Naess – começaram a produzir textos variados a partir do ponto de vista da ecologia profunda. A nova física e a nova biologia, com Fritjof Capra, Gregory Bateson, Rupert Sheldrake, David Bohm, e também os trabalhos científicos de James Lovelock e Humberto Maturana, entre outros, deram legitimidade científica à ecologia profunda. Em sua vertente religiosa, esta corrente de pensamento tem ampla base de apoio na tradição mística de todas as grandes religiões da humanidade. São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, está longe de ser uma figura isolada. Cauteloso, Arne Naess recusou-se a criar um sistema racionalmente coerente – um circuito fechado de idéias – capaz de limitar o conceito de ecologia profunda, e manteve-o como uma idéia aberta segundo a qual a variedade da vida é um bem em si mesma.

Para Naess, esta ecologia surge do reconhecimento interior da nossa unidade com a natureza. O fato nem sempre requer explicações e muitas vezes não pode ser descrito com palavras. Mas a ação freqüentemente mostra com clareza o que é ecologia profunda. Em certa ocasião, um rio da Noruega foi condenado à destruição para que fosse construída uma grande hidrelétrica. As margens do curso d'água seriam inundadas para que se fizesse o lago da barragem. Um nativo do povo Sami recusou-se, então, a sair do lugar. Quando, finalmente, foi preso por desobediência e retirado dali à força, ele não teve opção. Mais tarde a polícia perguntou-lhe por que se recusara a sair do rio. Sua resposta foi lacônica: "Este rio faz parte de mim mesmo". O indígena estava certo. O meio ambiente faz, realmente, parte de nós mesmos. São dele o ar que respiramos e a água que compõe 70 por cento do nosso corpo físico. Dele vêm os nutrientes que renovam a cada instante as nossas células. Esta unidade dinâmica não está limitada ao plano material da vida, mas também é psicológica e espiritual, mesmo que alguns de nós não tenham plena consciência disso. A Vida Secreta da Natureza reúne textos publicados inicialmente nas revistas Planeta, Planeta Nova Era e outras publicações.

A seguir, veremos experiências de contato direto com o mundo natural como fonte de inspiração para a alma humana em seu crescimento interior. E também reflexões sobre a proposta de um desenvolvimento ecologicamente sustentável; sobre a cidadania local e global como base para a construção de uma civilização solidária; e sobre a poderosa combinação atual entre o pensamento ecológico, a ciência moderna e a tradição esotérica. Por: Lusa + colaboradores fonte: http://www.forumseculo21.com.br/conteudo.php?conteudo=noticias_detalhes&codigo_noticia=1965

CURSO DE BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO - Estudo de caso do Programa Macacos Urbanos - 3ª edição


(clique na imagem para amplia-la)

Curso de Estudos e Avaliação de Impactos Ambientais

Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo (Deptº. de Geografia da UFF)

Público alvo e objetivos do curso
O curso se destina a estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação (Biologia, Geografia, Arquitetura, Engenharia e outros) que desejam obter e ampliar seus conhecimentos em questões relacionadas aos impactos ambientais de atividades de mineração, geração de energia, transportes, indústrias, turismo e disposição final de resíduos urbanos. Além disso, serão fornecidas informações básicas acerca dos métodos de avaliação de impactos (EIAs e RIMAs) e do processo de licenciamento ambiental no Brasil.

Programa curso
I - Conceitos básicos: Meio ambiente, fatores ambientais, resiliência e impactos ambientais
II - Contextualização histórica do processo de avaliação de impactos ambientais (AIA)
III - Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) e Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras (SLAP)
IV - Atividades potencialmente impactantes: mineração, geração de energia, indústrias, transportes, turismo e depósitos de lixo urbano
V - Avaliação de Impactos Ambientais: termos de referência, roteiro de EIAs e RIMAs, diagnóstico ambiental, tipologia de impactos, métodos de avaliação, medidas mitigadoras e compensatórias, programas de monitoramento.
VI- Aspectos operacionais, políticos e éticos do sistema de avaliação de impactos
VII- Mercado de trabalho

Carga Horária - 20 horas

Período - 20 a 23 de julho de 2009 - Auditório do CRBio/RJ

Horário - 14 às 19 horas

Custos
O curso poderá ser pago à vista (com desconto) ou em duas parcelas:
a) Profissionais - R$ 370,00 (à vista) ou em 2 parcelas de R$ 190, 00
b) Biólogos filiados ao CRBio - R$ 350,00 (à vista) ou em 2 parcelas de R$ 180,00
c) Estudantes - R$ 330,00 (à vista) ou em 2 parcelas de R$ 170,00

Datas para pagamento
À vista - fazer depósito em conta corrente até o dia 26/06/2009
1ª parcela - 26/06/2009 (depósito bancário)
2ª parcela - 20/07/2009 (cheque ou dinheiro)
OBS: Serão fornecidos material didático, lanche e certificado.
Dados para depósito: em nome de Luiz Renato Vallejo, ITAÚ, ag. 1518, c/c 05019-8

Inscrições
Enviar para dados para o e-mail: lrvallejo@bol.com.br
No e-mail devem constar os seguintes dados: nome , endereço , telefone (residencial e celular), profissão , área de atuação profissional e forma de pagamento escolhida (à vista ou em 2 parcelas)

Telefones para contato: (21) 2714-9065 ou (21) 8142-4363

Seminário “Está na hora de reconstruir”

Data: 18 e 19 de fevereiro de 2009

Realização: Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas e Universidade Federal do Paraná

Local: Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí (SC)

Informações: www.sobrade.com.br.

Contatos podem ser feitos pelo e-mail:sobrade@sobrade.com.br ou pelos telefones (41) 3360-4256 e 3360-4255.

Curso Básico Anual de Cancerologia

Data: 28/02 a 12/12/09 – sábados das 9h às 17h

Local: São Paulo (SP)

Realização: Hospital AC.Camargo

Programa Completo: www.accamargo.org.br

Mais informações: cursos@hcancer.org.br / 2189-5098 e 2189-5078

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Concurso Hospital Beneficente Dr. César Santos (01 vaga para Biólogo)

Foi publicado o edital de Concurso Público do Hospital Beneficente Dr. César Santos (RS), destinado a seleção de pessoal para preenchimento de vagas do quadro permanente de pessoal da instituição, sob regime estatutário.

As inscrições deverão ser feitas mediante acesso ao website da organização do evento em http://www.msconcursos.com.br/, no período de 23 de janeiro até as 24:00h do dia 21 de fevereiro de 2009 (horário oficial de Brasília).

A única vaga para Biólogo possui remuneração mensal de R$1.642,00 (jornada de 44 horas semanais).

Para ter acesso ao edital, acesse o site da organizadora do concurso:
http://www.msconcursos.com.br/

Concurso Público Professor Adjunto UFRR (01 vaga para Biólogo)

Estão abertas as inscrições para Concurso Público da UFRR (www.ufrr.br), Universidade Federal de Roraima, destinado a seleção de pessoal para preenchimento de vagas do cargo de Professor do Magistério de 3º grau da UFRR.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração, no período de 19 de janeiro a 27 de fevereiro de 2009, durante dias úteis, na Diretoria de Recursos Humanos/DRH da Universidade Federal de Roraima, Sala 409, Bloco IV, das 8:30h às 11:30h e das 14:30h às 17:30h (horário local).

As inscrições também poderão ser feitas mediante SEDEX contendo solicitação de inscrição e documentação do interessado, postado até o dia 27 de fevereiro de 2009, endereçado a Universidade Federal de Roraima, Av. Capitão Enê Garcez, nº 2.413, Bairro Aeroporto, CEP: 69.304-000, Boa Vista-RR. O candidato deve nomear o envelope como “Concurso Público/Doutorado” ou “Concurso Público/Mestrado”, identificando também a área desejada.

A única vaga destinada Biólogo é para professor adjunto (dedicação exclusiva) e a exigência para o candidato é licenciatura em Ciências Biológicas com Doutorado em Microbiologia e/ou Biologia Celular.

Para acessar o edital do concurso, acesse o link:
http://www.ufrr.br/component/option,com_docman/Itemid,410/task,doc_download/gid,1550/

Pós-graduação Lato Sensu em Biotecnologia Industrial Ênfase Saúde Humana e Animal

A Fundação Educacional Montes Claros - FEMC (www.femc.edu.br) está com as inscrições abertas para a pós-graduação em Biotecnologia Industrial com ênfase em Saúde Humana e Animal.

As aulas começarão dia 27 de março, serão feitas através de módulos mensais (geralmente na última semana do mês) e ocorrerão as sextas e sábados de 8h às 18h.

O investimento do curso é de 21 parcelas de R$390,00 (término do curso previso novembro de 2010).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de março de 2009 (segunda-feira).

Maiores informações pelo telefone (38) 4009-5777, pelo e-mail facit@femc.edu.br e pelo site da Fundação Educacional Montes Claros - FEMC.

1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas


De 02 a 05 de junho de 2009, irá acontecer em Belo Horizonte (MG), o 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas.

O evento é uma realização da Embrapa Florestas e Sociedade de Investigações Florestais – SIF e tem o objetivo de:

- Difundir conhecimentos silviculturais de plantios para geração de energia;
- Aperfeiçoamento e inovações tecnológicas nos processos agroindustriais;
- Diversificar a matriz energética com a obtenção de bioprodutos de alto valor agregado e bioenergia de segunda geração;
- Inserção de pequenos e médios produtores no agronegócio florestal;
- Promover discussões relacionadas à sustentabilidade da cadeia produtiva das florestas plantadas com finalidades energéticas;

Terão descontos especiais as inscrições feitas até o dia 15 de março de 2009 (domingo).

A data final para submissão dos trabalhos é dia 13 de março de 2009 (sexta-feira).

Maiores informações pelo site oficial do congresso:
http://www.florestasenergeticas.com.br/

Brazilian Symposium on Bioinformatics 2009


The Brazilian Symposium on Bioinformatics (BSB) 2009 invites submission of original papers in the area of Bioinformatics and Computational Biology. BSB 2009 aims to attract contributions from academic and industrial researchers in computer science, mathematics, statistics, biochemistry, biophysics, genetics, microbiology, and medicine.

Topics of interest include (but are not limited to):
- Sequence Analysis, Motifs, and Pattern Matching
- Biological Databases, Data Management, Data Integration, and Data Mining
- Biomedical Text Mining
- Structural, Comparative, and Functional Genomics
- Protein Structure, Modeling, and Simulation
- Gene Identification, Regulation and Expression Analysis
- Gene and Protein Interaction and Networks
- Molecular Docking - Molecular Evolution and Phylogenetics
- Computational Systems Biology
- Computational Proteomics - Statistical Analysis of Molecular Sequences
- Algorithms for Problems in Computational Biology
- Applications on Molecular Biology, Biochemistry, Genetics, Medicine, Microbiology and associated subjects.

Submitted papers will undergo blind peer review. Papers accepted in previous issues of BSB have been published as proceedings volumes in the Lecture Notes in Bioinformatics (LNBI) series from Springer-Verlag, Germany. We are presently negotiating with Springer to have BSB 2009 papers also published in LNBI. As in previous editions, BSB 2009 will accept two kinds of contributions: full papers, with up to 12 pages, and extended abstracts, with at most four pages. Accepted full papers are expected to be orally presented at the conference, while extended abstracts will be presented in the poster sessions. The program committee may accept as extended abstract a paper originally submitted as full. Authors of such submissions may choose to accept this decision and modify their manuscript accordingly, or drop the submission.

The manuscripts should be written in English and start with a cover page containing the title of the work, authors\' names, e-mail of the contact author, keywords, a succinct statement of the problem, and the results obtained. A technical exposition directed to specialists should follow, in pages identified only by the title of the article. Detailed formatting instructions can be found in the Springer-Verlag site, under \"Information for LNCS Authors\", at
http://www.springer.com/computer/lncs?SGWID=0-164-7-72376-0.

IMPORTANT DATES
Deadline for paper submission: March 20, 2009
Notification of acceptance/rejection: April 17, 2009
Deadline for final paper versions: May 15, 2009
Conference: July 29-31, 2009

WEB SITE AND CONTACT: Complete information on the event can be found in web site http://www.inf.pucrs.br/~bsb2009/.

Questions can be addressed to bsb2009@pucrs.br.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vaga para Professor de Genética da UNIPAM

O Centro Universitário de Patos de Minas (http://www.unipam.edu.br/) abriu as inscrições para o processo seletivo destinado à contratação de professor da disciplina de Genética.

O candidato deve ter graduação em curso da área de Saúde ou Ciências Biológicas e mestrado como titulação mínima exigida.

As inscrições acontecerão no período de 16 a 17 de fevereiro de 2009, de 8h às 22h horas, na Secretaria Acadêmica do UNIPAM.

Maiores informações pelo link:
http://www.unipam.edu.br/public/professor/lista.unipam

XXI EBRAM

Curso de Especialização em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos

A Fundep irá promover o curso de Especialização em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos.

As aulas serão ministradas quizenalmente no Instituto de Ciências Biólogicas da UFMG, às 6ª feiras, no horário de 18:30 às 22:00 e aos sábados de 8:30 às 17:30 horas. O objetivo específico do curso é a formação de especialistas em gerenciamento de recursos hídricos municipais e buscando como público-alvo os funcionários do Sistema Estadual Mineiro de Gestão de Recursos Hídricos (SEMAD e autarquias IGAM, IEF e FEAM; CERH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos / MG), membros de comitês de Bacias Hidrográficas e gerentes municipais relacionados à área de recursos hídricos.

O curso pretende fornecer informações das normas, procedimentos e rotinas necessárias à gestão dos recursos hídricos e sua interface com o município no que diz respeito ao uso e ocupação do solo, saneamento e meio ambiente.

O valor da inscrição para seleção é de R$30,00 e o custo é de 15 mensalidades de R$ 400,00. As aulas começarão no dia 13 de março de 2009.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de fevereiro de 2009 (sexta-feira).

Maiores informações no site da Fundep: http://www.fundep.ufmg.br/ e pelo link:
http://www.fundep.ufmg.br/cursos/mostraturma.asp?turma=4281*0*1*1/09

VI Congresso Brasileiro de Biossegurança e I Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo

A Associação Nacional de Biossegurança- ANBio completará neste ano 10 anos de existência e o evento comemorativo pretende trazer ao Rio de Janeiro os maiores especialistas em Biossegurança .

Filiada à Associação Européia de Biossegurança e à Associação Americana de Biossegurança a ANBio irá organizar em paralelo ao seu VI Congresso Brasileiro de Biossegurança que acontecerá no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, o I Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo (vagas limitadas) onde participarão especialistas da Organização Mundial de Saúde, do programa de Biosseguridade do Departamento de Estado, do National Institute of Health e representantes de todas as Associações de Biossegurança do Mundo.

Já se encontram abertas as inscrições para os eventos, as inscrições para submissão de trabalhos científicos será até 30 de Março de 2009 e o envio dos resumos serão aceitos até 30 de Maio de 2009.

As Inscrições feitas até 30 de março também terão desconto.

Inscrições e maiores informações pelo e-mail secretaria@anbio.org.br e pelo site www.anbio.org.br .

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Curso de Biossegurança de OGMs na Saúde Humana e Ambiental: Impactos, Desafios e Perspectivas.

De 13/07/2009 a 31/07/2009
Local: IOC/FIOCRUZ, Pavilhão Helio e Peggy Pereira, sala 14B
E-mail: biogm@ioc.fiocruz.br
Website:www.ioc.fiocruz.br

* Coordenação: Cíntia M. Borba, Marco Antonio F. da Costa, Maria Eveline de Castro Pereira

Comissão organizadora:

Alexander dos Santos Reis – Instituto Oswaldo Cruz
Cíntia M. Borba - Instituto Oswaldo Cruz
Marco Antonio F. da Costa – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Maria Eveline de Castro Pereira - Instituto Oswaldo Cruz
Maria de Fátima Barrozo da Costa – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Mônica Jandira - Instituto Oswaldo Cruz
Paulo Roberto de Carvalho - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Renato Matos Lopes - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Objetivo: Habilitar em um contexto pedagógico interdisciplinar, recursos humanos em biossegurança de organismos geneticamente modificados (OGMs), com foco na saúde humana e ambiental.

Descrição: O curso aprovado pelo CNPq, através do Edital 026/2007, contemplará os seguintes temas:

- Transgênicos no Brasil: entre a ciência, ideologias e políticas;
- Harmonização conceitual da biossegurança;
- Fundamentos da engenharia genética;
- Aspectos regulatórios da biossegurança de OGMs no Brasil;
- Propriedade intelectual em biotecnologia;
- Boas práticas em laboratórios no contexto da biossegurança e meio ambiente;
- Biossegurança de OGMs e arquitetura laboratorial;
- Alimentos transgênico e saúde humana;
- OGMs e meio ambiente;
- Animais transgênicos e saúde humana;
- Agentes de riscos laboratoriais associados à engenharia genética;
- Vacinas na era pós-genômica e biossegurança;
- OGMs e mídia impressa no Brasil;
- OGMs na visão das indústrias e ONGs: uma análise das percepções;
- Vigilância Sanitária aplicada aos OGMs;
- Qualificação profissional em biossegurança;
- Bioética e biossegurança de OGMs.

Estão programadas visitas às Instituições de Pesquisa.

A quem se destina: Alunos de nível superior completo, que estejam cursando pós-graduação lato ou stricto sensu, e que tenham como temática de estudo a biossegurança de OGM e profissionais que atuam em fiscalização, pesquisa, produção, órgãos de defesa do consumidor e ONGs.

Regime didático e duração: O curso, com carga horária de 90 horas, será realizado de 13 a 31 de julho de 2009, de 9h às 16h30.

Vagas: Serão oferecidas 30 vagas.

Inscrições: As inscrições estarão abertas de 02/03/09 a 02/05/09 através do e-mail biogm@ioc.fiocruz.br

Os candidatos deverão solicitar a ficha de inscrição, pelo e-mail acima, que deverá ser preenchida e encaminhada, juntamente com uma carta de intenções e o link do Currículo Lattes Processo de seleção:

(a) A seleção dos inscritos será realizada mediante avaliação do curriculum vitae e da carta de intenções do candidato. Será levado em conta o tipo de atividade exercida e/ou projeto desenvolvido pelo candidato, o motivo de interesse e sua experiência sobre o tema.

(b) O resultado será divulgado por e-mail, no site do Instituto Oswaldo Cruz e no quadro de avisos da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz no dia 20/05/09.

(c) os candidatos selecionados deverão remeter 1 foto 3x4 digitalizada ou impressa, impreterivelmente, até o dia 03/06/09, para que possa sem providenciado o crachá de identificação.

Local de realização: Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil 4365, Rio de Janeiro, RJ, Pavilhão Hélio e Peggy Pereira (próximo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca), térreo, sala 14 B.

Critério de avaliação da aprendizagem:
- Atender a freqüência mínima estabelecida (75%);
- Participar da apresentação e discussão dos grupos no seminário de avaliação;
- Entregar texto relativo à apresentação de cada grupo;
- Responder ao questionário padrão de avaliação do CNPq.

Titulação: Será concedido certificado de Atualização em Biossegurança de OGM para os alunos que apresentarem 75% de freqüência e média 7,0 de aproveitamento durante o curso
Informações:
Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz
Av. Brasil, 4365 – Pavilhão Gomes de Faria – Sala 210
Manguinhos – 21045-900 – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2598-4440
Fax: (21) 2560-7864
E-mail: biogm@ioc.fiocruz.br
Site: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=587&sid=32

Concurso Público Polícia Civil do Amazonas (15 vagas para Biólogos)

A Polícia Civil do Amazonas abriu as incrições para concurso público de provas e títulos, para o provimento de vagas em todo território do Estado doAmazonas, nas classes iniciais do cargo de perito criminal.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.cetam.am.gov.br/concursoscopec, no período de 16 de fevereiro a 04 de março de 2009.

As vagas para Biólogos são para o cargo Perito Criminal – 4ª. Classe (Área E – Ciências Biológicas e Biomedicina).

A remuneração é de R$4.263,84

O edital do concurso pode ser acessado pelo link:
http://www.cetam.am.gov.br/adm/imgeditor/File/Concursos_2009/Edital_PCAM.pdf

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cursos da Eccoambiental Engenharia e Consultoria


A Eccoambiental Engenharia e Consultoria oferece cursos na área ambiental. Atualmente estamos com inscrições abertas para os cursos de Auditoria Ambiental e Pericia Ambiental, sendo que esses cursos são realizados na UFPR.

CURSO DE AUDITORIA AMBIENTAL
Carga horária: 40 horas/aula
Data do curso: 28 de Fevereiro, 01 de Março, 07 e 08 de Março.
Período de inscrição: até 22 de Fevereiro
Inscrições pelo site: http://www.eccoambiental.com.br/
Informações: cursos@eccoambiental.com.br
Local do curso: Setor de Ciências Agrárias da UFPR em Curitiba/PR

O curso de Auditoria Ambiental tem como objetivo proporcionar aos participantes a capacitação exigida pelo Instituto Ambiental do Paraná para se cadastrarem como Auditores Ambientais e estarem aptos a prestar serviços conforme determinado pelas normas ambientais. Além disso, ao final do curso os alunos terão conhecimento da prática de como executar auditorias ambientais, de como se planeja e se conduz uma auditoria ambiental e como se elabora um Plano e um Relatório de Auditoria, podendo assim prestar serviços profissionais para qualquer tipo de empresa.

CURSO DE PERÍCIA AMBIENTAL
Carga horária: 40 horas/aula
Data do curso: 28 e 29 de Março, 04 e 05 de Abril
Período de inscrição: até 22 de Março
Inscrições pelo site: http://www.eccoambiental.com.br/
Informações: cursos@eccoambiental.com.br
Local do curso: Setor de Ciências Agrárias da UFPR em Curitiba/PR

O curso de Pericia Ambiental tem como objetivo capacitar os participantes para a realização de Pericias na área ambiental dentro da especificidade de formação de cada aluno (Biologia, Química, Engenharias, Agrárias, Florestal, Ambiental).

Inscrições pelo site: http://www.eccoambiental.com.br/
Informações: cursos@eccoambiental.com.br

Vale e Golder Associates multadas por coleta irregular de animais silvestres

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda. foram multadas em R$ 3,3 milhões pelos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio). A multa foi aplicada na sexta-feira (16), depois que a equipe gestora da Floresta Nacional de Carajás analisou o material entregue em resposta a duas notificações encaminhadas às duas empresas em outubro do ano passado, pedindo explicações sobre a coleta de animais silvestre no interior da unidade de conservação.

Foram capturados 3.303 animais, entre anfíbios, invertebrados, aves e mamíferos, tais como inhambu, falcão, papa-formiga, morcegos, mucura, tatu, borboletas, entre outros. Segundo o analista ambiental na Flona, Edilson Esteves, na resposta das duas empresas elas descrevem o objetivo da coleta, mas não apresentam a anuência do órgão gestor da unidade de conservação, conforme é exigido na autorização obtida.

De acordo com a resposta da CVDR, a empresa vem fazendo um estudo de impacto ambiental e, para isso, deve fazer o levantamento da fauna a fim de submetê-lo ao licenciamento para implantação de novo projeto de mineração. A Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda. afirma, na resposta à notificação, que os animais coletados foram ou serão enviados para instituições de pesquisa para uma identificação precisa e tombamento.

No entendimento da equipe, as duas empresas infringiram o artigo 24 do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, ao coletarem animais silvestres em desacordo com a autorização obtida. Além disso, o artigo 93 do decreto estabelece que, em unidades de conservação, o valor pode ser dobrado.

Fonte: ICMBio/EcoAgência

FSP/USP abre inscrições de Concurso para Professor Doutor

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo abriu inscrições para o Concurso de Professores Doutores junto aos Departamentos de Epidemiologia, Prática de Saúde Pública e Saúde Ambiental em diversas áreas de conhecimento. Inscrições até 90 dias a partir da data de publicação no D.O. (Editais Publicados no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo - Seção I, do dia 13.01.2009. ).

Maiores informações pelo site: www.fsp.usp.br

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bolsas para doutorado na Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) anunciou nova seleção de bolsistas para doutorado na Alemanha. A seleção, com inscrições abertas até o dia 02 de março de 2009, faz parte do programa da instituição em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Pela primeira vez o programa oferecerá a possibilidade de bolsas DAAD-CAPES para duplo doutorado, além das modalidades para doutorado integral e sanduíche. O programa abrange todas as áreas de pesquisa.

As bolsas de doutorado integral terão duração máxima de quatro anos. As bolsas sanduíche são de dois anos; e as de duplo doutorado preveem até 24 meses de estada na Alemanha, que podem ser parcelados de acordo com a necessidade e o planejamento do projeto de pesquisa, a ser preparado em conjunto pelo orientador do Brasil com o da Alemanha.

O conhecimento do idioma alemão em nível intermediário é exigido apenas dos candidatos da área de ciências humanas. Entretanto, todos devem fazer teste prévio de nivelamento.Os candidatos devem ter mestrado – concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2009 – e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, estar matriculados em programa de doutorado brasileiro.

Para o duplo doutorado, é necessário que os regulamentos dos programas de pós-graduação das universidades brasileira (na qual o candidato está matriculado) e alemã (para a qual pretende ir) prevejam a possibilidade da dupla titulação.

Mais informações:
http://rio.daad.de/shared/doutorado.html

Fonte: Agência FAPESP

Curso "Serpentes: Biologia, Diversidade e Identificação"


(Clique na imagem para amplia-la)

Blog “Você que é Biólogo...”

Desde 2002, o Biólogo Mauro Rebelo escreve o blog "Você que é Biólogo..." .

O veículo eletrônico surgiu da idéia de divulgar o conhecimento científico de forma ampla.

Segundo o blogueiro, a ciência muitas vezes fica isolada nos laboratórios.

O blog, portanto, teria a função de divulgar e discutir o conhecimento científico.

Para ter acesso ao blog "Você que é Biólogo...", clique no link:
http://vocequeebiologo.blogspot.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

V CEBIO - Colóquio sobre Educação da Biologia - UNESP de Jaboticabal

Em junho de 2009 ocorre a 5ª edição do Colóquio sobre Educação da Biologia — Cebio — da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal. Realizado anualmente na UNESP de Jaboticabal é um evento acadêmico-científico que pretende reunir alunos dos cursos de Ciências Biológicas, professores de Biologia e Ciências, agentes de educação ambiental e demais interessados na temática desse tipo de ensino para troca de conhecimentos e experiências.

O evento é gratuito, sendo componente da grade curricular para os alunos de Ciências Biológicas da UNESP de Jaboticabal.

O Colóquio é composto por palestras, mesas redondas, oficinas, grupos de discussão e apresentações culturais. O objetivo é debater sobre temas da educação, promover o intercâmbio entre alunos de Ciências Biológicas e professores das Redes Estaduais e Municipais de ensino, além de instrumentalizar os participantes com recursos culturais e artísticos visando enriquecer sua prática pedagógica.

O Cebio promove a exposição de Pesquisas e Relatos de Experiência em Educação, com intuito de divulgar e motivar o trabalho na área.

Além disso, o tem a função de complementar a formação acadêmica de seus participantes que são convidados a refletir criticamente os processos educacionais nos níveis municipal, regional e estadual, contribuindo com novas perspectivas para o ensino de Ciências e Biologia. Ensinar essas disciplinas ainda hoje é um desafio para muitos profissionais, porém é parte integrante do desenvolvimento de um cidadão crítico e atuante na sociedade contemporânea, na ciência e tecnologia.

Local: UNESP de Jaboticabal-SP
Data: 1° a 05 de junho de 2009
Inscrições: gratuitas, a partir de maio de 2009.
Informações: cebiounesp@yahoo.com.br
Site do evento:
http://www.fcav.unesp.br/eventos/vcebio/pag_inicial_cebio.html

Curso Taxidermia de Serpentes


(Clique na imagem para amplia-la)

II SBC – Semana de Biologia Celular


O Programa de Pós-graduação em Biologia Celular do Departamento de Morfologia ICB/UFMG irá promover a II Semana de Biologia Celular (II SBC).

O evento tem o objetivo de divulgar linhas de pesquisa e trabalhos realizados, ofertar mini-cursos e discutir os grandes avanços alcançados pelos estudiosos da Biologia Celular.

O II SBC irá acontecer no período de 02 a 06 de março de 2009, período da manhã, tarde e noite, no campus Pampulha da UFMG.

As inscrições devem ser feitas na na Secretaria da Pós-Graduação em Biologia Celular do ICB/UFMG ou na secretária do departamento de Morfologia do ICB/UFMG e/ou no site da II Semana da Biologia Celular (www.icb.ufmg.br/sbc).

Terão descontos especiais as inscrições feitas até o dia 21 de fevereiro de 2009 (sábado).

Maiores informações pelo e-mail ralphthome@gmail.com e pelo telefone (031) 9303-5370.

O evento tem o apoio do CRBio-04.