sábado, 31 de maio de 2008

Simpósio de Biologia Marinha

Prezados Senhores,


Informamos que de 30 de junho a 04 de julho realizaremos o 11º Simpósio de Biologia Marinha na UNISANTA - Santos - SP.

www.unisanta.br/simposiobiomar
simposiobiomar@unisanta.br

Saudações Marinhas
Prof. João Alberto Paschoa
Simpósio de Biologia Marinha
UNISANTA

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Petrobrás abre inscrições para Biólogos


Por força de decisão judicial, a Petrobrás abriu inscrições para graduados de nível superior em Biologia, com especialização, mestrado ou doutorado em meio ambiente para concorrer ao cargo de Engenheiro de Meio Ambiente Júnior e com especialização, mestrado ou doutorado em Oceanografia ou Oceanologia, para concorrer ao cargo de Analista Ambiental Júnior – Oceanógrafo. O prazo para inscrições é de hoje, 30 de maio, até terça-feira, 03 de junho. Veja edital e formulário específico para inscrições no site www.cesgranrio.org.br .

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mostra de Biotecnologia e Meio Ambiente

A Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde do Centro Universitário UNA, através do curso de Ciências Biológicas, está promovendo, hoje e amanhã (29 e 30/05), a sua 2ª Mostra de Biotecnologia e Meio Ambiente. O evento é aberto ao público e acontece em Belo Horizonte (MG).
A mostra é no campus Buritis, com palestras e mini-cursos nos turnos da manhã e da tarde.
Na programação, assuntos como "Biodiversidade: Patrimônio da Humanidade", "Genética Humana e Diagnóstico Molecular", "Biologia Molecular e sua aplicação prática no diagnóstico clínico"; "PRC em tempo real"; "Sobrevivência na selva"; entre outros.

Mais informações, pelo telefone: (31) 3379-1210.

Texto adaptado do site Minas Vestibular

III ENCIBIO

O curso de Ciências Biológicas da UNOCHAPECÓ, realizará no período de 04 a 07 de junho de , o III ENCIBIO - Encontro Regional sobre o Ensino em Ciências e Biologia, em Chapecó, (SC). O evento traz importantes discussões no campo da pesquisa e do ensino, com conferências, minicursos, apresentação de pôsteres e exposição de material didático.

Clique nos links abaixo para acessar o folder do evento.


http://www.unochapeco.edu.br/saa/correio/1210808612354211/folder_encibio_a.jpg
http://www.unochapeco.edu.br/saa/correio/1210808612354211/folder_encibio_b.jpg

Telefone para contato: (49) 33218247 / 8241

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Limpando & Reciclando 2008

Semana Mundial do Meio Ambiente

Você está convidado a participar !

Dia 31 de maio de 2008 - sábadoDe 10 às 13 horas
Praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio.
Praias de Sepetiba, Paquetá e Maricá.

Pelo quinto ano consecutivo, comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, promovem o Evento Limpando & Reciclando. Será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades e contará com o trabalho voluntário de alunos da Rede de Ensino, como universidades e colégios públicos, e de várias instituições de educação, como cursos de idiomas, de informática, de artes marciais, escolinhas de surfe, de futebol e de mergulho. O mutirão acontecerá no dia 31 de maio, sábado, com início às 10 horas e término às 13 horas.

O lixo, coletado em duplas, será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado pelas cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 10.000 sacolas plásticas degradáveis e compostáveis e luvas a todos que desejarem participar desta nobre campanha.

O evento Limpando e Reciclando 2008 conta com o apoio da RJRefrescos / Coca-Cola; FUN DIVE; Outback; Unicard; AQUALUNG; Universidades Castelo Branco - UCB; ANTILHAS, BASF; Secretaria de Proteção aos Animais RJ; OI FM; Academia Ipanema; Daijo; Lojas Aqualung; Terapia da Vida; CT Surf; Clean Up The World; Aqualittera; Programa Na Praia; Amigança Produções; Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura RJ; Guarda Municipal do Rio de Janeiro; Guarda Municipal de Paquetá; Jornal do Meio Ambiente; Rede Record Responsabilidade Social; Instituto Ressoar; Video Clipping Produções; Agência Rio de Notícias; Projeto Orla - MMA / Governo Federal.

Pontos de encontro:
- Na praia de Copacabana, os voluntários seguirão em arrastão do Posto Seis até a rua Santa Clara;
- Em Ipanema, na Pedra do Arpoador (Posto 7), um grande grupo de alunos de diversas escolas; alunos e professores da Academia Ipanema, estarão caminhando na coleta em direção à rua Garcia D'Avila;
- Na praia da Barra da Tijuca, o CT Surf e funcionários de fábricas estarão realizando o mutirão do Quebra-Mar à barraca do Pepê;
- No Recreio dos Bandeirantes, mais de cem alunos estarão, pela segunda vez, Limpando & Reciclando todo o lixo das praias da Macumba e do Pontal. A Universidade Castelo Branco terá dois pontos de início: um a partir da Avenida Gláucio Gil, e o outro no final da praia da Macumba. Os grupos se encontrarão na Pedra que marca a convergência das praias do Recreio e da Macumba. (Neste local, a UCB montará uma tenda para servir de ponto de encontro de todos os seus voluntários);
- Mais uma vez, em Sepetiba, moradores e pescadores, junto com a Guarda Municipal e empresários estarão unidos mostrando a sua força na limpeza das praias que já foram lindas, e que hoje estão desérticas. Ponto de encontro no "Coreto".
- Em Paquetá, a ação acontecerá pela primeira vez, junto com a Guarda Municipal e Grupamento Marítimo de Paquetá, na praia da Moreninha;
- Em Maricá, a campanha também acontecerá com grande sucesso nas praias locais.


Organização:Anna Turano Botelho e Hildon Carrapito
Clean Up The World Organization RJ
Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
Instituto Ecológico Aqualung - IEA
Telefax.: 21 2225-7387Cels.: 21 9288-3860 / 7848-3084
limpezanapraia@institutoaqualung.com.br
http://www.institutoaqualung.com.br/limpeza.html

Instituto Ecológico Aqualung Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010 Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030 Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br Site: http://www.institutoaqualung.com.br

terça-feira, 27 de maio de 2008

SALÁRIO DOS BIÓLOGOS

Sou bióloga com registro no CRBio 04, tenho pós-graduação em Direito Ambiental, estou muito preocupada com a valorização do profissional biólogo.

Trabalho em uma empresa de mineração, na função de bióloga, elaborando projetos ambientais, executando os mesmos, desenvolvento atividades de Educação Ambiental para os funcionários, entre outras. Diante desses atributos tentei negociar um salario justo para a minha função e a resposta que tive da empresa, é que o CRBio "sugere" um piso salarial não sendo obrigatório seguir este, ou seja a empresa paga o que bem entender pois não existe um piso salarial minimo para biólogo como nas outras profissões, a exemplo os engenheiros. Eu não tenho como exigir um salário descente pois não há um teto salarial obrigatório para biólogo. Isso mata o profissional, mesmo ele sendo muito bom no que faz.

O Conselho Federal de Biologia deveria estipular um salário mínimo para os profissionais, uma vez que pagamos anuidades assim como os outros profissionais que têm um conselho.
Aí vem a pergunta: porque você se sujeita ao salario proposto pela empresa na qual trabalha? Se o profissional não aceita não vai trabalhar nesta profissão nunca.

Na grande maioria das empresas o biólogo é remunerado com técnico em meio ambiente.

Devemos nos unir para fazer valer a profissão de BIÓLOGO, pois com crescimento das exigencias ambientais, novas leis que surgem todos os dias estamos dando o direito de exercer nossa profissão para os engenheiros agronomo e agrícolas, os quais acham que entendem tudo de meio ambiente e vida.

Att,

Kelly Cristina Andrade Amorim
Bióloga - CRBio 49148/04-D
34 - 3821 7272
34 - 9128 4840

Grupo contra pesquisas com células-tronco faz protesto

MIRELLA D'ELIA
Do G1, em Brasília

Na véspera do polêmico julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se libera as pesquisas com células-tronco embrionárias, um grupo contrário aos estudos fez uma manifestação em frente ao prédio do tribunal. Cerca de 20 pessoas, entre elas crianças, participaram do protesto nesta quinta-feira (27). A intenção dos manifestantes era fazer um abraço simbólico no prédio do STF. Mas, diante do baixo número de presentes, eles decidiram abraçar a estátua da Justiça. Representantes de várias religiões e de entidades contra as pesquisas e contra o aborto participaram do protesto. Eles fizeram também orações. Um padre distribuiu um vídeo com cenas de aborto.
O caso
O tribunal vai decidir se laboratórios e cientistas podem realizar pesquisas científicas com o uso dessas células, como permite a Lei de Biossegurança. Aprovada pelo Congresso Nacional em 2005, ela foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles. O artigo 5º da lei, que permite as pesquisas com células-tronco embrionárias congeladas por mais de três anos e com autorização dos doadores dos embriões, fere a proteção constitucional do direito à vida e a dignidade da pessoa humana, segundo Fontelles. Para ele, a vida humana começa com a fecundação. O julgamento começou em março e foi interrompido por causa de um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Antes da interrupção, o relator da ação, Carlos Ayres Britto, e a ex-presidente do Supremo, Ellen Gracie, votaram a favor dos estudos.

Argumentos
Um dos principais argumentos dos opositores é que não há comprovação científica do resultado das pesquisas. “O resultado é zero. No mundo todo, onde as pesquisas têm sido feitas não há comprovação científica de que elas dêem certo”, disse Jaime Ferreira Lopes, coordenador do Movimento Nacional Brasil sem Aborto, que reúne entidades da sociedade civil. Outro argumento é que a vida humana existe a partir da concepção e que, portanto, os embriões não poderiam ser usados nos estudos. “Entregamos aos ministros um memorial explicando que, tanto do ponto de vista jurídico quanto dos pontos de vista científico e teológico a vida humana começa na concepção e deve ser preservada”, defendeu o assessor parlamentar Paulo Fernando Melo, que coordena o Movimento Pró-Vida Família. Ele classificou como uma “falácia” as afirmações que embriões congelados há três anos sejam inviáveis. “Não há dado científico que mostre que embriões congelados há três anos são inviáveis”, disse. Melo defende a criação de um cadastro nacional para adoção de embriões congelados. Também nesta terça-feira, uma audiência pública será realizada na Câmara dos Deputados, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida. Autor da adin que entrará em pauta na quarta, Cláudio Fonteles, vai participar do evento.


Fonte: G1 / Globo

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mais do que saber fazer

Os conteúdos de Educação Ambiental são ensinados de forma deficiente no ensino básico brasileiro. É o que afirma, em um artigo intitulado O Cinismo da Reciclagem, o doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Philippe Pomier. Ele defende que esse conteúdo é ensinado nas escolas de forma reducionista, tratando a reciclagem e, mais especificamente, a coleta seletiva de lixo como fins em si mesmas, quando na verdade o ideal seria haver toda uma reflexão cultural e política sobre o tema. Para o pesquisador, a preocupação no ensino básico está muito mais em simplesmente como se faz do que no quanto a reciclagem é importante para a sociedade.
Extraído de Manuelzão Informa - 20/05/08 - nº 108

terça-feira, 20 de maio de 2008

Após 25 anos, descobridores do HIV lamentam lentidão nas pesquisas

da France Presse, em Paris
da Folha Online
Centenas de cientistas, entre eles Luc Montagnier e Robert Gallo, descobridores do vírus da Aids, se reuniram na segunda-feira (19) no Instituto Pasteur de Paris, onde acontece um encontro de três dias para discutir os 25 anos do HIV e os esforços da comunidade científica para vencer a doença. No início da reunião, Montagnier e Gallo lamentaram a lentidão no enfrentamento da epidemia.
Este aniversário não é "uma celebração" nem "uma comemoração", pois "o vírus continua aí", afirmou Montagnier, cujos trabalhos permitiram a identificação do vírus em 1983. "Gostaria de festejar com vocês o fim da Aids, ao invés dos 25 anos do descobrimento do vírus", declarou.
"Não estamos satisfeitos", continuou Montagnier, afirmando esperar que, no médio prazo, seja possível uma vacina terapêutica que restaure o sistema imunológico, que é prejudicado pela doença, "talvez, um dia, uma preventiva".
O norte-americano Robert Gallo, por sua vez, que confirmou a identificação do vírus em 1984, lamentou que os testes com a vacina não tenham sido feitos em grande escala. 'Houve grandes avanços, mas também grandes erros, e falta ainda muito por fazer', declarou.


Leia a matéria na íntegra

segunda-feira, 19 de maio de 2008

XIII Encontro Nacional de Micotoxinas

O Núcleo de Pesquisas Micológicas e Micotoxicológicas da UFRRJ e o Programa Nacional de Micotoxinas (PNM) convida para o XIII Encontro Nacional de Micotoxinas, que se realizará nos Salões do Othon Palace Hotel em Copacabana, na Cidade do Rio de Janeiro durante o período de 6 a 8 de Agosto.

O envio de trabalhos científicos foi prorrogado até o dia 31 de Maio, bem como o primeiro prazo de inscrições, com os valores mais baixos.

A agência de turismo oficial do evento (ACTIVIA) disponibilizou diversos pacotes de hospedagem com facilidades no pagamento e passagens aéreas com descontos e pagamentos parcelados em até 6 vezes sem juros.

Informações: http://www.npmmufrrj.com
Telefones: (21) 2682 2940 ou 2682 2942 ramal 25 ou ramal 21
Emails: micotoxicologiaufrrj.com.br ou enm2008@ufrrj.br

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Curso sobre Dinoflagelados Marinhos

No período de 26 a 30 de maio será ministrado o curso teórico-prático sobre dinoflagelados marinhos, através do programa de Pós-graduação em ciências Biológicas (Botânica), Museu Nacional - UFRJ.
O curso será ministrado por Santiago Fraga do Instituo Español de Oceanografía (Vigo - Espanha).

Maiores informações:

Mariângela Menezes
(21) 2567 2009
(21) 2562 6952

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Convite: I Simpósio Acadêmico de Genética e Imunologia PUC Minas

I Simpósio Acadêmico de Genética e Imunologia
Desafios e Perspectivas em Debate

http://www.simposioimunogen.blogspot.com/

19 e 20 de maio

Das 13:30 às 18:30h


Local: Auditório do prédio 30 - PUC Minas Campus Coração Eucarístico.
Av. Dom José Gaspar, 500.


Inscrições: De 5 a 18 de maio.

Entrada: 1 kg de alimento não-perecível ou um agasalho que será doado à "Fundação Caminho, Verdade e Vida".

Faça sua inscrição: Envie um e-mail para simposioimunogen@gmail.com com seu nome completo, nome da instituição onde estuda, curso e número da carteira de identidade.

As vagas são limitadas.

Haverá entrega de certificado.

O Simpósio e aberto à comunidade e não precisa ser aluno da PUC para participar.

Programação

1º Dia - 19/05/2008 - Genética

13:30 às 14:00
Abertura do Simpósio.

14:00 às 15:00

A PCR e suas aplicações
- Carla Lisandre Paula de Menezes

15:10 às 16:30

Investigação de paternidade e suas aplicações na genética animal -
Dr. Roberto Mauro Gil de Lima

16:40 às 18:10

Análise de DNA em casos forenses -
Valéria Rosalina Dias E Santos


2º Dia - 20/05/2008 - Imunologia

14:00 às 15:00
Diabetes e estresse oxidativo - Clara de Araújo Veloso

15:10 às 16:30

O Desafio da resistência bacteriana à drogas: A biotecnologia de plantas como estratégia natural para minimizar o problema - Dra. Letícia da Conceição Braga

16:40 às 18:10
Resposta imune celular em indivíduos residentes em área endêmica para Leishmaniose Tegumentar American - Dra. Ariane Baratta Masini


Realização
PUC Minas
Professora Cibele Velloso Rodrigues
Professora Symone Fulgêncio Lima
Alunos do 5º Período do Curso de Ciências Biológicas PUC Minas Coração Eucarístico

CRBio-04 marca presença no II COMBIO



Como foi comentado anteriormente neste blog, o CRBio-04 participou do II COMBIO, que aconteceu de 22 a 27 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte.

O stand do Conselho recebeu a visita de vários Biólogos, estudantes e demais visitantes da feira. Nele, as pessoas receberam materiais informativos sobre o Conselho e sobre a Profissão Biólogo e suas várias possibilidades de atuação, além de tirarem suas dúvidas com funcionários e Conselheiros.

Na noite de quinta-feira, o Presidente do CRBio-04, Gladstone Corrêa Araújo, fez uma apresentação sobre a ART eletrônica, que o sistema CFBio/ CRBios pretende disponibilizar futuramente para os registrados. Também foram sorteados alguns brindes, como mochilas do CRBio-04 e livros.



Informação

Prezados, gostaria de receber informações atualizadas (ou indicar artigo já escrito) sobre a profissão de Biólogo, abordando principalmente: campos de atuação promissores, mercado de trabalho atual, valorização profissional, remuneração. Obrigado

Att.

João Tavares

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pós-graduação em Gestão Ambiental

A Universidade Católica de Goiás - UCG irá ofertar no período de maio de 2008 a agosto de 2009, o curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão Ambiental. As aulas acontecerão a cada quinze dias nos seguintes horários:
- sexta-feira, das 19 às 23 horas.
- sábado, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas.

O processo seletivo será por meio de análise de currículo.

O último dia para inscrições é 9 de maio.

Informações e inscrições:

IPECON – Ensino e Consultoria
Rua 10 nº250, sala 505, Ed. Trade Center, Setor Oeste
CEP 74.120-020 – Goiânia-Goiás
Telefones: (0xx62) 3214-2563, 3214-3229
Site: www.ipecon.com.br
E-mail: ipecon@ipecon.com.br

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Projeto Micos-Urbanos

O Biólogo Bruno Teixeira está desenvolvendo em seu projeto de Mestrado, intitulado Micos-Urbanos, um estudo dos fatores que influenciam a distribuição populacional do mico-estrela (Callithrix penicillata) na grande Belo Horizonte.
O projeto é do mestrado acadêmico em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas e está sob orientação do Prof. Dr. Robert J. Young.

Para ajudar na realização da pesquisa, basta responder ao formulário presente no link http://www.pucminas.br/zoologia/index1.php?tipo_form=cadastro .