quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

I Encontro de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte

No dia 26 de fevereiro será realizado o I Encontro de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte. Detalhes podem ser solicitados pelo e-mail: epidemiologia@santaluzia.mg.gov.br .

Abaixo encontra-se a programação:

08:00h Acolhimento, credenciamento e café

09:00h Mesa de Abertura


  • Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
  • Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte
  • Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da SES-MG
  • Gerência Regional de Saúde SES-MG
  • Gerência do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador de Minas Gerais
  • Gerência de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

10:00h A construção da Saúde do Trabalhador no SUS

  • A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) enquanto estratégia- (representante da Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador/SES)
  • O papel do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador ( representante do CREST/MG)
  • O papel do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/BH ( representante da Gerência de Saúde do Trabalhador de BH )

11:30h – Debate

12:00h Almoço

13:30h Palestra : Pacto pela Saúde – Inserção da Saúde do Trabalhador (representante do gabinete da SMSA/BH)

14:00h - Plenária para apresentação do consolidado questionários (representante da SMSA/BH)

15:00h Discussão da escolha de referências técnicas/perfil/funções
(representante da UFMG)

15:30h Apresentação da proposta de constituição de Conselho de Serviços.

16:00h Agendamento da próxima reunião

16:45h Encerramento

17:00h Coffee Break

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Concurso Polícia Civil - MS

Até dia 22 de fevereiro estão abertas as incrições para o concurso público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Os salários variam de R$ 1.667,64 a R$ 7.014,72, dependendo do cargo.

Graduados em Ciências Biológicas podem se inscrever para os cargos:
  • Perito Criminal Substituto
  • Escrivão
  • Investigador de Polícia
  • Perito Papiloscopista

Inscrições e edital: www.concurso.ms.gov.br.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Envie mensagens diretamente para o blog

No intuito de facilitar a participação de todos os interessados no blog Biologia na Rede, criamos um e-mail para que você poste sua mensagem diretamente no blog:
ascom4.crbio4@blogger.com .

Participe enviando matérias interessantes, tópicos para discussão, perguntas e sugestões.

Seleção para Professor Substituto

Estão abertas até amanhã, 19 de fevereiro, as inscrições para seleção de um Professor Substituto de Biologia do COLTEC - UFMG, com carga horária de 20 horas semanais.
O candidato deve ser licenciado em Ciências Biológicas.
As inscrição deve ser feita na Secretaria do COLTEC. A seleção se dará por meio de análise de currículo e entrevista.
Maiores informações podem ser obtidas no site do Colégio Técnico, www.coltec.ufmg.br ou na Secretaria do mesmo pelo telefone: 34094964, de 8:00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"The Guardian" questiona compra de florestas para preservação

da BBC Brasil


O diário britânico "The Guardian" traz em sua edição desta quarta-feira (13) uma reportagem sobre a compra de florestas promovida por indivíduos, ONGs e até bilionários em nome da proteção do meio ambiente.

O título estampado na capa do caderno de cultura e sociedade do jornal --"Os conservacionistas deveriam poder comprar o planeta?", indica o tom do artigo, que questiona as conseqüências da iniciativa --chamada, pelo "Guardian", de "a grande apropriação verde de terras".

"Salvar os lugares mais bonitos e ecologicamente importantes do mundo ficou muito mais fácil e mais barato. Centenas de websites administrados por ONGs, fundações e indivíduos agora convidam pessoas a comprar florestas, campos e montanhas para salvá-los de destruição e mudanças climáticas com o click de um mouse", afirma a reportagem.

O jornal cita o milionário sueco John Eliasch, que comprou 400 mil acres da floresta amazônica em 2006 e agora pede ajuda para que sua ONG, a Cool Earth, possa comprar mais terra na fronteira entre o Brasil e o Equador, provocando críticas do governo brasileiro.

Para o "Guardian", Eliasch e os tantos websites oferecendo terras para conservação são uma nova tendência mundial. "A propriedade particular é agora a maneira favorecida para salvar o meio ambiente que está sendo arruinado por investidores, pela indústria ou por negligência. Está ocorrendo em todo o mundo."

Entretanto, nos países pobres e em desenvolvimento, essa movimentação de sites e indivíduos comprando terras em nome do ambiente é freqüentemente recebida "com medo e hostilidade".
Não é surpresa, afirma o "Guardian", já que conservacionistas estrangeiros supostamente têm um histórico péssimo em países em desenvolvimento.


Processo

"Primeiro os colonizadores assumiram controle dos países e comunidades para expropriar seus recursos, depois os conservacionistas vieram e fizeram exatamente a mesma coisa --desta vez, em nome da salvação do ambiente. Dezenas de milhares de pessoas foram expulsas para a criação de parques naturais e outras áreas de proteção nos países em desenvolvimento. Muitas pessoas foram proibidas de caçar, cortar árvores, explorar pedreiras, introduzir novas plantas ou, de alguma maneira, ameaçar os animais ou o ecossistema. A terra em que eles viveram por séculos é, de repente, retomada como um santuário idílico de vida selvagem, com nenhum cuidado com a realidade das vidas de quem vive lá", afirma a publicação

O jornal cita casos de compra de terras em países africanos e na América do Sul, por ONGs, milionários e até celebridades, e destaca problemas, como o enfrentado pelo empresário americano Ted Turner, que é hoje dono de 2 milhões de acres na Patagônia, sendo o maior proprietário de terras na Argentina.


Posse

Segundo o jornal, as terras de Turner se encontram sobre um dos maiores reservatórios subterrâneos de água do mundo, e ele é acusado pela imprensa argentina de tentar obter o controle do suprimento de água e prejudicar os fazendeiros argentinos, o que ele nega.

Por fim, a reportagem comenta o projeto de compra de emissões de carbono, em que países ricos pagariam aos países em desenvolvimento para manter suas florestas e reservas, em troca de créditos de carbonos.

Pelo método, os países ricos poderiam continuar poluindo e os países em desenvolvimento, ou comunidades, receberiam dinheiro para manter as reservas naturais. Mas o jornal afirma que esta fórmula também deve causar problemas, principalmente no campo legal.

"Parece bom para mudanças climáticas e comunidades, mas a realidade em campo pode ser desastrosa."

Segundo a reportagem, este comércio gera uma questão sobre quem é o verdadeiro proprietário das florestas e poderia trazer ainda mais problemas para a conservação, além de gerar mais corrupção, especulação, tomada de terras e conflitos.


Fonte: Folha Online


Qual é a sua opinião sobre a matéria acima?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Concurso FACIP

Até o dia 15 de fevereiro poderão ser realizadas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de vagas de Professor da Carreira do Magistério Superior da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, Campus do Pontal em Ituiutaba (MG).Para o curso de Ciências Biológicas as vagas ofertadas são:
  • Área I: Ecologia. Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduação em Ciências Biológicas, Biologia ou Ecologia; Doutorado em Ecologia ou áreas afins, com tese na área de Ecologia.
  • Área II: Zoologia de Vertebrados. Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduação em Ciências Biológicas ou Biologia; Mestrado em Zoologia Biociências (Zoologia), Biologia Animal, Ciências Biológicas (Zoologia) ou Diversidade Animal, com dissertação na área de Zoologia de Vertebrados.
  • Área III: Bioquímica e Genética. Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduação em Ciências Biológicas ou Biologia; Doutorado em Bioquímica e/ou Genética ou áreas afins, com tese na área de Bioquímica e/ou Genética.

Veja mais informações em www.ufu.br , na seção concursos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Proposta de pós-doutorado

Proposta de pos doutorado: Fluxo gênico entre populações de Marmosops incanus (Didelphidae) em três regiões do Planalto Atlântico Paulista. A proposta é investigar, através de microsatélites, se a porcentagem de florestas remanescentes afeta a conectividade de populações em paisagens fragmentadas de Mata Atlântica.


Instituições e pesquisadores envolvidos:
Esta proposta faz parte do projeto temático “Conservação da Biodiversidade em Paisagens Fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo II”, financiado pelo Programa Brasil-Alemanha para a Mata Atlântica do CNPq/ BMBF – processo 690144/01-6, coordenado pelo Dr. Jean Paul Metzger (Departamento de Ecologia, IBUSP) e Dr. Klaus Henle (Centro de Pesquisas Ambientais de Leipzig - UFZ, Leipzig, Alemanha).
Um dos sub-projetos associados ao temático envolve o estudo da estrutura das comunidades e da demografia e genética das populações de pequenos mamíferos em paisagens fragmentadas do Planalto Atlântico, coordenado pela Dra. Renata Pardini (Departamento de Zoologia, IBUSP) e Dra. Simone Sommer (Leibniz Institute for Zoo- and Wildlife Research, Berlim, Alemanha). Nesta proposta de pos doutorado, estarão envolvidos o Dr. Diogo Meyer (Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, IBUSP), Dra. Renata Pardini (Departamento de Zoologia, IBUSP) e Dra. Simone Sommer (Leibniz Institute for Zoo- and Wildlife Research, Berlim, Alemanha) como supervisores.

Descrição da proposta:
Nesta fase do projeto temático, um dos principais focos das pesquisas é a investigação de quais os mecanismos genéticos e demográficos responsáveis pelos padrões observados de perda e manutenção da diversidade de espécies de pequenos mamíferos nas paisagens fragmentadas do Planalto Atlântico de São Paulo.

Estamos estudando vários fragmentos florestais ou sítios de amostragem em três paisagens fragmentadas de 10 000 ha e três paisagens contínuas adjacentes e observamos que a perda de espécies relacionada a diminuição do tamanho dos fragmentos depende fortemente da proporção de florestas remanescentes na escala da paisagem. Estes resultados estão de acordo com a existência de um limiar de fragmentação entre 20-30% de habitat remanescente, definido como a quantidade de habitat na escala da paisagem abaixo da qual a importância de características dos fragmentos (como o tamanho) para a persistência das espécies aumenta drasticamente (Andrén, H., 1994. Effects of habitat fragmentation on birds and mammals in landscapes with different proportions of suitable habitat: a review. Oikos 71, 355-366).
Neste contexto, pretendemos realizar estudos demográficos, genéticos e de resistência a parasitas para avaliar quais os mecanismos responsáveis pela perda ou manutenção de populações de pequenos mamíferos em fragmentos de tamanhos semelhantes, mas localizados em contextos diferentes, ou seja, em paisagens com diferentes porcentagens de florestas remanescentes. Assim, esta proposta visa a quantificação e a comparação do fluxo gênico entre cerca de 6 a 8 populações de Marmosops incanus em cada uma de três paisagens - Ibiúna (30% de remanescentes), Tapirái (45%) e Reserva Florestal do Morro Grande, Cotia (100%), através do uso de microsatélites. Marmosops incanus é um pequeno marsupial escansorial, relativamente comum no Planalto Paulista, mas que é sensível a fragmentação da floresta.

Infra-estrutura disponível:
Boa parte das amostras de tecido que serão analisadas já foi coletada e os recursos financeiros e os equipamentos para o trabalho de laboratório já estão disponíveis. A proposta de pos doutorado envolverá uma estadia de cerca de 1 ano no laboratório da Dra Simone Sommer no Leibniz Institute for Zoo- and Wildlife Research, Berlim, Alemanha, para o desenvolvimento dos marcadores (microsatélites) e a análise destes marcadores nas amostras de Marmosops incanus. Já está disponível uma bolsa especial para este período na Alemanha. A análise de dados e redação serão realizados no Brasil, no Instituto de Biociências da USP, com orientação dos Drs. Diogo Meyer e Renata Pardini.

Requerimentos:
Os candidatos devem possuir doutorado em genética, zoologia ou ecologia, e espera-se que tenham interesse e experiência prévia em genética de populações, trabalho de laboratório e ecologia molecular. Fluência em inglês ou alemão, independência e habilidade de trabalhar em equipe são fundamentais.

Contatos:
Escrever para Diogo Meyer (diogo@ib.usp.br) e Renata Pardini (renatapardini@uol.com.br), sumarizando sua experiência prévia e interesse no projeto e anexando curriculum, até 29/02/2008.

Publicações:
A proposta foi formulada a partir de dados obtidos, e já em parte publicados, por estudantes brasileiros e alemães, que participam do projeto temático: Fabiana Umetsu, Adriana de Arruda Bueno e Laura Naxara (orientadas da Dra. Renata Pardini) e Thomas Püttker, Yvonne Meyer-Lucht e Jan Axtner (orientados da Dra. Simone Sommer).

PARDINI, R., S.M. DE SOUZA, R. BRAGA-NETO & J.P. METZGER. 2005. The role of forest structure, fragment size and corridors in maintaining small mammal abundance and diversity in an Atlantic forest landscape. Biological Conservation, 124:253-266.
UMETSU, F., L. NAXARA & R. PARDINI. 2006. Evaluating the efficiency of pitfall traps for sampling small mammals in the Neotropics. Journal of Mammalogy, 87:757-765.
PARDINI, R. & F. UMETSU. 2006. Pequenos mamíferos não-voadores da Reserva Florestal do Morro Grande – distribuição das espécies e da diversidade em uma área de Mata Atlântica. Biota Neotropica, 6 (2), http://www.biotaneotropicaorg.br/v6n2/pt/abstract?article+bn01006022006.
UMETSU, F. & R. PARDINI. 2007. Small mammals in a mosaic of forest remnants and anthropogenic habitats – evaluating matrix quality in an Atlantic forest landscape. Landscape Ecology, 22:517-530.
Umetsu, F., J.P. METZGER & R. Pardini. No prelo. Importance of estimating matrix quality for modeling species distribution in complex tropical landscapes: a test with Atlantic forest small mammals. Ecography.
PÜTTKER, T, Y. MEYER-LUCHT & S. SOMMER. 2006. Movement distances of five rodent and two marsupial species in forest fragments of the coastal Atlantic Rainforest, Brazil. Ecotropica, 12: 131-139,
PÜTTKER, T., Y. MEYER-LUCHT & S. SOMMER. 2007. Effects of fragmentation on parasite burden (nematodes) of generalist and specialist small mammal species in secondary forest fragments of the coastal Atlantic Forest, Brazil. Ecological Research, 1: 1440-1703.
PÜTTKER, T., Y. MEYER-LUCHT & S. SOMMER. No prelo. Fragmentation effects on population density of three rodent species in secondary Atlantic Rainforest, Brazil. Studies on Neotropical Fauna and Environment.
PÜTTKER, T., R. PARDINI, Y. MEYER-LUCHT & S. SOMMER. No prelo. Responses of five small mammal species to micro-scale variations in vegetation structure in secondary Atlantic Forest remnants, Brazil. BMC Ecology.